Os 100 Melhores Contos de Humor da Literatura Universal

Os 100 Melhores Contos de Humor da Literatura Universal Flávio Moreira Da Costa

Resenhas - Os 100 Melhores Contos de Humor da Literatura Universal

Fimbrethil Call 09/06/2009

Fraquíssimo!
Pra mim, um texto de humor é um texto engraçado, então eu tava morrendo de vontade de ler esse livro pra poder dar boas risadas, mas aí eu li o prólogo, e o autor (organizador) já veio dando desculpa: humor pra um povo não é a mesma coisa que humor pra outro povo.

Isso quer dizer que são 100 melhores contos pra ele, e não pra mim, além de ter contos bem dramáticos.
Em resumo, eu achei esse livro uma porcaria, e não recomendo pra ninguém, e é por isso que eu nunca mais lerei nenhum livro "Os 100 melhores alguma coisa".
Valdir 27/11/2014minha estante
Cara, tú és um energúmeno de marca maior! Nem gibi da Mônica você compreende. Volta para o pré-primário sua anta!

Elomar 15/01/2020minha estante
Meu caro, você usa chapéu de alumínio e acredita que a terra é plana?

Antonio Maluco 07/04/2022

Propaganda Enganosa
O livro conta histórias de humor de vários autores mundiais mas não achei graça nesse livro de hoje

kath.stolze 04/03/2023

Boa antologia, mas muito densa. deveria ser uns 50 contos.
claro que não é um humor do estilo toc-toc, se trata de uma literatura clássica, tal como homero, kafka e até mesmo maquiavel.
gostei muito de alguns contos, mas outros são dispensáveis.

Eduardo 29/08/2010

Gosto bastante de ler essas antologias, pelo contato com novos escritores que elas permitem. A partir delas conheço autores dos quais demorarei a achar suas obras originais. Essa, que se propõe a selecionar os 100 melhores contos de humor, é feliz, pois são todos contos bem-humorados e a leitura é bem saborosa. No começo do livro (que segue uma ordem cronólogica) eu não me diverti tanto: ria a cada 2 ou 3 contos. Não que Cervantes ou Homero não sejam engraçados... é que de lá pra cá as ideias mudam, e o mesmo ocorre com nossa recepção ao texto de humor. o humor, o bom humor, é universal, resiste ao tempo, isso é bem verdade. Ainda sim, digo que foi a partir dos contos escritos nos séculos XXVIII que comecei a achar mt graça em todos. daí pra frente, curti quase tudo. Enfim, não é a antologia favorita, mas ela foi bem feita. Gostei.
E como é de praxe ao ler uma antologia, deixo os meus favoritos:

- Duas Histórias Zen - Saadi (as mais antigas das que eu favoritei)
- O sermão de Nasrudin- (adorei as histórias de Nasrudin!)
- O nariz - Gogol
- O roubo do elefante branco - Mark Twain
- Bonthsa, o silencioso -
- Deus - Alphonse Allais (curto e foda!)
- De cima para Baixo/O telefone - Ambos do excelente Artur Azevedo
- A obra de arte - Tchekhov - genial, hilário...
- Ménage a Trois - Tristan Bernard - ótimo
- A pílula - Stephen Leacock (ótimo, de tão trágico e grotesco que ele é.)
- O colocador de pronomes - Monteiro Lobato (adoro)
- Os sexos - Dorothy Parker
- História de um traça - Paulo Correa Lopes
- Móveis El canario - Felisberto Hernandez
- Philimor, Alma de criança - Witold Gombrowicz (o que dizes dessa sequencia de cenas absurdas? adorei!)
- O peru de Natal - de Alberto Moravia
- Porcaloca - Carlo Manzoni (só de lembrar já da vontade de rir)
- Manual de instruções - Cortázar (Gênio, mil vezes gênio. pura poesia, essa narrativa)
- O macaco que quis ser escritor satírico (foda!!!!!!!! Um dos melhores dessa antologia, sem dúvida)
- O homem nu - Fernando Sabino (hahah)
- As salvaguardas nem sempre salvam - Millor (em sua melhor fase, numa fábula hi-lá-ria)
- O professor Substituto - Julio Ramón Ribeyro - esse é mais triste que engraçado.... excelente.
- O arquivo - Victor Giudice (Foda demais, demais...)

Há outros muito bons, incluindo mais brasileiros. Mas acho que os favoritos são estes. Pra fechar, uma observação. Ao fazer a apresentação do conto "Apólogo Brasileiro sem véu de alegoria" (que é um bom conto, engraçado...), de Alcantara Machado, o organizador Flávio Moreira da Costa, respeitável conhecedor dessas narrativas curtas, aponta-o como "o melhor conto de humor brasileiro", dando a entender que "O colocador de pronomes" do Lobato seria o segundo. Pois em minha humilde opinião de leitor..."O homem nu", do Sabino, é um conto-piada engraçadíssimo, que merece esse 'prêmio'.

Clarissa 23/03/2013

Otimo apanhado
Gostei muito da leitura. Como sói acontecer com coletâneas, alguns contos agradam mais que outros, a depender do leitor.
Destaco o divertidíssimo "O Roubo do Elefante Branco", de Mark Twain (que deu origem à expressão "elefante branco"), "O Capote", de Nicolai Gogol (que, embora tenha considerado uma obra-prima, não achei muito humorístico, não - pareceu-me, ao contrário, até um pouco dramático), o hilariante "O colocador de pronomes", de Monteiro Lobato (para mim, o mais engraçado do livro),"O Homem de Cabeça de Papelão", do excelente contista João do Rio, e "O Homem que sabia Javanês", de Lima Barreto.
Como bônus, o livro traz um brevíssimo apanhado de informações sobre cada autor cujo conta tenha sido escolhido para a coletânea.
Vale a leitura!

Silvestarley Oliveira 24/09/2015

Os 100 melhores contos de humor da literatura universal
Ótimos contos.
Leitura agradável.
Conheça um pouco (bem pouco) da obra de vários autores.
Não espere que seja um livro de piadas (como alguns leitores praticamente relataram aqui, no Skoob)
Recomendo a leitura.

lexsouza 19/03/2020

Humanos e o humor
Coletânea com contos do século I até o XX. Vale degustar essas pequenas obras que fazem parte da cultura universal humana de não se levar a sério.

Elisangela 15/04/2020

Cansativo
Alguns textos até são engraçadinhos, mas a maioria acaba sendo longo e passando longe do humor, alguns tendem a ser irônicos, ou com lição de moral, mas sem traços de humor específicos, claro que por abranger textos de várias épocas tem que se considerar a cultura da sociedade na época da escrita de determinado texto, ainda assim, para um livro que se propõe a apresentar textos que divirtam alguns realmente me deixaram deprimida...

Gislene 16/02/2013

Eu acho que o mais interessante neste tipo de coletânea e poder descobrir novos autores e novas obras. É lógico que não dá para gostar de todos os contos. Mas entre os que se destacam é certeza de descobrir um novo autor e um novo mundo de leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2018

Os 100 Melhores Contos de Humor da Literatura Universal
"Organizados em ordem cronológica de nascimento dos autores, os contos atravessam o tempo, desde antes de Cristo até meados do século XX. Por vezes, nos deparamos com mais de um conto escrito pelo mesmo autor. E cada vez que um novo autor nos é apresentado, Flávio Moreira da Costa nos informa sobre o período em que viveu, e deixa um parágrafo biográfico sobre cada escritor. Notas de rodapé se fazem presentes ocasionalmente, bem como os nomes de tradutores, nos casos em que a tradução não tenha sido feita pelo próprio Flávio.
Alguns dos contos são hilariantes, e nos fazem rir a cada novo parágrafo; outros, porém, parecem não ter nenhum sentido, até que chegamos ao ponto em que tudo se conecta."

Link da resenha completa: http://loucura-por-leituras.blogspot.com/2016/02/resenha-os-100-melhores-contos-de-humor.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8500-00910-1

Anderson 20/10/2022

[*****], que livro ruim. Eu terminei na força do ódio, mas a que custo... Exceto pelo conto "O preceptor filosófico", de Sade, esse livro não me trouxe nada que preste. "O homem que sabia javanês" e "O homem nu" são fenomenais, mas esses eu já conhecia. O resto só tive raiva.