Os Maias Eça de Queiroz

Resenhas - Os Maias

val 08/04/2024

Inesperado
Esse livro faz parte da coleção de clássicos, onde se encontram alguns títulos maçantes, que você lê pra poder riscá-los da vida, mas essa história é completamente diferente dos demais romances. Fico imaginando a repercussão na época em que foi escrito porque contém muitas reviravoltas e atitudes totalmente fora do padrão.

Karol_romao 06/04/2024

Os Maias
Ora bem . Pra qm quer seguir arquitetura é um bom menu para saber como é que é uma casa . Só tive de ler isto pra aula , sooooo .....
Secaaaa

stcarvalho0102 02/04/2024

Olha, só terminei porque não gosto de abandonar livros. Mas, pensem em um Victor Hugo ao cubo! Nãm.. decepcionado.

Bia :) 23/03/2024

Acho que foi o primeiro livro que a escola me obrigou a ler que eu não detestei.

Tem partes muito cansativas, simplesmente metade do livro é só descrições, mas é compensado pelas partes da trama principal.

As críticas direcionadas ao povo português, de forma indireta, é excional. E podem me julgar mas eu adoro o Ega

aluisapmadeira 01/03/2024

"Os Maias", Eça de Queirós | 4 estrelas.
Primeiro livro terminado em 2024 (sim, infelizmente, só agora ?) e começamos este ano literário em bom.
Depois da desilusão que apanhei com "Amor de Perdição" (abandonei a leitura a meio, porque não estava mesmo a gostar e só estava a atrasar as minhas metas de leitura ? terminarei a obra quando precisar de trabalhá-la em aula), confesso que "Os Maias" começaram a assustar-me ainda mais do que antes: se já me custou tanto insistir, sem sucesso, num livro curto, o que dizer de um com quase 800 páginas...
Admito, porém, que foi uma leitura que valeu muito a pena.
Não sendo fã, de todo, de capítulos intermináveis e descrições exaustivas (algo que sabia a priori que estava bem presente e que já me deixava com receio ainda antes de pegar no livro), são pontos negativos que aponto à minha experiência com a obra, mas entendo que ambas essas questões sejam importantes para a construção de um livro como este e concretização da crítica nele assente.
Também me perdi recorrentemente com a quantidade infindável de personagens, porém isso foi indo ao sítio.
Quanto ao restante, interessei-me muito pelo enredo e por acompanhar esta história e crítica social extremamente presente.
A visita de estudo que fiz recentemente a Sintra, baseada n' "Os Maias", foi também muito importante para me motivar a avançar pelas páginas que me faltavam.
Temos aqui todo o tipo de personagens, temas de discussão (política, literatura...) e dramas/tragédias que podem assolar uma família.
Não se trata de uma leitura fácil ? torna-se cansativa a dado ponto e não é a mais indicada para alguém que não tenha hábitos de leitura prévios ?, mas recomendo-a, sem dúvida.

rafaelafrtss 25/02/2024

????
Ouço falar deste livro há anos e criei um certo medo dele (desnecessário por sinal).

Já conhecia a história principal, então a parte mais divertida que é surpreender-se ao longo do livro, foi me tirada em grande parte.
Sim, é verdade que descrição bastante exagerada de certas partes da casa/cenario é cansativa, mas ocorre poucas vezes durante o livro.

Nhe, so a escrever pra contar pro desafio mas fico por aqui se nao vai ser 10k palavras.

Bryannie 15/02/2024

Os Maias
Eu li os Maias apenas porque foi necessário para a escola.
Comecei a minha leitura com zero esperanças de que este seria um livro interessante, pelo fato de ser muito grande e para a escola. Durante a leitura, me surpreendi, houve capítulos em que eu estava muito interessada no enredo, no entanto, em outros a minha vontade era apenas fechar o livro.

Concluindo, acho que é um boa obra, sinceramente, fiquei um pouco desiludida com o final, o autor poderia ter dado um fim muito melhor para os personagens ou ter criado uma continuação da história, pois muita coisa ficou em aberto: Carlos irá, algum dia, encontrar um grande amor que resulte? Este deixará de viver uma vida fútil de homem rico? Ega irá finalmente publicar o seu tão esperado livro?

Dou a este livro 4 estrelas ????????
eelianavz_ 17/02/2024minha estante
Eu acho que não conseguiria ler esse livro todo ?

xzysw_ 03/02/2024

História meio bizarra e é impressionante como todo mundo esquece o incesto e dizem que o romance é lindo, vocês estão doidos. A melhor coisa para mim são as críticas feitas à burguesia e como os portugueses valorizaram tanto o que vinha de fora que esqueceram a própria cultura e os próprios gostos, do mais é uma escrita chata e lenta em que tem muitos pormenores desnecessários.

Leitorconvicto 21/01/2024

Minha pergunta é...
Talvez o livro pudesse ser menor? Há momentos interessantes na vida dos protagonistas da tragédia. E o trato simbólico das cores na obra é bem sugestivo.

custodiovitoria 29/12/2023

Dos livros que já li de Eça, este é de longe meu favorito.

Inspirada pela minissérie brasileira "Os Maias", que traz, entretanto, personagens de outras obras, como "A Relíquia", iniciei a leitura.

Com a temática do incesto presente, a obra aborda muito mais que isso, entretanto.

Temos toda uma visão da sociedade portuguesa da época com seus costumes e preconceitos, enquanto acompanhamos com muito entusiasmo o desenrolar do romance entre Carlos e Maria Eduarda.

A transformação na visão sobre a personagem ao decorrer do livro é, sem dúvidas, algo muito interessante. Eça descreve com maestria.

É uma obra incrível que merece, sem dúvidas, ser lida.

Thiago 16/11/2023

Basicamente parece que os jovens mancebos da alta sociedade lisboeta limitavam-se a buscar aventuras amorosas com senhoras casadas. Acho essa sociedade realmente enfadonha, mas isso pq a escrita do Eça é deliciosa nesse sentido. Quando tem que passar para o dramalhao português soa como um belo triste fado.