Bella Mafia

Bella Mafia Vitto Graziano

Resenhas - Bella Mafia

Cacau @dra.leitora 07/06/2017

Crítica Bella Máfia
A cada leitura que faço dos livros da Luva, fico mais surpresa com a qualidade da revisão e com quão impressionante são as obras escolhidas por eles, só não posso falar muito sobre a edição pois só tive contato com o formato PDF.
Essa foi uma resenha difícil de escrever, pois esse livro me tirou completamente da zona de conforto, como vocês devem ter lido na sinopse, ele fala sobre corrupção, tráfico de drogas, assassinatos, máfia, e principalmente sobre política. A cada página virada eu tinha a sensação de que estava lendo um jornal, com todas as atualidades do Rio de Janeiro, achei a história verossímil e apesar de não entender muito de política, achei tudo muito interessante.
O livro começa nos apresentando dois casos onde assassinatos são cometidos. Primeiro nos conhecemos o Tupinambá que está apenas cumprindo a missão que lhe foi passada de assassinar um traidor da organização mafiosa, os "Amigos". No capítulo seguinte conhecemos duas médicas, Patrícia e Andressa, que são assassinadas de uma forma brutal.
A medida que o livro vai seguindo, o autor da sequência na história e vai nos apresentando todos os personagens centrais da trama. Conhecemos, então, Salvador Lavezzo, um dos chefões do tráfico que está sendo investigado pela polícia federal após uma carga de dez toneladas de pasta base de cocaína ter sido apreendida, ele recebe então uma ligação do Macedo, avisando que o Ricardo Treviso, chefe dos "Amigos", estava convocando uma reunião com todos os principais integrantes, para decidirem como seria resolvida a falha de Salvador sem comprometer a organização.
Outra peça importante nesse jogo, e que esquenta a trama, é o delegado Fortunato, logo no início do livro ele dá uma entrevista para uma rádio, contando sobre a investigação e dando sua opinião real sobre o que está acontecendo, e a partir daí ele se torna o alvo dos "Amigos" e dos seus colegas de trabalho corruptos.
Esse é o tipo de livro que você tem que acompanhar fazendo anotações em um caderninho, havia momentos que tantas coisas estavam acontecendo que eu tinha que recorrer as minhas anotações para lembrar o nome dos personagens e não me perder durante a narrativa, até porque tudo que acontece no decorrer da trama, uma hora ou outra, vai se interligar e se você não tiver estabelecido na sua cabeça as peças desse jogo, você vai ficar um pouco perdido.
Vitto Graziano tem uma escrita impecável e bastante atual e me parece que ele estudou bastante para poder nos contar essa história, tudo se fecha direitinho e para mim não ficou nenhuma ponta solta, ou problema sem ser resolvido. Uma coisa muito importante de se salientar é que o livro é bem violento, então prepare o seu estômago para algumas mortes que irão acontecer, pois o autor é muito descritivo e ama detalhes.

"O Brasil tinha tudo para ser uma potência, mas o ranço deixado pela história fez desta terra uma piada em que poucos riem, ou sabem por que acham graça. Ladrões são ministros de Deus, corruptos símbolos de idoneidade, traficantes opinando sobre ética e vocês os apoiam, por ignorância ou conformismo."

Como eu comecei dizendo, é um livro que não é para se ler rápido, você precisa degustar e entender a narrativa aos poucos, se não você vai perder muito dessa experiência. Para quem gosta de thriller político e romance policial o livro é um prato cheio e vai te surpreender. Mais um nacional que merece destaque.

site: http://floraliteraria.blogspot.com.br/2017/06/critica-bella-mafia-de-vitto-graziano.html

Marcio Silva 28/02/2017

Por traz de uma Máfia
Esse livro é uma mistura de informações: fala de trafico e também de política. Mostra a realidade nua e crua da situação do Rio de Janeiro nos tempos atuais e mostra que nem tudo é como pensávamos. Caso nada saia como é esperado para a Máfia o pagamento é a morte! A história toda se passa no Rio de Janeiro como podemos perceber, assim é valorizado muito nossa cultura.

A linguagem do livro é atual! Usando as gírias brasileira o autor mostra como funciona uma gangue de traficantes que é como um plano de trabalho. Todos lutam para proteger o seu superior, dividido em setores cada um sabe seu lugar e caso não saia como esperado é recrutado outra pessoa que tem codinome dado pelo próprio grupo... Não existe erros de revisão, a história é bem narrada, mas no meu ver meio confusão, pois tem muita informação que não dá tempo de digerir e encaixar a cena, quanto a fonte é boa.

Continue lendo >>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2017/02/resenha-49-bella-mafia-dinheiro-se-lava.html

Refúgio Literário 13/04/2017

Eu definiria Bella Máfia como um lanchinho de vampiros. Afinal, o leitor encontrará cenas fortes onde a vida não vale quase nada nas mãos de chefões do tráfico no Brasil. Misturando a Máfia com o que há de mais podre nos bastidores do poder, Vitto Graziano nos agracia com um livro cheio de momentos tensos e conflitantes.

Conhecemos personagens dúbios, aqui não temos a mocinha ou o mocinho, todos devem algo, todos tem algo a esconder. Mas claro, são personagens humanos e veremos alguns fraquejarem em meio aos crimes cometidos pela Máfia Brasileira.

Escrito em terceira pessoa, e intercalando entre vários personagens e cenários, o livro, publicado pela Luva Editora, consegue trazer o lado mais negro do ser humano. São páginas e mais páginas, de homens em busca de conquistar mais poder e dinheiro, não importando o quanto suas almas sejam corrompidas.

Prepare-se para conhecer de perto, quem realmente comanda todo o tráfico no Rio de Janeiro, aqueles que nunca são presos, aqueles que realmente lucram e enriquecem com o dinheiro ilícito.

Vitto Graziano nos traz um livro diferente, um romance policial onde tudo pode acontecer. Com uma escrita leve, e ao mesmo tempo pesada, pelo linguajar muitas vezes utilizados pelos “artistas” do crime, o autor consegue conquistar o seu leitor, e fazer um enredo pesado e rebuscado se transformar em uma leitura essencial para os dias de hoje, onde o crime está em seu ápice em nosso país.

O trabalho de diagramação da Luva Editora está impecável, com folhas amareladas, e uma capa lindíssima, ela conseguir mostrar em sua primeira publicação que não entrou no mercado para brincar.
Bella Máfia, de Vitto Graziano, é um romance policial essencial para quem deseja desvendar o lado mais negro do crime no Brasil. Leia, releia e repasse.

site: http://saotantas.blogspot.com.br/2017/04/sinopse-socio-majoritario-da-maior.html?m=1

Laboralivros 07/09/2017

Resenha por Alua Marinho
"Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados".

Bella Máfia é um livro que retrata a guerra em suas diversas formas. Ele nos lembra que mesmo sendo levados à ilusão de que estamos em plena paz, vivemos o caos às sombras. Faço assim referência a explicação de Guerra, confronto de interesses. Estamos sempre cercados destes, sejam estatais, patriarcais, ou entre grupos. Bella Máfia nos mostra que a guerra nunca tem fim, guerra é constante, a guerra está embaixo dos nossos narizes!

Quando pensamos em máfia, logo nos vem à mente a cena do famoso italiano, ilustrado por Vito Corleone.

Mas em Bella Mafia a realidade está em nosso derredor, o livro que se passa no Brasil explora o estado e o narcotráfico.

"O Brasil tinha tudo para ser uma potência, mas o ranço deixado pela história fez dessa terra uma piada em que poucos riem, ou sabem por que acham graça. Ladrões são ministros de Deus, corruptos símbolos de idoneidade, traficantes opinando sobre ética e vocês os apoiam, por ignorância ou conformismo".

Engana-se que nossos bandidos estão por aí maltrapilhos e sujos, com a barba mal feita e soltando gírias absurdas. Eles são elegantes, limpos e perfumados e, por fim, nos enganam com seu linguajar estupendo.

"De pernas cruzadas, o idoso de bilhas magnéticas, terno listrado e olhar fixo, destilava poder do alto de sua cadeira de couro."

O tempo todo a obra nos instiga a pensar, a prestar atenção no que engolimos calados pela regência.

Vitto Graziano – o autor da obra – brinca o tempo todo com a riqueza de detalhes, seus personagens e cenários são absurdamente bem detalhados nos puxando, literalmente, para dentro das suas palavras.

Não podia deixar de anotar Salvador Lavarenzzo à minha lista de personagens favoritos. Com toda sua excentricidade o vilão se tornou o personagem mais verdadeiro que encontrei por entre várias páginas dos mais variados livros que costumo ler.

"Como sentia falta daquele dia ensolarado ao lado da ex-mulher Helena e do filho Lucca, quando, curtindo as praias em Fernando de Noronha, pôde andar desarmado, sem escolta ou qualquer tipo de preocupação.
Gozava de prestígio, não tinha inimigos poderosos ou arrependimentos. Jamais desfrutaria dessa paz novamente, das areias esbranquiçadas daquele paraíso litorâneo e do sabor da água de coco salgada pelo mesclar da maresia. Havia perdido seu bem mais sagrado e, pelo andar da carruagem, nada no mundo lhe traria de volta a liberdade de ser um homem comum".

Salvador é como uma sirene que o tempo todo nos deixa em alerta, é enganador nato, usa todo seu carisma para enganar os outros personagens. Não poderia deixar de usá-lo como uma apologia aos nossos representantes.

"O dinheiro e o poder não eram tão bons ou importantes como os barões tentavam lhe fazer acreditar. A felicidade residia nas pequenas coisas, nos gestos simples que esquecemos em função das responsabilidades".

Bella Máfia é um livro de leitura rápida e altamente filosófico. O livro tem claras críticas sociais, desde como funciona a máfia até sua influência do cenário político brasileiro, chegando inclusive a referenciar (ou seria citar?) conhecidos episódios de violência vividos realmente em nossa sociedade (fica ao leitor a dica de prestar atenção a certos pormenores e puxar da memória algumas manchetes televisivas de um passado recente. Talvez encontrem algumas semelhanças)
“A arte imita a vida”.

Bella Máfia é simplesmente incrível!

TEXTO DE ALUA MARINHO

site: https://clubedelivroswattpad.wordpress.com/2017/02/08/resenhas-livro-bella-mafia-de-vittor-graziano/

Tiago Toy 20/11/2017

Sólido e desconfortavelmente real
Tive contato com a escrita do Vitto Graziano há uns 8 anos, ou mais, não sei precisar. O que sei é que o potencial do cara sempre esteve claro. Em seus textos divulgados online via-se o cuidado com a construção. Não sou adepto de regras quando se trata de escrever, mas para fazer sentido é preciso ter noção de narrativa, de estilo e voz próprios, de respeito para com o trabalho. Vitto sempre o teve, e daí se vê como ele começou certo.
Bella Mafia, da Luva Editora, é o conjunto de todas essas características. Quando a palavra máfia vem à pauta é automático pensar em O Poderoso Chefão, ou em algum título estrangeiro, muito provavelmente italiano. Na trama que traz Salvador Lavezzo como a peça principal de um jogo deveras intrincado o brasileirismo domina e não se deixa influenciar pelo importado a ponto de perder a própria cara pintada de verde e amarelo... e, claro, com respingos de vermelho.
O ponto forte do livro sem dúvida são os diálogos. São fluidos, sólidos, coerentes, têm impacto. Com tantos personagens transitando nas quase 400 páginas os diálogos vinham para nos dizer quem exatamente era cada um deles.
O ponto fraco, particularmente, é essa mesma quantidade de personagens. Não consegui entender a importância de vários (talvez por serem apenas peões em uma guerra complicada demais). Claro que até os figurantes baleados sem ter a chance de proferir a mais curta fala têm suas próprias histórias pessoais, e respeito esse cuidado para com cada um deles, mas a trama já é emaranhada em detalhes por si só. Poderia ter dado menos espaço a uma dezena de personagens menores para que ela fluísse um pouco menos densa. É possível sentir a densidade entre os dedos, mas é densa por demais, e no fim fica difícil sentir proximidade com qualquer um dos personagens. Claro que há aqueles que, mesmo com pouco espaço, conquistam com suas particularidades charmosas, mas não se torna um ente querido ao virar da última página.
Voltando aos pontos fortes, Vitto não se permite adotar o obvio para que os planos dos bandidos aqui funcionem. É como se você estivesse diante de uma bomba-relógio, fios de variadas cores emaranhados em uma teia, à primeira vista, difícil de se fazer conexão. Permanece assim até o último instante, quando as luzes se apagam, e então vem o clarão, e finalmente tudo faz sentido. Repito o que deixei nas entrelinhas: o leitor não vai lidar com um autor wannabe, mas um escritor que sabe o que está fazendo e onde quer chegar.
Em certo ponto a história é tão bem construída que eu me perguntei se estava lendo ficção ou se estava diante de um relato verídico, com nomes trocados para proteger os "inocentes". Os argumentos são tão crus que é engraçado sua semelhança com a realidade. Encaixa com perfeição à cobertura do bolo que nos é mostrada pela mídia. O recheio desse bolo de sabor amargo é narrado como sendo tão podre quanto imaginamos que o é na vida real (talvez seja ainda pior do que imaginamos). Religião e política casam bem demais com o termo "máfia", tanto nas páginas de Bella Mafia quanto em nossos desabafos nas redes sociais.
A capa e contracapa poderiam ter sido mais enxutas (mais uma vez, minha opinião; o trabalho não é meu e só o autor/editor sabem qual imagem queria passar). Por outro lado, a revisão no que se refere a ortografia é caprichosa, assim como a diagramação.
Salvador Lavezzo é o antagonista que o leitor vai amar odiar. Vai querer ser como ele. Vai admirar, e abominar. No que diz respeito ao personagem principal, Vitto foi feliz em sua criação.

Garotas Devorando Livros 28/07/2018

[...]

O livro faz muitas críticas sociais, principalmente nas cartas de Salvador, escritas em 1ª pessoa. Ele critica duramente o leitor, a população do Rio de Janeiro e Brasil como um todo perante toda a corrupção e danos que os governantes que NÓS ELEGEMOS causam ao povo. As afirmações dele são cruéis mas verdadeiras, me fizeram refletir bastante na situação política que nos encontramos.

[...]

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!!!

site: http://www.garotasdevorandolivros.com/2018/01/resenha-bella-mafia-vitto-graziano.html

Nu e As 1001 Nuccias 24/04/2020

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Esqueçam tudo o que vocês sabem de criação de personagens. Aqui não tem mocinho, mocinha, vilão. Aqui só tem corrupção, hipocrisia e interesse pessoal.

Dinheiro se lava com sangue.

E porra... haja sangue nesse livro!

Bella Máfia surpreende justamente por ser uma ficção que aborda a realidade política e econômica do país. Esfrega na nossa cara toda a corrupção que existe, que apoiamos, que elegemos, que deixamos estar por ser mais fácil, porque não tem jeito.

Tudo que eu disser sobre a história em si é spoiller, porque a cada página tem uma nova informação, uma reviravolta, uma descoberta, um novo suborno, um tiro, uma morte. às vezes mais.

O livro me arrepiou por mostrar de forma tão crua a realidade da polícia, do morro, dos ricos, de quem sobrevive do pó, da lavagem de dinheiro, da religião e política. Mas, mostrou, primeiramente, o que pode acontecer a alguém que sofre todo dia no trabalho, que luta para conseguir seu salário, mas tem um parentesco distante com quem não devia. Sangue no asfalto. Cinzas na casa.

Cada capítulo uma bofetada no ego, diversas visões de uma mesma situação. Ao longo dos mais de 60 capítulos acompanhamos todos os inúmeros personagens em um único dia do ano: 7 de setembro. O dia em que a Máfia decidiu dar cabo da vida de Salvador Lavezzo e que Lavezzo decidiu dar cabo da Máfia.

A leitura me prendeu tanto que eu só reparei nesse esquema dos capítulos do meio pro fim. E só reparei que o livro não começa no capítulo 1 quando cheguei a ele lá no final! Isso porque, com o passar das horas do dia 7 de setembro, as revelações esclarecem decisões tomadas no raiar do sol. E a decisão que gera o desfecho da história foi a primeira do dia.

Única coisa que me complicou a vida foi a quantidade de personagem. Muitos personagens para muitas reviravoltas e informações quase me fizeram perder alguns fios da meada e retomar algumas páginas. Fora isso, espetacular!

Fiquei sabendo nesses comentários de quarentena que um volume 2 está sendo preparado. Só tenho a dizer que aguardarei com afinco! Parabéns, Vitto!

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2020/04/resenha-livro-bella-mafia.html