O Fantasma

O Fantasma Jo Nesbo

Resenhas - O Fantasma

1 | 2 | 3 | 4

Carol 15/08/2021

Jo Nesbø é um dos meus autores preferidos!! Romances policiais eletrizantes da primeira a última página, com direito a reviravoltas inimagináveis!! Amei O Fantasma, a história me prendeu de tal forma que não conseguia soltar o livro!

Rodrigo Coimbras 30/01/2021

TRAGICAMENTE PERFEITO
Após os acontecimentos em "O Leopardo", Harry Hole segue vivendo em Hong Kong mas acaba sendo forçado a voltar para Oslo, sua cidade natal, ao tomar conhecimento do assassinato de um traficante de drogas e o maior suspeito do homicídio é o Oleg, filho do grande amor da sua vida. Harry se vê obrigado a investigar por conta própria esse caso para tentar provar a inocência do rapaz que é como se fosse seu filho de criação. Mas não vai ser fácil, pois as ruas de Oslo são perversas, o ex policial não é nada bem vindo e o mal reside onde menos se espera.

Jo Nesbo é um monstro dos romances policias mas nesse daqui ele consegue entregar uma história emocionante e magnífica. Em "O Fantasma" Jo Nesbo prova que consegue trabalhar muito bem uma narrativa instigante sem a necessidade de um serial killer pra sustentar a tensão de um livro policial. Aqui, as relações entre os personagens e a carga dramática conduzem o livro do início ao fim. Nesbo subverte as expectativas do leitor como ninguém faz. O final do livro é um soco na boca do estômago. É daqueles finais que ao fechar o livro você se vê num vazio sem fim. Meu coração apertou de uma maneira que me fez sentir vontade de chorar. Vou precisar de dias pra me recuperar.

"O Fantasma" se tornou meu livro favorito do autor e a carga dramática que ele carrega é seu grande trunfo. É um livro com muita alma, coração e dor, afinal, lidar com o passado é difícil, mas encarar seus fantasmas de frente pode ser trágico. E assim é "O Fantasma": TRAGICAMENTE PERFEITO

site: @coimbrasrod (não é ig literário mas posto todas as minhas leituras por lá também e tenho planos de transformá-lo num perfil totalmente voltado a leitura.)

Anna Sallé 14/04/2021

O corpo e a alma de Harry Hole
É isso que Jo Nesbo entrega pro leitor em O Fantasma.

Uma história que poderia ser só o assassinato de um traficante não fosse tudo que esse traficante envolvia.

Nesse livro Harry está vivendo seus melhores dias e volta pra Oslo pra investigar um crime de maneira clandestina, já que largou a polícia e passou 3 anos em Hong Kong desde seu último caso. Ao mesmo tempo em que Rakel volta pra sua vida de forma inesperada, ele envolve-se com o submundo das drogas em Oslo enquanto busca um chefão do tráfico e um policial que trabalha infiltrado.

Essa é uma história trágica. As páginas finais são angustiantes.

O Fantasma é um livro em que Jo Nesbo teve coragem. Sou muito fã.

Liliane 02/04/2022

O que falar de Jo Nesbø, né?! Muitos não conhecem o autor, outros podem achá-lo um tanto detalhista. Eu, posso dizer que cada vez mais, fico apaixonada pela escrita dele. Com uma narrativa bem detalhada, porém nada maçante, o autor entrega ao leitor um suspense policial de tirar o fôlego. Neste caso, o maravilhoso detetive Harry Hole retorna para Oslo, na tentativa de entender o envolvimento de Oleg em um assassinato e capturar um criminoso invisível para polícia, conhecido como Fantasma. Daí o nome do livro, que fez todo sentido, diferente do livro anterior, o qual me deixou bastante irritada. Acredito ser este, o melhor livro de Nesbø que já li até agora, talvez por já estar familiarizada com os personagens, mas também graças a esse enredo muito envolvente. Terminei a leitura já querendo partir para o próximo livro da série.
Sarah.Wynne 02/04/2022minha estante
o tanto que eu amo o Nesbø n tá escrito--

Liliane 02/04/2022minha estante
? sem dúvidas, ele é maravilhoso!

Valerya insta @leslivres_ 17/09/2023

O fantasma....
"Você sabia que meu cérebro encontraria essa explicação. Porque nossos cérebros estão sempre dispostos a deixar as emoções decidirem. Sempre prontos para encontrar as respostas reconfortantes que nossos corações precisam."....
O melhor da série.... pense numa reviravolta!!!! Agora vou ter que engatar o seguinte ????

Aione 17/07/2017

Embora minha última experiência com Jo Nesbo não tenha sido das melhores (o primeiro livro de sua mais famosa série destoou demais para mim dos últimos volumes. Confira a resenha aqui), O Fantasma veio para me relembrar o motivo de eu simplesmente amar essa série do autor. Não só isso, o nono volume da série protagonizada por Harry Hole tanto ganhou o posto de meu favorito, até então, quanto me deixou maluca pela leitura de Polícia, volume seguinte, de forma que nem Boneco de Neve ou O Leopardo havia me deixado.

Harry Hole, ao longo dos volumes, não apenas combate o crime como também seus próprios demônios. Agora, há três anos afastado de seu cargo como investigador, ele se vê obrigado a retornar a Oslo para uma investigação paralela, já que Oleg, o filho do amor de sua vida (e quase um filho para ele), foi acusado de matar um traficante de drogas. É quando o ex-policial mais uma vez se vê em meio ao mundo do crime e, dessa vez, perseguindo fantasmas muito mais assustadores do que a figura de um só homem pode ser.

O Fantasma já começa impactando. A narrativa do livro, majoritariamente em terceira pessoa, assume a perspectiva de diferentes personagens ao longo da trama a fim de serem apresentadas ao leitor diferentes cenas que compõem a história e que não seriam possíveis, caso tivéssemos apenas a visão, limitada, de Harry Hole. Porém, a primeira perspectiva do enredo é a de uma ratazana, que se alimenta do corpo ao redor de cuja morte a história acontece. Só aqui já temos não só o tom da narrativa, como também a habilidade e criatividade do autor em ir além do que está sendo contado. Jo Nesbo nos proporciona acompanhar um enredo, mas também senti-lo e visualizá-lo de forma muito mais significativa do que uma simples descrição pode proporcionar. O livro traz, também, passagens em primeira pessoa narradas pela perspectiva do traficante assassinado, como se fossem seus pensamentos antes da morte, a partir dos quais pouco a pouco vamos compreendendo sua trajetória, que o levou a ser assassinado.

Talvez o que eu mais tenha gostado no livro seja o forte fator interpessoal nele. Uma das características mais marcantes da série está justamente no fato de suas personagens serem tão complexas, e isso se faz mais uma vez presente. Contudo, o caso aqui talvez seja um dos mais pessoais para Harry Hole, e todas as implicações nele também o são. Dessa maneira, temos um Harry, dessa vez, que não está lidando com seus demônios, mas sim com seus fantasmas – e esses, talvez, sejam ainda mais assustadores. Como há essa carga muito forte na trama, acredito que, aqui, a leitura prévia dos demais volumes da série se faça necessária, ainda que os livros normalmente possam ser lidos independentemente uns dos outros. É através deles que o leitor é capaz de construir, juntamente do protagonista, tanto suas relações pessoais quanto sua própria personalidade.

Se a trama como um todo (tão complexa e bem amarrada como nos demais livros) já havia me conquistado, principalmente pelo fator interpessoal do enredo, O Fantasma se definiu como meu preferido da trama até então pelo seu final. Não só a curiosidade sobre a resolução do caso é mantida até o fim, como ela também é capaz de surpreender, nos deixar absolutamente insanos pela continuação e, de certo modo, emocionar. Não é algo que te faça derrubar lágrimas, mas que mexe com as emoções por todos os significados, expectativas e relações que criamos com e sobre as personagens.

Se em algum momento cogitei não prosseguir com a leitura da série de Jo Nesbo, O Fantasma fez essa hipótese cair por terra. Um thriller policial completo, recheado de suspense, ação, emoção, com uma trama bem amarrada e personagens extremamente complexas e bem desenvolvidas.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/07/14/resenha-o-fantasma-harry-hole-9-jo-nesbo/
Jack 24/11/2017minha estante
undefined

gabriella.malta 13/04/2018minha estante
Só descordo sobre as lágrimas, eu derramei algumas sim

Ro Tonks 09/12/2022

Harry sempre será bom
Os livros da série Harry Hole sempre serão bons, porém, Fantasma até agora é o mais fraco da série. Não gostei do plot do Oleg, mas os personagens já são cativantes mesmo sem uma história boa por trás. Continuo amando a série criada por Nesbø!

daniel.vasco.716 27/03/2021

Para salvar aqueles que ama, Harry Hole
precisará enfrentar seus próprios fantasmas
em mais um caso brutal que abala Oslo.
Depois de três anos morando em Hong Kong
e tentando fugir dos traumas de sua vida
como detetive em Oslo, Harry Hole retorna
à Noruega. O impensável aconteceu: Oleg,
o menino que ele ajudou a criar, foi preso,
acusado de matar um traficante de drogas.
Harry não acredita que ele seja um assassino
e inicia uma caçada para prender o verdadeiro
culpado. Apesar de não pertencer mais à
Divisão de Homicídios, Harry tem um novo
caso a resolver. Mais uma vez ele percorrerá o
submundo de Oslo, onde uma nova droga está
se tornando bastante popular. Mas isso não
será o suficiente para salvar Oleg. Para provar
a inocência do rapaz, Harry será obrigado a
confrontar o próprio passado.
Li 11/04/2021minha estante
Ainda não li, mas vou...

Camila Mombelli 15/05/2020

Só tenho uma coisa a dizer...
Ainda bem que eu li esse livro em 2020. Porque se eu tivesse lido esse livro em 2017 logo que ele foi lançado eu não conseguiria dormir até o lançamento do próximo (Policia), para saber o que aconteceu depois do fatídico fim de O Fantasma.

Como todos os outros livros da série, esse possui muito mistério e ação, porém é o mais emocionante.
Bianca 21/01/2021minha estante
Pensei a mesma coisa quando terminei o livro!

maria 08/05/2022

A leitura é boa mas o final é estranho, não entendi muito o que o autor quis fazer e é surpreendente pra mim dar 3 estrelas pra algum livro dele porque sou muito fã mas é o que acho que merece.

Vinny Britto 10/06/2018

Final Devastador
Minha avaliação é muito suspeita, afinal, além de ser fã do escritor, sou fã do personagem Harry Hole e de toda a sua evolução desde o primeiro livro.
Mas não consigo negar, esse é o meu favorito até aqui. Livro completão, muito carga dramática (muita mesmo) e situações de tirar o fôlego.
Tudo é bem amarrado, os personagens são cativantes e bem complexos e o mistério é mantido até as ultimas páginas, mas aquele final é devastador. Não chega a ser algo pra arrancar lágrimas (pelo menos pra mim) mas é impactante e de forma alguma esperava terminar dessa forma.

Se gosta de tramas policiais, simplesmente leia. Agora, mais do que nunca bato na mesma tecla, deve-se ler na sequencia. Se ler de forma isolada, perde metade do drama e da tensão.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 10/06/2018minha estante
É uma série? Qual o primeiro? Em um grupo de leitura que participo foi escolhido Boneco de neve para o debate.

Vinny Britto 10/06/2018minha estante
Boneco de Neve é o sétimo livro da série de 11.
Na ordem são:
9 O Fantasma
10 Polícia
11 A Sede

Aline Teodosio @leituras.da.aline 10/06/2018minha estante
Nossa!! Não sabia. Achava que eram livros únicos. Então é sem sentido começar logo por ele.

Reginacsm 20/09/2018minha estante
O primeiro não é tão bom. O boneco de neve é o melhor deles mesmo. Dá pra ler isolado pois cada história se resolve em si mesma. A história pessoal do personagem é que evolui.

Isabela 22/09/2021

O que esse homem faz....
Vamos lá... Terceiro Nesbø.
Tô dando 4 estrelas pq na meiota da coisa achei que ficou cansativo e um pouco "exagerado"....
Mas o livro começa num ritmo maravilhoso...
E termina, eu nem saberei me expressar. Mas a sensação é de que um caminhão passou por cima de mim.
Que final!!! Eu fiquei sem saber o que fazer...
Compensa tudo que eu achei cansativo, compensa minha demora (pessoal) pra ler.

1 | 2 | 3 | 4