A Rede

A Rede Håkan Nesser

Resenhas - A Rede

Jeff.Jammer 18/02/2023

O tempo, senhores (as), aprimora sua crítica.
Mais de 10 (dez) anos depois, reli-o.

O que anos atrás era ótimo, no presente foi morno.

Por que gostei tanto no passado? Quem eu era? O que fazia? Com quem andava? O que consumia?

Infelizmente não consigo respostas, minha memória é um dos meus pontos fraquíssimos, mas eu sei as respostas de hoje para as mesmas perguntas, e só posso concluir que isso faz diferença.

A escrita é legal, é fluída, até bem contada, mas a trama influiu muito nesse caso. Para que não influisse tanto a trama deveria ser melhor, ou outro gênero. Para o suspense e investigação esses fatores são indissociáveis.

No fim tudo foi rápido demais, com explicações rasas, especulações, muito "eu acho" sobre as motivações.

Mas valeu reler para não reler mais. Kkkkkkk.

Ahhhh...E tem machismo. É horrível. O autor não pesou tanto a mão, mas quando o fez deixou claro esse lado, para a época, mais comum.

Não recomendo de forma alguma. Não Leiam.

isabelle 18/03/2022

Tanto a história quanto a escrita são bem fracas. O detetive principal é um clichê ambulante, desnecessariamente grosso e violento, desrespeita os outros toda hora sem motivo nenhum. O caso demora bastante pra apresentar pontos o suficiente pra nos deixar curiosos, então a maioria do tempo eu fiquei pensando só "Ta, e..?" e naquele momento não era nada.
A leitura é rápida, cheia de diálogos, e pelo menos isso faz com que o desfecho chegue logo. Não é um livro horroroso, até porque sem expectativas dá pra se entreter bastante.

Gláucia 28/12/2010

Um mistério do inspetor Van Veeteren
Rápido de ler, frases curtas e diálogos não muito elaborados é um bom passatempo para quem gosta de romances policiais e quer variar um pouco, sair de Agatha Christie e Sherlock Holmes. Porém, dificilmente do que costuma ocorrer comigo, no meio do livro eu já tinha descoberto o assassino e até imaginado qual seria o motivo. Logo, o fator surpresa, principal ingrediente de um bom romance policial deixou de existir.
Mas achei Van Veeteren bem interessante, um detetive intuitivo.
Jeff.Jammer 18/02/2023minha estante
Veeteren foi um machista horrível. Para a época cabia, éramos menos exigentes. Hoje em dia não passa. Um detetive rabugento, grosso, e misógino. Li duas vezes e tive impressões incrivelmente diferentes, graças ??

Gláucia 20/02/2023minha estante
Nossa, faz 12 anos que li esse livro, não lembro de nadinha!

lari 03/09/2020

se você se atentar aos detalhes ficará claro o quão obvio é o culpado e como todo esse mistério é desnecessário. Li há um tempo e nem lembro muito do livro, de tão sem emoção que fiquei

Vanessa 09/12/2022

Bom pra passar o tempo
O tipo de livro que você lê em ônibus mas parece que tem mais páginas do que devia, algumas partes são apenas pra encher linguiça e não tem relevância nenhuma pra história o que a deixa realmente cansativa de ler, o final superou minhas expectativas, então posso dizer que valeu a leitura

claudioschamis 10/02/2009

O livro até que tem um começo que faz com que você pense que tudo vai ser maravilhoso. Lêdo engano. Um pouco depois da metade, o livro começa a ficar entediante, monótono e sem nenhum acontecimento que te leve a querer correr para o final do livro. Pode até acontecer de nessa hora até se desistir de ir até o último capítulo, mas consegui aos trancos e barrancos chegar na última página.

Loraine 26/10/2009

Gostei!
Eu gostei bastante do livro. A trama prendeu a minha atenção, embora não tenha achado excepcional. Håkan Nesser conta a história de um professor de filosofia, Janek Mitter, julgado e condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa. Embora todos os fatos indiquem sua culpabilidade, o inspetor de polícia Van Veeteren acredita em sua inocência, e esta fica comprovada quando o próprio Mitter é assassinado, dias depois de sua condenação. A polícia então começa a interrogar todos os possíveis suspeitos em busca do verdadeiro assassino. Gostei! Boa história! Bom desfecho! Achei somente a narrativa um tanto presa. O autor usa de muitas reticências para expressar os pensamentos duvidosos do personagem principal, o detetive Van Veeteren, e na minha opinião isso torna o livro um pouco confuso e em algumas partes cansativo. Mas, mesmo assim, a história me prendeu. Li em 4 dias. Chegava em casa pensando no livro e com vontade de continuar a leitura.

Poli 20/07/2023

Nhé
Tinha tudo pra ser bom, era uma história interessante e o principal suspeito nem ao menos lembrava do que aconteceu.
Mas daí chegou o fim da história, onde a conclusão não tinha deixado pista alguma (ou eu não as achei) ao longo do livro e o culpado nao desempenhou nenhum papel significativo para ao menos você lembrar que ele existia.