Born a Crime

Born a Crime Trevor Noah

Resenhas - Born a Crime

Lau 08/03/2024

Que mãe!!! Que força! A mãe se faz presente em todas experiências do Trevor, dupla maravilhosa!
Vale muito a leitura! E conhecemos um pouco da África do Sul na época do apartheid.

Maiza29 26/02/2024

Incrível
Foram muitas reflexões ao longo da leitura. É possível compreender um pouco mais como foi o dia a dia e a realidade triste brutal de quem viveu sob o apartheid. É tão inacreditável pensar o que era considerado um crime naquela época...Como todo bom comediante, ao narrar sua história pessoal, Trevor conta tudo com leveza, até mesmo os acontecimentos mais absurdos podem soar cômicos. A leitura foi rápida, e a narrativa envolvente. O livro aborda muitas questões, mas uma das que mais se destacou para mim foi como o fato de como ele ser filho de um homem branco, e ter a pele mais clara, afetava seu relacionamento com a própria família e como ele tentava se encaixar em grupos mas não "pertencia" a nenhum deles. Enfim, incrível. Recomendado demais!

Raiss0 07/10/2023

The entire freaking Danyang-Kunshan
There is nothing I could say about this book that hasn't already been even more beautifully said by Oprah or The New York Times.

What I can say though, is that there is a tipe of connection literature help stablish with people, a bridge that the use of words create; but what Trevor did here was the entire freaking Danyang-Kunshan (longest bridge in the world btw)

Born a Crime is an incredible masterpiece! One that opens their mind to swim in Trevor's thought process get to be swallowed by the experience that he presents with carisma, humor, social awareness, rich information and amazing literary prose.

This book is not a biography, but calling it merely a non-fiction book is an offense. It's a surgical analysis on one of the most illogical and yet successful social systems in history: apartheid; but it's also a fiction-like love story about an incredible women and her lovely and naughty son; It's a written stand-up comedy show; it's a newspaper narrated by the opressed not the opressor, for a change; it's a memoir to relate to and fall in love with. It's one of my favorite books.

Jessica 01/09/2023

Um livro pra levar pro resto da vida
Trevor Noah vai sempre ter um lugarzinho especial no meu coração depois dessa leitura.
Eu sabia pouquíssimo sobre a África do Sul, então foi muito bom ler sobre as mudanças na vida do Trevor junto com as mudanças trazidas pelo Apartheid e como isso moldou a cabeça dele para navegar num país onde ele não se encaixava em lugar nenhum.
Apesar dos contextos diferentes, consegui me identificar muito com a história dele, é impressionante a quantidade de semelhanças com várias vivências minhas como preta periférica, criada em família religiosa no Brasil.
Indico muito a leitura!

Greice 23/10/2022

Uma carta de amor de um filho para sua mãe
Uma das minhas leituras preferidas do ano. Eu gosto muito do Trevor Noah, comediante sul-africano. Ele é engraçado, inteligente e possui grande empatia. Entretanto, essa é mais do que a autobiografia de Trevor, é uma carta de amor dele para sua mãe, Patrícia, uma mulher extraordinária de fé inabalável. As reflexões que Trevor faz sobre raça, opressão e o poder da linguagem são fantásticas. No meio do livro, quando ele conta sobre seus causos amorosos da adolescência, a leitura fica um pouco mais lenta, mas o capítulo final sobre a vida de Patrícia é de tirar o fôlego. Recomendo muito.

Isabel.Hygino 16/08/2022

Excelente!
Aprendi muito sobre o apartheid, dei boas risadas e chorei também.
Tem de tudo um pouco.
Termino com um respeito gigante pela mãe dele, que nem sempre acertou mas agiu sempre por amor.

lia 30/04/2022

trevor conta suas histórias com humor e leveza e ao mesmo tempo não deixa de fazer análises críticas e sentimentais que me fizeram refletir muito. com certeza não sou a mesma pessoa que era antes de ler esse livro. admiração extrema pela mãe do trevor, patricia. as vezes parecia que estava lendo uma ficção e não uma história real. aprendizados gigantes. outro ponto como já falei, foi o humor, que deixa o livro muito divertido e fácil de ler. muito obrigada, trevor, por essa relíquia

Belle Araújo 21/04/2022

Pode confiar, esse livro é para você!
Tenho tantas coisas a dizer sobre esse livro, sendo a primeira delas: leia!

Bom, Trevor Noah é um comediante sul-africano com uma história excepcional protagonizada não somente por ele como também por sua incrível mãe, Patricia. Me emociono só de pensar na história desses dois, de tão absurda e bela que ela é. Trevor e Patricia tem vidas difíceis, mas marcadas principalmente pelo amor, pelo humor, pela garra, pela crença na Educação como ferramenta para melhora de vida; eles amam viver, são pessoas ativas, energéticas, críticas, que não se conformam com qualquer informação que lhes é entregue, são pessoas de espírito inconformado, no melhor sentido da palavra.

Acho que paro aqui para não estragar o(s) enredo(s) dessa narrativa, mas já aviso que são todos hilários e ao mesmo tempo super emocionantes. Li por indicação de minha amiga Fátima, que é absolutamente encantada pelo Trevor e agora eu entendo o porquê haha. Recomendo demais essa leitura a todos! É engraçado, é informativo, é emocionante, esse livro é maravilhoso e muito bem escrito, o storytelling do Noah tá em dia rsrsr.

Bruna.Moreira 17/04/2022

Participo de um clube do livro e as meninas me indicaram este com muito entusiasmo. Disseram que foi a primeira vez que leram um livro que paravam pra chorar de rir. Eu, que estava atravessando uma semana pesada, pensei por que não uma leitura pra me divertir? Que puta armadilha.
Comecei o livro e logo fui cativada pelo Trevor e seu humor baseado na ironia e racionalidade. Eu amo o jeito que o Trevor vê o mundo e consequentemente o apresenta no seu livro.
Mas eu odeio o mundo que o Trevor (e todos nós) vivemos. Todas as vezes que ele transformou impasses dolorosos em humor, eu senti o ímpeto de sentar e chorar. Costumo acreditar que quando a gente faz piada das coisas, é pq não existe mais solução. Como diria a mãe do Trevor: ?Se vc Nao pode contra o sistema, zombe dele?.
Então, toda a zombaria me atingiu com imensa dor. Saber que não importa quantas alterações políticas ocorram, o sistema em sua essência nunca muda e identifica-lo e querer explica-lo continua se fazendo insuficiente. É de sentar e chorar, infelizmente a ideia de chorar de rir ficou pra trás.
Amei a mãe do Trevor na medida da possibilidade que é possível amar alguém que só conheci através das páginas de um livro. A força e resiliência dela diante de uma existência corrompida, a determinação dela em criar alguém à frente do que aquela realidade permitia. A fé inabalável que muitos, inclusive o Trevor, por vezes zomba como se fosse estupidez. É uma mulher que lembra pra gente o que é ser mulher a todo instante.
Em outras palavras, o livro promete um panorama de como foi viver em um determinado período histórico. Mas entregou muito mais, atravessou temas tão atuais como violência doméstica, o papel da mulher na sociedade, mesmo que escrito por um homem. Não teve outro jeito, terminei o livro chorando como se tivesse acabado de receber uma ligação trágica da minha própria família.
Leitura marcante e insuperável, já não sou a mesma pessoa que começou a ler o livro uma semana antes. Agora carrego a história deles comigo também e isso não é nem um pouco irrelevante.

brunoleomont 28/03/2022

Uma bela história de vida, momentos de baixa, dificuldades, uma grande mãe, um milagre de vida. A vida nem sempre é como achamos q deveria ser, ela é da forma como ter que ser.

Ella 05/01/2022

Born a Crime
Uma série de contos que contam desde a infância até o começo da vida adulta do comediante Trevor Noah. Por meio de cada conto, ele é capaz não somente de descrever o que ele passou por ser fruto de um relacionamento ilegal durante o apartheid, mas também da resiliência e importância da sua mãe na formação de sua própria vida.

Ceci 18/10/2021

Uma cômica reflexão sobre classe, racismo e infância
Um livro com um humor ácido que me fez rir alto algumas vezes, a semelhança entre Brasil e África do Sul foram chocantes para mim. Uma das minhas partes preferidas foi como ele fala sobre a mãe, ela não é perfeita mas dá para sentir a energia radiante dela somente pelas palavras do filho, uma mulher a frente de seu tempo que teve que enfrentar muita coisa. Trevor faz comentários sociais no meio de suas histórias da infância que poderia ser bobas para qualquer outra pessoa narrando mas ele torna em algo importante e
reflexivo, a história do Hitler e a limitada educação histórica no país foi uma das minhas preferidas. Não sabia muito o que esperar desse livro mas gostei bastante. Não dei 5 estrelas porque em alguns momentos ele se prolonga de mais e eu acabava meio entediada.

Francisco569 24/09/2021

Trevor Noah
De início não entendi muito bem qual o motivo do título do livro por conta do autor ser um comediante. A ideia de ele mostrar a infância dele em um país que sofria com um regime de segregação tão horrível a partir do seu ponto nos ajuda a entender como esse período foi tão cruel e ainda vai demorar o bom tempo para que toda dor e sofrimento que causou seja pelo menos diminuída, pois é impossível não deixar marcas para sempre. É um ótimo livro.

Lais.Lima 23/08/2021

A autobiografia de Trevor Noah, nascido na África do Sul, filho de uma mulher negra e um homem branco: algo considerado um crime no regime apartheid. A segregação termina quando ele tem 6 anos, mas ele vividamente experiencia tanto a segregação quanto os frutos dela sendo um paria na sociedade: nem branco, nem negro.

Jaqueline Lima 13/04/2021

Amei!
Primeiro livro inglês que leio/escuto.
Achei muito fluido e as sacadas de humor do autor ajudam bastante na leitura.
Amei conhecer a história dele, dá para tirar valiosas lições, sobretudo sobre patriarcado e racismo.