If We Were Villains

If We Were Villains M.L. Rio

Resenhas - If We Were Villains

mi ð 29/03/2024

?????
?: this was my first dark academia book and the vibes were SO it. i loved it. it just completely matches my personality and it makes it so easy for me to picture every tiny scene of the book because i?m already so used to daydreaming about these gloomies, darks and cold scenarios. i?m excited to read more.
however, the book itself was slightly disappointing. when i started, i was convinced that this one was going to be an all time favorite gem, but the ending and the development was kinda of not it for me.
i bought into every relationship the book tried to sell me and the ending was pretty predictable, but i just couldn?t really deal or believe or understand that someone who claimed to love a boy so much would just let him take a fate like that, without doing nothing besides ?asking? him not to do it. like, did you ever think about? just taking your blame? just going there and? i don?t know, assume the crime that you fucking committed? and then, all that dramatic ending.. ?i can?t live with this?, well, then FUCKING don?t, babe! go there and make things right!
and that ending? well, i just choose to ignore it. oliver deserved better but meredith did too.

cardangreenbriar 25/03/2024

Vei gostei mt da proposta principalmente da dtamatizacao em relacao a shakespeare e tal. me apaixonei pelo james ele e o oliver sao meu todd e neil

starchxse 06/03/2024

The only book ever fcking written.
"[...] seven bright young things with wide precious futures ahead of us, though we saw no farther than the books in front of our faces."

De início nos deparamos com um diálogo entre Oliver, que há dez anos está preso, e Colborne, o policial que o prendeu e que, no entanto, ainda não compreende o que ocorreu naquele tempo.

Oliver é nosso protagonista, e aos poucos ele relata os acontecimentos de vários anos atrás, quando ainda estudava em Dellecher com seu grupinho de sete amigos. Cursavam o quarto ano de teatro e, como em um bom livro dark academia, é destacada a extrema obsessão que tinham por seus estudos; a que ponto poderiam discernir seus personagens de si mesmos? a que ponto deixava de ser apenas atuação?
Grande parte de seus diálogos são através da linguagem shakespeariana, o que não falha em deixar o cénario ainda mais drámatico.

Desde o início temos conhecimento de que alguma tragédia está por vir, isso é deixado bem claro. Oliver está preso, o grupo de amigos separado, e de alguns nem se tem notícia. A questão desse tipo de livro é que, você sabe o que está por vir, mas isso não torna menos pior quando acontece. "A noção da queda não diminui o impacto", de fato é ainda mais angustiante.

Enfim, é difícil colocar em palavras o quanto esse livro me marcou.
Há pouco tempo li Romeu e Julieta e, no entanto, sempre que for citado "my name, dear saint, is hateful to myself, because it is an enemy to thee", a tragédia desses personagens é a única que vou lembrar.

regbIack 05/03/2024

Esse final me deixou miseravel de um jeito que nao gostei kkkkkk to muito triste!
é um livro muito bom e também é bem escrito, me identifiquei muito com o oliver, amei as descricoes da universidade deles, me apeguei na amizade dos seis e achei tudo as referências shakespearianas (msm nao entendendo tanto)
eu tava de ressaca literaria quando comecei e por isso minha leitura foi mais enrolada. sei la esperava dar 5 estrelas pra esse mas nao consigo, queria que o final fosse diferente. teve muito potencial desperdiçado, fiquei mais frustrada com esse do que com a little life porque nao fazia ideia que ia acontecer isso, sei que a intenção deve ter sido deixar o leitor se sentindo dessa forma mas de verdade nao curti

Jade98 28/02/2024

You can justify anything if you do it poetically enough
Xinguei horrores, quase taquei o livro pela janela e depois eu mesma, fiquei estática por 5 minutos olhando pro teto ao terminar de ler. Não acredito que a autora teve a audácia de fazer uma tragédia dessa.
Dito isso: um dos melhores livros que eu ja li na vida, 5 estrelas.
E olha que eu nunca nem li nada de Shakeaspeare, imagina se tivesse.

?But that is how a tragedy like ours or King Lear breaks your heart?by making you believe that the ending might still be happy, until the very last minute?

abahzinha 26/02/2024

Q livro doido!
Eu real n esperava o final q teve, tipo eu já esperava aquela pessoa ser a culpada mas como a história acabou foi sombrio demais e me deixou mal pelo resto da semana.
Gostei de td a história só houveram alguns pontos q n curti mt, e n consegui aproveitar as referências a Shakespeare já q sou leiga nesse tópico?

Juliana.Gabriella 14/02/2024

Em estilhaços
Terminei o livro com meu nariz escorrendo, soluços rompendo meu peito e minha alma completamente estilhaçada. Se me perguntarem qual foi, exatamente, o motivo para eu ter me envolvido a esse ponto com a história, eu não seria capaz de responder. Poderia dizer que o conjunto da bela escrita, das referências a Shakespear feitas com pura adoração e o desenvolvimento dos personagens -suas ações, seus pensamentos- fez com que a história se entremeasse profundamente em minha essência, mas isso não seria completamente verdadeiro. Então, não vou tentar me explicar, ao invés disso, irei escolher acreditar, como uma medida catártica, de que nem todos os atores saíram do palco, principalmente que ele não saiu do palco.

lAvia 10/02/2024

Fanáticos por shakespeare
Incrível. um show de foreshadowing, paralelos narrativos e desenvolvimento de personagens. espero poder ler mais obras da autora.

alymscofield 03/02/2024

Culpo Shakespeare por tudo
A História Secreta de Donna Tartt só que dessa vez em uma faculdade de arte, onde todos nós estamos no palco interpretando as tragédias de Shakespeare. Tudo parece mágico e encantador, até que uma briga com o seu colega próximo se torna uma peça real

Tainá 22/01/2024

Uma das minhas primeiras leituras em inglês, com a ajuda do audiobook!

contexto: meio enrolada com o final do semestre, fazendo meu TCC e sempre conciliando tudo com o estágio, tava me batendo a necessidade de ler algo pra desligar meu cérebro, pra ser feliz sem me preocupar com grandes interpretações sobre a vida.

desde que li A História Secreta, da Dona Tartt, tava procurando algo parecido e acabei vendo dois vídeos sobre "dark academia" no youtube que mencionavam If we were villains, então decidi pegar pra ler.

só tinha como eu desgostar desse livro se ele fosse muito ruim. primeiro porque li/ouvi em inglês e não tenho senso crítico ou conhecimento suficiente da língua pra saber se a escrita é boa ou ruim. e se eu achar ruim provavelmente vou achar que é culpa minha por não ser falante nativa. ponto pro livro.

segundo porque If We Were Villains tem uma fórmula que eu adoro: personagens questionáveis + lugar remoto + morte misteriosa. e o livro executa a fórmula muito bem. apesar do meio do livro ser um pouco enrolado e eu odiar o "romance" (nem sei se posso chamar assim) que tem no livro, eu gostei muito do final, do desenrolar e da revelação nos 45 do segundo tempo!

nos dois vídeos que vi sobre o livro, reclamaram das referências a Shakespeare e da quantidade de citações que os personagens recitam frequentemente, mas não me incomodou. tive um pouco de dificuldade pra enteder tudo por causa da linguagem arcaica, os pronomes e tal, especialmente no audiobook (eu ouvia dirigindo, então não dava pra parar e pesquisar).

no geral a leitura é muito boa e pra mim só podia ser um pouco mais rápido no meio. é impossível não comparar com A História Secreta, que pra mim ainda é a opção superior. se eu pudesse, leria esse primeiro e depois A História Secreta, ao invés do contrário que foi o que eu fiz.

marcellemml 06/01/2024

Um trisal resolveria tudo
Gostei enormemente da criação dos personagens, do crescente da tensão, das relações, da forma como a M L Rio mistura atuação, Shakespeare e a vida dos personagens. Tem uma parte em que o Oliver fala sobre como os atores se perdem nos personagens pois eles precisam convencer a audiência da verdade das falas deles que pros atores fica difícil manter as barreiras entre atuação e o que acontece fora do palco. É excelente ler essa explicação, e como faz sentido no texto.

Mas o que me incomodou foi: Richard, em primeiro lugar. A presença dele é sentida durante todo o livro, mas a gente não conhece ele de fato. Ele estudava com os outros 6 havia 4 anos, e eles eram uma família, o que aconteceu para de repente ele mudar de atitude? Segundo, apresentar a família do Oliver para contextualizar que ele não sentia que fazia parte do núcleo é uma coisa, largar esse desenvolvimento e só mencionar por cima é outra coisa. Terceiro, a carta no final. Fiquei até duvidando um pouco se a M L Rio realmente entende de tragédia, aquilo foi TÃO desnecessário, e me irritou um pouco sim, pois, sinceramente não tem muito sentido. Não fosse por isso acho que até passaria pano pros outros problemas e o livro seria 5 estrelas, mas não consigo, e a nota fica 4,5. Ainda recomendo o livro e estou satisfeita de ter escolhido esse pra ser meu primeiro livro do ano pois a M L Rio acerta muito mais do que erra, e estou esperando muito pelo próximo livro dela.

Hengen 30/12/2023

...
Estudante de teatro e tudo meio doido?? Pq no começo eu não entendia o pq do passarinho morto na capa todo espichado e agora a pose dramática faz muito sentido.

Gui 27/12/2023

Olha... OBRA DE ARTE (com ressalvas)
Sério, eu precisei recomeçar duas vezes pra entender todo mundo que tava na história. Os personagens são complexos demais e em algum ponto acho que o autor cansa deles levemente e vai largando.

Porém é um livro TÃO BOM, tão gostoso!! O final te mata junto, mas não sei se eu achei previsível? Tô até agora perdido! Mas pra ser o penúltimo do ano foi a melhor escolha

Luana 15/12/2023

Tem UM defeito
Faz um tempinho já que li, tinha esquecido de comentar sobre. O livro é muito bom, personagens muito bem desenvolvidos, toda a historia muito bem elaborada, o único defeito é ter tanta citação de Shakespeare no meio, eu me senti uma analfabeta. Isso acabou tornando a leitura meio complicada, demorei horrores pra terminar, mas quando embalou lá pro final, comecei a fingir que entendi todos "fazê-lo-ei" e foi que é uma beleza.