Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

salaoir 01/04/2024

Livro lindo, maravilhoso e perfeito tanto o filme e o livro, uma história de dor, amor e sofrimento, ela só queria ser amada mas o universo era contra isso, ela fez de tudo pra ter a atenção de um único homem, Deus me perdoe por achar isso lindo pq não é, mas eu chorei demais e o resto que se exploda.

Gueixa é como arte, ela pinta por onde passa.

Amanda.Andreza 24/03/2024

Lindo e emocionante
Livro emocionante, sobre a vida de Sayuri como aprendiz de gueixa, sua história de amor,fala sobre a cultura das gueixas, e um pouco sobre a guerra. Uma história apaixonante, o livro é tão bom quanto o filme. Recomendo a todos a leitura.

Stefane64 06/03/2024

Sobre as questões culturais eu não posso opinar
Eu me envolvi muito na escrita e no romance. Da metade para o final, a qualidade cai significativamente, mas nada que tenha me atrapalhado pq o começo é tão bom e me prende tanto que eu relevo.
Yasmin 06/03/2024minha estante
É muito diferente do filme?

Stefane64 06/03/2024minha estante
É igualzinho o filme, as diferenças são mínimas

LaAs.Mileti 06/03/2024minha estante
A qualidade cai na metade msm, tanto no livro quanto no filme. Mas é uma história mt interessante

Livia 22/02/2024

?Nenhum de nós recebe a bondade que deveria receber?
Esse livro é tão bem escrito que de fato me fez pensar que é uma história verdadeira e não apenas uma pesquisa histórica e baseada e fatos reais.

A narrativa conta a história de Chyo, que posteriormente iria se chamar Sayuri. Retirada de sua casa tão nova, separada de sua irmã e vendida a uma okya vemos que mesmo com tão pouca idade desde nova ela carrega o peso de um mundo cruel e isso aflige e instiga de tal maneira que nos prende na história.

Eu fui dormi muda e acordei calada de tanta admiração para com esse livro, ele é simplesmente fascinante, a escrita como anteriormente havia dito é uma escrita macia, gostosa de se ler o que contrapõe o enredo que para nós da cultura ocidental é cruel e maldosa, é isso é um combo inusitado que torna o livro único, marcante e cinco estrelas.

Léo 21/02/2024

Achei essa edição num cantinho escondido de um sebo e me lembro como fiquei feliz naquele dia...o filme homônimo é um dos meus favoritos e agora ia saber a história "real" e "completa".
Diferente de outros livros que já li, esse sim te faz lembrar muito do filme. Lógico que as cenas são com muito mais detalhes e têm muito mais informações, mas pra quem se lembra dá sim pra juntar alguns pontos.
Atenção, pq antes de ser um romance é um livro de história e a pesquisa que o autor fez para chegar nessa publicação foi insana e merece todo nosso respeito. Então se não estiver desenvolvendo a leitura, vai com calma, se deixe encantar com o Japão que preserva a tradição das últimas gueixas.

Clio0 07/02/2024

Por anos, o ofício de gueixa foi encarada no Ocidente como a versão japonesa da profissão mais antiga do mundo. Apenas recentemente houve um esforço maior em esclarecer a vida dessas artistas e como e porquê houve essa confusão.

Arthur Golden fez parte da leva de escritores dedicados a apresentar a cultura japonesa numa ótica menos paternalista sendo que o resultado foi essa obra que mais tarde teve uma adaptação com Ken Watanabe e Michelle Yeoh em 2005.

A história é relativamente simples trazendo um pouco dos conflitos da rígida disciplina da profissão e da sociedade nipônica pré-Segunda Guerra Mundial em que as mulheres, mesmo gozando de maior liberdade em relação a suas contrapartes ocidentais, se viam presas aos costumes e tradições, algumas das quais ainda vigoram.

Chiyo, a criança vendida para um Okyia (uma espécie de casa de gueixas), reconta a história da sua vida com as disputas com outras gueixas e a dificuldade de se equilibrar na fina linha de artista e cortesã.

A história prende a atenção apesar das várias pontas soltas - como o destino da irmã mais velha de Chyio - e da ocupação estadunidense.
Malu Marinho 09/03/2024minha estante
Eu gostei muito do livro.

cami s2 27/03/2024minha estante
O livro é tão perfeito quanto o filme.

A irmã de Chyio conseguiu fugir e

cami s2 27/03/2024minha estante
A irmã de Chyio fugiu e pelo que deu a entender ela se casou com o namoradinho que ela teve na vila dos pescadores.
A ocupação estadunidense aconteceu por conta dos desdobramentos da 2 guerra.
Foi isso que eu entendi?

Halana.Katrine 02/02/2024

Surpreendente
O começo desse livro me enganou tanto, me fez acreditar que realmente havia sido baseado em uma história real. Mas de certa forma, teve uma inspiração real.

Confesso que eu também tinha uma visão errada sobre as gueixas, na verdade, quade nada de conhecimento sobre elas. Mas sempre achei lindas as vestimentas, penteados e maquiagem, pra mim, sempre foram elegantes.

Conhecer sobre a vida delas através da história de Sayuri, me trouxe muitas emoções. Eu realmente torcia por Sayuri, e sentia tudo junto com ela.

Esse livro com toda a certeza, me marcou de alguma forma.

Onyxia 02/02/2024

O livro é muito bom, é um pouco diferente do filme, mas a sensação de poder acreditar, que Sayuri existiu, permanece.
É possível se adentrar no Japão daquela época e imaginar a vida dessas mulheres.
O escritor dá vários detalhes dos hábitos e tradições que existiam no Japão daquela época.

Gabriel.Milli 25/01/2024

Excelente
Um livro imersivo, apaixonante...
O livro aborda temas bem tristes, porém é contada uma forma muito delicada e reflexiva.
O tanto que eu amei essa linda história, com seus altos e baixos.

Recomendo muito ???
Duda.Mendess 25/01/2024minha estante
Já quero pra ontemm

juca.moke 30/12/2023

Simplesmente perfeito
Tem história linda e extremamente detalhada, é como se você estivesse vendo cada kimono bem na sua frentee estivesse em um passei pelas ruas de gion, o único ponto problemático é a história de amor principal por questão da diferença de idade que eu até desisti de temtar calcular

Eriiket 13/12/2023

Ótimo livro
Um livro muito bem escrito, instigante. A história de uma gueixa em ascensão, mostrando que a vida por trás de todo o glamour é sofrida.

O filme foi bem fiel ao livro. Achei o início um pouco arrastado por conta dos detalhes, mas a saga da Sayuri é muito interessante. Aprendemos muitos aspectos culturais também.

Lira Juazeiro 22/11/2023

Bem diferente dos tipos de livro que costumo ler. Mas foi interessante saber um pouco da cultura japonesa, apesar de duvidar de que alguns personagens como o presidente realmente a representem.

Também vale lembrar que muito me desagradou a reviravolta a estilo holiwoodiano no final do livro e a ideia de felizes para sempre, em uma história que jamais se encaixaria em um conto de fadas, exatamente por ir contra uma moral que possa ser útil.

Enfim, duas estrelas e meia pois me deixou bastante curiosa para aprender sobre a cultura japonesa.

Stephanie.Franco 03/11/2023

Delícia de leitura!
A história é interessante, mas contada de um jeito que não pesa. Apesar do livro ter quase 500 páginas não se torna maçante. Adorei, particularmente, a descrição dos elementos e ritos que compõem a cultura das gueixas. Pelo livro criei uma imagem visual de Gion, dos kimonos, das personagens. Achei adorável! Terminei com saudade de fazer parte desse universo.

May 27/10/2023

Um romance cativante e rico em detalhes
Memórias de uma Gueixa é um romance magnífico e cativante. Esta obra oferece aos leitores uma visão fascinante da cultura e da vida das gueixas no Japão pré e pós-guerra.

A narrativa é contada através dos olhos de Sayuri, uma jovem pobre que, após passar por uma série de desafios, se torna uma gueixa de renome. O autor nos transporta para o mundo meticuloso e muitas vezes misterioso das gueixas, revelando suas vidas de treinamento rigoroso, competição e arte de sedução.

O livro é rico em detalhes e pesquisa, mergulhando nas tradições e rituais da cultura japonesa. Sayuri é uma protagonista cativante, cuja jornada de autodescoberta e superação de obstáculos nos conquista desde o início.

O romance também lança luz sobre a complexidade das relações interpessoais, os desafios que as mulheres enfrentaram na sociedade japonesa da época e a luta por independência e liberdade.

Quando comparado ao filme de mesmo nome, a obra literária oferece uma riqueza de detalhes e uma profundidade psicológica que o formato cinematográfico não consegue igualar. O livro permite uma compreensão mais profunda das motivações e emoções das personagens, enquanto o filme se concentra mais na estética visual.

Essa é uma leitura emocionalmente envolvente e informativa que oferece uma compreensão mais profunda de uma cultura única e das vidas extraordinárias das gueixas. Este livro é uma verdadeira viagem ao passado, cheia de beleza e tristeza, e permanece como um dos mais apreciados romances históricos de todos os tempos.
Daniel.Malaquias 27/10/2023minha estante
Sua resenha é excelente, o livro é tudo isso mesmo. Lembro de ter ficado fascinado quando o li pela primeira vez. Também já vi o filme de mesmo nome

May 27/10/2023minha estante
Muito obrigada! Eu conheci a obra por sua versão cinematográfica, só esse ano descobri que foi baseado em um livro. Não pude deixar a oportunidade de conhecer mais sobre essa história.