Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Clio0 07/02/2024

Por anos, o ofício de gueixa foi encarada no Ocidente como a versão japonesa da profissão mais antiga do mundo. Apenas recentemente houve um esforço maior em esclarecer a vida dessas artistas e como e porquê houve essa confusão.

Arthur Golden fez parte da leva de escritores dedicados a apresentar a cultura japonesa numa ótica menos paternalista sendo que o resultado foi essa obra que mais tarde teve uma adaptação com Ken Watanabe e Michelle Yeoh em 2005.

A história é relativamente simples trazendo um pouco dos conflitos da rígida disciplina da profissão e da sociedade nipônica pré-Segunda Guerra Mundial em que as mulheres, mesmo gozando de maior liberdade em relação a suas contrapartes ocidentais, se viam presas aos costumes e tradições, algumas das quais ainda vigoram.

Chiyo, a criança vendida para um Okyia (uma espécie de casa de gueixas), reconta a história da sua vida com as disputas com outras gueixas e a dificuldade de se equilibrar na fina linha de artista e cortesã.

A história prende a atenção apesar das várias pontas soltas - como o destino da irmã mais velha de Chyio - e da ocupação estadunidense.
Malu Marinho 09/03/2024minha estante
Eu gostei muito do livro.

cami s2 27/03/2024minha estante
O livro é tão perfeito quanto o filme.

A irmã de Chyio conseguiu fugir e

cami s2 27/03/2024minha estante
A irmã de Chyio fugiu e pelo que deu a entender ela se casou com o namoradinho que ela teve na vila dos pescadores.
A ocupação estadunidense aconteceu por conta dos desdobramentos da 2 guerra.
Foi isso que eu entendi?

Renata.g 06/05/2022

Recomendo a leitura!! ??
Amei muito o livro apesar de achar a leitura um pouco cansativa no início porém quando começa o aprendizado de gueixa a leitura te prende a cada capítulo. Durante sua jornada acompanhamos todo seu sofrimento, medo, esperança e a dúvida sobre sua vida. O livro traz diversos detalhes sobre a cultura japonesa como penteados, quimonos, obis, musicas e danças que são bem interessante. Quem lê não tem como não ficar com muito raiva da Mamãe, da Titia e da Hatsumomo, pelas maldades que fazem com a Sayuri (Chiyo). ??
Eu tenho o livro faz um tempo, que ganhei de um amigo e fiquei enrolando para ler e me arrependo de não ter lido ele antes, porque achei com bom.

Lido em 06/05/22
mpettrus 06/05/2022minha estante
Eras, quando a resenha é boa e desperta em mim a vontade de ler também, como eu faço?! Parabéns pela resenha!!! Eu estava esperando ansioso pelo teu parecer final ????

Luana 06/05/2022minha estante
Esse livro é mto fofinho. Amei o início, n curti mto o fim.. hehehe

Renata.g 06/05/2022minha estante
@Luana.pereira verdade, mas não estraga a história ??

Renata.g 07/05/2022minha estante
@mpettrus que bom que gosto da resenha. Obrigada pelo feed back. Ficou feliz em despertar interesse eu outros leitores ??

Mara.Mares 10/05/2022minha estante
Me deixou com vontade de ler. Obg pela resenha

Renata.g 10/05/2022minha estante
@Mara.mares fico feliz por saber que se interessou pelo livro ?

Mateus 28/06/2010

Comprei Memórias de uma Gueixa no escuro. Não sabia se seria bom, ruim ou o que fosse. O que sei é que não esperava um livro tão incrível como esse. É difícil falar sobre ele, pois é um desse livros inesquecíveis, que quando vamos escrever uma resenha as palavras fogem de nossa boca.

Não é apenas um simples livro. É uma aula sobre os costumes japoneses, rico em detalhes e descrições. Ao acabar de ler, parecia que eu conhecia bastante o Japão e que algum dia já estivera lá. Às vezes, um simples livro equivale a uma vida inteiro de acontecimentos vividos por nós, que nos mostra a vida de um jeito que acredito nunca iremos viver. E esse é o caso de Memórias de uma Gueixa.

Conta a história de uma pequena garotinha numa vila de pescadores, que é vendida pelo pai para trabalhar em uma casa de gueixas. E nessa casa de gueixas, ela vai ter que enfrentar vários desafios para se tornar uma grande gueixa como ela espera.

Durante o decorrer da história, toda a cultura japonesa vai passando por nossos olhos. Vamos aprendendo sobre seus hábitos, roupas, comidas, linguagem. É realmente um livro encantador. Para mim, os melhores livros são aqueles que possuem um romance histórico. Ao mesmo tempo que nos conta uma história, não apenas nos entrete, mas nos ensina diversas coisas. Às vezes um simples livro pode mudar completamente nosso dia, fazendo com que o vejamos com olhos diferentes. E foi o que esse livro fez comigo. O modo como é escrito é indescritível, chega até a ser poético. Para quem não leu, saibam que já se tornou um dos meus favoritos. Recomendo.
Mih Del Debbio 16/02/2010minha estante
Adorei a resenha... quero mto ler o livro!! Bjoo

Lu 16/02/2010minha estante
Que bom que vc gostou, Mateus! É um livro maravilhoso mesmo. Eu me sentia em outro país, em uma outra época. A narrativa é linda.

Rê Nemitz 20/07/2010minha estante
'O modo como o escrito é indescritível'.

Cara, vou me apropriar dessa frase. =P

Ótima resenha, de verdade.

Mateus 23/07/2010minha estante
Obrigado :D
Claro, pode se apropriar da frase, ela serve em muitos outros livros ^^

Luh Costa 11/09/2010minha estante
Adorei a sua resenha, você escreve muito bem!
Ouvi muito falar desse livro e principalmente depois dessa resenha me deu muito vontade de ler.

hpsoares 17/10/2010minha estante
Faz muito tempo que procuro esse livro e não acho. Só porque adoro cultura japonesa :(
Adorei a resenha, parece ser um livro muito bom *-*

Tassiane 03/06/2011minha estante
quero muito ler!

Jarbas Miguel 05/09/2012minha estante
O principal deste livro é realmente o aprendizado dos costumes japoneses que é tão bem explorado pelo autor! Uma história bonita e nada óbvia.

Daniel.Malaquias 26/04/2020minha estante
Realmente fantástico esse livro, um mergulho na cultura japonesa, seus hábitos, sua arte e sua filosofia. Vale cada página.

Raquel.Furlaneto 12/05/2021minha estante
Tem o filme tbm, eu li há muitos anos e depois assisti o filme!

Michela Wakami 27/06/2022

Me interessei pelo livro, com a curiosidade em saber sobre a vida das gueixas, achei que esse livro fosse uma biografia verdadeira, és que chego ao final e descubro que a história, é uma ficção.
O autor fez pesquisas profundas sobre as gueixas e baseado em suas pesquisas ele criou uma história fictícia.
Confesso que fiquei decepcionada, ao descobrir isso.
Para quem já leu, sabe que o livro começa, de uma forma, que nos faz acreditar que a história é verídica.
Mas valeu a leitura, pois pelo menos sanou várias das minhas curiosidades.
Outro ponto é a escrita do autor, que eu achei extremamente cansativa é muito prolixa.
Eu quase desisti da leitura, mas fico feliz por concluir.
Apesar dos pesares a leitura foi válida.

Pesquisando mais sobre o livro, vi que o autor foi processado pela japonesa Mineko Iwasaki.

Mineko Iwasaki é a gueixa mais famosa do Japão, mas só agora ficou conhecida no mundo todo. O filme Memórias de uma Gueixa, sucesso de Hollywood, foi inspirado em sua vida. Para escrever a história, o escritor norte-americano Arthur Golden entrevistou Mineko Iwasaki diversas vezes. Ela havia concordado em revelar o fechado universo das gueixas desde que sua identidade fosse preservada, o que não aconteceu. Mineko move um processo contra o autor, pedindo uma indenização milionária. Além disso, ela reclama que o livro não retrata a realidade das gueixas nem da cultura japonesa. As gueixas não são prostitutas. Não vendem seu corpo, mas sua arte, protesta Mineko.

Se você quer realmente conhecer a história dessa gueixa, leia o livro Minha vida como gueixa.

Editora JBC lança o livro Minha vida como gueixa , A Verdadeira História de Mineko Iwasaki, a gueixa mais famosa do Japão.
Douglas Finger 27/06/2022minha estante
Esse filme é belissimo!!!

Douglas Finger 27/06/2022minha estante
Você ja assistiu? Deve ser mil vezes melhor que o livro..

Michela Wakami 28/06/2022minha estante
Douglas, fui procurar na Netflix, não está mais lá.
Mas o que me desanimou foi o fato da japonesa falar que o autor não contou como realmente é.
Você leu minha resenha?

Douglas Finger 28/06/2022minha estante
Li sim Michela! Mas o filme vale a pena procurar, tem uma fotografia belissima..

Michela Wakami 28/06/2022minha estante
Me falaram que na Netflix aí no Brasil tem, mas daqui não tem.
Vou ver se acho em dvd.

Alan kleber 28/06/2022minha estante
Tem uma adaptação cinematografica desse livro.

Alan kleber 28/06/2022minha estante
Eu lembro dessa polêmica. Dos dois livros.

O filme é bom.

Michela Wakami 28/06/2022minha estante
Alan, vou ver se acho. ?

Rebeka 29/06/2022minha estante
Eu ia ler a sua resenha, mas nem terminei o livro ainda ?. Vou guardar para ler depois, pois gosto quando você escreve sobre os livros e ver se tivemos opiniões parecidas ?

Andre.28 20/05/2020

Uma Narrativa Magnífica, Envolvente e Emocionante
Resenha no Blog Osmose Literária (link abaixo)

Marlon Teske 26/08/2010

Sayuri Não Existe
Outro livro que resolvi adquirir apenas levando em conta o que me recordava do filme que assisti há algum tempo, Memórias de uma Gueixa trata-se de um tipo de auto-biografia romanceada (e fictícia) de uma das últimas e mais caras gueixas à moda antiga do Japão, a japinha de olhos azuis Sayuri.

As gueixa, aliás, ao contrário do que normalmente se pensa, não eram prostitutas de luxo, e sim mulheres que eram treinadas ao longo da vida para entreter os homens. A idéia, pelo pouco que me consta, é bastante antiga e trata da premissa básica de que levavam vários anos para se treinar corretamente uma menina para se tornar gueixa, e quando enfim ela estivesse preparada, já teria passado do ponto, por assim dizer, para outros fins mais carnais.

A história contada por Arthur Golden começa com a protagonista sendo retirada da vida miserável em uma vila de pescadores e vendida como escrava para um Okya, que seria um tipo de Agência de Gueixa, organizando sua agenda, emprestando-lhe roupas, custeando o treinamento da garota e ficando com uma porcentagem de seus lucros futuros (após a própria pagar todo o investimento que a Okya realizou em sua educação).

Com o passar do tempo somos apresentados à todas as dificuldades pelas quais a garotinha passa, além de uma série de questões que ela mesma nos faz sobre o seu direito (ou não) ao amor, a intimidade e a família. De forma geral, é sobre isso que o livro fala, trazendo sempre uma quantidade muito rica de detalhes sobre os preparativos e a cultura nipônica durante os anos 30 e 40, até o dia em que todas as Okya são fechadas devido a Segunda Guerra Mundial.

É um livro muito bonito, em vários sentidos. A tradução que eu peguei estava bastante legal, mantendo inclusive o sentido do caminhão de metáforas que são comuns à maneira antiga dos japoneses falarem que são um show à parte. Recomendo muito a leitura, comecei 2010 com o pé direito pelo visto.

Lido em Janeiro/2010
May Immortal 31/10/2012minha estante
Fiquei chocada quando descobri que a Sayuri é uma personagem fictícia, pois o livro é muito intenso. Não duvido, porém, que tenha havido muitas "Sayuri" na época retratada no livro.

Léa Diógenes 13/08/2021

Adorei!
Sou apaixonada pelo filme, perdi às contas de quantas vezes assistir. Quando tomei conhecimento que existia o livro fiquei louca pra ler. Anos depois comprei o livro por uma boa oferta.

O enredo não foi uma surpresa, já que eu já estava ciente de tudo que iria acontecer. Mas nem por isso tirou o encanto da história.

Memórias de uma gueixa é escrito em forma de lembranças, o leitor é levado pela voz da narradora a conhecer suas verdadeiras origens e todos os obstáculos que ela precisou vencer para se tornar uma gueixa.

No final do livro o autor informa que todo o enredo foi inspirado na história de uma gueixa que foi muito famosa no Japão. E por causa disso, conhecemos o mundo secreto das gueixas.

A história é carregada de drama, paixão platônica, conhecimentos sobre a cultura e um pouco da própria história do Japão.
Amanda3913 13/08/2021minha estante
Quero muito ler

Léa Diógenes 13/08/2021minha estante
Você vai adorar muito. Comprei essa edição no site da estante virtual.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de livros: Memórias de uma Gueixa – Arthur Golden
“É por isso que os sonhos podem ser coisas tão perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente.”
“Um homem só se interessa por uma coisa.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/06/memorias-de-uma-gueixa-arthur-golden.html
Edméia 29/04/2023minha estante
Assisti ao filme umas três ou quatro vezes ! Tenho o DVD do mesmo ! Quero ler o livro ! Tenho o mesmo no kindle !

Alinesmne 08/06/2022

Muitas descrições e comparações metafóricas, mas todas elas são necessárias levando em consideração que é a narrativa de uma cultura e de uma época totalmente diferentes. A parte narrativa da história é muito envolvente e o detalhismo com que é descrito desde a decoração das casas de chá até o bordado dos quimonos faz esse livro ser um prato cheio pra quem curte romances de época.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Naty Alves 01/07/2022

O olhar de gueixa
Por definição Gueixa significa artista. Aquele que vende e vive a arte as primeiras gueixas eram homens, e só mais tarde as mulheres ganharam espaço. (Não, gueixas não são prostitutas).

Sempre acreditei que os livros tem um passaporte intrinsico e que nos leva além de onde nossos pés ou mente alcançam, é só abrir e ler, você pode encarar a literatura como puxar a cortina e olhar para fora, o que você, ou eu vamos ver, e outra história. Dessa vez fui ao Japão, conhecer pelos olhos e (memória, afinal o livro é sobre isso), a vida de uma gueixa lá nos anos 30, 40, e pouco antes quando ainda criança, a pequena Chyo foi vendida, até o dia que ganhou uma nova identidade, aliada a seu destino de gueixa, assim agora conhecemos também Sayuri, que "se fundem numa só como numa aquarela num papel" Assim ela conclui, e eu a deixo mais não completamente, afinal leitor, escritor, personagem, e escrita também se fundem a cada livro aberto.

Foi uma experiência mágica de uma cultura que conhecemos tão pouco, ainda que tenha sido longa e ardua, mas qual não é. Muito bem escrito, narrativa envolvente e cultural, pelo menos a respeito das gueixas, e com uma ponta de fundo histórico, à respeito da segunda guerra, ainda que não muito aprofundada, afinal esse não foi o foco.

Há muitas descrições principalmente a respeito de vestimenta, maquiagem, festas, cerimonias e coisas assim, e um ar místico afinal gueixas carregam certo fascinio sobre si. E, uma certa superstição, e crenças em destino, assim como associar elementos como água, madeira, fogo, terra, associado a personalidade dos personagens.

Porém, confesso que há pontos negativos, como a venda de Chyo ainda criança para casa de gueixas, ou na sua adolescência, a venda de sua virgindade o machismo, e a procura de um Danna (Que em japonês signica marido, porém aqui ele tem uma conotação, e significado e função diferentes). Claro que estamos falando de outra cultura outra vivência, e claro o livro é uma obra puramente ficcional, tanto que o final ficou bastante simples, (previsível), redondo na formula exata para um filme hollywoodiano não é a toa que virou filme. ( O autor é americano, formado em historia da arte, e estudioso, pós graduado em cultura japonesa, morou em Tóquio etc etc). Ah, o fime é bem legal falando nisso. Bom acredito que foi uma ótima experiência de leitura apesar das problemáticas, a protagonista é uma boa contadora de histórias, e ela está certa ao afirmar que muitas águas passaram por sua vida, e eu posso dizer tomei chá, e ouvi, vi, e vivi as memórias de uma gueixa nas minha viagem ao Japão, ainda que, o meu passaporte tenha sido um livro, só me bastou abri - lo.

Pandora 22/07/2021

Acho triste quando um livro promete e não cumpre.

"Memórias de Uma Gueixa" causou um burburinho tão grande, virou filme, tem nota alta no skoob, a capa é linda e o Arthur Golden promete descortinar o mundo de uma profissão feminina cercada de mistério e beleza. Eu e a @mayaramariano14 fomos a leitura com boas boas expectativas.

Fiquei, ainda estou, absurdada com o quão superficial é esse livro. São mais de QUATROCENTAS páginas nas quais a Gueixa Sayuri conta sua história a gente tem uma história esvaziada de peso ou profundidade ou propósito. A única busca da protagonista é se aproximar de um senhor que um dia foi gentil com ela, mesmo que para isso ela precise ir às últimas consequências.

A protagonista é fútil de uma futilidade atroz, superficial de uma superficialidade atroz. Na narrativa dela a profissão da Gueixa emerge realmente como algo que ela não é: prostituição de luxo praticada por mulheres superficiais, sem senso histórico, político ou noção de orgulho.

Todos os esteriótipos ligados a profissão "Gueixa" foram, na minha opinião, reforçados nesse livro. Se gerou insatisfação por parte das pessoas no Japão foi uma insatisfação inteiramente justificada.

Killjoy 16/12/2009

Olhar ocidental, sentimentos de mulher
Desde o começo sabemos de seus personagens fictícios, mas a conversa entre Chiyo e o leitor soa tão natural que vamos questionando essa certeza, até nos pegarmos buscando freneticamente a pintura da garota boba olhando as próprias mãos ao fim de tarde.

Ao mesmo tempo em que nos deixa essa dúvida, porém, pode facilmente relembrar um leitor mais desconfiado de que é apenas o autor, tentando penetrar na mente de uma mulher... de cultura absolutamente distinta. Em algumas passagens, especialmente aquelas que fazem comparações sutilmente negativas, notamos um olhar ocidentalizado, que chama aquele mundo de esquisito, quase irracional, às vezes com tom de inferior - não imaginaria uma japonesa citando uma palestra no ocidente na qual as maikos foram chamadas de "a mais colorida dos primatas". Como se a jovem Chiyo só ganhasse um olhar da "realidade" a partir do momento em que entrasse em contato com o ocidente.

A parte mais forçada nesse sentido, para mim, foi a passagem sobre os "bondosos soldados americanos" que jamais estuprariam uma gueixa e davam doces às crianças. Não sei, soa muito como um norte-americano patriota. E reforça ainda mais o ar de "ingenuidade", subestimando a inteligência não apenas nipônica, ou feminina, mas do leitor.

Apesar dessas menções, continua sendo um romance agradável, que emociona e nos deixa ansiosos, mesmo aqueles cujo primeiro contato foi em vídeo.

A guerra é tratada de forma um tanto corrida e alguns envolvimentos dela são explicados de forma superficial, de maneira que podemos chegar a pensar que a personagem que conhecíamos se perdeu em algum lugar. Creio que seja um efeito proposital. Não vou dizer que o autor é genial por ter me emocionado naquele parágrafo sobre o que houve com os personagens mais marcantes, talvez esse seja apenas o efeito natural que um livro qualquer sobre a guerra também teria. Mas achei importante e um dos momentos mais desconfortáveis, mas que retoma a adrenalina, perdida um pouco pelo sucesso da principal, do livro.

Outro ponto a ser ressaltado é que as escolhas da personagem refletem em toda sua vida, às vezes de forma inesperada, outras, merecida. As conquistas por meio de atitudes que desaprovei me "tranquilizaram", do melhor jeito que a situação permita, por suas consequências. A relatividade da alegria da personagem ao final é deixada para decisão do leitor, que pode considerá-la convenientemente a partir da aprovação (ou não) de seu comportamento nos quatro últimos capítulos do livro.

Em um geral, a obra pode ser, para alguns, uma "aula de história", pois é isso que é o autor, um mestre da história do Japão e professor de história da arte. Mas não esqueça do fundamental, é uma deliciosa fantasia que, embora nos envolva de forma a nos enganar, não deve, de maneira alguma, ser ditado por aí como realidade.

Lara 16/12/2009minha estante
Concordo plenamente quanto à visão ocidentalizada e com ar de superioridade, foi a única coisa de que não gostei no livro =/.

Camila 26/02/2020

Um livro tocante e arrebatador. A sensibilidade do autor em retratar toda a dura trajetória de Chiyo até se tornar a grande gueixa Sayuri é admirável. Uma leitura fácil, nem um pouco cansativa, e que me causou grande empatia pela personagem, muitas vezes me fazendo acreditar que ela realmente existiu e poderia estar sentada ao meu lado, em seu quimono, contando ela mesma cada detalhe de sua difícil história.

Patricia.Murinelly 29/03/2021

Incrível ?
Demorei a finalizar ele, pq estava com receio de acabar logo ?
Que livro maravilhoso, rico em detalhes, saboreei cada pedacinho dele um pouquinho todo dia! Sensação de vazio após o término dele agora e me fiz a pergunta, como demorei 10 anos para ler esse livro que estava na minha prateleira a tanto tempo! Indico de olhos fechados pra todo mundo e com certeza ficará marcado pra vida toda! ???
Obs: Gostaria que o Nobu tivesse um final diferente, realmente ele não merecia aquilo, mas enfim... nem tudo é como a gente quer ou espera né ?
Polyana 30/03/2021minha estante
Pathy, tb demorei muuuito...nao queria um fim pra essa história

Patricia.Murinelly 31/03/2021minha estante
Meu, que livro magnífico! Demorei pra caralho mesmo, mas que dó de finalizar ?

Polyana 31/03/2021minha estante
A história é muito maravilhosa....