Os Maias

Os Maias Eça de Queiroz

Resenhas - Os Maias

Nicolas27 24/02/2023

Livro extraordinário, recheado de surpresas - principalmente nos capítulos finais -, não é atoa que existe uma novela baseada na obra. Confesso que comecei a ler com um pouco de preconceito devido a uma experiência minha com outra obra do Eça de Queiroz (A Relíquia), que foi desanimadora nos capítulos intermediários. Entretanto, Os Maias é delicioso do início ao fim, que habilidade de descrever a nobreza portuguesa, as relações sociais, as traições, a falsidade, os desejos; sem dúvidas uma obra que te afunda no lodo de Lisboa e, ao mesmo tempo, te faz viver como um nobre.

Patrícia.Bilibio 23/02/2023

Um belíssimo livro, com personagens das mais cativantes. Submersa fiquei em Portugal no século XIX. Dedico os mais fervorosos aplausos para este clássico.

vicniro 07/02/2023

Uma grande fofoca
Primeiro de tudo, eu gostei bastante do livro e da história, mas achei um pouco cansativo de ler e algumas frases parecia que eu estava lendo em outra língua porque não entendi nada e as vezes eu me perdia em quem era qual personagem, o que ajudou muito essa edição do Clube de Literatura Clássica por no final ter uma lista com uma breve explicação de cada um deles!

Avancei bem rápido a primeira parte do livro. Estava realmente encantada com a história apesar de algumas partes terem a escrita mais difícil, como eu já disse. Depois parece que o livro ficou meio arrastado, cansativo. Apesar de eu adorar uma boa fofoca e a forma que o livro conta a história dos personagens parecer uma grande fofoca da época, acredito que algumas partes se estenderam mais do que o necessário e isso o deixou meio cansativo. Eu entendo que o autor queria mostrar a realidade da época e tudo mais, mas alguns trechos pareceram que não ia levar a lugar nenhum (e alguns realmente não levaram).

A história é muito boa e chegou no final eu tinha algumas alternativas do que eu achava que poderia acontecer. Achei que o Carlos seria um personagem mais interessante, mas depois a vida dele ficou baseado em mulheres, basicamente. Ele ser médico só ajudou ele a se aproximar das mulheres que ele tinha interesse e mais nada.

Enfim, acho que vale a leitura de qualquer forma. Mas acho que pra isso é bom a pessoa ir preparada.

Bia 31/01/2023

Amo a escrita do Eça de Queiroz, mesmo (talvez principalmente) durante as descrições, que são muitas. Então se isso não é a sua praia, é melhor fugir do livro. Os personagens também são muito bem construídos, todos cheios de defeitos e representando o que de há de "pior" no comportamento humano. Isso de acordo com o autor, é claro. Vou panfletar a escrita do Eça mais uma vez porque acho incrível! Além de ser demasiado poético, o autor nos coloca dentro da narrativa de tal maneira que até parece que somos um dos personagens. O único detalhe que me desagradou foi que o livro poderia ter umas 400 páginas a menos. Muitas passagens repetitivas e desnecessárias, que não acrescentaram em nada na história.

Bruno 14/01/2023

Sinceramente, estava com um pouco de medo desse livro hahaha
?O Primo Basílio?, também do Eça, tem uma narrativa bem arrastada, com muuuuito descritivismo, e a ação mesmo, só do meio do livro pra frente. Mas aqui, em ?Os Maias?, a história já conquista logo de início. Um livro de muitas reviravoltas sendo a última então? (sem spoilers)
Na edição que li, não haviam notas de rodapé. Assim, para muitas citações em francês no livro, tive que ficar jogando no tradutor haha

Teixeira 06/01/2023

Os Maias - Um encanto cheio de emoções
O que dizer? 10/10! Opinião controversa? Talvez... Mas o livro é bom!!

Desde o início da leitura que não consegui largar! Li tudo, até mesmo todas as descrições e pormenores!!

Lia para saber logo o que ía acontecer de seguida!

Tenho que admitir que, para quem não é o maior fã de leituras, este livro foi super interessante! Conseguia me inserir na narrativa, sentir tudo à flor da pele!

Admito que chorei duas vezes em duas situações bem específicas (que não vou mencionar para quem não leu)!

Ignorem todos os comentários e leiam! Não se vão arrepender.

Adriana1161 29/11/2022

Decadência e maldição
Livro escrito no fim do século XIX, retrata uma época de transição, de decadência da burguesia, predominância do Realismo.
Descritivo.
Crônica da vida cotidiana e social.
Crítica social, Realismo descritivo, Naturalismo. Movimento realista sendo abordado dentro da própria obra.
Críticas políticas.
Transição romantismo/realismo.
Descrição da cena sociocultural de Lisboa no fim do século XIX.
Decadência da sociedade portuguesa. "Inferioridade" lusitana.
Decadência da burguesia.
Discussões sobre arte, cultura, política.
Personagens marcados pela inércia, pelo diletantismo e pela total incapacidade de realização de seus planos. Oblómovs!
O livro tem algumas partes morosas, mas é uma grande obra, retrata de tudo um pouco! O autor consegue como fazer um resumo de tudo que se passava à época, com ironia, sátira a si mesmo, e à sociedade.
Personagens: Afonso, Pedro, Carlos, Maria Monforte, Maria Eduarda, Ega, Dâmaso, Vilaça e muitos outros
Local: Lisboa - 1875
@driperini

Isabela 28/11/2022

Eu sou suspeita pra falar pq eu amo essa história. É um livro muito bom, com uma história surpreendente e chocante

Maia 20/11/2022

tesouro nacional
"Os Maias" obra de Eça de Queiroz é, devidamente, considerada um tesouro nacional. Depois da devida leitura posso afirmar que é merecido o título. Embora um bocado enfadonho em partes foi um livro muito bom tanto em termos de crítica à sociedade burguesa de Portugal do século XIX tanto em termos do vocabulário tão rico presente em toda a obra. Realmente um ótimo livro.

Viiii1 15/11/2022

Que livro incrível!
Esse é o primeiro livro clássico que eu realmente peguei gosto pela leitura!
Foi um livro muito gostosinho de se ler e essa história é simplesmente sensacional!! Eça de Queiroz acertou em cheio nesse aqui.

Dii240 14/11/2022

É uma obra prima, eu gostei muito de ler. A história é interessante e tem críticas a sociedade da altura

NoxS 01/11/2022

O livro é bom. Bom só. A história enrola bastante em alguns pontos e parece n sair do mesmo lugar. Eu li este ivro para a escola mas isso n desmere a obra. É boa e tem personagens muito reais e retrata a vida de alta sociedade da época muito bem. Mas se n fosse pelo Ega n teria acabado de ler.

Allex.GonAalves 10/10/2022

O livro é muito bom mesmo. O que perde e o facto de ele descrever tanto e contar coisas tão insignificantes para a história. Isso faz com que eu me perca imenso na história constantemente. Mas realmente a história é incrível.

cadáver 19/09/2022

bonzinho
descrições enormes e cansativas mas boa caracterização da sociedade portuguesa da época (mesmo q eu n tenha curtido, reconheço) mas a família tava envolvida num drama foda!
ega fav