Sem Destino Bruna Longobucco

Resenhas - Sem Destino

Lu 28/05/2010

Infelizmente, só tive o prazer e a oportunidade de ler o livro “Sem destino”, mas a experiência foi tão gratificante que certamente lerei mais livros de sua autoria.
Sabem por quê?
Porque amei Sem Destino... Simples assim.
E também amei ter contato com a própria Bruna, que é uma pessoa super acessível e carismática. Inclusive, enviou-me um exemplar com uma linda dedicatória. (Tirem os olhos... esse é um de meus “intocáveis”!!)

No livro “Sem Destino”, de Bruna Longobucco, conhecemos a história de Helena e Tiago. Ainda que sejam duas pessoas completamente diferentes, têm uma coisa em comum: são loucos um pelo outro...

Desde pequena Helena sempre passava suas férias na fazenda Embalança, propriedade do seu avô materno, e onde o pai de Tiago trabalhava... Com o passar do tempo essa amizade de férias acabou se transformando em “algo mais”.
Lindoooooo, leiam que trecho tocante:

-Ô Lena, quanto tempo cê vai ficar na fazenda?
Animada,Helena voltou a atenção para Tiago.
-Minha mãe falou que desta vez vamos fica todo o período de férias.
- Uau! Vai ser demais!
- Mais pra mim. Afinal, vocêsempre tem a Ana pra brincar. Já eu, lá em casa não tenho ninguém.
- Não é a mesma coisa. Você éminha namorada, esqueceu?
- Não. Você contou pra maisalguém?
Tiago negou com a cabeça e Helana respiroualiviada.
- Sei que já temos onze anos,mas o vô não ia entender. Ele disse que eu só vou poder namorar quando crescere estiver formada.
- É... eu sei. A mãe tambémacha que eu preciso criar barba. Mas não me importo, gosto de você.
- Eu também!
- Posso fazer uma coisa?
- O quê?
A tendendo a um impulso,Tiago roçou levemente seus lábios nos de Helena.
Ela olhou assustada e eleriu.
- Agora é oficial. Só norosto não vale.
Helena pensou se deveria xingar ou não
- O que foi?! - perguntouTiago, agora preocupado se teria ido longe demais.
- Nada! Mas já que beijouminha boca, vai ter que se casar comigo. Promete?
- Prometo!

Ainda que Tiago tenha levado a promessa muito a sério, as reviravoltas do destino mudam a vida do casal completamente.
Aos dezesseis anos Helena perde o avô quem tanto ama,e sua mãe se suicida. Tanta tragédia para uma adolescente!
Obviamente sua vida sofre uma guinada total, pois ela perde sua base de sustentação: os entes mais queridos e conselheiros. Sem chão, Lena comete muitas idiotices, como terminar com seu amado, que fica com o coração despedaçado. Coitadinho! Ele até havia comprado alianças... E ela vai e faz uma coisa dessas!

Com o passar dos anos Lena acaba se torna uma rebelde sem limites, tomando certas atitudes que a deixam irritante aos olhos do leitor. Em contrapartida, Tiago é um homem de bem, que amadureceu depois da decepção que sofreu com Lena, a até noivou com Ana, amiga de infância de ambos e filha da governanta da fazenda.

Então, num belo dia...

Helena gosta muito de desafiar ao pai, e resolve levar alguns amigos - que não prestam – para a fazenda. Tantas atitudes desvairadas culminam num acidente. Pretendendo dar um basta em tantas sandices, o pai de Helena acaba por tomar uma atitude um tanto drástica: a deixa confinada na fazenda, sem dinheiro algum e vigiada por um segurança.

Otávio, o primo lindo e gostoso de Lena, vai para a fazenda e se encanta com Ana. Ele roubaa noiva de Tiago, que fica a ver navios...
Tadinho MESMO... o Tiago só se f****! (risos)

Mas há males que vêm para bem, como dizem por aí.
Eu explico: Helena se aproveita desse rompimento e começa a ter ideias de se casar com Tiago, e assim tomar as rédeas da fazenda que é sua por herança.

O mais impressionante é que Tiago aceita... E a vida desses dois começa a ser um amontoado de confusões e muito fogo.

Lena é uma mocinha nada típica: irritante, sem limites e toma atitudes que muitas vezes acaba prejudicando ainda mais sua vida.
Tiago é mandão e ciumento... Em suma: um típico macho alfa. Mas, com certeza, é um homem que merece um prêmio por aguentar Helena.

Houve momentos que senti ganas de gritar ao Tiago que mandasse Helena “catar coquinho”... Mas esse casal é tão lindo, que logo acabei me esquecendo das burradas dela e torci muito para um happy end.

Ah...!! Sem dar spoillers, mas no livro também há alguns mistérios envolvendo um acidente que Helena sofreu no passado(!!!)

Porque gostei tanto desse livro?

Bruna soube escrever uma mocinha que traz à tona os piores sentimentos de um ser humano. Helena é o personagem mais complexo que conheço, é irritante, chata, metida, egoísta, mal criada, fútil, etc... Mas ela acaba se tornando uma pessoa tão diferente! Na realidade, acaba resgatando o que sempre foi e só esteve camuflada a fim de provocar ao pai.

Recomendooooo!!
Não irão se arrepender, garanto.
E sabem o que ainda é melhor no livro? A história se passa em Minas Gerais, no lindo e maravilhoso estado onde euzinha moro.

Dri Ornellas 01/08/2010minha estante
Fiquei com vontade de ler.

Loraine 13/06/2010

Adorei!
Uma narrativa gostosa, que me prendeu a atenção e não me deixava largar o livro. Bruna criou personagens ricos e cheios de conflitos e dilemas, num cenário bonito e atraente. As descrições da fazenda Embalança, onde se passa maior parte da história, são muito agradáveis. Me senti atraída por aquele ambiente. Helena, a personagem principal, rebelde e muitas vezes prepotente, passa o tempo inteiro batendo de frente com Tiago, seu amor da infância, um rapaz teimoso, de temperamento forte e muita personalidade. Fiquei agoniada com tantos desencontros e desentendimentos e com o sofrimento do casal, muito bem relatado pela autora. Uma história que mostra o difícil processo de amadurecimento e o quanto vale a pena abandonarmos certos padrões de comportamento infantis e nos entregarmos ao que realmente importa na vida.

Bia 15/04/2020

Tão doce quanto queijo e goiabada
Bruna nos cerca com os costumes mineiros nesse livro, que traz personagens doces e inesquecíveis. É um romance tempestuoso, porém que traz a realidade para dentro do enredo.

Aninha 22/06/2010

Sobre Sem Destino =)

Helena, revoltada, desequilibrada emocionalmente falando, mais segura de si do que deveria, lhe mata de raiva ao mesmo tempo em que vc se pega admirando-a.
Meu Deus! Ela é uma cobra e uma presa ao mesmo tempo. Ao contrário de muitos romances que leio por aí, Helena não está à espera do homem perfeito que irá fazer de sua existência um mar de rosas. Mas o encontra, contudo, assim como acontece na vida, o cenário emocional não é perfeito. Muito menos as probabilidades. Entretanto, o leitor se encontra apaixonado por uma história maravilhosa, cativante, muitas vezes frustrante, mas que de tão real se torna inesquecível.
Longe de todos os componentes perfeitos de outros romances, as imperfeições tão humanas existentes nos personagens de Sem Destino o fazem mais completo. Mais tocante. Mais sincero. Afinal de contas, a mensagem que precisamos ouvir, acredito eu, é que contra tds as possibilidades, contra a psicologia e nossas origens, está o fato de que se é o que se escolhe pra si mesmo. O que se quer ser.
Foi o que vi em Sem Destino. O fato de que ser feliz custa uma escolha, confiança, amor e força pra passar por cima do que não te faz crescer, o que não te faz bem.
E quem leu sabe que, com um Tiago por perto, um amor forte como o deles, uma raiva e uma banana para o que é doloroso. É possivel, pra nós humanos imperfeitos, mortais de carne e osso, ser feliz e apaixonado. Ir contra o que acreditamos que é certo pra dar uma chance ao que não conhecemos de verdade. Aceitar e ajudar a tapar as frestas do outro pq tbm não somos completos, mas acima de tudo, acreditamos na evolução das pessoas.
Concluindo, o que mais gostei no romance foi isso, pq nós leitoras queremos sim finais felizes! Mas muito além disso, queremos acreditar que contra toda a imperfeição, o sentimento é mais nobre e supera qualquer barreira. Amo o sobrenatural, mas devo acrescentar que Sem Destino é mais real do que qualquer coisa que já li e me cativou profundamente. =)

ThaisTuresso 27/01/2010

Sem Destino

"Sem destino" conta a história de Helena uma moça mineira de 21 anos, que vive se envolvendo em escândalos que sempre terminam dando notícias nos jornais do Estado de Minas Gerais.
É vista por todos como uma moça mimada,imprudente,se meter em encrencas é o que sabe fazer...
Vive a desafiar o pai,um homem muito rico,ambicioso,dominador,que trata Helena friamente.Após um fim de semana na fazenda em Embalança,sua vida muda radicalmente e dia após dia seu passado vai sendo revelado,deixando-a ainda mais confusa e sem rumo.
Encontrar Tiago seu amor desde a infância a deixa muito abalada,qual será seus sentimentos por ele?
Um romance perfeito ,pra que gosta de finais felizes assim como eu,uma ótima
escolha,mas não será assim tão fácil para se ter o que espera, Helena passará por fortes emoções,sentimentos contraditórios e muitas reviravoltas...
No começo quando eu lia o livro confesso que não gostei da Helena,tão cheia de si e muito fria,mas a medida que o enredo ia passando as coisas mudam e vê se uma Helena amargurada,carente e muito diferente,nos faz acreditar deliberadamente que nem sempre a impressão que temos de uma pessoa é a que fica.
Descobertas,revelações e muitas surpresas te aguardam nesse romance doce e intrigante.

Trecho do livro:

"Talvez,estivesse à margem de seus pensamentos ou navegando no ressentimento da distância estabelecida.
Como antes,como ontem...
Até que o rio tocasse-lhe o corpo,a alma.Então,já não seriam dois.E aquele olhar primeiro,quiçá,permitisse-lhes um destino em comum."

Sumie 11/08/2010

Ótimo!!!
Ao ler o livro a minha reação com as atitudes de Helena era de raiva e compaixão.Raiva por ela ser tão cabeça dura em alguns momentos e compaixão por ser tão infantil em outros.O livro apesar de ser um romance,trata sobre muitos conflitos que enfrentamos seja na vida amorosa como na vida social.A trama da história é muito bem elaborada.Sem contar os personagens secundários que fazem o leitor ficar encantado como é o caso de Candinha,e outros que fazem o leitor odiar como é o caso de Liza,Íris entre outros...é uma história envolvente,que prende o leitor do inicio ao fim.E por último o sotaque mineiro que está presente no diálogo dos personagens,que não poderia faltar.

Filipe 06/02/2010

Sem Destino
O livro fala de reencontros, conflitos, relacionamento, traz um jeito mineiro de ser e reflete nossa capacidade de construir o futuro, enfim, determinar nosso destino.

Carol 21/04/2010

Envolvente! Amei
Sem Destino me prendeu do começo até a última página. Sem brincaderia, mergulhei de cabeça na história e tive que deixar um outro livro um pouco de lado. O romance de Leninha e Tiago me deixava ávida por mais, virando cada página com a curiosidade do que viria a seguir. E o livro não me desapontou em nenhum ponto.

O início do livro mostra um flashback nos levando ao tempo em que Helena, nossa protagonista, era apenas uma criança alegre indo visitar a fazenda de seu avô Altino, chamada Embalança. Nessa época sua mãe ainda era viva e a menina se divertia muito brincando com Tiago e Ana, filhos dos funcionários da fazenda. Helena e Tiago nutriam um amor inocente um pelo outro e diziam que íam se casar quando fossem mais velhos.

Infelizemente isso não acontece. De volta ao presente, Helena se transformou numa garota revoltada após a morte da mãe. Confusa, ela não consegue se lembrar do que aconteceu naquela noite fatídica. Seu pai a ignora e as únicas pessoas que pode contar são Célia, a governanta que se transformou numa espécie de mãe para ela, e sua amiga Íris. A ruiva a leva à festas e, se perdendo na bebida, Helena usa os escândalos que provoca para prejudicar o pai, Mauro.

Íris manipula Helena à realizar uma festa em Embalança, ela convida seus amigos e vão todos para lá. Como seu Altino já faleceu há algum tempo, eles são recepcionados pelos moradores da fazenda, Maria, Ântonio e Alcides que logo percebem que a Leninha que eles conheceram não é mais a mesma. Logo depois chegam Tiago e Ana e a notícia de que vão se casar deixa Helena abalada. Tiago não foi apenas um amor de infância? E porque parece que ele também ficou perturbado com a sua chegada?
Mais tarde, enquanto a festa acontecia ocorre um grave acidente que faz com que Mauro venha, furioso, atrás da filha e, não aguentando mais desaforos, decide que Helena ficará "de castigo" em Ebalança. Sem bebida, sem carro e com seguranças a viagiando, Helena não se conforma e começa a pensar numa forma de conseguir a posse de sua herança, a fazenda.

A história é muito boa! Adorei os personagens. Além dos que citei acima, me diverti muito com Candinha e o peão Rodrigo, e o sensato Otávio, primo de Helena.
Helena não mede esforços para ter o que deseja e Tiago é um peão que não consegue esquecer o passado. A teimosia e o orgulho dos dois dá ainda mais paixão a trama.

Recomendadíssimo!

Para ler esta e outras resenhas: www.openbookpage.blogspot.com

Bruna Britti 10/04/2010

Muito boa!

www.supremeromance.blogspot.com

Cada vez mais me surpreendo com nossos escritores brasileiros. É muito bom ter tido a oportunidade de ler “Sem Destino” da Bruna Longobucco, e ter me maravilhado com essa história.

Sem Destino se passa na fazenda Embelança, onde Helena adora desafiar o pai. Após uma rápida introdução sobre o amor de Helena e Tiago na infância, anos depois o livro nos mostra uma outra Helena. Mais velha, mas, ao mesmo tempo, mimada, rebelde, e que não mede esforços para conseguir o que quer.

Tiago é peão, trabalha na fazenda do pai de Helena e sente pela mulher que um dia ele havia amado. Então, para sua surpresa, ela lhe propõe casamento, pois assim teria caminho livre para mexer nos negócios da fazenda.

Alguém aqui lembrou de Diana Palmer? Sim, sim, como eu falei pra Bruninha ela é nossa Diana Palmer brasileira, hehe. No entanto, coloquem no livro da Bruna o dobro de paixão avassaladora e o triplo de discussões que acabam em beijos roubados... o resultado é a história maravilhosa de Tiago e Helena.

“-Cansei de lutar contra o que sinto. Não suporto mais dormir no quarto ao lado do seu e passar a noite em claro, me perguntando se também está acordada. Cansei de brigar quando tudo que quero é me perder no seu corpo. Estou morrendo por você, Helena... Precisei jogar meu orgulho no chão pra te procurar...”

Há também o pai, que não aceita que sua filha tenha se casado com um peão. Confesso que ele e a “melhor amiga” de Helena, a Íris (quem tem amigas como essa com certeza não precisa de inimigos =P ) tiveram o destino certo. Mais além, outros personagens maravilhosos também fazem parte da trama, como Candinha e Rodrigo. E as falas? Sotaques mineiros que praticamente podia ouvi-los na minha mente. Adorei!

Maíra Souza 19/06/2010

Daria um filme!
Bom, me admira muito duas pessoas que vivem em pé de guerra ficarem juntas. Ainda mais depois de tantas palavras sórdidas. Mas a história é boa. Um amor intenso que move montanhas... Livro daqueles que a gente começa a ler e não quer mais parar. Acho que daria um filme muito bom! =)

Brina 03/05/2010

Adorei o Livro.
É uma história com muito romance, algumas intrigas, mistérios...
Acompanhar as mudanças de comportamento e de vida que a Helena e o Thiago tiveram ao longo da história foi muito inspirador.
Mostrou que com o amor e a força de vontade podemos ir longe.

Dominique 30/05/2010

Helena é uma jovem rebelde, frustada e simplesmente infeliz com a vida que leva, porém, não percebe nada disso, pois seus olhos são totalmente vendados para o ódio enorme que sente de seu pai e tudo o que faz é para irritá-lo. Na infância, foi uma menina doce e alegre, amada e mimada pelo avô coruja e pela mãe, que apesar da depressão, amava-a muito. Além de sua família, tinha o amor e carinho de Tiago, um menino por quem era apaixonada desde sempre e que morava na fazenda do seu avô. Quando ambos morrem, sua vida desmorona e começa sua jornada rumo ao abismo da vulgaridade e dos excessos da noite. Logo, Helena terá que entender que é difícil amadurecer e que para crescer e ser feliz terá que abandonar de lado seu ódio por seu pai.

Por dois dias, eu não consegui largar esse livro. Simplesmente, ele me envolveu e com sua narrativa deliciosa da Bruna, eu me enverendei por Embalança (Fazenda do Avô da Helena) e curti muito tudo o que ocorreu naquela cidade de interior. O romance entre Helena e Tiago me deixou frustada em diversos momentos, pois quando eu pensava que iria engrenar o relacionamento, um dos dois recuava. Dava vontade de bater nos dois. Ahhhh, a noite em que eles dormem juntos pela primeira vez foi minha parte preferida, pois foi o momento em que fiquei muitoooo surpresa.

Somente não entendi as motivações do pai de Helena, para agir da forma que agia. As motivações de Helena foram claramente explicadas, mas as dele não.

Enfim, Bruna consegue construir muito bem a personalidade de cada personagem e gostei da forma como ela desenvolveu o amadurecimento de Helena, que diga-se de passagem, foi bem gradativo, mas para uma pessoa que errou tanto, uma mudança súbita jogaria por terra todo o trabalho.

Cassie 06/05/2010

Sem Destino
Amei “Sem Destino”! A história nos surpreende do início ao fim. O romance aborda conflitos que todas nós experimentamos em certa fase da vida. Além disso, a descrição de Embalança me fez sonhar... E acho que nem preciso dizer o quanto gosto do estilo da Bruna!

Leninha Sempre Romântica 24/07/2010

Uma infãncia feliz, amigos para a vida toda, um amor inocente... E de repente tudo muda, e a menina doce se torna uma rebelde sem causa, ou com causa, já que conviver com um pai terrível transforma sua vida num duelo constante.
Um segredo escondido no fundo de uma memória bloqueada faz da vida de Leninha(adorei ela se chamar Leninha) uma nebulosa.
Tiago amou helena desde a infância, então do nada ela mudou de atitude e o largou, quebrando seu coração e destruindo sua confiança.
Entre trancos e barranco esse livro me fez viajar, e não consegui largar enquanto não terminei!
Super interessante, envolvente, cheio de brigas e confusões, e reconciliações e brigas e... Adorei! kkkk
A autora consegue manter um enredo que vai te levando para dentro do livro de tal maneira que eu suei as mãos, só largava o livro quando ia tomar água, kkkk.
Realmente não lia algo do gênero e que me interessasse tanto a muito tempo.
Personagens bens escritos, cada um com seus medos e segredos que você vai desvendando no desenrolar ou enrolar da história.
Bruna foi de uma maestria na escrita desse belo livro, me encantou, me surpreendeu, me cativou, amei!
Queria que todos os livros que ganho, compro, fossem de uma talento igual esse , assim creia, não ficaria tanto tempo na net, leria bem mais!

Nota 10 com louvor!

LHokari 25/12/2017

Gostei
Gostei quando li. Não recomendo ler em uma sentada, alguns momentos parecem arrastados. Mas a história é envolvente, algumas coisas pareceram meio irreais e me incomodaram na hora, mas olhando o todo é possível ignorar. Gosto em especial da evolução dos protagonistas - eu adoro um romance complicado e este livros nos oferece isso!