50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Saber

50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Saber Tony Crilly

Resenhas - 50 Ideias de Matemática Que Você Precisa Saber

Jose213 09/03/2024

Um livro ok. Tem bastante coisa interessante. Explica diversos conceitos matemáticos, mas se perde nos mais complexos, exigindo do leitor um conhecimento prévio as vezes não trivial.

gosvn 03/03/2022

Interessante...
Para quem gosta do assunto, o livro é interessante (é claro que com alguns capítulos mais legais e fácies de digerir do que outros). Concordo com os outros leitores que mencionam que alguns conceitos apresentados não possuem uma boa explicação em apenas 04 paginas (devido a complexidade dos mesmos e explicações não tão explicativas) e que a leitura vai ficando um pouco mais lenta conforme o final do livro chega, no entanto, vale a pena para conhecer o assunto e depois sair para pesquisar mais.

Didi 26/02/2022

Legal!
Obra bem feita, dando uma visão geral muito boa sobre esse ramo do conhecimento. Até mais profundo que eu pensava. Muito interessante, várias curiosidades.

Marianna.Fundao 09/06/2021

50 Ideias de Matemática que Você Precisa Conhecer
"Os dois números 220 e 284 são números amigáveis. Por quê? Bem, os divisores de 220 são 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110, e se você os somar, vai obter 284. E se calcular os divisores de 284 e os somar, adivinhe. Vai obter 220. Isso é amizade verdadeira."

Sendo uma engenheira, amante de matemática e de história desde a época da escola, me interessei bastante pela proposta do livro 50 Ideias de Matemática que Você Precisa Conhecer. Começando com o nosso famoso número zero, o livro traz 50 ideias, teorias ou fatos matemáticos que foram surgindo na história da humanidade. Ao longo do livro, vemos a linha do tempo de cada descoberta e também alguns esquemas ilustrativos.

"O “paradoxo do barbeiro”, em que um barbeiro da aldeia anuncia à população local que só fará a barba daqueles que não fazem a própria barba. Surge a questão: será que o barbeiro deve fazer a barba dele mesmo? Se ele não faz sua própria barba, deve se barbear. Se ele se barbeia, não deveria fazer sua própria barba."

Como falei, sempre gostei muito de matemática e sempre me interessei por curiosidades e descobertas históricas. Porém, o livro é um pouco difícil. Mesmo tendo estudado muitos cálculos na faculdade me senti perdida em alguns capítulos (por exemplo, no capítulo sobre Caos). Senti que é um livro denso, que não deve ser lido de uma vez (foi o que tentei fazer).

"'Em qualquer triângulo, dois lados tomados juntos de qualquer maneira são maiores do que o lado restante'. Hoje em dia isso é chamado a “desigualdade do triângulo” e tem importância em matemática abstrata. Os epicuristas, com sua abordagem pé-no-chão da vida, alegaram que isso não precisava de prova, porque era evidente até para um asno. Se um fardo de feno fosse posto no vértice de um triângulo e o asno no outro, argumentavam eles, o animal dificilmente passaria pelos dois lados para satisfazer a fome."

Mesmo com algumas dificuldades, gostei do livro de maneira geral. Achei algumas curiosidades muito interessantes e também achei legal saber os momentos históricos em que cada descoberta aconteceu. Recomendo ser lido aos poucos, pra quem gosta bastante de matemática (quem não gosta, melhor fugir desse livro).

Beatriz.Klettenhofer 28/04/2021

É bom para revisar alguns temas.
Algumas ideias são muito complexas para apenas 4 páginas. Esperava umas explicações diferentes, foi ficando muito arrastado no final, tanto que parei um tempo para depois retomar.
Indico revezar com algum outro livro para não ficar tão maçante.

sams 12/09/2020

Matemágica
“... a matemática é uma matéria em que não há nenhum mérito em ser rápido, e as pessoas precisam de tempo para assimilar as ideias. Alguns dos maiores matemáticos foram bastante lentos em aprender os profundos conceitos do assunto.”
Apesar desse pequeno trecho do autor alertar sobre a leitura rápida de assuntos matemáticos, li o livro de forma bem rápida e não foi prejudicial para o meu entendimento.

Os capítulos iniciais são bem explicativos, devido aos assuntos abordados serem mais simples, mas ao decorrer do livro a leitura começa a se tornar bastante maçante. Alguns capítulos possuem explicações muito rasas, podendo causar confusão no leitor ao invés de entendimento. Indico esse livro para quem realmente gosta de matemática e quer descobrir um pouco mais sobre esse mundo.

Erick 21/05/2020

Para leigos!
Excelente livro que te ajuda de forma fácil e divertida, aprender conceitos básicos da matemática. Indico fortemente!

Matheus Alves Carmo 09/04/2020

Acessível, mas pra quem se interessa
O livro tem uma linguagem que pode ser considerada acessível, pois não se aprofunda realmente nos assuntos citados.
Ainda assim, é um livro de nicho, que vai ser realmente aproveitado por quem tem interesse na área. Ainda que a linguagem não seja a mais técnica, há alguns cálculos mais complexos que são abordados.
Em todas as 50 ideias temos uma linha do tempo, o contexto histórico e a evolução que houve.
Bem escrito e bem editado.

marcosm 02/12/2019

50 idéias de matemática que vc precisa conhecer
Leitura bem informativa, ajudou-me a rever alguns conceitos e a adquirir uma pequena noção de outros, mais complexos que até então só tinha ouvido falar. As explicações são bem acessíveis, e servem como isca para quem se interessar por algum dos assuntos apresentados. Obviamente que o livro não tem a pretensão de cobrir temas complexos de maneira profunda, mas sim dar algumas pinceladas introdutórias.

Saulo 11/09/2019

O livro apresenta, de forma sucinta e bem explicada, algumas das principais ideias do mundo da matemática. É cheio de curiosidades que podem ser levadas para uma aula do ensino fundamental ou médio, seja sobre o número pi, a ideia de infinito, os fractais, a teoria do caos dentre outros.

É uma boa leitura para quem gosta de matemática e quer aprender um pouco mais sobre ela, os assuntos não são aprofundados e, portanto, quem estuda na área não irá se deparar com nada muito inédito, mas olhando para o sumário, é possível encontrar algo que ainda não tenha visto e vai valer a pena conhecer.

Arca Literária 24/04/2017

disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/50-ideias-de-matematica-que-voce-precisa-conhecer-tony-crilly/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/50-ideias-de-matematica-que-voce-precisa-conhecer-tony-crilly/