Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia do Oprimido

cuauthemoc.nasser 14/04/2023

Superestimado?
A proposta do livro é discutir o modelo de educação utilizado no Brasil da década de 1970: orientado para a manutenção da opressão da classe trabalhadora no país. Além disso, explicita as bases da filosofia do autor, explica a luta de classes na nossa sociedade e outros pormenores, até aí o livro é ótimo.

Porém, o livro foi escrito de uma forma complicada. As construções não são fáceis de se acompanhar e recorrentemente o autor é redundante. Parece que, para entendermos, seja preciso dizer a mesma coisa dezenas de vezes, embora a leitura não seja facilitada durante essas repetições.

O autor também utiliza muitos conceitos e ideias subjetivas e pouquíssimas ilustrações práticas do que está tentando dizer.

Por fim, o rebuliço por trás da obra é muito maior do que seu conteúdo. Embora tenha sido a sua primeira obra, esta me parece uma leitura intermediária: onde se tenta teorizar mais, criar novos conceitos e com pouca preocupação à explicação prática. Provavelmente existe alguma obra dele que seja mais palatável ao leitor leigo.

Sarah.Cristina 04/04/2023

Pedagogia como prática de liberdade
Eu fui otária de achar que conseguiria ler esse livro inteiro, então eu assumo que só li a metade do livro e ficou faltando o resto, eu tentei muito terminar esse livro, mas não consegui o porque eu não terminei é muito simples, o livro repete muito as mesmas coisas e é muito maçante, Paulo Freire foi um pedagogo incrível, ele tinha uma visão de como a pedagogia devia ser que é impecável e ele foi muito importante para a tendência pedagógica libertadora.
Mas o livro em si é muito bom, mas tem momentos que ele repete muito e chove muito no molhado, talvez um dia eu termine de ler, mas agora eu não vou me forçar a ler esse livro, além do mais eu comecei agora a faculdade de pedagogia.

Sha 02/02/2023

Amar é um ato de coragem
Patrono da nossa educação ??
Paulo Freire mostra nesse livro o amor que ele sentia pelas pessoas, e, mais ainda, pela liberdade delas!
Senti muito amor nas suas palavras e na forma de escrita, bem didática pra um livro de 1968; qualquer um consegue facilmente entender sua obra. Não é à toa que se tornou Patrono da Educação Brasileira.

Matheus 30/01/2023

Um livro para aprender a amar.
Este livro serve não apenas para educadores, no sentido em que estamos acostumados: pessoas que cursaram licenciatura. Mas serve para todos aqueles que desejam se conhecer enquanto homens do mundo com o mundo. Esse livro não só é sobre uma teoria de ação educadora do educador para o educando, mas também do educador para o educador e do educando para o educando.
"Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar." FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.
emilly572 01/02/2023minha estante
nao entendi, sou de exatas

Alessandra 30/01/2023

Tema gerador
?Não podemos esquecer que a libertação dos oprimidos é libertação de homens e não de coisas.?

?Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.?

A partir dessa leitura, consegui compreender internamente a questão da educação bancária e a opressão consequente disso. Paulo freire não é conhecido mundialmente não é atoa.

Ótima leitura. Uma referência muito importante para práticas escolares e para além.

Ana C 23/01/2023

Educação e liberdade
Paulo Freire, provavelmente o maior educador brasileiro de todos os tempos, na década de 1960, já defende uma mudança radical na educação: que professores e alunos aprendam juntos.
De uma forma muito didática, o autor mostra como a educação é um instrumento essencial na libertação dos homens oprimidos. Defende que, através do aprendizado mútuo, baseado no diálogo, é possível construir conhecimento de verdade, conhecimento que move e promove mudanças.
Ressalta a importância da valorização das experiências dos indivíduos no processo de aprendizagem e destaca que, sem consciência, união e diálogo, não haverá mudanças na sociedade e os explorados continuarão sendo explorados até o fim dos tempos.
Paulo Freire demonstra ser, acima de tudo, um ser humano sensível que acredita no povo, no amor e em tempos melhores. Recomendo para todos aqueles que, assim como Paulo, buscam meios de fazer a diferença e acreditam nos homens.

Maria11408 09/01/2023

Eu vou ser sua professora favorita
E não é por acaso que isso acontece. Eu vou ser sua melhor professora, pelo simples fato de te enxergar como um ser humano.

Não há como explicar como a palavra de Freire se mantém tão sólida na sociedade educacional brasileira, é tangível.

Freire, é um querido, viu? Você olha só o sumário do livro e já fica: porrãn..

Sidney 19/12/2022

Uma educação libertadora
Não sou da área da pedagogia então não tenho autoridade para comentar de forma mais técnica. Mas mesmo assim o livro me ajudou muito a compreender o que deve ser um sistema de educação voltado para a libertação e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Muito diferente do atual sistema que apenas prepara peças para as engrenagens do capitalismo.

Sira Borges 02/12/2022

Pedagogia do oprimido
Como um livro escrito no século passado pode ser tão atual e necessário nos dias de hoje???? Uma leitura difícil, uma linguagem, pra mim, às vezes rebuscada demais... mas os conceitos desenvolvidos nesse ensaio são tão importantes, que tive que ler muito devagar pra absorver o máximo que pude.

Hanna 10/11/2022

Leitura fundamental
Um apanhado do que são os esquemas sociais em diversos lugares do mundo independente da economia que tem.
Um livro antigo e extremamente atual.
A escrita é densa e não é uma leitura fácil, ainda assim é muito bom e acho que todo mundo deveria ler para fazer essa reflexão.

romulorocha 09/11/2022

Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire 10/10
Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Em A pedagogia do oprimido Freire inaugura não apenas uma nova forma de pedagogia, mas caminhos para o processo de conscientização e construção de saberes através da coletividade. O livro reúne uma espécie de resumo de mais de duas décadas de vivências do autor com a educação, sobretudo, com as classes oprimidas social e culturalmente. Nele, o autor tece críticas sobre o modelo até então hegemônico de ensino, o qual chama de modelo bancário, onde o aluno é apenas um depósito de informações, e quem as deposita é sempre a figura de um opressor. Para freire o processo de libertação na educação acontece quando o aluno é protagonista e co-laborador do processo do saber. Pedagogia do oprimido é uma tentativa do autor sobre caminhos possíveis (e inadiáveis) sobre como este processo de co-laboração (e libertação também) na educação pode acontecer.

Pedagogia do oprimido é um livro incrível. Infelizmente levei mais de 30 anos para lê-lo e me arrependo profundamente. Eu não sei explicar ao certo o que me fez relutar tanto em lê-lo. Não sei se pelo preconceito gerado pelo seu caráter político (por ser tido como um livro comunista) ou pelo seu caráter filosófico (por achar que seria um livro complicado de entender). E preciso desmistificar isso nesta resenha, porque o livro de longe é sobre comunismo e mais de longe ainda é um livro difícil de se entender. Pedagogia do oprimido facilmente poderia ser um livro didático de ensino médio.

Trechos do livro:
--Não há homem absolutamente inculto: o homem “hominiza-se” expressando, dizendo o seu mundo.
-- Na verdade, porém, não é a conscientização que pode levar o povo a “fanatismos destrutivos”. Pelo contrário, a conscientização, que lhe possibilita inserir-se no processo histórico, como sujeito, evita os fanatismos e o inscreve na busca de sua afirmação.
-- Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também.
-- O homem dialógico tem fé nos homens antes de encontrar-se frente a frente com eles.

#resenhasdoromulo
#literaturabrasileira
#paulofreire
#pedagogiadooprimido

Luzia 16/10/2022

Uma leitura necessária.
Um livro que nos leva a refletir sobre o dominio da cultura, do trabalho e da vida. Reflete uma tentativa de alienação da humanidade. Apesar de possuir uma liguagem um pouco complexa é uma leitura importante para jovens e adultos.

M Ferreira 09/10/2022

Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, deixou um legado imenso de conhecimentos, reflexões e propostas de processos educativos que sirvam para promover a emancipação e a liberdade dos indivíduos.

Nesta obra, uma das mais conhecidas e comentadas, o autor nos propõe diversas reflexões sobre as dinâmicas sociais entre opressores e oprimidos, como essa relação é formada e quais os fatores que a mantém.

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira, "Justificativa da pedagogia do oprimido", somos apresentados aos conceitos de oprimidos e opressores, bem como as situações sociais que criam cada um desses papeis.

A segunda parte apresenta um conceito bastante conhecido, "a concepção 'bancária' da educação como instrumento da opressão". Nesse capítulo, Freire aborda a educação bancária, na qual os educadores apenas depositam informações nos educandos, como forma de manter a dinâmica social da opressão.

Como solução para isso, o terceiro capítulo apresenta "a dialogicidade: essência da educação como prática da liberdade". Defendendo que apenas o diálogo, ou seja, a comunicação entre educadores e educandos, de forma horizontal, é capaz de promover uma educação libertadora.

Por fim, o autor aprofunda as reflexões sobre o diálogo, apresentando as diferenças entre a teoria antidialógica, que mantém a opressão, por meio do desestímulo ao pensamento crítico, e a teoria dialógica, que fomenta nos indivíduos os processos de consciência crítica e pensamento sobre a realidade.

Esta é uma obra bastante teórica e densa, mas que nos convida a refletir sobre aspectos políticos, sociais e educativos da nossa sociedade, tendo em vista a conscientização das dinâmicas opressoras presentes no nosso cotidiano e os meios pelas quais podemos superá-las.

Mila 01/10/2022

A pedagogia do Oprimido
Freire traz nessa obra reflexões sobre o sistema educacional bancário, de esta ali só depositando conteúdo nos alunos e o não fazer seres críticos. Ele fala do sonho do oprimido é ser o opressor, quando esse consegue sai de sua posição de oprimido se tornar opressor.