Renegades

Renegades Marissa Meyer

Resenhas - Untitled Marissa Meyer

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mickaely.Rodrigues 01/02/2023

Se tornou um dos meus favoritos, no começo eu não estava muito convencida com a temática, pois a vingança que a nova ansiava não tinha me convencido. Mas tem TANTA reviravolta, que me prendeu, esses dois últimos dias eu só consegui largar ao chegar no final.
denianmartini 01/02/2023minha estante
Eu comecei e parei. Não gostei so fato dos mocinhos serem os vilões e vice-versa. Kkk

Mickaely.Rodrigues 01/02/2023minha estante
Olha, realmente foi difícil no começo? quase abandonei, mas dei uma insistida e no final valeu a pena ?

bookvic 20/05/2021minha estante
Esse livro é tudo??

alicemmansur 20/05/2021minha estante
nossa, SIM

.wtaylor 29/12/2021

CARAMBA
Esse é o melhor livro que eu já li com toda certeza, incrível e surpreendente, eu tive a sensação de que a autora relacionou muitos acontecimentos do livro para críticas atuais, isso é incrível, a história é maravilhosa, e cada vez eu fico mais curiosa, o livro é perfeito, leiam, ele me fez ter diversos sentimentos, e me lembrou um pouquinho ladybug só pelo contexto da pesadelo e do sentinela, do Adrian e da nova. O FINAL TIPO eu vou comprar a continuação hoje, choquei, fiquei chocada sério meudeus.
(li o livro em português, mas coloquei errado aq)
.wtaylor 29/12/2021minha estante
(eu li a versão em português)

-Koraline 18/09/2021

Muito legal
#SpringRead - Time Coelho - Arganaz: Um livro que não teve tanto hype, mas você acha que vai gostar.
Renegades se passa em um futuro distópico em que várias pessoas tem super poderes. e nossa, é muito legal, fazia tempo que não lia uma fantasia que me deixasse tão empolgada. A história gira em torno de Nova e Adrian, que fazem parte de ideologias políticas diferentes, e após uma tentativa de assassinato dar errado, Nova se infiltra entre os Renegades para destruir o poder político atual.
A sinopse por si só já é muito boa, mas o que mais me surpreendeu foi como toda a ambientação foi construída. Tem romance entre os protagonistas, porém com pouquíssimo foco, tem personagens coadjuvantes cheios de personalidade, tem criança prodígio meio assustadora, mas o melhor de tudo é que nesse livro, apesar do que toda a sociedade é levada a acreditar, não tem um lado completamente bom e outro completamente ruim, e os personagens principais se veem em conflito com suas crenças o tempo todo. Não entendo por que mais pessoas não conhecem esse livro, tenho o pressentimento de que será uma das minhas trilogias favoritas.
denianmartini 21/09/2021minha estante
Eu comecei a ler, mas abandonei. Achei o começo cansativo e não tive fôlego para prosseguir a leitura.

Sol! 09/01/2024

?One cannot be brave who has no fear?
Renegades une todas as minhas coisas favoritas em um só livro e faz isso perfeitamente.
Com um universo impecável e imersivo combinado com um ?found family? digno da Marvel se revelou a melhor fantasia que já li. É um livro que oscila entre pontos de vista dos vilões e heróis, testando nosso senso de justiça e confiança por cada um dos lados durante toda a história. Com times e personagens cinzas, Renegades faz o que nenhum outro livro é capaz provando que ambos os lados são igualmente válidos.
Além disso, apresenta críticas sociais e reflexões metafóricas impecáveis sem perder o ritmo envolvente do plot. Sendo 550 páginas fluidas e envolventes sem se perder do enredo incrível.
Todos deveriam ler Renegados! Fantasia da minha vida, já ansiosa pelo segundo

isa gusmão 05/06/2018

3.5 estrelas na verdade

DESAPONTADÍSSIMA com Marissa Meyer - acho que até por ser inevitável comparar com as Crônicas Lunares, que eu amei muito, Renegades foi uma tremenda decepção. Tenho diversos problemas com o livro que não sei nem se vou lembrar todos:

1. A construção de cidade é muito mal-feita - o mundo de Gatlon City que ela cria não é crível, não soa verdadeiro, não convence, e parece absurdamente caricato. Gatlon City não tem vida, não é fácil de imaginar e parece incoerente - há partes da cidade funcionando perfeitamente, tendo desfiles, enquanto completamente caquéticas e destruídas? As ruas são mergulhadas em lixo e em grafite enquanto as pessoas trabalham normalmente e existe um massivo prédio com tecnologia “state-of-the-art”? Não é “visualizável”, nem coerente. Muito triste quando penso em Nova Beijing, de Crônicas Lunares, uma cidade que eu adorava, visualizava, imergia em.

2. A construção e os dilemas do universo são incongruentes e conflitantes – temos super-heróis incríveis e vilões absurdos em um acordo ridículo e inimaginável, vivendo no que ela tenta fazer parecer um mundo pós-destruição-completa, porém ela não consegue criar essa ideia bem? Os super-heróis e os vilões são caricatos, com falas e cenas dignas de um filme de super-herói classe B e motivações ruins. Todo o contexto e conjuntura do universo é mal-estruturado, sem convencer, fazendo com que você tenha que estabelecer uma regra de “isso não faz sentido mas vou ter que relevar” pra continuar lendo o livro. É cansativo e meio chato.

3. As motivações dos personagens são péssimas, e por muitas vezes me peguei torcendo contra eles ou esperando que as coisas dessem errado para que eles percebessem as justificativas e motivações ridículas e forçadas. Nova tem a PIOR justificativa do mundo para ser tão “revoltada com tudo e todos” e por vezes o ódio intenso dela pelos Renegades parecia infantil, mal-fundamentado e irritante, para não falar em não convincente. Adrian também é movido por um senso moral de justiça e de tudo que há de bom que é - porém em um nível muito menor que o de Nova - um saco. Os caminhos e propósitos dos personagens não convencem, não empolgam, não motivam a continuar lendo, e ao longo do livro vão soando cada vez mais infantis e agoniantes.

4. Os personagens não são nada demais. Sério. A maioria deles é o maior nem-fede-nem-cheira da história. Nenhum me cativou e me fez ficar apegada nele - o que é difícil de acreditar, comparando com a espirituosa Iko, com Cress, Thorne, Scarlet, e tantos outros fascinantes personagens criados por ela. Em Renegades os personagem são bem médios e eu francamente não estou nem aí pra 75% deles - o que é raro, já que eu me apego por um pedaço de pão se bem escrito. ALÉM DISSO, vamos falar das decisões RIDÍCULAS E BURRAS tomadas pelos personagens. Qualé, vai me dizer que os maiores super heróis/vilões e seus aprendizes são tão otários assim? Algumas escolhas e atitudes dos personagens foram completamente “out of character” e davam a sensação de só terem acontecido para manter a história progredindo. Sem falar que da metade pro fim do livro ela simplesmente ESQUECEU de alguns personagens e deixou fios soltos até demais, mesmo pros parâmetros de um livro que é duologia. Serião, o que rolou com Ruby e Oscar depois? Não sei porque foram esquecidos lá pra página 300.

5. Que livro arrastadoooooo. Parece que 60% dele é introdução e as cenas que deveriam ser os “grandes momentos” são na verdade bem meh. E o suposto clímax não poderia ser mais anticlimático. Só pegou o ritmo bom lá pra depois da metade, e ainda assim algumas partes se arrastaram. Plus, os plot twists eram absurdamente previsíveis e faltou surpresa nesse livro.

MAS NEM SÓ DE PROBLEMAS VIVE UM LIVRO NÉ - aka também há pontos positivos:

1. MUITA diversidade - os principais super-heróis da cidade são um casal abertamente gay, que adotaram o protagonista. Muitos personagens negros, asiáticos e latinos. Personagens deficientes. Ponto pra Marissa Meyer.

2. O Council é na verdade uma perspectiva muito interessante de “como fica o mundo e os heróis depois de salvarem o mundo” e foi legal de ver.

3. Bons diálogos, como é de praxe de Marissa Meyer, e um bom número de segredos e questões pra gente pensar. Interessante.

Enfim - continuarei porque acredito no poder de Marissa pra escrever um segundo livro melhor, levando em conta TLC. Espero que esteja correta. Vale a leitura, mas sem muita hype.

Queria Estar Lendo 09/01/2019

Resenha: Renegades
Renegades (Renegados) é o primeiro volume da nova trilogia da minha senhora e salvadora, Marissa Meyer, e vai ser lançado aqui no Brasil pela Editora Rocco. Essa mulher já roubou meu coração com os contos de fada em versão ficção científica de As Crônicas Lunares e com o devastador e cômico Sem Coração, que acompanha a vida da Rainha de Copas antes de ela se tornar a cruel monarca; agora, é a vez dos heróis.

Nessa realidade, os heróis salvaram o dia em Gatlon City e, por isso, foram recompensados. Antes, eles eram temidos. Agora, são amados. A história nos mostra dois pontos de vista: os Renegados e os Anarquistas. Com os Renegados, temos Adrian. Ele é o filho adotivo dos dois líderes do grupo de heróis, órfão de uma das maiores heroínas que o mundo já conheceu. É um rapaz extraordinário, com um poder fascinante e com essa sede de justiça e de fazer a coisa certa, mesmo que precise ir contra as leis e regras criadas pelos próprios pais para que isso aconteça.

"Enquanto a anarquia for sinônimo de caos e desespero, os anarquistas sempre serão sinônimo de vilania."

Do outro lado, temos Nova. Ela foi adotada pelo Anarquista, o vilão responsável por toda a guerra que devastou Gatlon City. Ressentida pelo fato de ter acreditado nos Renegados e tê-los visto falhar quando mais precisava, condenando sua família a uma chacina, Nova quer vingança. Ela quer encontrar os pontos fracos da organização e quer vê-los ruir - para isso, vai precisar se passar por um deles. Nova quer correr atrás da própria vingança, e não vai medir esforços para que ganhe vida.

O ponto forte de todas as histórias da Marissa é a construção de personagem. E, oh boy, como ela fez isso bem em Renegades.

É impossível, repito, absolutamente impossível escolher um lado nesse conflito. Apesar de os Anarquistas serem o caos, os Renegados não são exatamente os mocinhos. E é genial com os pontos de vista dos dois protagonistas mostram isso; não existe um certo. Não existe um errado. A guerra é bastante cinzenta porque não entrega uma escolha fácil para ninguém. Mesmo os heróis são corrompíveis. Mesmo os vilões são empáticos.

"Uma pessoa não pode ser corajosa se não tiver medo."

O ponto de vista do Adrian foi muito de cautela e justiça, enquanto o de Nova era de vingança e amargura. Dois opostos evidentes tal como o tabuleiro desse conflito sem fim.

Adrian foi um dos melhores personagens que a Marissa já criou. Gentil e dedicado, divertido e cheio de vida, ele é um garoto sonhador e cuidadoso. Entende as leis e a razão pela qual estão ali, sabe que o trabalho dos seus pais é essencial para manter a ordem na cidade - e no mundo -, mas também viu que isso nem sempre funciona. Sua criação, Sentinela, é um uniforme que esconde sua identidade e garante que Adrian faça suas investigações e vigilâncias sem o peso do símbolo Renegado sobre ele.

Gostei tanto da ambiguidade desse menino! De como ele agia pelas costas do pai justificando "o bem maior" quando, na real, também era movido por um pouco do seu ego e teimosia.

"- O que nós fazemos... é só uma série de escolhas. Pegue os prodígios de conjuram fogo, por exemplo. Todos eles têm uma escolha. Podem queimar prédios até que virem cinzas, ou podem assar biscoitos."

Adrian consegue dar vida a qualquer coisa que desenhe, desde um pônei até uma arma laser integrada ao seu uniforme secreto, mas o fato de precisar acreditar nesse desenho, de que é útil para alguma coisa, explica muito da sua personalidade. Como ele reage ao mundo e aos crimes e ao senso de justiça.

Nova, por outro lado, é o lado mais radical. Ainda que ela enfrente grandes momentos de hesitação, uma vez que seu plano de se infiltrar nos Renegados dá certo, a sede de vingança fala mais alto. No que o Adrian é ambíguo porque se esconde atrás de uma identidade secreta para fazer justiça com as próprias mãos, Nova se esconde atrás de uma mentira para procurar sua vingança. Ela se torna outra pessoa frente aos Renegados, e a possibilidade de essa identidade falar mais alto, de ela encontrar humanidade e gentileza e familiaridade em meio aos heróis é o que mais a aterroriza.

Como ship, os dois não decepcionam. O slow burn é bem trabalhado - como a Marissa já mostrou que é especialista - e envolve muito da construção de confiança e de como ela não existe realmente porque ambos escondem informações essenciais um para o outro. Ainda assim, Adrian e Nova se entendem. Dividem momentos fofos, amigáveis e cheios de química. É de se contorcer e rolar pelo chão o quanto os olhares e os sorrisos significam tanto para o desenvolvimento do ship.

O leque rico de personagens que compõe o background da história é gigantesco. Os Anarquistas são os vilões, desde os mais caóticos, como o Mestre-das-Marionetes ou a Detonadora, passando pelos medonhos, como o Fobia, até os mais doces e gentis, como a Rainha das Abelhas. São figuras únicas, carregadas de história e de carisma. Os vilões dessa série poderiam ser vilões do Batman de tão incríveis que são!

"Como podemos esperar que as pessoas mudem se não damos uma chance a elas?"

Os heróis, por outro lado, não representam apenas a ordem e a justiça. Os pais do Adrian, Simon e Hugh, são a família. O amor. O cuidado. Ruby e Oscar, melhores amigos do garoto, são seus companheiros para os melhores momentos e também os piores - e também os melhores colegas de equipe que um Renegado poderia querer. Eu me apaixonei perdidamente por cada personagem em cada arco e é desesperador o quanto eu não sei para quem torcer!

Ah, e já que eu mencionei, vale falar que representatividade é fortíssima nessa obra. Adrian é negro, Simon e Hugh (os líderes dos Renegados!) são gays, e por aí vai. O padrão não existe, realmente; a autora usa os poderes, os Prodígios, para falar de opressão (quase como os X-Men) e dá espaço para que aquilo que foge do padrão seja parte dele.

"O coração de Nova pulou. Ela ergueu a arma e... em quem deveria mirar? Era uma Renegada hoje, ou uma Anarquista?"

O ritmo da narrativa é carregado em adrenalina, investigação e bom humor. É aquele tipo de leitura fácil e gostosa que flui tão perfeitamente que dá pra terminar muito rápido - mas você se apaixona por tudo e não quer que termine. O cenário remete às boas histórias de heróis, mas também aos livros de distopia e aventura que ganharam o gosto do público.

"Heróis ou vilões, todos os Prodígios eram poderosos. Todos eram perigosos."

Renegados é o tipo de história perfeita para quem gosta de heróis, aventura ou simplesmente uma saga carregada em ação e carisma. A publicação no Brasil está prevista para este ano, então já se prepara porque esses super-heróis e super-vilões vão roubar seu coração.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/01/resenha-renegades-renegados.html

Laris 31/03/2019

Renegades | Marissa Meyer
Em "Renegades", primeiro livro de uma trilogia, Marissa nos apresenta uma sociedade dividida por heróis e vilões. Os Renegades são os heróis que salvaram a cidade de Gatlon da ruína nas mãos dos Anarchists, os temíveis vilões que governavam em meio ao caos.

Nova viu a família ser morta quando era criança, e depois dessa terrível perda, ela foi levada por seu tio, Alec, para viver com o que restou dos Anarchists. Criada entre os vilões rejeitados pela sociedade, Nova deseja se vingar dos Renegades, uma vez que eles falharam em proteger sua familia quando esta precisou deles. Por isso, quando Nova tem uma chance de se infiltrar no quartel general dos heróis, ela não pensa duas vezes.

Entre os Renegades, Nova conhece Adrian que a aceita em seu grupo de amigos. Sendo o filho dos maiores heróis da cidade, Adrian não era o que Nova esperava, assim como muitos outros Renegades, e ela acaba se vendo em um impasse entre o que ela achava que era verdade e o que ela descobre nessa inesperada situação.

Eu sempre gostei de histórias que abordam profundamente o bem e o mal, e todos os estereótipos que giram em torno deles, toda a ambiguidade moral. Sem entrar muito em detalhes para não estragar futuras experiências literárias, eu adorei como Marissa explorou a questão de que em mundo dividido entre heróis e vilões, nem tudo é o que parece.

Meu único problema com o livro foi o ritmo da narrativa. Às vezes eu senti que Marissa estava dando voltas em coisas vagas antes de algo mais interessante acontecer, como se fosse uma montanha-russa: altos e baixos, mas mesmo com esse probleminha, "Renagades" me fez ficar acordada durante noites, porque eu simplesmente não consegui larga-lo.

O livro tem personagens fortes, uma ótima construção de universo, muita representatividade, cenas de ação intercaladas de momentos de reflexão, e um final arrebatador, daquele tipo que faz o leitor querer reler todo o livro em busca de sinais de que aquilo estava para acontecer. Agora, depois de tudo isso, eu mal posso esperar para por minhas mãos na sequência, Archenemies, que está prevista para o final de 2018.

Veronica.Goncalo 06/12/2019

Esse foi o primeiro livro que eu li da autora, e só peguei ele porque não sabia o que ler. Mas ele me surpreendeu muito. Tem muito a vibe das distopias de alguns anos atrás mas sem ser repetitivo ou monótono. Gostei muito dos personagens, eu me via com medo de alguma coisa dar errado com a Nova, essa personagem foi muito bem construida! Eu sempre imaginei como seria uma sociedade onde pessoas nascem com poderes e se tornam mocinhos e vilões, e esse livro me mostrou muito mais do que tinha imaginado. Favorito!

Lari 24/02/2020

Renegades
"One cannot be brave who has no fear."

Devo confessar que gosto da escrita dessa autora, mas com Crônicas Lunares fiquei decepcionada por motivos diferentes.
Nesse livro, Marissa consegue superar-se em sua distopia e escreve uma história incrível.
Ele é ambientalizado em um universo onde existem os chamados prodígios, que nada mais são que pessoas com "superpoderes".
Nova e Adrian fazem parte delas, mas estão de lados opostos: enquanto ele pertence aos Renegados, um sindicato de prodígios que governam e são considerados heróis, ela faz parte dos Anarquistas, também considerados vilões, são um grupo contra esse governo.
A história é definitivamente sensacional e só não dei 5 estrelas porque senti falta de um final mais emocionante.

Guedes 27/03/2020

Faltou o elemento surpresa..
A ideia do livro é bem bacana, e podemos ver que a autora realmente gosta desse tema pois os personagens nós lembram realmente alguns heróis de quadrinhos que costumamos ver mas tem uma alma própria. Os "vilões" também são bem trabalhados e nos remetem aos vilões do Batman ou super homem , bem caricatos e com seus codinomes bem plausíveis digamos assim.
A trama em geral não é das mais originais mas isso não significa que seja ruim, você fica apreensivo que descubram certas coisas que você também não quer que sejam descobertas, você acaba se importando com todos os envolvidos e o grande trunfo ao meu ver é que você realmente não sabe pra quem torcer afinal.
O livro joga segredos que nesse primeiro volume não foram ainda explicados mas você meio que deduz o que seja e espero que eu esteja errado pois gostaria de me surpreender. Nessa linha de raciocínio é que o final deixa a desejar, pois é algo que se torna óbvio pra quem costuma ler muitos livros de fantasia e faltou aquele sentimento de "por essa não esperava".
Gostei muito do assunto abordado e da filosofia que o livro questiona em geral por isso pretendo continuar nessa saga e torcendo para que tudo que eu acho que é não seja.

Amanda 25/05/2020

MUITO BOM
Renegades é o primeiro volume de uma trilogia de ficção YA  da Marissa Meyer. Autora que eu gosto bastante e ficou conhecida no Brasil por causa das Crônicas Lunares.

Eu não posso dizer que achei Renegades um livro perfeito, mas ele entregou muito do que eu esperava: ação, bons personagens e uma trama que me deixou completamente presa e apreensiva em alguns momentos.

"One cannot be brave who has no fear"

Eu esperava um pouco mais da construção do universo, e entendo que provavelmente vou conhecer mais detalhes dele nos próximos volumes, mas considerando que esse primeiro já tem  mais de 550 páginas, acho que dava pra ter incluído algumas coisas que eu considero importantes para deixar o mundo mais crível.
Outro fator que fez eu tirar 1 estrela da avaliação, é que demorei um pouco para me conectar com os protagonistas. Eu gostei deles, mas só fui realmente me importar bastante com os dois após ler umas 150 páginas. Depois disso não demorou muito para eles conquistarem um lugarzinho no meu coração, especialmente o Adrian. Isso foi uma grande surpresa já que tinha certeza que a Nova seria minha personagem favorita. Eu até gostei bastante dela, mas me vi torcendo o nariz para alguns de seus atos e falas.
Os personagens secundários também são muito bons. Eu achei que ia gostar mais dos Anarchists e ser 100% do time "vingança", mas logo que conheci alguns dos Renegades, especialmente a equipe do Adrian, fui mudando um pouco algumas opiniões que eu tive apenas me baseando no ponto de vista da Nova lá no prólogo.
Acho que esse é um dos pontos mais fortes do livro. Eu me vi refletindo em diversos momentos sobre quem é o verdadeiro vilão da história e posso dizer que ambos os lados tem seus próprios vilões e super-heróis.

"Heroism wasn't about what you could do, it was about what you did. It was about who you saved when they needed saving."

O romance é bem sutil, quase inexistente. Existe uma tensão, olhares e alguns flertes que não chegam muito longe, principalmente pela dificuldade que a Nova tem em entender esse sentimento por alguém que ela deveria odiar. Mas é algo que com certeza vai estar mais presente na continuação e estou ansiosa para ver mais desse relacionamento deles.

Em geral, esse é um livro bem bacana, principalmente por causa das cenas de ação. O fato de ser uma história com bastante diversidade também me agradou muito.
A escrita da autora continua tão boa quanto me lembro. Eu já li Cinder e Sem Coração dela e achei ambos ótimos.

Não consegui confirmar uma das minhas teorias mais fortes nesse primeiro volume, então vai ficar para as continuações mesmo, e depois daquele final, eu mal vejo a hora de saber o que vai acontecer no segundo. Prevejo ainda mais fogo no parquinho.

site: https://www.instagram.com/atracaliteraria/

julia 13/06/2020

Resenha: Renegades
Renegades começa um pouco devagar, mas é cheio de ação. Os personagens são complexos e o universo é divertido porém meio clichê. A história tem bastante tensão que aumenta a medida que o enredo vai sendo desenvolvido.

Essa foi uma leitura bem divertido, apesar do começo super clichê. Eu levei um tempo para me acostumar aos nomes de super-heróis de todo mundo, mas a história em geral foi bem envolvente e fácil de seguir. O livro tem bastante tensão e ação em alguns capítulos também.

A Nova e o Adrian foram narradores bem legais. Eles tem vozes bem dinstintas e as suas perspectivas do mundo são suuper diferentes. Eu gostei muito de como a Nora muda ao longo da história—ela é uma personagem tão complexa e as experiências de vida dela durante o livro fizeram ela mudar muito como pessoa. Estou bem curiosa para ver como isso vai ser desenvolvido no segundo livro.

O livro tem um pouquinho de romance, mas o foco é direcionado para a ação e suspense e todos os segredos que envolvem a Nora e o Adrian. As revelações ao longo do livro foram bem executadas e o final foi bem surpreendente para mim.

melaniepierin0 12/11/2020

Renegados
Eu não tinha tanta expectativa para essa triologia por conta de ter lido Cinder e não ter curtido, mas virou uma das minhas leituras favoritas do ano! A criação do universo é implacável, a história tem política, ação, romance, poderes, reviravoltas e surpresas.
A gente acompanha Nova, que está na lista de protagonistas favoritas que eu amei acompanhar, ela tem um desejo por vingança e não é a ?mocinha? da história.
O romance é suave e gostoso de acompanhar que foi atiçando o meu interesse e ganhando meu afeto com cada página?
Nesse universo temos uma pegada de a Rainha Vermelha (continua sendo bem diferente mas eu senti essa vibe) em que temos certas pessoas que desenvolvem poderes que a autoria faz um proveito enorme!!
O plot não é enrolado e chato de se acompanhar, bem pelo contrário, é cheio de cenas de ação que não te deixam enjoado, o plot foi cada vez me interessando mais e levei altos tombos com esse universo!

Cih @cinthyan.leu 21/12/2020

Todo nerd vai amar!
Uma mistura de X-Men,Liga da Justiça e Vingadores,rs...

Uma escrita muito legal,divertida e que te deixa com vontade de saber mais!
Os personagens são mega cativantes e a gente se pega torcendo por todos... e o melhor,ao mesmo que você torce pro Renegados e você sabe que parte do que eles fazem é melhor,você se pega entendo os Anarquistas e também acha que eles estão certos!
Hahahaha

A Nova conquistou minha admiração,mas as vezes acho ela muito manipulável (oq tenho certeza será explorado na história,por isso vou aguardar)! E o mesmo pode ser dito do Adrian... e os dois são muito adolescentes impulsivos as vezes,e as vezes atitudes um tanto infantis,mas vou esperar o crescimento deles,rs.

Só não dei 5 ?? poq o plot final eu já tinha sacado no meio do livro,rs... e outros plots menores tbm,rs...

1 | 2 | 3 | 4 | 5