Poesias reunidas

Poesias reunidas Oswald de Andrade

Resenhas -

mzuli4n 11/10/2022

Eu adorei
Eu gostei muito, como eu sempre falo eu tenho uma paixão gigantesca por livros de poesia, ele é muito bom vale muito apena ler recomendo.

Serena12 15/10/2022

Porque o choro do pobre é alto
tá, não sou acostumada a ler esse tipo de livro. Li, e gostei de algumas coisas. Achei um pouco difícil a interpretação, por isso demorei horrores p ler. Mas muito impactante as poesias. Quando ele fala:
"Vou teus irmãos convocar João, pracinha do Norte Pedro, pracinha do Sul Antônio, de Mato Grosso Ricardo, da Paraíba Francisco, do Ceará Negro do cais da Bahia Mineiro de Sabará Ofereço-te quarenta e quatro milhões Novecentos e noventa e nove mil Novecentos e noventa e nove irmãos Que mais tu queres, brasileiro?"

O QUE MAIS TU QUERES, brasileiro?

Adriana Scarpin 26/08/2017

Poesia revolucionária, tanto no sentido estético como no fato de Oswald ser um voraz representante da esquerda, esta edição é aparentemente é a mais completa a divulgar sua lírica e que aqui é belamente cortejada por um estupendo texto de Haroldo de Campos que faz exalar ainda mais a perspícácia oswaldiana.

cherry.pie 16/11/2023

Considerado por Mário de Andrade como o mais curioso talvez dos modernistas brasileiros", Oswald de Andrade deixou uma marca definitiva na literatura brasileira, graças à sua verve e ao seu estilo profundamente inventivo. Este volume de Poesias reunidas inclui ainda 22 poemas inéditos e farta fortuna crítica, além das ilustrações originais de Tarsila do Amaral, Lasar Segall e do próprio Oswald. Marcados pelos cortes rápidos, telegráficos, os versos se apropriam das técnicas de montagem das artes plásticas e do cinema. O resultado desse processo é uma obra transgressora que influenciou profundamente não só a literatura do país, mas também as artes visuais, a filosofia, a antropologia e os estudos culturais.

Freddy Bacus 02/03/2024

Aprendiz de poesia
Quando Oswald acerta, ele acerta em cheio, majestosamente. Mas em muitos outros momentos sinto que se perde muito...
Sobre Pau-Brasil, é de uma relevância que me sinto incapaz de poder comentar sobre essa obra...
Mas o que mais me agradou nessa coletânea foi o Caderno de aluno de poesia Oswald de Andrade, fabuloso, completo, irônico, bonito e engraçado, sem contar as ilustrações maravilhosas.
Enfim, Oswald é muito versátil, ele consegue estar onde ele quer estar, e na poesia não erra nisso... Sua relevância é sinistra, o maior modernista do mundo. É um clássico e um marco, viva o antropófago!

driesvansteen 25/03/2024

Mister Pauzão-Brasil
Descobri: não sou oswaldiano, oswaldista. Especialmente depois de ler essa semana sobre a coluna dele humilhando a feminilidade do Mário de Andrade. ?Miss Macunaíma?? Enfim. Mesmo separando a arte do artista: deste livrão só gostei dos poemas curtinhos, ágeis, pílulas. Esses, sim, muito bons, engraçados. De resto, to fora.