Phronus

Phronus Lucas Nangi

Resenhas - Phronus

Marcos 01/11/2020

Mais que um livro, uma canção.
História fantástica, criativa, uma canção que é cantada por cada um dos personagens com suas escolhas e seus erros, criando uma história que uma hora te desespera e em outro momento te alimenta de esperança. O autor costura de forma magistral esse mosaico de caos e ordem. Super recomendado!

Ana Paula Sesterheim 18/10/2017

Um dos melhores livros de fantasia que já li!
Hoje trago a resenha de um dos melhores livros de fantasia medieval que já li: Phronus- A Canção da Ruína dos Mundos.
O livro é divido em 4 partes, cada uma falando sobre uma geração da família.
Na primeira parte temos o rei Magnus I ou simplesmente Phronus Celestial, que passa a ser conhecido por conta da batalha entre seu exército e o de Dusthar, um terrível demônio, que possui grandes poderes e quer dominar o mundo. Magnus I acaba ganhando e prende sua grande inimiga com exito, assim estabelecendo a paz em seu reino mas, pouco tempo depois, ele nota que não tem herdeiros e precisa mudar isso, o que o faz aparecer com dois bebês meses depois: Algol e Altair. Obviamente, o povo fica sem entender já que seu rei não tem uma esposa, mas aceitam seus filhos rapidamente.

Quando seu pai parte, Algol torna-se rei, mudando seu nome para Magnus II, e Altair decide que trabalhará pelo bem do reino, um viajante em busca de forças obscuras que possam abalar a paz de Talar. Não muito tempo depois, os irmãos descobrem que Dushtar está de volta e com um exército poderoso, o que os faz contar com a ajuda de outros povos, inclusive os Morthus, que sempre se mantiveram neutros ao que acontecia nos outros reinos.

Ao fim da batalha temos grandes perdas e não muitos ganhos, já que Dushtar praticamente vence a batalha, mas Altair e Magnus II se casam e tem filhos, tendo uma vida plena e cheia de felicidade. Na segunda parte do livros podemos conhecer melhor os herdeiros, que são: Paska e Bento, filhos de Altar e Arthoron e Orion, filhos de Magnus II. Aqui, podemos notar personalidades bem diferentes dos personagens anteriores, tendo até mesmo certas rixas, porém, tudo piora quando Dushtar passa a seguir os passos dos herdeiros. Seriam eles capazes de finalmente acabar a guerra que dura tantos anos?

Bem, como vocês notaram não falei nada sobre a terceira e quarta parte, mas há um motivo: alguns acontecimentos na segunda geração levarão a fatos decisivos, que serão muito importantes na trama (tanto que a segunda parte se chama traição e revelação).

Sabe aquele livro que você acha que vai ser bom, mas acaba sendo extraordinário? É o caso desse livro! O autor criou um mundo rico em detalhes, personagens marcantes e uma história envolvente. Confesso que fiquei com um pé atrás ao saber que o livro tem mais de 600 páginas, achei que seria uma leitura cansativa, mas muito pelo contrário.

A escrita é em terceira pessoa, sendo uma surpresa o fato de eu ter gostado já que nunca gostei de livros com esse tipo de narração. Também há uma boa descrição das cenas e fatos, facilitando a leitura, mas nada cansativo.

Não há muito o que falar dos personagens, já que são muitos, mas os que mais gostei foram Altair e Phronus II, devido às suas personalidades.

Em relação à diagramação do livro, é simples; a fonte é agradável aos olhos e no final podemos contar com um mapa, que achei bem bacana para podermos nos localizar.
Outra coisa que gostei bastante foi a criação de Talar, que se deve à cinco aves. Deixo aqui para vocês um trecho:

_ Diz a lenda que as cinco aves sagradas foram as construtoras de Talar. elétrus, Kiano, Niix, Kuartus e Feity.
_ Luz, Trevas, Vida e Morte.- murmurou Azoh. - Mas nunca entendi o significado desta última.
_ Fortuna. - Respondeu Altair. - Foi isto que meu pai me ensinou. Feity está relacionado à sorte, harmonia e equilíbrio. Mas também pode ser criadora do caos e da discórdia.

Enfim, foi uma leitura incrivelmente agradável, acabou entrando pros meus favoritos. Recomendo muito para quem curte fantasia.

site: http://www.cantinhogeek.com/2017/08/resenha-phronus-cancao-da-ruina-dos.html

Fabiana Nichelli 02/11/2020

Deixou saudade…
Deixou saudade…
Phronus é uma daquelas histórias em que se entra e não quer sair. Recheada de guerras, intrigas e amores que seriam, com certeza, cantados pelos grandes trovadores, mas ao invés disso “A Canção da Ruína dos Mundos” é cantada pelos próprios personagens, onde cada um deixa seu acorde para o bem ou para o mal.
Magia, caos, esperança, dor e morte se misturam no campo de batalha.
Recomendadíssimo!

Augusto Souza 16/10/2021

Viciante
Pra quem gosta desse mundo épico, de aventura e ação vai se amarrar demais nessa obra. É uma história que te prende o tempo todo. Eu curti demais esse livro e recomendo muito!!