Ossos do Clima

Ossos do Clima André Souto

Resenhas - Ossos do Clima

Garotas Devorando Livros 28/07/2018

[...]

As mortes foram muito chocantes, bem sangrentas, bem violentas o autor também abusa de cenas de ação e perseguição. Essas cenas são um show a parte, eu ficava muito agoniada com elas, conseguia trazer para mim a reação de cada personagem (menos da Alice e eu já vou explicar por quê kkkkk)

[...]

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!!!

site: http://www.garotasdevorandolivros.com/2017/11/resenha-ossos-do-clima-andre-souto.html

AB 24/12/2017

Tudo começa com o desaparecimento de Caio Sodré, pai adotivo de Alice, a protagonista da história, logo após o cientista ter sumido, mortes de outros cientistas também ocorrem em um curto período de tempo entre uma e outra. Inclusive a morte de um desses cientistas, Alice pode presenciar e foi deixada com o aviso de encontrar Caio Sodré, com isso ela começa uma busca de pistas que possam levá-la a encontrar seu pai e o que ele tem a ver com tudo aquilo.

Em paralelo com isso também podemos acompanhar uma equipe de mercenários roubando obras de arte em Londres, onde encontramos nosso outro protagonista, Amilton, que é um ex-militar que se tornou mercenário.

Além de acompanharmos Alice e Amilton, também acompanhamos no decorrer do livro outras pessoas que ligam fios dessa história.

A trama é focada na busca de Alice por desvendar o mistério que levou o sumiço de Caio Sodré, a ocorrência de mortes sem explicação e a ligação desses fatos com a pesquisa de climatologia que Caio vinha fazendo. Essa história acaba tendo muitas facetas e nós vamos descobrindo devagar cada ponto de ligação entre um fato e outro e as visões diferentes de cada personagem, o que nos trás algumas dúvidas.

Eu gostei do livro, a trama envolvendo o clima é muito interessante e bem desenvolvida, a escrita é fluída e a ação começa bem rápido, não tem enrolação, logo de cara nos vemos querendo descobrir a relação dos fatos. Porém até praticamente metade do livro é apresentado acontecimentos aleatórios - e essa deve ter sido mesmo a intenção do autor, para nos deixar curiosos.

Mas como não é possível ligar muita coisa, apenas alguns detalhes, fica um pouco confuso, mas isso não nos faz deixar de querer descobrir o que está por trás de tudo - que se torna muito interessante aliás, quando as peças são ligadas. Já no final do livro, eu senti falta de um pouco mais, estava achando a história muito interessante e o fim acabou sendo pouco no meu ponto de vista, mas isso vai de cada um.

Para quem gosta de ficção essa é uma ótima dica, além de ser de um autor nacional, o que valoriza nossa literatura. Dos livros de ficção que tenho lido de autores nacionais, tem me impressionado bastante pela trama muito bem direcionada nos envolvendo na leitura, e Ossos do Clima não ficou atrás.

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2017/02/classificacao-titulo-ossos-do-clima.html

Jeff Ookami (Escritor / Autor) 02/12/2017

OSSOS DO CLIMA
A trama de OSSOS DO CLIMA traz um enredo voltado a um mundo policial, onde a protagonista Alice, filha adotiva do ilustre professor universitário e cientista climatológico, Caio Sodré, que durante a narrativa inicial foi envolvido em um incidente que gerou seu desaparecimento da Central da Universidade de Brasília, desempenha um papel espetacular na trama.
Alice, também professora universitária, tem uma doença que a incapacita de descrever qualquer sentimento ou emoção, conhecida como Alexitimia, sendo que, o portador desta doença tem como um dos principais sintomas a confusão entre sensações e sentimentos, o que dificulta para a personagem principal ter contatos sentimentais com outras pessoas, exemplo de seu colega de trabalho Bellini, seu jovem secretário que nutre sentimentos por ela e, que acaba morrendo carbonizado em sua frente durante o incêndio na biblioteca momentos depois dela perceber o que ocorrera, a levando acreditar que a forma em que o jovem tenta dizer a ela, momentos antes de sua morte, e as investigações levantadas, momentos depois, sobre o caso, indicam que o incêndio é uma ação criminosa e bem organizada, levando ao leitor querer ver o desfecho e ao que tudo levará.
Têm momentos na trama que te faz pensar em como desvendar o caso do desaparecimento do professor e outras questões que vem acontecendo em determinados lugares no mundo, que de certa forma pode ou não ter ligação com o desaparecimento do professor, exemplo do Coronel George, que vem a frente de uma missão em Londres na tentativa de interceptar um grupo de ladrões de peças de artes inestimadas que acaba fracassando. Mas a missão teria sido bem-sucedida se não fosse pela traição de seu subordinado Vidal, seguindo análise da situação imposta na história.
Ao meu ponto de vista, não estendendo comentários que revele e tire o mistério da leitura, é um livro com bastante conteúdo e tive a oportunidade de ler essa história bem elaborada e criada pelo escritor André Souto, os personagens são bem construídos e ambientados na trama, que segue um fluxo enigmático, onde cada mistério leva outro e assim sucessivamente. A linha investigativa, o fluxo de leitura e o pleno conhecimento de escrita, com muitas palavras abrangentes e, de linguagem culta, faz da trama algo muito interessante e recomendável.
Aos leitores que buscam um bom livro, só posso dizer que, Ossos do Clima de André Souto, é um livro excelente e cheio de mistérios a ser desvendados junto com Alice, que mesmo com suas deficiências sentimentais, não mede esforços para encontrar qualquer coisa que leve ao desvendamento do desaparecimento de seu pai adotivo e da teia criminosa que a cerca.
Como leitor e escritor recomendo a leitura dessa bela história.

Priih | Blog Infinitas Vidas 26/09/2017

Vejo potencial no autor!
Achei que o autor foi corajoso em abordar algo totalmente diferente. Outro aspecto positivo é o ritmo da narrativa, que se mantém intenso e com cenas cheias de reviravoltas. Minha ressalva na narrativa fica por conta do excesso de analogias rebuscadas atrapalha um pouco a leitura, porque compromete a naturalidade. O final é um pouco abrupto e deixa muitas pontas soltas – não tanto para o enredo, mas para o fechamento dos personagens.

Leia a resenha completa no link abaixo! =)

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2017/08/06/resenha-ossos-do-clima-andre-souto/

Fernanda @condutaliteraria 11/09/2017

Logo no começo do livro, o autor nos dá uma geral pelos personagens e os ambientes nos quais a história se passará. Cada capítulo inicial é focado em um personagem e em uma situação específica.

"Ossos do Clima" centra-se em Alice Gianne, uma pesquisadora da Universidade de Brasilia e portadora de um tipo de autismo em que a pessoa não demonstra respostas emocionais.

Em um dia comum de trabalho, Alice encontra seu assistente pegando fogo em um incêndio criminoso, onde um renomado cientista, Caio Sodré, desaparece.

Enquanto isso, Amilton Vidal, um dos personagens principais e que não é nenhum exemplo de conduta, encontra em um Museu de Londres um artefato que pode ser a chave de tudo.

Em meio a tudo - um acontecimento mundial: o aquecimento global é verdadeiro ou apenas uma manipulação de interesses?

Diante de tanto mistério, o caminho dos dois se cruzam e resta a eles a procura por respostas.

Com uma linguagem simples, apesar do tema complexo sobre o aquecimento global, o autor conduz a trama de forma fluida, com muita ação, intrigas e perseguições.

O começo, onde os personagens e situações são apresentados acontece de forma um pouco mais lenta e talvez, de primeira, o leitor não consiga ainda entender a ligação entre os fatos. Mas quando as pontas se juntam, é difícil parar a leitura no meio. É muita ação mesmo!

Novos personagens e situações são apresentados e a questão sobre o aquecimento global é muito bem trabalhada.

Gostei muito também da construção da personagem Alice, com um tipo de autismo (alexitimia) que a impede de demonstrar suas emoções e sentimentos.

O final é daqueles que você não espera, o que é muito bom!

Se você curte um romance policial, com toques de suspense e muita adrenalina, não deixe de ler "Ossos do Clima".

Recomendo!

Dy 06/07/2017

Ossos do Clima | Por Minha Fuga da Realidade
Na Universidade de Brasília, uma professora está prestes a começar mais um dia de trabalho quando decide ir primeiro ao Departamento de Geografia. A partir daí, a vida de Alice Gianne não será mais a mesma. Ao perceber que o lugar está em chamas, Alice encontra o secretário, Belline, coberto de queimaduras. Mas antes que ele dê seu último suspiro, consegue deixar uma missão para ela, encontrar Caio Sodré, renomado climatologista e pai adotivo de Alice. Por mais que ela sofra de Alexitimia*, a única pessoa por quem nutre sentimentos é Caio.
Do outro lado do mundo, Amilton Vidal, ex militar e atual ladrão especializado em grandes roubos, está em uma missão. Nem tudo sai como planejado, mas ao menos ele sai com algo bastante valioso. Sem saber muito bem do que se trata, acaba se metendo em um emaranhado de enigmas e gente poderosa que não medirá esforços para ter o que quer.
[quote]
Devo admitir que até ler Ossos do Clima, eu não tinha ouvido falar sobre a teoria do aquecimento global ser uma farsa, apenas uma forma de se ganhar dinheiro em cima de produtos sustentáveis. Para entender melhor o enredo fiz uma pequena pesquisa sobre o tema.
Isso me mostrou que mesmo sendo uma história fictícia, há um fundo de verdade.
A escrita do André é detalhada e cheia de metáforas, o que deixa a trama mais enigmática. Nem sempre o mocinho é do bem... OdC tem um enredo muito bem elaborado e merece ser lido com muita atenção.
Um espetáculo de história com uma linda edição, ótima revisão e diagramação. As folhas são amareladas e cada capítulo tem um desenho, como se fosse chuva. A cara do livro isso!
Ah! E a capa é tão linda, tem um tom de laranja que adorei.
Espero ansiosa para ler mais dobras do André. Por mais que a escrita não tenha me cativado de primeira, aos poucos foi me conquistando.
[quote+imagens]

site: http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2017/06/resenhando-ossos-do-clima.html

Larissa 05/06/2017

Blog Por Livros Incríveis
O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. Aparentemente, nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. Entre inúmeras perguntas sem resposta e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pamo de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial. Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.

" A humanidade deveria saber que existe outra brecha além da névoa seca."

Sabe aquele livro que desde o início te deixa apreensiva de tanto suspense e mistério e que a cada página surge uma nova pista no quebra-cabeças que compõe a história? Assim é Ossos do Clima, uma obra que tem um tema central bastante atual e relevante, o aquecimento global, usando-o como crítica mas sem deixar de lado todo o encanto da ficção.

Alice Gianne é professora da Universidade de Brasília. Portadora de Alexitimia (um tipo de autismo que inibe as respostas emocionais), Alice foi adotada quando criança pelo renomado climatologista Caio Sodré, que desapareceu misteriosamente depois de um incêndio na biblioteca da universidade. Do outro lado do mundo está Amilton, membro de um grupo de mercenários que se torna o centro de uma intricada teia de mistérios após participar de um grande roubo em um museu. Duas situações aparentemente distintas mas que estão mais ligadas do que qualquer um poderia imaginar.

Escrito em terceira pessoa, o livro possui capítulos alternados entre os personagens principais, o que nos possibilita saber o que acontece em cada núcleo da trama. A escrita de André é bastante clara e objetiva, proporcionando uma leitura muito rápida e fácil.

Toda a história tem uma pegada cinematográfica muito forte por conta das cenas de ação e da aura conspiratória que é constante em 99% das páginas, o que me fez visualizar claramente cada cena de luta, incêndio ou explosão que o livro contém, além, é claro, de não conseguir tirar da cabeça a ideia de que ele daria um excelente filme.

A trama é focada na busca de Alice por respostas sobre o desaparecimento de seu pai adotivo. Essa corrida frenética não permitiu um maior aprofundamento dos personagens, o que não possibilitou que eu criasse algum tipo de apego por alguém, mas ainda assim o autor conseguiu delinear a personalidade de cada um, construindo personagens que se distinguem um do outro facilmente.

Esse é um livro que promete grandes ações, enigmas e reviravoltas desde o início, me deixando animada logo nas primeiras impressões, e o autor não decepciona ao longo das páginas. Se você gosta de um bom mistério a lá Dan Brown, que te deixa com a cabeça à mil na tentativa de encaixar todas as pistas para achar uma resposta, Ossos do Clima é o livro ideal para você.

Mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/05/resenha-ossos-do-clima-andre-souto.html

Suka - Pensamentos & Opiniões 08/04/2017

Afirmo sem medo de errar, o André tem uma pegada de Dan Brown e isso foi o que me deixou maravilhada com a escrita dele e com essa história que me prendeu no início ao fim.
Ele vai tratar de um tema super atual, as mudanças climáticas e as indagações no meio cientifico, será que está ocorrendo de fato um aquecimento global?
Há aqueles que concordem, mas também há os que discordam. E existe algo por trás disso tudo, mas o que será?
Um renomado professor de climatologia chamado Caio Sodré, busca comprovar suas teorias, mas acaba desaparecendo.
Em seguida iremos ser apresentados a Alice Gianne, professora da UnB, portadora de Alexitimia e filha adotiva do Caio. Certo dia Alice ao entrar na secretária de seu departamento, encontra-a sendo consumida pelo fogo, em meio ao incêndio o secretário Bellini pede que ela encontre Caio.
Somos levado pelo autor a um outro momento, onde peças valiosas estão sendo roubadas e um dos "ladrões" Amilton os trai e leva consigo algo muito importante.
Além de outras pessoas estarem sendo eliminadas.
Qual o motivo?
Qual a ligação dos personagens?
O que é tão valioso que não pode cair em mãos erradas?
O autor consegue nos envolver nessa história recheada de suspense e mistério.

Fui surpreendida do início ao fim e recomendo a leitura!

site: www.suka-p.blogspot.com

Alline 13/03/2017

Espetacular!
Ossos do Clima é ESPETACULAR! Toda a trama é arrebatadora e não tenho do que reclamar da escrita do André! Pronto(a) para testar suas mais íntimas certezas?

A história inicia com Caio Sodré, professor e cientista em Climatologia, na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, pesquisando e procurando por resultados concretos, os quais iriam finalmente comprovar uma teoria em que trabalha há anos. Melhor eu não falar muito sobre a tal teoria...

Em seguida, somos apresentados a Alice Gianne, também professora da UnB, portadora de Alexitimia (incapacidade de descrever emoções, sentimentos e sensações corporais) e filha adotiva de Caio. Ao chegar em seu local de trabalho, se depara com o prédio sendo consumido pelo fogo, assim como o seu secretário, um jovem chamado Bellini. Já em seus últimos momentos, ele avisa à moça que ninguém está a salvo, muito menos Caio Sodré. "Eles vieram...", disse o rapaz, agora ela terá de encontrá-lo. Já deu pra perceber que tudo permeia no mistério, né?

Depois, indo para as Ilhas do Atlântico Sul, uma base secreta liderada pelo Coronel George comanda uma missão em Londres, na qual peças valiosas de arte estão sendo roubadas. Tudo teria ocorrido bem se não fosse a traição de Amilton Vidal, que encontra algo extremamente importante para o desfecho da narrativa. Outro enigma a ser desvendado, não é mesmo?!

E tem mais! Ainda nos primeiros capítulos, em Jerusalém para ser mais exata, uma morte chocante e horrenda é descrita. Só posso dizer que a cena é de arrepiar, principalmente pelo fato de ser tão bem narrada e escrita!

Vou ter que parar por aqui. Como pode ver, é enigma atrás de enigma. Fiquei completamente envolvida com a história, senti uma vontade louca de entender o que estava acontecendo, tanto que não queria parar a leitura por nada! O modo como o autor foi apresentando em cada capítulo um personagem, um cenário e um acontecimento é intrigante e estimulante.

"Quando as cinzas das hipóteses são tomadas como verdades, é preciso clarear os fatos."

Os personagens são bem definidos, cada um tem personalidade e características diferenciadas. Você acaba conhecendo a fundo todos eles, de certa forma. Os cenários também precisam ganhar destaque, porque foram arquitetados de uma maneira engenhosa. A obra, no geral, possui um ar cinematográfico, em razão da ação e do suspense constante. Eu iria adorar ver essa história adaptada para a linguagem audiovisual, sentada na minha poltrona acompanhada por uma pipoquinha!

Outro ponto que me agradou foi a linguagem do livro. André mostrou ter um talento nato com as palavras ao fazer jogos com elas e utilizar metáforas ao longo da narrativa. É uma obra ímpar e muito bem estruturada, com temas preocupantes relacionados ao meio ambiente e ao sistema econômico mundial. O modo como ele conduz a história é impressionante, o cuidado com os detalhes e as informações fazem toda diferença. Fiquei até contente por Ossos do Clima ter furado a fila de leitura.

A trama é narrada em terceira pessoa, e como todo bom romance policial tem um quebra-cabeças a sua espera, o qual quando montado lhe apresentará um final surpreendente! Particularmente, eu adoro livros desse gênero e sim, esse entrou para os meus favoritos!
Sabe por que? Além de tudo isso que já falei, o método/estilo de André me lembrou o Dan Brown com aquela ideia de que tudo o que você acredita pode não ser verdade. O André de certo modo trouxe isso à sua obra. Ah, não estou fazendo uma comparação, pelo contrário, estou equiparando os dois neste ponto. Ok? Ok.

Sobre a diagramação, não tenho como falar muita coisa, porque li a versão digital, mas posso dizer que todo início de capítulo, há uma imagem ao fundo do número que mostra gotas de chuva. Bacana, né? Para finalizar, a revisão está muito boa e o visual da capa é realmente bonito! Quero muito ver/ter a versão impressa, tenho vários livros da Editora Arwen e sei que deve ter ficado incrível!

Se está procurando por uma história diferente e enigmática, esse livro é para você!

site: http://blogdreamon.blogspot.com.br/2017/02/resenha-ossos-do-clima-andre-souto.html

Gustavo 02/03/2017

resenha completa no blog Scorch Books
Ossos do Clima é um romance policial, em que somos apresentados à Alice Gianne, professora universitária, filha adotiva de Caio Sodré, também professor universitário que exerce um papel essencial a respeito dos assuntos climáticos. E também conhecemos Amilton Vidal, ex-militar que agora participa de um grupo de mercenários. O verdadeiro início do enredo se dá quando ocorre um incêndio ocorre na universidade, onde Caio e outro funcionário estavam presentes, um incêndio criminoso, que acaba gerando uma vítima e um desaparecido que provavelmente também está morto. Cabe a Alice, encontrar pistas para encontrar e livrar sua cabeça da grande conspiração envolvida em torno da Cúpula Mundial do Clima, que está sendo sediada em Brasília e conta com figuras importantíssimas para o mundo. E ainda, várias mortes ocorrem ao redor do mundo, todos eles pesquisadores, em uma corrida contra o tempo para encontrar as pessoas que podem mudar a ordem mundial. O primeiro ponto que eu achei incrível e tenho que falar aqui, a temática é muito ousada e original, nunca que eu poderia pensar num enredo desses, com uma narrativa de um tema atual e que realmente existe fora da ficção. Essa abordagem de assuntos políticos-ambientais, somada à caçada de pistas e todos os assassinatos misteriosos tornou Ossos do Clima um livro único!
Outro ponto, as personagens principais têm história, têm bagagem e isso fez com que o livro se torne mais profundo, onde o leitor é capaz de sentir à angústia, e tantos outros sentimentos que o passado das personagens carrega. Para um livro que é um meio pequeno, o autor se saiu bem aqui na construção de suas personagens.
O que eu mais gosto nos romances policiais que li, é o fato das personagens sempre serem mais humanas possível, eles cometem erros, não são perfeitos como encontramos em outros tipos de romance. E isso acaba agregando ainda mais valor para mim. No desenrolar da leitura, você percebe uma grande batalha travada entre os defensores de que o Aquecimento Global é real e aqueles dizendo que o que vem acontecendo é natural, chamados de Céticos. A Cúpula Mundial do Clima envolve as grandes potências, bem como a ONU através do PNUMA, e também, os países emergentes. Posso dizer que o desfecho desse livro me pegou desprevenido, acho que pedia mais um pouco, foi tudo rápido, e acabei demorando um pouco para processar tudo que tinha acontecido e como tudo estava conectado.
Por fim, se você gosta de ler histórias com assassinatos, tramas políticas, perseguições, com boas reviravoltas "Ossos do Clima" é uma boa pedida para você!

site: http://scorchbooks.blogspot.com/2017/03/resenha-ossos-do-clima-andre-souto.html

janainaflores 22/02/2017