Os Maias (eBook)

Os Maias (eBook) Eça de Queiroz

Resenhas - Os Maias

cadáver 19/09/2022

bonzinho
descrições enormes e cansativas mas boa caracterização da sociedade portuguesa da época (mesmo q eu n tenha curtido, reconheço) mas a família tava envolvida num drama foda!
ega fav

Guilherme 02/08/2022

O rebanho português.
Aprendi varias coisas com os maias:
1 ? deixe seus filhos brincarem com terra, matar cobra com o dente, brigar com onça...
2 ? faça uso exacerbado de testes de DNA
3 ? não case com portuguesas, e se casar, nao leve amigos pra sua casa.
4 ? não case.
5 ? comece a praticar o ato da talaricagem, antes o seu amigo que você.
6 ? você é 🤬 #$%!& , so nao sabe ainda.

Vinícius 19/07/2022

UMA OBRA-PRIMA DE EÇA DE QUEIROZ
Quando minha tia-avó Maria da Graça foi habitar o plano da saudade em 2011, foi feita a divisão de seus bens e pertences. Dentre os itens de sua biblioteca, estavam os livros de espiritismo (que ficaram com minha mãe) e algumas edições de clássicos da literatura - que eu herdei com todo o carinho e amor que ela sempre teve por cada um dos seus sobrinhos-netos.

Tia Maria adorava Portugal e era uma leitora de Literatura Portuguesa. E guardei sua edição de ?Os Maias?, de Eça de Queiroz, comigo por anos. Ano passado, animado com a ida da série da TV Globo para o Globoplay, decidi começar a ler o romance publicado em 1888 e considerado pela crítica como a obra-prima do escritor português.

Leitura extensa, descrições bem detalhadas de espaços e ambientes, críticas à sociedade portuguesa do século XIX e ao romantismo lusitano: nada escapou da escrita fina das quase 700 páginas do romance de Eça.
Precisei de mais de um ano e de algumas leituras alternadas para chegar até a página 695 e digo sem pestanejar: valeu bastante a pena! Eis um romance extraordinário, por ser irônico, por vezes monótona, em outros momentos, eletrizante. Porém, infinitamente sedutor:

?A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no outono de 1875, era conhecida na vizinhança da Rua S. Francisco de Paula, e em todo o Bairro das Janelas Verdes, pela casa de Ramalhete ou simplesmente o Ramalhete. - (p. 17).
? - Há três anos, quando o Senhor Afonso me encomendou aqui as primeiras obras, lembrei-lhe eu que, segundo uma antiga lenda, eram sempre fatais aos Maias as paredes do Ramalhete. O Senhor Afonso da Maia riu de agouros e lendas? Pois fatais foram!? - (pp. 658-9)
Vou demorar um pouco para me desvencilhar literariamente de Carlos da Maia, João da Ega, Maria Eduarda, Afonso da Maia, Pedro da Maia e sua amada Maria Monforte. Eça soube construir ótimos personagens: quando uma obra é tocante, a gente tem certeza de que eles ficarão para sempre na memória afetiva de seus leitores?
#OsMaias #EçaDeQueiroz #book #libro #livro #romance #novel #Literature #Literatura #LiteraturaPortuguesa #PortugueseLiterature

lucaismaia 09/07/2022

O livro é bem gostosinho de ler, a história é bem interessante, só é chatinho de ler pq foi de um período da literatura q tudo era muito descrito, o q torna bem enjoativo e maçante. Eça foi um gênio!

Carla 02/07/2022

A intemporalidade d? Os Maias na sociedade portuguesa
Eça de Queirós com uma ironia fina traça a ? radiografia ? da sociedade portuguesa como ninguém. O autor mostra-nos um mundo cheio de tiques e comportamentos, que em parte, ainda reconhecemos nos dias de hoje.
No entanto, reconheço que muitos portugueses não gostam do retrato do país que ali é feito, da permanente caricatura dos ambientes sociais, intelectuais e políticos, temperado com muito humor satírico.
Em suma, uma leitura realista, divertida e deliciosa.

Paulo474 12/06/2022

Um grande livro digno de um grande autor
O que dizer de Os Mais senão que é uma obra prima, um livro rico em detalhes que deve ser apreciado pacientemente, engana-se quem pensa ser este um livro chato, pelo contrário, cheio de intrigas, romances e por que não, algumas situações engraçadas. Com certeza um clássico que merece ser lido e muito apreciado!

Klelber 08/06/2022

Haja fôlego
É uma história triste, sei lá, a gente termina pensando nos altos e baixos a vida, pelo menos o final do livro me deixou assim. Uma leve ressaca literária. Foi uma releitura, na verdade, mas toda releitura faz a gente apreender coisas novas.

Kakau 17/05/2022

Enfim o fim...
Não posso dizer que tenha sido ruim de todo, a história é boa, mas na minha humilde opinião ela foi muito floreada por um lado e esquecida em outro, houveram muitos detalhes da vida e da decoração Lisboeta, mas faltou a construção dos personagens e da história, muita explicação de cenário foram desnecessárias, enfim, poderia ter sido melhor.

Gigi 15/05/2022

Sobre uma sociedade de outrora
Um livro rico de histórias de uma sociedade há muito desaparecida e ainda em sua época, já bem gasta.
A história trágica dos Maias é interessante pelos personagens e amigos que enriquecem as páginas.
Há momentos maçantes e bem lentos, mas há que ser com interesse sobre os infortúnios desta família.
Leitura só para quem ama ler.

Talita.Chaves 07/05/2022

Tragédia e Crítica
Leitura difícil pela linguagem! Eça fez duras críticas a sociedade burguesa de Portugal...Seus jovens sem um propósito..vivendo por seus prazeres...Temos neste livro ..traições...críticas e tragédia..!

Valéria 23/04/2022

Os clássicos são diferentes das obras primas
Antes de iniciar a leitura de Os Mais o que mais escutava era que essa era a obra máxima de Eça de Queiroz. Assim iniciei a leitura com muito entusiasmo. Contudo para minha surpresa a leitura mostrou-se maçante e não rendia.
Mas como abandonar uma leitura não é uma opção, continuei na esperança de em algum momento a narrativa me surpreendesse, o que de fato aconteceu já pra mais da metade do livro.
Na minha opinião essa obra não deveria ser classificada como romance mas sim drama. A narrativa se passa quase toda na cidade de Lisboa nos fins do século XIX e nela podemos ver de forma breve a vida de duas gerações dos Maias sendo o foco maior na vida de Carlos Eduardo (terceira geração). Um rapaz órfão, criado pelo avô, lindo, elegante, forte, inteligente, rico e bem relacionado, a viver casos furtivos com senhoras que logo o fazem perder o interesse. Assim segue sua vida até conhece uma linda e misteriosa mulher, a qual julgava brasileira e casada. A partir desse momento sua vida não é mais a mesma e metade final do livro trata da narrativa desse amor e das suas amarguras. Na obra encontramos vários outros personagens, aristocratas amigos dos Maias, o memorável João da Ega (melhor amigo de Carlos Eduardo), Damaso Salcede, o poeta Alencar, entre tantos outros. No final desta a saudade do vô Afonso, de Carlos Eduardo, de João da Ega e Maria Eduarda. Fica também a curiosidade de como continuaram suas vidas, o que superaram e o que levaram ao túmulo.

Vale observar também que a obra destina muitas linhas a tratar de política, dando-nos um vislumbre dos ideias portugueses da época (talvez esse seja um dos motivos da obra não ter sido tão bem avaliada por mim).

Reccanello 15/03/2022

"Os Maias", de Eça de Queirós, remete-nos à alta burguesia portuguesa da segunda metade do século XIX, a seus personagens mais representativos e à profunda crise daquela sociedade decadente.
===
Obra máxima do realismo na literatura portuguesa e síntese do talento inovador de Eça de Queirós, "Os Maias" é o retrato de uma sociedade em busca de sua afirmação. Na saga de uma família rica de Lisboa do século XIX, seus personagens vivem as aspirações, os conflitos e as paixões que refletem as forças transformadoras da sociedade em Portugal e no mundo, à época. As intrigas e os acontecimentos que cercam o velho Afonso Maia, seu neto Carlos Eduardo - que se envolve num caso incestuoso com Maria Eduarda, sua irmã -, João da Ega, Raquel e outras figuras que fazem esta epopéia, tornaram-se verdadeiros símbolos de uma nação que debatia seu próprio destino e fracassava em sua construção. A ironia, o sentimentalismo e a crítica mordaz são algumas das características que os estudiosos identificam como componentes fundamentais da grandiosidade literária do autor, grandiosidade que se completa na criação de seus personagens e na construção novelística, e que o aproximam de grandes autores, como Zola e Balzac, na descrição comovente e dramática da vida e da sociedade de seu tempo.

site: https://www.instagram.com/p/CU7USa2g5mJ/