Moxie

Moxie Jennifer Mathieu

Resenhas - Moxie

Sophie 19/04/2021

Incrível!!
Moxie mostra exatamente (1/3) do que nós mulheres sofremos na nossa sociedade, e mostra o quão as personagens são fortes. A leitura faz qualquer mulher se identificar mas também traz a sensação de poder e confiança e de que juntas somos capazes de muita coisa!! Terminei a leitura com a imensa vontade de distribuir soco no rosto de cada pessoa que já me assediou kkkk
Mulheres, somos incríveis, fortes e maravilhosas!!!

Isa Sales 22/07/2021

Your silence will not protect you!
Um livro muito bom! Eu já tinha assistindo o filme, mas o livro ainda assim me surpreendeu! Eles tem suas diferenças, mas ambos possuem sua força, sua raiva e sua vontade de revolução. O livro mostra muito a Vívian e sua dedicação com Moxie, a sua relação com o Seth e ela tentando lidar com um menino em meio a tanta revolta feminina kkkkkk. Existem muitas cenas fortes e acontecimentos que me deixaram muito revoltada, principalmente ao pensar que isso não é algo tão longe da realidade. A união das meninas foi linda e eu termino esse livro com o espírito de sororidade renovado. Acredito que é muito bom a imposição e a fala das mulheres e esse livro só reafirma isso, toda menina deveria ler esse livro e aprender de uma forma mais didática sobre seus direitos e sobre a necessidade de falar e encontrar apoio nas outras mulheres.

Fabiana.Marino 17/03/2021

Amei!
Um livro infanto-juvenil, mas com uma temática extremamente importante! Eu gostaria muito que na época que eu era adolescente, tivessem livros como esse. A história é de ficção, mas na realidade nós mulheres à vivemos todos os dias.

Trarte._ 12/05/2021

Eu fui terminar este livro cerca de um ano depois de eu ter comprado ele pois no começo eu me aborreci com a personagem principal por ser muito lenta (no meu ponto de vista daquela época) e então abandonei, mas depois que eu dei mais uma chance se tornou o meu livro favorito de 2019. Eu indico muito este livro para as pessoas que estão começando a entrar neste universo feminista. =)

Bibs | @queriaestarlendo 09/11/2018

Melhor livro do ano
- Moxie é um YA que conversa bem com adolescentes sobre assuntos importantes como o apoio feminino, regras sexistas as quais somos impostas desde cedo, e sobre a união da voz feminina e como isso pode ser um agente de mudança.
- É um livro que apresenta o feminismo para as mulheres jovens de uma forma sensata, sem perder a diversão ou o romance, falando criticamente e abraçando a interseccionalidade do movimento e a ideia de que estamos todos em constante mudança.
- Protagonista carismática e cativante, corajosa de uma forma muito real. Ela e as amigas representam as diferentes formas com as quais nos envolvemos e percebemos o feminismo.
- O livro também apresenta o movimento Riot Grrrl dos anos 90, aplicando algumas ideias antigas no presente.
- Uma leitura rápida, fácil, divertida ao mesmo tempo que tocante. Um livro que pode fazer muito para quem vive situações similares no dia a dia.
Samantha Aníbal ferreira costa 03/12/2018minha estante
Eu também gostei achei bem legal

Lauraa Machado 30/07/2019

Feminismo para adolescentes como deve ser!
Sempre que vou avaliar um livro, levo em conta principalmente o que ele se propôs a fazer. Nesse quesito, Moxie é um livro perfeito, que entrega absolutamente tudo que promete e mais um pouco ainda! Se você está procurando um livro adolescente contemporâneo que é praticamente um tapa na cara em forma de lição sobre feminismo, é exatamente isso que você vai encontrar aqui!

Não, isso não significa que o enredo é complexo, único, super bem trabalhado, com uma escrita excepcional e personagens cheios de camas e profundidade. Mas não precisa ser. Não é isso que eu buscava ao ler. O que eu queria era ver várias garotas diferentes se unindo contra o machismo na sua escola! Queria ver situações que me dessem raiva, mas garotas tomando atitudes que me dessem orgulho! Queria ver feminismo sendo abordado de vários lados, tanto daquele em que as pessoas o abraçam de vez, daquele em que têm todos os pensamentos certos, mas nunca pensaram naquela palavra e também daquele em que a própria falta de conhecimento leva as pessoas a acharem que não acreditam nas mesmas coisas. E tem tudo isso aqui!

Fiquei surpresa de ver que tem romance também, mas foi uma surpresa ótima, principalmente quando a autora fez questão de tratar esse romance direitinho e sem idealizar. Quer dizer, até os bons garotos, os ótimos garotos, nunca terão mesmo a noção exata do que é ser mulher, porque eles nunca foram uma. Seth é bem incrível desde o começo, mas fiquei extremamente feliz de ver que ele não é perfeito! Deu espaço para mais questionamento bacana e necessário!

Não faltou nada aqui! Ver as várias garotas diferentes interagindo, se ajudando, se apoiando e lutando contra o patriarcado juntas foi muito maravilhoso! E o melhor é que a autora fez questão também de falar sobre raças, de incluir todas e deixar claro que feminismo tem que ser para absolutamente todas as mulheres! Algumas cenas foram tão lindas, aliás, que confesso que cheguei a ficar emocionada!

Eu cresci desde bem nova já me chamando de feminista, em uma época em que só via essa palavra em livros. Esse é bem do tipo de livro que eu queria ter lido quando ainda era adolescente, porque, apesar de eu já entender mais ou menos o que significava ser feminista, ainda tinha muita coisa para aprender - e definitivamente não tem jeito melhor do que com pessoas (ou personagens) que têm realidades parecidas com a sua. E é por isso que eu recomendo esse livro para todo mundo, não importa a idade! Vou fazer questão de divulgar, de dar como presente, de espalhar pelo mundo! Se você me vir com corações e estrelas desenhados na mão, não é coincidência!

Naa 01/03/2021

Moxies dão o troco !
Foi uma leitura boa e leve. Mesmo nos momentos mais importantes a satisfação de ser compreendida à cada palavra dita se sobressaia como um lembrete de "você não está sozinha". Além de cada uma das criativas e interessesantes propostas, que sempre me deixavam com a curiosidade a mil.

Em suma, é um ótimo livro de iniciação feminista: é simples, prático e cativante em todos os sentidos. Queria que escolas incendivacem mais desse tipo de livro, a diferença e impacto que poderia causar numa turma seria incrível.
Naa 01/03/2021minha estante
incentivassem* mds eu não sei escrever

csartoretto 25/03/2021

Garotas Moxie dão o troco.
Um livro adolescente mas que trata de temas importantes com bullying, assédio, machismo, sexismo, mostrando como o ambiente escolar pode ser tóxico e abusivo com as meninas. O tema é tratado com leveza, mas com seriedade para os jovens aprenderem do se trata o feminismo e suas lutas.

Samarah11 10/05/2023

Assisti o filme a um tempo atrás e finalmente li o livro e posso dizer que se o filme já era bom o livro conseguiu ser 100% melhor.

A forma como tudo foi tratado no livro traz um seriedade e profundidade maior para o problema. É bem triste ver como a realidade chega bem perto de ser assim e que nós mulheres precisamos sempre estar com as guardas levantadas pois se não somos pisoteadas pela sociedade.

Me conectei muito com as personagens e gostei como a autora tratou tudo com muita responsabilidade. A importância de um livro assim nem se pode medir.