Alex + Ada

Alex + Ada Jonathan Luna...

Resenhas -

Tico Menezes 20/01/2024

Asimov ficaria orgulhoso
Como é bom ler uma ficção científica que não está preocupada em conquistar o leitor com ação. Em que são debatidos temas como solidão, aflições geracionais, limites tecnológicos, direitos humanos, segredos de estado e consciência. Alex + Ada é um drama sci-fi que entrega diversos debates de forma orgânica - viu o que eu fiz aqui? - e inteligente.

Alex é um cara de fácil identificação para o leitor, sensível e introspectivo. Suas dores emocionais se aprofundam e começam a evoluir após a chegada de Ada. O instinto humano de ter as coisas do seu jeito não é mais forte do que o de ajudar e prezar pelo bem-estar do próximo. Gostaria de afirmar isso com dados, mas enquanto não posso, fico com o exemplo de Alex.
A HQ não se acanha nos diálogos, constrói os personagens com naturalidade e cria ambientes convincentes, divertidos e interessantes. Entendemos aquele universo, nos inteiramos em sua história e consideramos as diversas possibilidades numa leitura empolgante que abre espaço para teorias.

É sci-fi raiz, sem a necessidade de sequências de combate ou uma trama megalomaníaca. Entrega tensão e filosofia na medida certa. Prato cheio para os leitores de Asimov e Phillip K. Dick. Mal posso esperar pelas continuações!

Isadora.taylors 20/12/2023

Legal
Não estava esperando muita coisa mas gostei kkkkk
É interessante como o hq retrata os andróides e os robôs nesse futuro distópico me lembrou bastante do jogo Detroit: Become human kkkkkkk

evy. 14/06/2023

Achei interessante. eu não sou muito fã dessas coisas relacionadas a ataques de robôs contra humanos mas axho que vou me interessar bastante pelo trajeto da ada e essa história de robôs também merecerem direitos

Aninha 08/03/2023

Muito interessante
Estamos em uma situação onde a tecnologia é mt usada. É normalizado a inteligência artificial. Eu gostei mt da proposta, já quero ler os outros.

Gabriel 25/08/2022

Um bom início
Um ótimo início para uma série que promete muitos questionamentos. Ficção científica das boas com arte simples, mas que se justifica.

Renato Zanotte 15/08/2022

Inteligência Artificial?
Que doidera isso... Comecei a ler e não parei até chegar ao fim desse primeiro volume.

Em um mundo onde a tecnologia faz parte (mesmo) das nossas vidas, humanos e androides vivem em sociedade, mas não em tanta harmonia assim.

Eles são programados para servir, e quando Alex ganha um "exemplar", ele se vê num dilema onde ele acha que Ada tem mais a oferecer do que simplesmente fazer o que ele acha que deve ser.

Há quem queira a "liberdade" dos androides e quem enxergue "somente" como robôs. Alex entra numa encuzilhada de pensar que ela pode ter uma vida, e para isso começa a procurar mais pelo assunto.

E nós sabemos bem o que acontece quando buscamos conhecimento, não?

Mesmo com balões recheados de textos, esse primeiro volume flui muito bem e prende o leitor.

Emily 05/07/2022

Adorei esse início da história. Gosto muito de textos envolvendo inteligência artificial, andróides, etc

Thalita 01/01/2022

Ótimo início
Adorei a história, me lembrou muito de chobits, um mangá/anime que eu amo de mais.
Super recomendo pra quem gosta de ficção cinética

Gustavo 24/08/2021

Fantástico
Parece muito com um jogo que não lembro exatamente o nome porém a história eh muito legal desse primeiro volume com personagens bem doidos e o desenvolvimento do Alex e da ada é muito divertido doido para o proximo já

My | @pagesandseasons 21/03/2021

Esse primeiro volume é bem introdutório mas não deixa de ser envolvente.

Em pouquíssimas páginas você já fica curioso para saber que rumo as personagens vão tomar e como a história vai desenrolar.

Fábbio (@omeninoquele) 25/08/2020

Espetacular!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝É só que eu já vi isso antes - a pessoa arranja um robô, depois se apega. Você não consegue lidar com o fato de desejar uma androide, então tenta torná-la humana. Uma novidade: ela nunca será humana, não importa o quanto você tente.❞
⠀⠀
Alex tem 27 anos e está superando o fim dum relacionamento quando sua avó decide lhe dar no seu aniversário uma androide Tanaka X5, que é um tipo de androide companheira, porque ela acha que o neto não está aproveitando a vida vivendo muito solitário.
⠀⠀
Ele quando recebe o presente tem à primeira reação devolver para o fabricante, pois ele sabe que não precisa de um robô daquele tipo e que se ficar com ela seus amigos vão achar no mínimo estranho. Mas quando ele vai entregá-la para o fabricante, ele muda de ideia, decide ficar com a robô e dá-lhe o nome de Ada.
⠀⠀
Os amigos de Alex conhecem Ada e pelo contrário, agem super de boas, e fazem um tanto de perguntas para sanar suas dúvidas a respeito dela. E a medida que passa, a vivência de Alex com Ada, parece faltar algo, porque ela faz tudo o que ele pede, mas ele deseja que ela possa decidir certas coisas por conta própria.
⠀⠀
Não temos referências de que época se passa a história, só sabemos que é num futuro não distante e que a tecnologia, bem como a Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia, e Alex quer que Ada, seja senciente, ou seja, ter a opção de sentir e de escolher, mas isso ainda é proibido pelo governo, pois depois que houve um massacre com robôs sencientes, o governo teme que aconteça de novo.
⠀⠀
E Alex vai em busca de possíveis opções num fórum virtual, pra mudar o sistema de Ada e deixá-la mais humanizada. Mas será que ele terá êxito nessa busca? Sabemos que se ele conseguir, estará indo contra o que o governo dita e se for descoberto acho que terá consequências.
⠀⠀
Preciso dizer que me encantei com essa HQ, já conhecia a muito tempo rolando pelo feed do ig, mas não sabia quase nada dela, e foi só quando ela foi lida por amigos, que eu conheci um pouco mais a história e desde então soube que precisava lê-la e minha experiência com esse volume foi maravilhosa. Eu já estou aqui shipando esse casal, mesmo que eles sejam bons amigos ainda? Estou, e espero que esse relacionamento seja mais abordado nos outros volumes.
⠀⠀
Às vezes eu fico a pensar que estamos caminhando para que coisas como essas se tornem reais, e a I.A venha fazer parte de nossas vidas. Então essa história de ficção científica expõe bem essa realidade e acaba por nos mostrar como o relacionamento entre um humano e um robô pode acontecer. É ficção ainda, me assusta um pouco, mas também me deixa no mínimo curioso.
⠀⠀
Eu super recomendo, se você gosta de histórias em quadrinhos e ficção científica. E é uma obra linda, com traços super realistas e característicos, que faz com que a experiência de leitura seja ainda mais maravilhosa.
#AlexAda #GeekTopia #NovoSeculo

site: https://www.instagram.com/p/CESX9WoD5W7/

Carolinda 29/07/2020

Apesar do clichê, é uma história muito boa. Aborda temas interessantes e nos deixa pensativos sobre a tecnologia. A edição é linda demais, e li a trilogia toda num dia. Vale muito a pena!

Alan (@coracaodeleitor) 03/03/2020

Muito relacionavel
Alex+Ada lançada pela @geektopiaoficial conta a história de Alex um rapaz que vive num mundo futurístico onde tudo é controlado pela tecnologia e pensamentos.

Ele vive sozinho em sua casa e tenta superar um relacionamento que não deu certo.

A evolução da inteligência artificial está cada vez mais próspera chegando a um nível onde houve um massacre que androides cometeram contra humanos mudando assim todas as leis em relação á esses androides super inteligentes.

Certo dia no seu aniversário Alex ganha de sua avó uma androide Tanaka X5 que é a mais moderna no mercado que imita um ser humano perfeitamente. Pois sua avó o acha muito solitário.

Em primeiro momento ele resiste mais a partir daí ele vai desenvolvendo um laço com Ada porém ele vê que existem uma série de complicações.

Achei uma história incrível e bem sensível sobre relacionamentos. É bem reflexiva e muita coisa já encaixa no nosso mundo atual.

Ao mesmo tempo que abrange questões futuristas podemos ver que servem como uma interpretação do mundo como um todo. Já que temos cada dias mais pessoas como Alex que se isolam por conta da tecnologia.

É uma história que traz muito a se pensar. E estou ansioso para saber a continuação. Adorei e super indico.

Mayckson 22/02/2020

Não devíamos julgar um livro pela capa
Não devíamos julgar um livro pela capa, mas eu fiz isso até ler essa HQ. Aparentemente uma HQ futuristica deveria contar com cores mais claras (neon talvez) e com visuais tecnólogos, mas Alex + Ada, trás um visual retrô, aparentemente simples e casual.
Isso, não quer dizer que a historia não seja magnifica pois ela é. Poucas obras me dão tanta ansiedade em querer termina-las logo, e essa HQ me dava uma fome… pela sua feitura que meu cérebro ficava preocupado com a historia se não estivesse lendo-a.
Os dois personagens principais, Alex representa o jovem/adulto atual, que vive com problemas em relacionamentos, com tendências depressivas, estresse ou ansiedades. E Ada, representa a evolução tecnóloga das I.A. (Inteligência Artificial), e juntos esses dois personagens trazem uma nova abordagem social.
Até onde podemos chegar? Ou mesmo, até que ponto chegará nossas relações com as tecnologias?
Na série de desenhos Bob Esponja, temos um personagem (Plâncton) que é casado com seu computador (Karen Plankton.), essa representação até pouco tempo era caricatural e cômica.
Mas na atualidade, o assunto tem se tornado quase uma realidade, jovens estão preferindo ter que passar mais tempo a seus amores virtuais (computador, celular, video-games, web-namoradas(dos), etc…) que interagindo fisicamente com pessoas reais.
“Em 2019 o jovem japonês (que preferiu ser chamado de SAL9000), casou-se com a personagem Nene Anegasaki do game Love Plus, um jogo que simula encontros românticos.”
Fonte nos links*

Alex + Ada é um frame do futuro, uma possibilidade, seja ela boa ou má, como vamos trata-la vai depender do que o futuro nos espera.
Eu mesmo, vou amar ter uma X5.

site: Fonte: https://www.terra.com.br/diversao/games/japones-se-casa-com-personagem-de-videogame,5e39db5b8888a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

MiojoGeek 20/08/2019

Inteligência artificial. Esse tema nunca esteve tão presente como nos últimos tempos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A obsolescência dos postos de trabalho, a convivência homem/máquina, direitos humanos e robóticos, automação, integração corpo/máquina, senciência... temas que cada vez mais estamos sendo expostos, e se tornando cada vez mais real.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alex + Ada , é o primeiro volume de uma série de três hqs que foram publicadas no Brasil pela editora @geektopiaoficial . Alex vive sua rotina rodeado de aparatos tecnológicos, robô auxiliar de tarefas domésticas, carros autônomos, implantes neurais que lhe dão controle de sua casa e de seus gadgets, além de poder se comunicar “telepaticamente”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em seu aniversário, sua avó pra frentex, lhe presenteia de surpresa com um dos últimos modelos de androide, o Tanaka X5. Alex, relutante, convive um dia até que pede que o androide seja recolhido, porém, na última hora decide ficar com ela, e lhe nomeia Ada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na tentativa de aplacar um pouco a solidão, ele tenta conviver com Ada que não tem vontade própria, já que os últimos modelos que tiveram alguma autonomia acabaram assassinando diversos humanos, e além de descontinuados, foi o estopim para criação de uma lei de restrições a I.A.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cansado daquela situação, Alex decide procurar em fóruns, algo que de alguma forma mude a orientação original de Ada e lhe dê mais autonomia. Será que ele está preparado para lidar com um androide com vontades próprias? E quais as consequências disso? É o que você vai descobrir lendo essa hq.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Primeiro volume incrível. Se você curte Her, A.I, Westworld, O Homem Bicentenário e esses temas de drama com ficção essa hq é 10/10. O único ponto “negativo” da hq, são os desenhos que são um pouco preguiçosos com muitos quadros repetidos descaradamente. Nada disso tira o brilho dos excelentes diálogos e textos fluidos. Compra acertada ou um presente certeiro.

site: https://www.instagram.com/p/BybXdNgDaRj/