O que é Arte?

O que é Arte? Leon Tolstói

Resenhas - O que é Arte?

Léonard Leroad 10/03/2020

Indispensável para qualquer um que se considere artista
Cada capítulo do livro me agarrou de uma forma quase catártica, tendo me feito cair em uma série de questionamentos e reflexões sobre a tal arte, da qual eu, mesmo tendo me considerado apreciador da arte e aspirante a artista por muito tempo, nunca havia parado para pensar. Independente das suas concordâncias e discordâncias (tenho muito das duas) com as palavras de Tolstói registradas em "O que é arte?", desprezar a qualidade de escrita e argumentativa da obra simplesmente porque sua visão é diferente, pelo menos para mim, não faz sentido nenhum.

Esse livro é um daqueles em que você pode discordar de cada palavra que foi escrita nas folhas, mas mesmo com essa oposição, você sai com um conhecimento e com opiniões muito mais precisas do que antes de ter lido. Aqui, você consegue descobrir a sua própria concepção sobre arte a partir da visão controversa de uma das maiores personalidades da literatura mundial. É uma recomendação que deve ser feita para qualquer um que já tenha mergulhado no interesse pela arte, mas acima disso, para qualquer um que diz produzir arte.

Sobre minha própria visão em relação ao que Tolstói pensa, só tenho a dizer que ele conseguiu prever, assim como foi muito idealizador em certas partes, muito do que viria acontecer mais tarde com o mundo da arte. Acredito que ele tenha opiniões muito relevantes em vários pontos, mas discordo quase que agressivamente com certas críticas feitas por ele, que vão de dizer que a "Nona Sinfonia" de Beethoven não é arte até insinuar que a boa arte deve ter uma essência religiosa.

Um dos melhores livros que já li. Fica a recomendação.

none 07/03/2020

Arte para um novo mundo
Tolstoi se debruçou no estudo da arte por quinze anos. Só quis divulgar quando tinha absoluta certeza sobre o que, para ele, era a arte. Crítico do mundo do seu tempo, o autor russo descreve o que segundo ele não é arte. A arte ensinada nas escolas, academias, institutos, geralmente voltada para o prazer, o culto ao ego e à patria, à falsa religião- tudo isso deprava o conceito de arte. Essa arte depravada e classista ignora a arte popular, ignora a religião verdadeira, ignora a consciência. Aprender arte é uma necessidade básica de todos ricos ou pobres seja de onde for, seja de qual religião/cultura for. A arte verdadeira pode levar ao aprendizado da ciência verdadeira. Não aquela ensinada nas escolas, academias, institutos, mas aquela destinada ao aprimoramento da pessoa e o mundo ao seu redor. Não uma ciência que privilegia a bomba, a guerra, a morte em detrimento da salvação de poucos, mas um conhecimento inclusivo de todos e para todos. É essa a função da verdadeira arte.
Léonard Leroad 10/03/2020minha estante
Um clássico dos ensaios. Mudou minha visão com a arte e com a vida.