(SIC) #1

(SIC) #1 Orlandeli

Resenhas -

regifreitas 16/04/2024

(SIC): SIM, EU POSSO VER… ACHO, VOLUME 1 (2016), de Orlandeli .

Conheci o trabalho de Orlandeli através da graphic novel CHICO BENTO: ARVORADA, de 2017. O título faz parte do projeto Graphic MSP, no qual artistas diversos são chamados para realizarem releituras dos personagens clássicos de Maurício de Souza. A obra acabou se tornando uma das minhas favoritas desse selo. Um tempo depois foi lançado CHICO BENTO: VERDADE, que acabou não superando o título anterior, mas também constitui um excelente exemplo do talento de Orlandeli.

A curiosidade me fez ir atrás de outros trabalhos do quadrinista. Ano passado fiz a leitura de OS OLHOS DE BARTHÔ (2019). Nesta, acompanhamos o desenvolvimento do personagem título, da infância até a vida adulta, bem como sua forma peculiar de enxergar o mundo que o cerca. Novamente um trabalho belíssimo!

(SIC) é o primeiro volume de dois (pelo menos até agora) de uma série na qual o artista, em esquetes, aborda situações prosaicas, cáusticas ou líricas do cotidiano. São pequenas histórias que se fecham em si mesmas, protagonizadas, conforme o prefácio assinado por Sidney Gusman, por "maridos traídos, chefes escrotos, mulheres bonitas, crianças sonhadoras, animais, pessoas tão idosas quanto saudosas e até criaturas estranhas".

Orlandeli demonstra aqui porque é um dos principais nomes dos quadrinhos nacional na atualidade!