Nossas Horas Felizes

Nossas Horas Felizes Gong Ji-Young

Resenhas - Nossas Horas Felizes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

cris.leal 18/10/2021

Traz lições a serem aprendidas...
Quando a história começa, a jovem sul-coreana Yujeong, professora universitária, rica e ex-cantora pop, está se recuperando da terceira tentativa de suicídio. Num esforço para fazê-la voltar a sentir amor pela vida, sua tia, que é freira, propõe que ela a acompanhe em suas visitas caridosas a presos no corredor da morte. E é no Centro de Detenção de Seul, um lugar habitado pela dor e pela escuridão, que Yujeong conhece o condenado Yunsu e uma amizade, aparentemente improvável, surge entre eles.

A história se alterna entre a perspectiva de Yujeong e as anotações escritas por Yunsu na prisão. Através do diário, conhecemos a vida miserável de Yunsu. Fato que não anula a gravidade das suas ações, mas ajuda a entender o seu comportamento criminoso. A identificação de Yujeong com ele vem do fato dos dois buscarem a morte. Ele, por não se achar digno de viver devido a violência que vivenciou e praticou. Ela, por causa de uma violência que sofreu aos 15 anos e que encheu seus dias de tristeza, desde então. Ao encarar a escuridão profunda de Yunsu, Yujeong se vê diante de um espelho. Os dois estão quebrados e vazios, e precisam encontrar a paz. Precisam perdoar, não pelos outros, mas para o bem deles próprios.

Como pano de fundo, há uma doutrinação religiosa explícita, que pode incomodar um pouquinho, mas no geral, é uma bela história de fraternidade e amor. Além disso, apresenta oportunos argumentos que estimulam discussões sobre a eficiência da pena de morte. Vale a pena conferir. ?

Núbia Cortinhas 17/06/2023minha estante
Que resenha linda! Parabéns! ?? ??

Kauane112 18/06/2023minha estante
Obrigada ?

Com amor, Corvoraz... 16/05/2021

SE VOCÊ AMA LEITURAS QUE DESTROEM SEU PSICÓLOGICO....
....TE MARCAM, E EMOCIONAM POUCO A POUCO, ESSE LIVRO É FEITO PRA VOCÊ!
A narrativa acompanha vidas sofridas, assuntos delicados e cruéis, e a injustiça.
Nada é por acaso, esse livro me arrancou lágrimas de pena e de espanto, a vida de Yunsu é retratada de forma realista e avassaladora, me fazendo praticamente desistir da raça humana kkk
O irmãozinho de Yunsu então....SE AQUELA PESSOA NÃO ERA O CÚMULO DA BONDADE E LEALDADE, TUDO ESTÁ ERRADO!

PS: Mas se você for sensível a temas como estupro, abuso familiar, depressão, suicídio, preconceito e a constante violência, é melhor não ler...

Celice1 18/12/2021

Surpreendente
Não tinha nenhuma expectativa em relação ao livro, então ele me surpreendeu com sua história forte, profunda, intensa, pesada, mas ao mesmo tempo delicada e instigante e maravilhosa. Eu simplesmente amei este livro. A sinopse que lemos por aí não faz jus à riqueza que ele é.

Vivi 04/08/2022

O amor.
Nos mostra o quanto o amor verdadeiro pode transformar as pessoas. Mesmo em uma situação tão desafiadora, onde não há como mudar o destino, o amor ensinou o quanto vale a pena amar, respeitar e se doar ao próximo. Sem pretensão. Apenas por amar.

Emy 24/07/2021

Triste e bem escrito
O livro é bem escrito e super fluído, só não li mais rápido pelo tema ser bem pesado. Em várias partes da leitura eu me pegava como se estivesse com um bolo na garganta, a escrita é feita de uma forma sem máscaras, e eu comecei esse livro sem tantas expectativas mas ele realmemte me surpreende e eu chorei bastante.
Ste (@stebookaholic) 24/07/2021minha estante
Eu amo esse livro!

Emy 24/07/2021minha estante
Eu ameeeeei, merece 5 estrelas ?

no silencio da leitura 01/11/2021

nossas horas felizes
Esse história se passa na Coréia. Yujeong é uma mulher de 30 anos que estava no hospital se recuperando de sua terceira tentativa de suicídio. Revoltada com tudo, ela aceita um pedido de sua tia que era freira em acompanhá-la em um trabalho voluntário, visitando presos no corredor da morte.

Ela conhece Yunsu, um condenado a morte, achando que se tratava de um ser sem salvação, ela começa a desprezar o homem, mal sabendo que suas vidas eram tão parecidas".

site: https://www.instagram.com/p/CULaMeOL8G4/?utm_source=ig_web_copy_link

Nana 27/06/2017

Vai ficar na minha memória!
Iniciei este livro sem muitas expectativas por ser de uma autora desconhecida e principalmente por ser coreana (sim admito, fui preconceituosa). Agora terminei a leitura emocionada e com uma visão diferente sobre o ser humano e sobre a pena de morte.
Não é um livro de autoajuda e nem religioso, mas é tocante e nos leva a reflexão sobre o quanto julgamos os outros sem conhecer os motivos que os levaram a agir de uma forma ou de outra, sem saber o quanto sofreram, qual sua história de vida. Não estou querendo dizer com isso que matar, roubar ou estuprar seja aceitável, não é, mas pode ser perdoável em algumas situações.
É um livro para se exercitar a empatia e entender que ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim.
A freira "Irmã Mônica" é daqueles personagens que dá vontade de conhecer e conviver com ela pra aprender a ser uma pessoa melhor..
Uma história pesada sobre pena de morte, perdão, abuso,crescimento pessoal, a importância de ser criado com amor na infância, a importância de se encontrar apoio na família e o quanto os nossos traumas podem nos afetar no decorrer da vida.
Adorei o livro e entra para meus favoritos por ser marcante!
Obs: Eu era a favor da pena de morte, nunca confiei muito na recuperação de bandidos, mas acho que nunca é tarde para se rever os nossos conceitos. Vou pensar sobre isso!

SalmaC 07/08/2021

ainda há humanidade nos presídios?
Que livro lindo e tocante! Quando acabei de ler, totalmente em prantos, lembrei da musica "dear my friend" do agust d e comecei a chorar mais ainda... Esse livro mexeu tanto comigo que se tornou um favorito! Me levou muito a pensar sobre os presos, muitas vezes temos uma visão fria e desumana em relação a detentos que acabamos esquecendo que, assim como nós, ainda são pessoas... e claro, que eles não estão lá sem motivo, mas, assim como todos, carecem de amor e perdão. Esse livro tem uma visão tão humana em relação a pena de morte que eu me pergunto como pessoas que se dizem cristãs podem apoiar uma execução... O livro traz tantas mensagens, ensinamentos, mostrando o quanto existe pessoas hipócritas e o quanto existe pessoas dignas de perdão. Essa leitura me rendeu muitas lagrimas, ensinamentos, amor e empatia! Também ajudou a crescer minha vontade de adotar no futuro, pois eu via (desesperada), a situação que o Yunsu e Eunsu se encontravam quando crianças e eu só queria protege-los de toda maldade, tive uma sensação de impotencia, e lembrei que por mais que "eu não pudesse ajudá-los" muitas crianças aqui no mundo real estão passando por coisas horríveis, e muitas vezes fechamos os olhos para elas...
a escrita é incrível, os personagens bem construídos, e uma mensagem/história arrebatadoras.
Uma das (muitas) situaçoes que me marcou nesse livro foi quando a protagonista questiona a tia Mônica sobre ela não pesquisar os antecedentes criminais antes de ir lá conversar com os presos, e ela responde algo do tipo "antes de voce começar uma conversa com outra pessoa que voce acabou de conhecer, voce pergunta quais são os erros que ela cometeu durante a vida?"... Importante ressaltar: não é um livro que romantiza a cadeia ou os presos, mas traz humanidade! Além de fazer algumas criticas necessárias, exemplo, a falta de direitos humanos nos presídios, como é difícil a reintegração social de um preso (o que se assemelha muito com a nossa realidade aqui no Brasil)
Alias, aprovetei o engate do livro pra pesquisar sobre a setença de morte, e pelo que eu vi "a pena de morte é uma pena legal na Coreia do Sul, possui um status ambíguo, nunca tendo sido abolida, mas não sendo aplicada desde 1997. A partir de 2017, existem pelo menos 300 pessoas na Coreia do Sul no corredor da morte..." Enfim, é um livro emocionante em todos os sentidos, recomendo muito!

Milena 06/01/2022

Nossas horas felizes
O encontro entre pessoas atormentadas pela dor, a culpa, a tragédia e a violência, que desistiram do direito de viver e por força do acaso ( vulgo, Tia Mônica), são levadas a repensar a maneira como encaram a vida e, consequentemente, a morte.
Pesado, ainda assim, tocante!

@agathanogs 04/07/2021

Uau, que livro!
Nunca tinha lido nenhum livro sobre esse assunto e fiquei tão pensativa que agora não estou conseguindo nem organizar tudo direito para escrever aqui. Apenas leiam! Aborda sobre pena de morte

Marcia 19/08/2022

Minhas impressões sobre o livro
"Nossas horas felizes" é o título desse livro incrível da escritora coreana Gong Ji-Young. Uma viagem a Coréia do Sul que me ensinou e emocionou muito.
Terminei a leitura e ainda fiquei um bom tempo pensativa. É um livro maravilhoso, porém, a história é forte, emociona e nos apresenta vidas muito difíceis. Dá para entender? Só lendo!
Já pensaram sobre a pena de morte? E já estiveram em contato com alguém que está no "corredor da morte"? Nessa história vamos conhecer junto com Yujeong (que é a protagonista) Yunsu, um criminoso agressivo que "não parece arrependido pelo seu crime".
Yujeong, é uma moça muito bonita, rica, bem formada e problemática. Tentou suicídio 3 vezes, abusa do álcool e já usou drogas.
O livro começa quando ela está no hospital se recuperando da terceira tentativa de suicídio.
Amigos, esse livro aborda temas importantíssimos e nos convida a olhar por ângulos diferentes.
Suicídio, corrupção, pena de morte, abandono, fome, frio, assassinatos, luto, amizade, empatia...
Como sempre rotulamos pessoas e muitas vezes a desprezamos sem nem nos darmos o trabalho de conhece-las, de entender o que levou a essa situação.
Yujeong, aceitando convite de sua tia freira a visitar semanalmente um preso - Yunsu- que está no corredor da morte, vai descobrir um mundo muito diferente e que ela jamais imaginou existir.
" Desses encontros semanais, apenas algumas horas, as quintas-feiras, surge uma conexão inesperada entre eles que gradualmente despertará nos dois a vontade de viver."
Há muito aprendizado com a história de vida desses dois. Que livro!!
Deixo aqui minha sugestão de leitura.
Valeu

Barbosagisele 10/05/2021

Sempre bom sair da zona de conforto!
A literatura oriental sempre me traz reflexões muito profundas.
Por falta de atenção, achei o início um pouco confuso, mas depois entendi quem era quem.

O livro tem uma temática delicada, que é a pena de morte ainda aplicada na Coreia do Sul. Mostra a realidade da vida: não somos 100% bons e nem 100% maus.

Não um livro é muito extenso em número de folhas mas é uma história envolvente, densa e cheia de momentos que nos faz questionar o próprio entorno.

poly 16/02/2022

Dor. Choro. Sofrimento. & mais dor.
Como falar sobre esse livro sem chorar? Não sei.
E como tentar colocar em palavras tudo o que eu senti lendo? Também não sei.
Nossas Horas Felizes foi um livro que comecei a ler sem pretensão alguma. Vi em um dorama e pensei: ok, vamos ver. E de repente estava perdida na história e apegada aos personagens de uma forma que nunca tinha acontecido antes.
Li em 24 horas (o que pra mim é tipo: milagre) e ainda não superei.
O livro contem muitos gatilhos (mesmo) mas a linguagem é simples e a leitura tão fluida que eu não consegui parar até chegar no final.
Tive algumas pausas para respirar e uma para morrer de chorar, mas no geral eu só queria chegar no fim para saber como que iria terminar.
Um dos melhores livros que li na minha vida :(

Paula 09/07/2021

Uma tristeza reflexiva
Nossas horas felizes, conta a história de dois personagens que acabam por de entrelaçarem, 3 tentativas de suicídio de um e uma condenação a morte do outro.
Em meio a diversos assuntos complexos e diversos gatilhos, somos levados a questionar nossa forma de levar a vida. O quão julgadores somos? O quão nos colocamos no papel de vítima por situações criadas em nossa própria cabeça?
Uma história sobre amor, fé, arrependimento e perdão, você não é o mesmo após terminar este livro. Uma leitura que requer cuidado, antes de ler, observe se o seu estado emocional está ok e se nenhum dos gatinhos presentes irá lhe fazer mal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6