O sonho de Mendeleiev

O sonho de Mendeleiev Paul Strathern

Resenhas - O Sonho de Mendeleiev

Marina 29/03/2011

Dorminhoco ou visionário?
“O sonho de Mendeleiev” possui como missão a difícil tarefa de tornar atraente uma das mais complexas áreas do conhecimento: a química.
Partindo das conclusões filosóficas na Grécia Antiga, passando pela magia da alquimia, chegando aos renomados cientistas e às descobertas mais recentes, Paul Strathern simplesmente conseguiu traçar toda a trajetória da evolução da química, com o detalhe de produzir uma biografia dos mais importantes personagens citados, além de esboçar o retrato da sociedade em que eles viviam.
Em meio a tantos personagens ilustres- Giordano Bruno, Galileu Galilei, Johann Becher, Robert Boyle e Antoine Lavoisier- Dmitri Mendeleiev por pouco não se torna um coadjuvante, já que ele é citado basicamente no início e no fim da obra.
Mas não é por acaso que seu nome renderia o título de um livro. Mendeleiev conseguiu deduzir o que nenhuma outra pessoa conseguira até então, ele “colocou ordem no caos”, “montou um quebra cabeça”, organizou de maneira sistemática aquilo que é responsável pela constituição da matéria: os elementos químicos.
Com a sua Tabela Periódica, Mendeleiev forneceu para a química um alicerce em que toda uma ciência poderia agora se basear, e prosseguir com mais credibilidade.
Do título da obra, constata-se com a leitura que a proeza de Mendeleiev se concretizou após um sonho revelador que ele teve, fato que nunca saberemos se é verídico. Contudo, pode-se inferir outra interpretação: a palavra “sonho” também pode figurar no sentido de aspiração, desejo, objetivo, meta. Por essa perspectiva, se analisarmos minuciosamente a obra, perceberemos que Mendeleiev era sim um visionário, pois buscou incansavelmente a resposta para o enigma dos elementos antes de cair no suposto sono, e mais ainda, nas palavras do próprio Paul Strathern, Mendeleiev “especulou que, em séculos futuros, sua Tabela Periódica poderia talvez indicar as origens do universo”...
Sendo dorminhoco ou visionário, a verdade é que Mendeleiev mudou o rumo da ciência depois de sua descoberta, e muitas dessas mudanças podem ser vivenciadas no nosso dia a dia. Entretanto, para desbravar tudo o que ocorreu para que chegássemos até aqui, a obra “O sonho de Mendeleiev” se encarrega de nos levar aos primórdios da ciência: é uma viagem ao fascinante mundo das descobertas humanas.
Souza 14/04/2022minha estante
Nossa sua postagem tem 11 anos heheheh como o tempo passa né... falar nisso sou apaixonado por Química só não sou bom em cálculo mas...

Kiki 15/12/2022

Construção do conhecimento científico
"Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente numa folha de papel."

A história da construção do conhecimento científico sempre me fascina. Alguns episódios são tão emocionantes que parecem roteiro de filme.

daia 25/06/2020

O Sonho de Mendeleiev
Ótimo!! Uma leitura de simples compreensão para os amantes da ciência ?

Pablo Paz 17/01/2023

A verdadeira história da Química.
Este livro foi minha última leitura do ano passado (2022). Vi-o na lista de livros recomendados por Bill Gates, uma pessoa que admiro muito, e comprei. Belíssimo. Numa época em que a física e a biologia estavam praticamente sistematizadas, faltava à grande irmã dessas ciências naturais, a química, alguém que fizesse por ela o mesmo que Isaac Newton e Charles Darwin fizeram em suas áreas. Foi o russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), por intermédio de um sonho, quem teve a grande ideia da tabela periódica.

Livro que devia ser lido por todos, mas especialmente por jovens do primeiro ano do ensino médio, antes ou durante o início do aprendizado da disciplina. A disciplina escolar Química ficaria não só muito mais interessante, como, principalmente, faria sentido para os alunos, ainda mais se levarmos em conta que a maioria das escolas mal possuem um laboratório decente como recurso didático..

Levizin 18/04/2022

Completo!
Descrições de experimentos, evolução de raciocínios, explicação de contextos históricos, disputas por reconhecimento, curiosidades pessoais dos cientistas, frases lendárias... de tudo um pouco "O sonho de Mendeleiev" possuí com uma linguagem acessível a qualquer um que tenha feito o ensino médio e tenha curiosidade sobre a evolução da química, sem deixar de lado, é claro, o cuidado com a responsabilidade científica, apresentando as referências para àqueles que quiserem aprofundar um pouco mais.

Shin 27/04/2020

Dispensável
O grande problema do livro é a inserção de inúmeros preconceitos e juízos de valor do autor sobre a história da ciência. Atrapalhou completamente a minha leitura, incomodando-me ao máximo. Felizmente há outros meios de conhecer mais sobre a Química do que por meio desse livro. Ainda bem!

Kathe 02/01/2021

Além da ênfase na evolução do conhecimento químico, destaca também o contexto histórico dos períodos em que as teorias e experimentos foram desenvolvidos, bem como relatos da vida dos cientistas. É interessante também pois o autor teve o cuidado de citar a evolução como um processo de construção lento, que dependeu de diversas pequenas contribuições. Isto é muito importante pois aproxima o leitor da ciência, uma vez que os pensadores não são colocados em pedestais de gênios que desenvolveram suas teorias a partir do zero.

Gabriella441 07/05/2023

Sonho
O Sonho de Mendeleiv é um presente para os amantes de Química e História. O livro retrata a história da Química desde os tempos antes de Cristo, e seus avanços ao longo dos anos, principais Químicos até Mendeleiv e a descoberta da Tabela Periódica. Indico a leitura tanto para quem, assim como eu, ama a Química, mas também para aqueles que não amam terem a oportunidade de se apaixonarem pela maior e melhor das disciplinas! ?

Eabdss 02/05/2017

Uma jornada épica pelos avanços da ciência
A obra nos faz entender como chegamos a este ponto da tecnologia e do entendimento do mundo em que vivemos. Heróis ocultos que deram a vida por um pequeno passo rumo a uma nova pista. Achei que trataria apenas de Mendeleiev e me assombrei com a riqueza histórica em um texto leve como hidrogênio.

alvaro_becker 13/05/2019

Historia da quimica
O livro divaga um pouco apresentando a evolução da química e traça alguns paralelos com o estado da arte das outras ciências em diversas épocas, mas é um livro muito agradável e que descreve em termos populares o trabalho de Mendeleiev e a tabela periódica.
Contém também muitas fontes ao final para aqueles que desejarem um aprofundamento do assunto

Rod 06/03/2021

O bom livro sobre Ciências
Gostei do livro. Começou meio devagar e foi melhorando mais do meio para frente. Várias figuras históricas da Ciência são citadas com as sua contribuições para a Ciência (não apenas para Química que só vai surgir mas para frente e culminando na origem da tabela periódica).

Marina Costa 27/11/2022

O Sonho de Mendeleïev
O tipo de livro obrigatório pra todo estudante de química.
Muito interessante saber a história de como tudo começou.