Eleanor Oliphant is Completely Fine

Eleanor Oliphant is Completely Fine Gail Honeyman

Resenhas -

Camilla 05/08/2020

Acabou de receber o prêmio de livro mais chato que eu já li
Eu não poderia ligar menos para esses personagens e o rumo da história (que não chegou a lugar nenhum, na minha opinião).
A Eleanor deveria ser uma personagem esquisitinha de um jeito engraçado, porém 80% do livro é composto pelo monólogo interno dela que foi insuportável de ler. Eu simplesmente corri com a leitura porque eu queria terminar logo e poder nunca mais pensar nessa história de novo. Não teve nada de engraçado nessa história (o que é prometido na sinopse) e na verdade a Gail Honeyman colocou vários tópicos sérios, que não me interessaram nem um pouco.
Depois de ler e odiar vários livros de ficção adulta (Musical Chairs, This Time Next Year e The Switch), eu definitivamente vou ficar um tempo sem ler esse gênero novamente.
Blacktikey 05/08/2020minha estante
Aff que paia. Da agonia lembrar quando a gente tem o azar de pegar um livro chato e ler por completo. Acho q entendo teu drama dahsdhas

É horrível né kkkkk

Blacktikey 05/08/2020minha estante
Mas a gente tem q começar a exercer nosso direito de parar de ler rsrs

Camilla 05/08/2020minha estante
Eu não podia kkkkk eu li pra um jogo do meu clube do livro, se eu parasse de ler meu time perderia ponto ?

Ouxi como funciona isso? Kk

Camilla 05/08/2020minha estante
A gente recebe um desafio e tem que achar um livro que encaixa nele. Se a gente completar, a gente ganha os pontos. Se não, perde. Aí depois que termina esse livro, a gente pega outro desafio e por aí vai.

letíciavmf_ 03/07/2020

quentinho no coração
eu não sabia o que esperar da estória, e confesso que nas primeiras páginas foi meio confuso pra mim. depois, porém, fui entrando mais na vida da protagonista e fui me apaixonando e me interessando mais por ela. o livro trata de assuntos muito importantes, como: relação de mãe e filha, amizades, traumas, etc.
me peguei rindo em diversos momentos da leitura por conta do jeito peculiar da protagonista, mas também não pude conter as lágrimas.
foi muito reconfortante ver a Eleanor evoluir em todos os aspectos.

Yara 25/03/2021

Apenas leiam!
Eu recomendo esse livro pra todo mundo, principalmente para psicólogos. Se você se deparou com a capa desse livro e tá se perguntando se vale investir seus próximos dias de leitura nesse livro, só vai! É surpreendente!

@renatavarelaescreve 25/10/2021

Eu nem sei como aconteceu. Quando vi, já estava grudada ao livro,, sem conseguir parar. Ouvi o audiobook junto, o que deixou a história ainda mais rica. se tornou um queridinho, já tô louca pra reler.

Sofia.Souto 09/12/2021

"Mas ninguém tinha me mostrado o jeito certo de viver a vida, e apesar de ter tentado o meu melhor ao passar dos anos, eu simplesmente não sabia como fazer as coisas melhorarem. Eu não consegui resolver o meu próprio quebra-cabeça".

Elisama27 14/03/2021

A simples história de uma mulher independente sem filtros que diz o que pensa. Vive uma vida solitária, porém só percebe isso depois que faz amizade com um novo colega de trabalho, Raymond, e com um senhorzinho chamado Sammy, de quem ela e Raymond salvaram a vida. Partes engraçadas e partes muito triste. Raiva quando a mãe dela aparecia, ôh mulherzinha odiosa essa. Enfim, a história de Eleanor nós faz refletir como a gente pensa que uma pessoa está bem quando se olha de fora, porém de dentro a pessoa pode estar a um passo da depressão. Um livro para refletir.

Ariela.Soares 17/09/2020

Que livro maravilhoso! No fim nem queria acabar para ficar mais tempo com o livro. Adorei o desenvolvimento da personagem principal, o modo como ela conseguiu sair do seu ?ambiente seguro?, daquela sua rotina e foi resolver seus problemas internos e enfrentar o mundo de verdade. Cada mudança dela mexeu comigo.

Achei o livro bem sensível. Apesar de alguns temas um pouco mais tensos, a leitura não é pesada. E no fim tem uma descoberta que muda a maneira que vemos vários acontecimento da trama, só queria que a autoria tivesse desenvolvido mais esse ponto.

Stefany 22/07/2020

Eleanor Oliphant is completely (not) fine
Acredito que antes de ler essa obra é importante entender antes que este não é um livro onde várias coisas acontecem ao mesmo tempo, não há um grande mistério a ser resolvido e não gira em torno de um romance. Este é um livro sobre relacionamentos abusivos, depressão, solidão, família (ou a falta dela) e, sobretudo, amizade.

Aqui, vamos acompanhando a rotina de Eleanor Oliphant e entendendo o que se passa em sua cabeça. No começo, é inquestionável o quanto a protagonista consegue ser chata. Eu a achava desnecessariamente grossa com todo mundo e me irritava com todo os pré julgamentos que ela fazia das outras pessoas. Mas, com o decorrer da leitura se entende as origens dessa falta de habilidade com interações sociais e como algumas normas sociais não são comuns para a Eleanor. Ela é uma pessoa bem difícil de se lidar.

Acho que o grande mérito da autora está em como ela conseguiu ser extremamente sutil no desenvolvimento da Eleanor. Do primeiro capítulo até o último é nítido o quanto ela aprendeu a lidar com seus problemas pessoais e entender que ela não era culpada por eles.

Gostei como a própria Eleanor percebeu a origem de seus próprios preconceitos e como em nenhum momento houve a forçação de barra para que um romance acontecesse. O desenvolvimento da amizade que existe neste livro foi muito bem feito e realista, o Raymond definitivamente e uma peça central no processo de crescimento individual da protagonista, com a superação de seus traumas.

O final, apesar de ter gostado, senti que foi um tanto corrido; talvez um epílogo tivesse me deixado mas satisfeita e com aquela sensação de missão cumprida.

Spoiler abaixo:
Talvez eu tenha perdido essa parte ou algo assim, mas não entendi porque sempre que a Eleanor comentava sobre a suposta paixão dela (o músico), o Raymond parecia ficar desconfortável. Pensei em duas possibilidades enquanto esses momentos aconteciam: ou ele gostava dela e estava com ciúmes; ou ele não gostava dela romanticamente mas temia que o cara que ela comentava fosse ele (??), ficando preocupado de não conseguir retribuir os sentimentos.
Acho que viajei legal hahahaha, mas isso ficou na minha cabeça.

Kaicchan 20/01/2021

Eleanor Oliphant.... Poderia estar melhor
Esse livro me chamou a atenção, justamente por ter sido recomendado por uma amiga minha e pela sua premissa de falar sobre doenças mentais - além disso, havia ganho um prêmio na área da literatura.

Não achei o livro ruim, mas também não achei sensacional. Com uma narrativa que às vezes se torna um tanto pedante. Eleanor, por si só, é uma personagem principal desgastante, embora um tanto quanto engraçada em suas interpretações do cotidiano. Os secundários, Sammy e Raymond, parecem estar presente apenas para a elucidação dos problemas da Eleanor, embora sejam carismáticos. Por fim, a narrativa muitas vezes deixa a desejar, tendo um início demorado e um final muito apressado.
As questões quanto aos problemas de Eleanor são tratadas de forma tão rápida e superficial, que uma sensação de incômodo e confusão se formam quando o livro acaba - certamente, muitos dos pontos levantados pela autora durante o livro poderiam ter sido melhor tratados. É no mínimo frustrante chegar nas páginas finais e se ter uma conclusão tão resumida.

Fora isso, o livro é até que divertidinho em muitas partes e tem discussões importantes (apesar de um tanto superficiais e descuidadas) sobre saúde mental e o apoio de amigos em momentos difíceis da vida. Eleanor Oliphant is Completely Fine não é uma obra-prima, certamente, mas também não é um livro que deva ser jogado fora.

I. B. 02/11/2021

Eu não chorei... ok? Não, eu não chorei, não aconteceu, eu não me recordo... não, eu muito certamente não chorei... foi você que chorou, não eu.

Paula1908 22/06/2022

A solidão tão bem descrita
Comecei a ler esse livro sem saber nada sobre, não sabia nem do que se tratava. Comecei porque queria treinar o meu inglês e toda a experiência foi ótima.
Vi apenas algumas resenhas aqui no skoob dizendo que o livro é chato, parado, tedioso. Acho isso uma falta de sensibilidade e empatia.
O livro retrata uma mulher, com seus 30 anos, vivendo em uma imensa solidão. Cheia de traumas, falta de habilidade em socializar, problemas com a mãe. No começo é pesado, mas do meio para o final, fica mais ainda.
É um livro cheio de gatilhos: fala sobre estupr0, abusos, depressão, suicídi0 e mais. Então, se faz necessário uma análise do seu psicólogo antes de começar a leitura.
Apesar de tudo, tem vários momentos engraçados e repleto de delicadeza. É encantador ver o amadurecimento da Eleanor e suas conquistas.

sbllmrn 29/08/2021

ELEANOR É FANTÁSTICA!!!!
Eu li esse livro no começo de uma ressaca literária e eu queria morrer pois queria MUITO ler o livro, mas estava passando por um turbilhão emocional na época. Mas o livro é fantástico do começo ao fim. A perspectiva de vida de Eleanor é totalmente diferente, ela não teve que aprender a ter contato com as pessoas, viveu muitos traumas e isso a deixou prática. A socialização dela é na beira do literal, apenas no que ela precisa fazer para resolver uma situação. E ela está completamente bem! Para quem sofre de transtorno misto fica claro o que se passa ali com ela. A parte em que ela não está bem é um reflexo nítido de como os dias depressivos são, mas está completamente tudo bem se você tem uma rede de apoio como o chefe e o red viraram dela. O começo da terapia, a forma como ela vivia seu antigo relacionamento...tudo parece verídico e palpável.
letAcia550 30/08/2021minha estante
parece ser o tipo de livro que eu gosto

Lauraa Machado 18/08/2019

Triste, doloroso e emocionante!
Não é fácil resenhar este livro. Antes de começar a ler, esperava que ele fosse completamente diferente, que fosse mais leve, mais engraçado, menos pesado. A verdade é que ele é muito triste desde o começo. Essa é a melhor palavra para ele, triste. Até mesmo quando parece que a protagonista não percebe o quanto sua situação é triste, o leitor percebe. Antes mesmo de saber tudo que aconteceu, isso já fica claro. A solidão de Eleanor é palpável e dolorosa.

Apesar de não ser um livro alegre, tem algumas partes divertidas, sim. Ver o atrito que o jeito literal e de falar tudo que pensa da Eleanor causa em situações que, para a gente, são bastante simples e comuns é engraçado! Tem partes fofas também, personagens amáveis, como o Sammy, o Raymond e a mãe dele, mas também tem aquelas ainda mais tristes que vão te fazer chorar. Passei o livro todo com vontade de abraçar Eleanor e nunca mais soltar. Ela é preciosa demais para sofrer tanto sem ao menos perceber.

A narrativa é bem dentro de sua cabeça, e acho válido mencionar isso, porque tem bastante gente que se incomoda quando o livro não tem tantos diálogos e é mais um monólogo. Eu, particularmente, achei perfeito. A autora é muito boa, deu as informações na medida e parece entender tão, mas tão bem a cabeça da Eleanor, que é até um pouco assustador. E a Eleanor é tão real e única, que é difícil não acreditar que ela existe de verdade.

Ela é única mesmo, com sua mentalidade literal, seu jeito direto de falar tudo que vem à cabeça e sua falta de tato em situações sociais, a ponto de beirar o autismo. Mas ela é tão maravilhosa também, não merecia nunca ter que passar pelo que passou, e eu só queria poder protegê-la do mundo. Eleanor Oliphant é definitivamente uma personagem marcante!

Fico bem feliz de que a autora não tenha transformado esse livro em um romance, porque ele é sobre Eleanor e sua solidão, suas causas, consequências e solução, e transformar um romance em solução milagrosa tiraria toda a credibilidade e o valor da luta dela. Mas confesso que amo o Raymond e, na minha cabeça, eles ficam juntos no final. Também achei ótimo a autora não ter "curado" Eleanor magicamente, primeiro, porque não seria muito realista, mas principalmente porque o jeito dela não era o problema. Ela definitivamente não precisava mudar de personalidade ou fingir ser como os outros. Ela é o suficiente exatamente como é.

E foi só agora, enquanto escrevia sobre este livro que percebi que ele já faz parte da minha lista de favoritos. Ele é marcante, doloroso e emocionante. Se você não se sentir tocado pela história da Eleanor, precisa de um pouco mais de compaixão na sua vida. Eleanor Oliphant marcou a minha, e eu vou fazer questão de dar este livro de presente para muita gente, porque ela precisa marcar a vida de todo mundo!

Julinhafox 07/03/2022

"Such small coincidences can pepper a life with interest"
"She looked at him with so much love that I had to turn away. At least I know what love looks like, I told myself. That’s something. No one had ever looked at me like that, but I’d be able to recognize it if they ever did."

Que graça de livro!
Eleanor é uma personagem particular e, do seu jeitinho, muito envolvente. Seu olhar genuíno (e totalmente compreensível) sobre o mundo expande nossa forma de enxergar, desconstruindo as caixinhas que regulam e catalogam as regras que conhecemos e pouco questionamos da nossa sociedade.
Mas não pense que o livro é bobo ou leve demais. Ele revela um lado profundo e duro sobre a vida, sobre dramas humanos, sobre dificuldades e superações.
Gostaria que todo mundo lesse. E que lesse com gentileza, com atenção, com a consciência de que pessoas como ela existem por todos os cantos.

"Libraries are life-enhancing palaces of wonder."

"I suppose one of the reasons we’re all able to continue to exist for our allotted span in this green and blue vale of tears is that there is always, however remote it might seem, the possibility of change."

Sssa_silvia 30/01/2021

Que livro!!!
Gente, me apaixonei por Eleanor.... e todo seu crescimento no decorrer da história, nos leva a um envolvimento fascinante!!