Revolução em Mim

Revolução em Mim Marcia Kupstas

Resenhas - Revolução em mim

Clara735 07/11/2023

Leitura diferente das que eu já fiz, tem vocabulário meio formal, e a história é bem antiga, e isso faz com que se pareça um livro chato, mas ele é bem interessante

Natalia1338 25/09/2023

Pais e mães deem esse livro pro seus filhos
Li esse livro quando era bem novinha, até hoje lembro da sensação.
Já se passaram 11 anos da minha leitura e eu ainda lembro dos detalhes, dos conflitos, lembro da sensação de empoderamento, e na época nem existia nome pra esse sentimento.
Esse livro com toda certeza moldou a pessoa política e social que eu sou hoje.

yasmin.colon 04/09/2023

Revolução em mim
é um livro que me identifiquei muito, no início a personagem é bem chata, amo a vó dinorah, um livro que conta os anos de ditadura no brasil e a mudança na vida de uma adolescente com a separação dos pais

Cooper3 12/04/2023

Um livro aonde a personagem é tirada de seu mundo (confortável), e vai pro mundo "pobre". Para o que eu diria, a realidade de muuuuuitos, inclusive a minha. Acho que o livro poderia ter investido em alguns mais detalhes, ter construído mais bases sobre agms coisas.
Não é um livro que eu queira, ou q planejaria ler novamente.
Mas, em um todo, até vale ler.

Nick Assis 17/01/2023

Resenha - by _nickassis
Esse é o livro que SEMPRE me tira da ressaca literária. Em 2022 foi a terceira vez que li ele.
Eu amo o desenvolvimento da personagem principal, que na verdade, é baseada na história da autora, acho lindo o jeito que ela passa de uma menina mimadinha a ser uma menina compreensível.
A relação que ela tem com a avó dela, é simplesmente PERFEITA.
Não tenho críticas ruins, apenas elogios.

Barros 27/01/2022

Lembro que quando li este livro tinha 13 anos, ele me prendeu de um jeito único! Amava entender o contexto histórico e passado do meu país e confesso que esse livro fez eu me interessar mais sobre história e sociologia - além de ter me tornado uma garota que vai pras ruas quando sinto que algo está errado- Acompanhar o crescimento dela, me ajudou a ter um bom crescimento e acompanhar o fim da ditadura me fez querer lutar mais pela liberdade. Pretendo comprar esse livro para reler porque já não lembro de muita coisa, apesar de ter certeza que ele é maravilhoso, e talvez, até posso voltar aqui com uma nova resenha ...

martins 13/01/2021

muito bom
sério, o livro é muito bom, fala sobre vários assuntos e a escrita é tudo! tem até uma frase que eu destaquei que eu fiquei muito tipo ?meu deus?: ?a so-ci-e-da-de, essa palavra forte e vazia, que era um fantasma, uma coisa que não existe. (você não pode pegar uma sociedade, mas ela é tão-tão forte que acaba nos forçando a fazer coisas e pensar coisas, mesmo que não concordemos com elas.)?
a escritora está de parabéns, acho que todos deveriam ler, além de ser um livro curto, é uma leitura super leve. super recomendo!

Yasmin 15/09/2020

Literalmente uma revolução em mim
Li com a idade da protagonista, 15 pra 16, na minha fase de começar a conhecer a política e me apaixonar por esse mundo.
A protagonista é uma menina mimada de sp que devido a separação dos pais vai morar com a vó que leva uma vida bem mais simples do que ela estava acostumada, e com essa experiência vai aprendendo que o mundo não é exatamente como ela estava acostumada.
A história se passa em uma época de turbulência na política brasileira e essa menina vai sair de sua realidade pra ver as coisas como elas realmente são e descobrir um mundo difícil mas mil vezes melhor do que ela conhecia antes.
Enfim, é uma leitura que eu achei maravilhosa, a idade que eu li foi ótima, me causou muitas reflexões mesmo sendo uma história até que simples, é um livro bem pequeno uma leitura super rápida e que vale muito a pena

Nathaliagcosta 11/08/2020

Esse livro aborda um contexto muito importante do Brasil pelos olhos de uma adolescente. Gostei bastante, achei uma leitura bem simples e muito rápida.

Isabel.Campbell 03/02/2019

Um livro que eu comprei para a escola e acabei gostando bastante
Maria Rita é uma mimada pé no saco que vai morar com a avó que é mais humilde. No início as duas têm muitos conflitos exatamente pela diferença de realidades, porém esse tempo que ela passa com a avó faz com que ela aprenda mais sobre a vida e principalmente sobre política.

Foi muito bom ver a mudança e o amadurecimento da Maria Rita e a amizade e cumplicidade que ela e a vó criaram.

Um livro que com poucas páginas trás um pouco de romance, amadurecimento, cumplicidade, amizade, política, enfim, é um livro que eu recomendo.

Pri 08/03/2017

No auge da minha pré adolescência
Li este livro com meus 12 para 13 anos... Enfrentava grandes mudanças na minha vida e ganhei este livro já usado de uma pessoa muito especial. Ele me fez aprender a gostar da leitura, me fez entrar num mundo novo, me fez perceber que nunca se está sozinha, quando se tem um livro na estante por ler. A história é maravilhosa, gostosa de ler mesmo, contando a transição dela, da adolescência, dos problemas familiares, mas de uma maneira leve e deliciosa. Este livro vou guardar pra sempre. Mesmo que hoje já não esteja em tão boas condições, é o meu xodó e vai sempre ter um lugar na minha estante.
Keillinha 18/11/2018minha estante
Também li nessa idade, um dos livros que herdei da minha mãe. ??

Barros 29/01/2022minha estante
Também li nessa idade, um livro muito especial!

Lari 12/12/2016

[Resenha] Revolução em Mim, de Marcia Kupstas
Li em muitas resenhas pessoas dizendo que foram "obrigadas" a ler este livro pelo colégio. No meu caso, essa leitura foi imposta pelo colégio sim, mas como eu já amava os livros, para mim foi uma delícia e não uma obrigação.
Esse foi meu primeiro contato com cenas, digamos, mais adultas. Essa obra é leve, curtinha e suas cenas picantes são poucas e não muito detalhadas (com certeza os colégios não imporiam a nós ler Cinquenta Tons de Cinza ou a Irmandade da Adaga Negra né). É dividido em três grandes capítulos: A Família, A Pátria e O Amor.

Revolução em Mim se passa no ano de 1984, ano das Diretas Já! onde a população protestava para poderem eleger seu próprio presidente. Antes, as pessoas elegiam apenas os senadores e deputados, e estes, elegiam o presidente da República. É narrado em primeira pessoa pela Rita, uma garota de 15 anos que está sofrendo grandes mudanças na sua vida: seus pais se separaram fazendo com que ela tivesse que ir morar com sua avó paterna que é pobre. Ela fica revoltada já que seus irmão mais novos estão com a avó materna (que é rica).
A Rita no início é superficial, chata, mimada e reclama de tudo. Ela destrata a avó só por não ter dinheiro e acha que o mundo gira em torno dela. Dava vontade de entrar no livro e sacudir a Maria Rita até ela acordar pra realidade e parar de melodrama.
Com o passar do tempo, ela vai amadurecendo e sua avó se torna sua melhor amiga e confidente. É incrível ver a melhora da Rita, vê-la se tornando responsável e carinhosa com a vovó. Ela faz novas amizades e conhece o Tiago, por quem se apaixona.

“A separação de meus pais, a amizade com vovó, o Tiago,
as Diretas, a eleição do Tancredo Neves, todos que
fizeram parte de minha vida, naquele
ano. [...] Décadas de mudanças no Brasil e em minha vida.” - Pg. 158

Confesso que, quando soube que o enredo era sobre política, desanimei um pouco. Mas o livro é fantástico. Ele nos mostra a beleza de irmos atrás de nossas metas. Nos mostra também a importância da família e dos amigos e o quão importante é o amor nos mantendo unidos.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-revolucao-em-mim-marcia-kupstas.html
Claudia.Dores 07/08/2017minha estante
Parabéns, me identifiquei também com a história.Quando eu tinha 12 anos aconteceram na minha vida o mesmo que com Maria Rita. Mudamos para a casa da minha avó paterna, meus pais não se separaram, mas viviam brigando. Escola nova, colegas novos, namoricos, a economia do país oscilante como sempre. Muita coisa para uma adolescente administrar e se sair bem no final, sem revoltas ou fugas por caminhos errados.