Em Defesa de Cristo

Em Defesa de Cristo Lee Strobel

Resenhas - Em defesa de Cristo

Tânia Gonzales 20/11/2009

Livro excelente!
O autor, Lee Strobel, é um jornalista, ex-ateu, que depois da conversão da esposa ao Evangelho,e de observar o quanto ela havia mudado para melhor, resolve fazer uma investigação sobre Jesus Cristo. O livro é muito interessante porque o autor faz uma pesquisa bem profunda sobre a vida de Jesus, para isso ele entra em contato com vários especialistas no assunto e os interroga de maneira bem direta. E um detalhe importante: o autor participou de vários tribunais como repórter policial, então ele usa exemplos dos casos para ilustrar as suas conclusões. Ele sempre inicia um capítulo com alguma história que possa ajudar a entender melhor as suas próximas descobertas. É um livro fascinante.
Wallace.FranAa 20/08/2021minha estante
Como faz para começar a ler?

Tânia Gonzales 06/10/2021minha estante
Olá! Faz tempo que não entro, por isso vi o seu comentário só agora. Aqui você só fala sobre sua leitura, o que deseja ler, os lidos, faz resenhas etc.

fabi 11/10/2021

eu achei esse livro bem cansativo por ser um livro que estuda os momentos históricos e científicos sobre a ressurreição de Jesus,porém achei que valeu a pena ler até o final e ver a conclusão que ele chegou
inclusive gostei mais da conclusão do que do livro inteiro
mas no geral o livro é bom e indico pra quem realmente tem duvidas sobre Jesus e sobre a vinda dele aqui na Terra.

Kelly Oliveira Barbosa 26/02/2021

Em defesa de Cristo ou The case for Christ, foi escrito pelo jornalista americano Lee Strobel em 1998. É um best-seller com milhões de cópias vendidas, e penso que até por isso eu não tinha grandes expectativas a respeito dele – sou meio cismada com best-sellers – entretanto, a leitura me surpreendeu positivamente.

VOCÊ JÁ CONVERSOU COM UM ATEU OU CÉTICO?
Se sim, você já deve ter ouvido perguntas como essas abaixo, que muitas vezes são feitas, na intenção de passar uma ideia preconcebida da impossibilidade da fundamentação racional e lógica do Cristianismo.

Jesus Cristo de fato existiu?

Os evangelhos são fontes confiáveis a respeito do que ele “fez” e “falou”?

Ele morreu mesmo na cruz?

E quanto à ressurreição, não será simplesmente uma lenda?

Existe alguma evidência na história sobre Cristo além dos evangelhos?

Lee Strobel (1952- ) se propõe nesse livro a demonstrar exatamente isso: que há fundamentação racional e lógica para o Cristianismo. Para tanto, ele compartilha da sua própria jornada. Ele conta como por muitos anos foi um ateu convicto, e como após a conversão de sua esposa resolveu colocar o seu preconceito de lado e investigar minuciosamente às origens do cristianismo.

Utilizando-se de sua experiência como jornalista investigativo na área legal, ele partiu em busca da verdade lendo pela primeira vez a Bíblia versículo por versículo, lendo também muitos livros de autores cristãos e não cristãos, entrevistando especialistas de várias áreas (história, arqueologia, literatura antiga, medicina, filosofia, psicologia…), chegando por fim ao que não esperava: fortes evidências da veracidade do Cristianismo.

O livro é dividido em três partes principais. Em cada começo de capítulo o autor traz uma entrevista com um especialista diferente, tornando a leitura dinâmica e muito rica em informações a respeito do assunto.

A primeira parte é dedicada aos evangelhos. Considerados como as melhores fontes a respeito da vida de Jesus Cristo, os quatro evangelhos são colocados no centro da pesquisa de Strobel. O resultado é fantástico! Muitos argumentos falaciosos a cerca deles são desmontados facilmente.

Na segunda, ele foca sobre a pessoa de Jesus Cristo. Dentre os vários aspectos interessantes tratados nessa parte, há uma breve explanação (no capítulo 10) sobre as inúmeras profecias do antigo testamento acerca do Messias esperado e a impossibilidade do cumprimento delas em um único ser humano. Jesus possui todas as chamadas “provas digitais” ou marcas dessas profecias – é uma das muitas horas da leitura que eu comecei a glorificar a Deus – “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Rm 11:33 NVI)

Na terceira, entendendo que a ressurreição de Cristo é o maior milagre “operado por Deus” em toda a história da humanidade e coluna principal de toda crença cristã – se Jesus não ressuscitou dos mortos o evangelho é uma farsa – ele trabalha os vários argumentos dos céticos derrubando um a um de maneira sensacional.

Por fim o autor relata como depois de sua longa pesquisa ele se rendeu aos pés de Cristo, não só pelas evidências puramente racionais, mas, porque nessa jornada ele foi tocado pelo Espírito de Deus – quem pode resisti-lo? – e termina encurralando o leitor na seguinte reflexão: Não há brechas quanto ao cristianismo para ficar em cima do muro… o que está em jogo é valioso demais (a eternidade) para brincadeiras ou pensamentos infundados. Se é para crer ou não crer, precisamos saber bem o porquê de nossa posição.

PARA CRENTES E CÉTICOS
Estou publicando esse texto vários meses após a leitura do livro, os detalhes já se perderam na memória, porém a mensagem central do livro continua viva em minha mente: Um homem como nenhum outro jamais visto, nasceu, viveu e morreu entre os judeus a dois mil anos atrás. Após a sua morte, os seus discípulos e quase 500 pessoas disseram o terem visto ressuscitado e enfrentaram até a morte por causa dessa convicção. Esse homem mudou o seu mundo enquanto vivo, abalou todo o globo após a sua morte e sua influência é inegável até os dias de hoje. Os seus opositores por mais furiosos ao longo da história jamais foram capazes de refutar a sua existência (vida, morte e ressurreição), e nunca foram capazes de exterminar dentre os povos os seus seguidores.

Esse livro não relata uma experiência subjetiva de fé, o autor mostra as evidências dos fatos que aconteceram e marcaram a história, em outras palavras, como o Cristianismo a-ba-lou a humanidade para sempre. Recomendo a todos, é um livro que nos faz pensar (repetindo, tanto para crer, como para não crer, precisamos estar baseados em fundamentos sólidos e não em achismos ou levados pelo pensamento da maioria).

site: https://cafeebonslivros.blog/2017/12/07/eu-li-em-defesa-de-cristo-de-lee-strobel/
almeidalewis 26/02/2021minha estante
Caramba ! Vc estava lendo esse livro ?! Já assistiu o filme ? Ja leu dele em defesa da fé ?

Eva 26/02/2021minha estante
Depois dessa resenha não tenho outra opção se não ler esse livro ???

Kelly Oliveira Barbosa 26/02/2021minha estante
Almeida, na verdade eu li esse livro há alguns anos atrás. Tinha publicado à época essa resenha no meu blog. Resolvi colocar aqui também ;)

Kelly Oliveira Barbosa 26/02/2021minha estante
Eva, recomendo muitooo mesmo. A leitura dele é uma experiência bem interessante e depois acaba ficando com você. Quando ler me conta o que achou.

Denise.Sartori 01/03/2021minha estante
Tá na minha lista, ansiosa para ler ?

Kelly Oliveira Barbosa 01/03/2021minha estante
Muito bom Denise. Vou gostar de saber sua opinião sobre ele..

Wesley - @quemleganhamais 28/07/2021

Claro e explicativo
Quando um jornalista investigativo quer buscar respostas para compor a sua manchete, ele faz uma investigação melhor do que muitos departamentos policias. E nesse livro vemos um excelente trabalho por um desses jornalistas.

Lee Strobel, jornalista, formado em direito e ateu fez uma verdadeira jornada para investigar se Jesus, já que sua esposa se tornou cristã e ele como cético não poderia deixar isso acontecer em sua família.

Lee entrevista os maiores especialistas norte-americanos nos assuntos ligados ao cristianismo e munido de ceticismo e objecções, ele vai fundo na busca por respostas.

O autor sugere que você leia como se estivesse no júri, ouvindo as provas para que no final, você possa dar o veredito final.

Uma leitura cheia de informações, esclarecimentos e evidências para que você possa aprender mais e mais.

Um excelente livro.
Wallace.FranAa 20/08/2021minha estante
Como faço para ler este livro?

Fábio Yeshua 04/10/2023

?Eis o homem!? Uma Análise Filosófica do Nazareno.
Eis o homem!
Com essas palavras, o então governo romano, Pôncio Pilatos, apresentou aquele desolado ser à multidão agitada. Ela se reunia em seu pátio na fortaleza de Antônia, ansiando testemunhar o desfecho daquele miserável. Ele estava destroçado pelos golpes cruéis de bastões, pelas marcas de socos e chibatadas que desenhavam seu corpo. Exausto pela fome, sedento, e tomado pelo desespero, ele permanecia ali, um espectro de humanidade. Esmagado pelo peso de nossos pecados.

Ao relembrar essa cena eu sempre me perguntei: Jesus resiste a um escrutínio objetivo e sincero pela razão? Após isso eu poderia aceitá-lo como me salvador?
Ao explorar as páginas de "Em Defesa de Cristo", é impossível não ser envolvido por uma intrincada tapeçaria de argumentos e análises que convergem para uma conclusão irrefutável: a realidade de Cristo, tal como é descrita nos evangelhos, é uma verdade que transcende as fronteiras do tempo e da dúvida.

No âmago deste tratado, percebo a busca incessante pela coerência e não contradição, pilares fundamentais da lógica aristotélica:

1 - Identidade (Lei da Identidade): Afirma que qualquer coisa é idêntica a ela mesma. Em símbolos lógicos, é expressa como "A é A".

2 - Não Contradição (Lei da Não Contradição): Afirma que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Ou seja, algo não pode ser e não ser ao mesmo tempo.

3 - Terceiro Excluído (Lei do Terceiro Excluído): Afirma que entre duas proposições contraditórias, uma é verdadeira e a outra é falsa. Não há terceira alternativa.

O livro "Em Defesa de Cristo" demonstra um notável alinhamento com esses pilares da lógica aristotélica. Ao argumentar a favor da realidade de Cristo, o autor constrói um raciocínio coeso e consistente, que respeita estritamente a não contradição. Cada argumento apresentado é formulado de maneira a evitar qualquer forma de contradição, garantindo que as afirmações sejam logicamente válidas.

Além disso, o livro mantém uma coerência interna notável ao apresentar suas evidências e interpretações dos evangelhos. As proposições apresentadas seguem uma estrutura lógica que respeita a identidade das ideias e evita contradições. Isso resulta em um argumento robusto e convincente para a realidade de Cristo, alinhando com a lógica aristotélica.
"Em Defesa de Cristo" não apenas atende, mas excede as expectativas em relação aos critérios da lógica aristotélica, fornecendo uma defesa sólida e lógica da existência e divindade de Cristo, conforme descrito nos evangelhos.

Cada linha escrita, cada argumento exposto, é meticulosamente entrelaçado com o propósito de fundamentar a existência de Cristo de maneira irrefutável. Os alicerces sobre os quais repousa a defesa de sua ressurreição e divindade resistem ao escrutínio mais minucioso, erguendo-se como pilares inabaláveis.

Como filósofo e um futuro teólogo, vislumbro a reverberação da mensagem central do Novo Testamento a cada página. A tessitura dos evangelhos, longe de ser um mero relato histórico, revela-se como um testemunho vívido da presença divina na jornada humana. A semente da salvação, semeada por meio da morte sacrificial de Cristo, encontra solo fértil nas palavras e ações descritas nos evangelhos, culminando na ressurreição como epítome da vitória sobre a mortalidade.

A cada análise, a cada testemunho, encontro a confirmação de que Cristo não é uma mera figura histórica, mas o ponto de convergência entre o humano e o divino. Sua ressurreição não é uma mera narrativa, mas um farol de esperança que atravessa os séculos, iluminando o caminho daqueles que buscam redenção e transcendência.

Neste tratado, vejo não apenas uma apologia, mas uma invocação à reflexão profunda sobre a natureza da fé, da verdade e da existência. É um convite a mergulhar nas profundezas do testemunho evangélico, desvendando em cada passagem o reflexo da graça redentora que ecoa através dos tempos.

Ao final desta jornada, emerge a convicção de que Cristo não é um mero personagem da história, mas a encarnação viva da divindade. Sua ressurreição não é apenas uma narrativa, mas um testemunho de que a vida vence a morte e que a redenção é acessível a todos os que buscam a verdade.

"Em Defesa de Cristo" não é apenas uma obra, é um chamado à contemplação profunda, à busca da verdade mais profunda e à aceitação da redenção que se estende para além dos limites da razão. Que cada leitor se entregue a esta jornada com a mente aberta e o coração ávido, pois é neste espaço de indagação que encontramos a verdadeira essência da existência. Que cada página seja uma estrela no firmamento da nossa compreensão, iluminando o caminho em direção à unidade com o divino.

Vits 12/06/2022

Testemunho Sincero sobre a busca pela verdade
"Em Defesa de Cristo" superou minhas espectativas, eu esperwva que seria só mais um livro sobre um agnóstico que se converte ao cristianismo, mas é muito mais que isso.

O livro descreve as entrevistas que Strobel fez com doutores e mestres em teologia, filosofia e medicina para compreender se o cristianismo é realmente o movimento de seguidores do Messias ou apenas um grupo fanatico que se baseavam em lendas ao invés de fatos. E o resultado de sua jornada pela verdade trouxe resultados que mudaram a vida dele para sempre.

O livro é dividido em 3 seções:
1. Examinando so registros historicos da biblia para ver se nao eram apenas um conjunto de contos ou panfletagem de um movimento fanatico.

2. A análise da pessoa de Jesus, se realmente era era o Messias, um profeta ou apenas um lunático.

3. O estudo sobre a ressurreição, o conceito central do cristianismo, realemnte ocorreu, nao foi apenas um estratégia dos discipulos para provar que Jesus era o Messias? Ou um fato historico.

No fim é maravilhoso o relato do que a busca pela verdade fez na vida de Strobel. Me fez querer buscar ainda mais pela verdade para que eu possa ser transformado também.

Eduardo Sousa 02/12/2010

Em defesa de Cristo
Um obra escrito por um ex-ateu, o jornalista Lee Strobel, onde ele traça uma linha investigativa sobre aspectos importantes da vida e ministério de Jesus Cristo.

Utilizando-se de sua experiência como repórter forense, Strobel entrevista grandes estudiosos a fim de buscar respostas para questões como: Jesus realmente existiu? Quem foram suas testemunhas oculares? Porque as pessoas o seguiam? Como ele morreu? A Bíblia fala a verdade quando diz que Jesus ressuscitou ao terceiro dia?

O livro é uma ferramenta de apologética e edificação pessoal.

Nanda 02/04/2024

Ótima Defesa
Ótimo livro para usar como argumentação. O livro esclarece muitas dúvidas que normalmente temos a respeito da Bíblia. A pesquisa do autor foi ótima, sempre com a preocupação de entrevistar pessoas que são autoridade no assunto; ou seja, o livro foi muito bem embasado e por isso traz ótimos argumentos e defesas para a Bíblia.

Anezio 14/10/2023

Para quem duvida
Livro sensacional, sobretudo para aqueles que teimam em duvidar da veracidade do Texto Sagrado.

O autor derrama uma infinidade de provas a respeito da veracidade Bíblia e de pq pode-se confiar que o texto que temos em mãos é suficientemente íntegro.

Como o autor é jornalista, ele consegue fazer a leitura de muito fluida, leve e, até certo ponto, divertida.

Sinceramente é um trabalho que vale muito a leitura.

Amanda 27/12/2023

Um ótima leitura!
Fiz essa leitura bem devagar pra fixar tudo que era apr3sentado a cada capitulo
Recomendo demais essa leitura

Giovane 13/06/2023

Em Defesa de Cristo????
Lee Strobel

O livro indicado desta vez é : "Em Defesa de Cristo" de Lee Strobel , creio que seja improvável qualquer um após a leitura desta obra nao ter profundamente uma mudança no que se refere ao pensamento sobre a apologética. Lee era um ateu declarado, Deus para ele era simplesmente um pensamento fantasioso, uma superstição primitiva , acreditava em Jesus apenas como um personagem histórico, um sábio um revolucionário, crenças essas baseadas no básico que o autor lêra sobre história e filosofia.
Até que , quando sua esposa Leslie foi convidada a ir em uma igreja e se tornou cristã, que Lee ficou surpreso com as mudanças radicais em seu caráter consequentemente sua transformação, então decidiu ir a fundo numa investigação detalhada sobre fatos relacionados à Defesa do Cristianismo.
Jornalista investigativo , mestre em estudo de direito Strobel usou da experiência jurídica para conduzir sua busca, leu livros, entrevistou especialistas , expressou dúvidas , se aprofundou na arqueologia,.estudou a literatura antiga , fez uma análise crítica da Bíblia analisando cada versículo e após esse estudo escreveu essa obra.
Em Defesa de Cristo é dividida em três partes,sendo elas: Examinando os registros , em seguida analisando Jesus e por fim a sua ressurreição.

Sunamita Conti Santos 28/02/2020

Um livro, ao estilo de reportagem investigativa, instigante e sólido em argumentos. Foi o primeiro livro que li a respeito do assunto em torno da veracidade do cristianismo e simplesmente amei.

Albertina.FlAvia 29/02/2020

Impressionante
Esse livro me abriu os olhos para inúmeras questões das quais eu ainda não havia me perguntado e que fazem total sentido. Me ajudou a ter ainda mais certeza da razão da minha fé.

rocharthur 23/06/2020

Livro fantástico. Após lê-lo, todo cristão sairá revigorado e todo cético, no mínimo, respeitará a fé cristã, que não é baseada em lendas mas sim fatos históricos!