Sede De Viver

Sede De Viver Irving Stone

Resenhas - SEDE DE VIVER

Nycole 26/03/2021

"O que caracteriza todo o trabalho de Vincent Van Gogh é o excesso de força e a violência na expressão. Em sua afirmação categórica do caráter essencial das coisas, em sua frequente simplificação ousada da forma, em seu insolente desejo de fitar o sol cara a cara, na paixão do desenho e cor, revela-se um pintor vigoroso, viril, que se atreve, às vezes brutal, às vezes engenhosamente delicado."

Esse livro é fantástico, e mexeu muito comigo, pois sou fascinada pelo desenho e pelas pinturas impressionistas. A descrições das pinturas feitas por Van Gogh são de tirar o fôlego, super descritivas. Aqui nós conhecemos toda a intensidade de Vincent, seu amor pela arte que muitas vezes é expressado pela fúria. Sua vida é cheia de altos e baixos, pois, ora é uma pessoa super determinada em encontrar um sentido pra vida através de um ofício, ora cai em desespero, temendo nunca encontrar o tal sentido de sua própria vida.

Recomendo MUITO essa leitura, é um livro super enriquecedor e cheio de poesia.

Nivia.Oliveira 18/06/2021

Estava curiosa para ler esse romance biográfico que deu origem ao filme que mistificou Van Gogh: sua loucura deu origem às obras??
Vou defender Irving Stone. No filme o destaque é o Fou-rou (louco-ruivo) que cortou a própria orelha. “Mas também nenhum artista é normal. Se fosse não seria um artista.” 😁
No livro Vincent é um homem sensível, religioso, culto e obcecado pelo trabalho que se encontrou na arte. Talvez por ser taciturno e solitário e “desesperadamente faminto por amor”, o autor tenha o apresentado como digno de pena. Mostra-o também infantilizado e acomodado, mas quem não seria com uma família que pertencia ao mercado da arte (Goupil) e um irmão companheiro e marchand? Muitos não acreditaram no talento dele, mas pudera, revolucionar a arte choca e dificilmente sua autenticidade seria compreendida.
O livro mostra a relação dele com outros artistas como Toulouse-Lautrec, Gauguin, Signac Seraut, Rousseau, Pissaro, Monet, Cezanne... e também alguns livros que ele teria lido o que nos ajuda a perceber nas obras suas referências culturais.
Tamanho era o anseio de Van Gogh em entender as emoções dos camponeses, dos loucos e dos trabalhadores das minas que ele passava um tempo in-loco: sentiu na pele a pobreza, o sofrimento, a tristeza, a humildade, o altruísmo... não poderia ter melhor forma para capturar expressões e jogar nas suas telas de forma agressiva, “captar o espírito verdadeiro” com a cor.
De uma vida tumultuada entre passagens pela Inglaterra, Bélgica, França e Holanda só o restou usar a arte como “uma espécie de narcótico que toma para não sentir a angústia”.
Fiquei em dúvida se o irmão acreditava realmente no seu talento e acho que o Doutor Gachet, o psiquiatra e artista frustrado, mereceria um livro: teria ele realmente ajudado Vincent? Teria inveja dele? Ou seria sua antítese apenas no quesito talento?
Vincent Van Gogh morreu aos 37 anos, mas suas 800 telas ainda o mantém vivo.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Eder Ribeiro 29/02/2020

O que dizer deste livro, senão expressar em um único adjetivo: fantástico. Depois da leitura, o que dizer da vida de Van Gogh? Que foi triste, que foi sofrida, que foi solitária? Não, foi poética sem a necessidade das palavras, um quadro de luz em todos os tons.

Fernanda 10/04/2020

Fantástico

Súh 16/07/2022

Meu Deus !!! O que dizer dessa obra de arte?
Completamente em choque com o livro todo, já conhecia as obras de Van Gogh mas nunca tinha lido nada sobre ele. Vc termina esse livro com vontade de abraça-lo. É só o que vou dizer, têm que ler pra poder entender.

Lucy 18/02/2015

Maravilhoso
Adorei o livro. Ha tempos que procurava pelo livro, e o encontrei num sebo na internet, por apenas R$10,00.
Muito antigo, primeira edição de 1935, o pequeno livro amarelado pelo tempo conquistou meu coração.
O livro narra a história de Van Gogh, que embora tenha em parte saído da imaginação do autor, muitos são fatos veridicos. O autor contou com uma troca intensa de correspondencia de Vincent com seu irmão Theo.
A dica é acompanhar o livro com as imagens dos quadros criados. Embora muito bem descritos, para os quadros deste pintor fabuloso e incompreendido em sua época, não há descrição que seja suficiente.
O livro encanta pela saga da vida do pintor, seus fracassos e sua obstinação por sua pintura, mas também pelo amor de Theo, seu irmão, que o apoiou e amou por toda a vida.
O fim do livro - fim da vida de Van Gogh - nos emociona profundamente pois só então compreendemos o quanto era intenso o amor destes dois irmãos.
Para quem gosta de filmes, este livro se tornou um filme vencedor de varios premios na decada de 50, onde Kirk Douglas fazia o papel de Van Gogh.
Eu particularmente recomendo mesmo e o livro!!!

Bena 06/11/2017

Muito bom!
O livro retrata a vida e obra do artista com riquezas de detalhes que prenderam minha atenção, li duas vezes e recomendo.

Disotelo 17/11/2020

Apelativo
Abandonei esse livro em 17%, achei apelativo demais, não deu.
Carolina 17/11/2020minha estante
:o

Marcelha.Leone 03/02/2021

Mais do que uma biografia de Van Gogh, "Sede de Viver" é a poesia do sofrimento, são os sonhos e o viver desse gênio, as implicações, sua saúde mental e as dores.