Teologia da Trincheira

Teologia da Trincheira Antônio Carlos Costa

Resenhas - Teologia da Trincheira

monique.gerke 22/03/2019

Fui surpreendida por esse livro! Conhecia o pastor Antônio Carlos Costa somente pelo trabalho que ele realiza na ong Rio da Paz, divulgado no Instagram.
E conhecer mais esse lado pastor/ teólogo/ estudioso da Bíblia, só fez crescer minha admiração por esse homem que ama a Jesus e transparece através de atos e palavras as boas novas do evangelho!
Na atual conjuntura política e evangélica que o Brasil está vivendo, homens assim nos trazem esperança!
Os pontos abordados foram:
? Teologia da alma. ? Teologia da santificação.
? Teologia da missão. ? Teologia da razão. ? Teologia da polis.
Recomendo!

joaoaranha 11/05/2020

Obrigatório
São poucos os livros que, quando não me servem para pesquisa, releio por completo e com calma. E diante de tudo que vivemos atualmente, não pude deixar de reler "Teologia da Trincheira", de Antônio Carlos Costa, pela Mundo Cristão. Ouso dizer que é um dos melhores livros que já li, até então, pela capacidade de me mostrar que, diante de tantas batalhas, o Evangelho nos abre possibilidades de esperançar por uma sociedade melhor, com comunidades de fé que não limitem a sua relevância apenas nas paredes pretas do templo e de pessoas que não coloquem seus políticos de estimação no pedestal, em nome da "moral e dos bons costumes". Reconfortante e impactante. Recomendadíssimo.

Letícia Silva 31/07/2017

Teologia na trincheira, da alma à polis
O livro é fantástico. O pastor Antônio Carlos Costa, escritor do consagrado Convulsão Protestante, traz algumas reflexões sobre a fé cristã e suas ideias sobre a sociedade. A estrutura do livro é brilhante: inicia com a teologia da alma, que traz a salvação pela graça, liberdade do pecado e o amor de Cristo; em seguida a teologia da santificação, por meio da qual o nosso interior é transformado constantemente e nos assemelhamos à Jesus; após esse processo nós somos impulsionados pela teologia da missão a compartilhar as boas novas com todas as pessoas para que todos venham a se alegrar e conhecer a Deus, sempre acentuando o papel da Igreja no evangelismo e na ação social compromissada com os mais pobres e oprimidos; esse conjunto forma a cosmovisão cristã através da teologia da razão, visto que o Cristianismo estimula sim o uso da razão e do intelecto para conhecer mais a Deus e compreender melhor o mundo e finaliza com a teologia da polis, em que o cristão reflete na sociedade todo o impacto que teve com sua experiência de fé sendo um cidadão ativo, participativo e compromissado com os ideais democráticos. Em todos os momentos é destacado que a Igreja deve sim ter voz ativa na luta contra violações de direitos humanos e direitos fundamentais e a postura de Antônio é extremamente equilibrada e condizente com sua linha teológica calvinista. Vale muito a pena ser lido!

site: https://www.facebook.com/cultocultura/

Rose 29/10/2017

O amor pode transformar todas as coisas
Deus em sua infinita misericórdia se revelou ao homem por meio da sua sagrada Escritura. Ele é a verdade, o caminho e a esperança. Com ele tudo se torna mais fácil, sem ele tudo se torna difícil. Com seu amor incondicional, amou o ser humano, a ponto de enviar seu filho amado, para para nos libertar do pecado e nos dar a certeza da salvação. E se somos a sua imagem devemos ter esse mesmo amor pelo ser humano em geral, buscando ajudar em suas necessidades, em suas aflições. Pregar a liberdade aos cativos, e derramar amor aqueles que necessitam.

Alisson 26/09/2021

Um excelente chamado ao serviço pelo Reino!
Neste livro o pastor Antônio Carlos Costa faz uma denúncia e alerta as igrejas que ainda são inertes e/ou indiferentes ao pobre e aos desfavorecidos.
Aqui ele mostra que para ajudar quem precisa, não é necessário ter um chamado específico, mas sobretudo seguir as palavras do mestre. Ele é cirúrgico ao defender a ideia de que algumas igrejas, de fato não se importam com o pobre e ainda criam meios para justificar o seu não trabalho.