Morte Lenta

Morte Lenta Matthew FitzSimmons

Resenhas - Morte Lenta

Nath Correia @bibliotecadanath 11/07/2021

Morte lenta (Gibson Vaughn #1) l Matthew FitzSimmons l @faroeditorial
Há 10 anos, Suzanne, filha de Benjamin Lombard (atual vice-presidente dos EUA), desapareceu sem deixar qualquer pista para trás. Agora, no aniversário do desaparecimento da garota, o ex-hacker Gibson Vaughn é procurado pelo ex-chefe de segurança do vice-presidente para ajudar em uma investigação secreta devido ao aparecimento de novas pistas.

Para Vaughn, a perda de Suzanne foi algo pessoal, pois ela era como uma irmã para ele. Tentando entender a cadeia de eventos que levou ao desaparecimento da garota, ele embarcará em uma jornada perigosa e cheia de conspirações envolvendo adversários poderosos que estão dispostos a tudo para que a verdade sobre o que aconteceu não venha à tona.

"Morte lenta" é o primeiro livro de uma série que tem como protagonista Gibson Vaughn. Sempre tive vontade de fazer esta leitura e, quando a oportunidade apareceu, não pensei duas vezes e posso dizer agora que foi uma das melhores leituras que tive o prazer de realizar este ano. A trama construída pelo autor é inteligente, dinâmica e envolvente e traz um protagonista com um passado marcado por tragédias e algumas outras complicações e que usará todos os seus conhecimentos tecnológicos para encontrar Suzanne e fazer justiça após tantos anos do seu desaparecimento sem solução.

Durante a narrativa, o leitor poderá conhecer o passado de Gibson e Suzanne - e como era forte o laço de irmandade que os unia -, os acontecimentos trágicos que levaram ao afastamento entre os dois e a origem da inimizade entre Gibson e Benjamin Lombard. Além disso, é possível acompanhar toda a investigação - com suas intrigas políticas, jogos de poder e uma cultura de privilégios - e entender aos poucos como as pistas que vão surgindo se encaixam na vida e no desaparecimento de Suzanne. A construção dos personagens é um ponto alto na narrativa, pois mesmo os mocinhos não são perfeitos e possuem suas cotas de erros e os vilões podem ser "perfeitos" com suas ações ditas altruístas e esconder de todos o seu lado mais vil.

Mesmo tendo descoberto uma parte da motivação para o desaparecimento de Suzanne, o desfecho da história ainda conseguiu me surpreender e me mostrou que para de fato solucionar o caso era preciso perceber os mínimos detalhes e pistas e saber ler corretamente nas entrelinhas. "Morte lenta" é um livro que indico de olhos fechados para quem é fã de histórias de investigação bem construídas e com mocinhos dispostos a fazer o que for preciso e lutar até com os mais poderosos para trazer justiça àqueles que não possuem voz.

Nota: 4,5/5

Editora parceira

Instagram: @bibliotecadanath

Estefani.Paula 14/03/2020

Muito bom, só não recebeu as 5 estrelinhas porque alguns pontos me incomodaram.
Ótima trama, bons personagens, bom mistério, e não posso negar que um livro de Tolkien ter parte na trama me deixou um pouco biased, mas sem dúvidas vale a pena a leitura, eu fiquei curiosa e instigada o tempo todo que estive com o livro.
Lilly 18/11/2020minha estante
No final teve uma contradição, quando o peesonagem pergunta a aquela senhora se o pai dele procurou a personagem X e ela disse que sim como se o pai dele já não se trabalhava mais para fulano, e o personagem estava preso.

Carvalhoaingrid 03/05/2021

MARA!!
O começo é um pouco confuso,mas o desenrolar é maravilhoso e muito envolvente. Da pra sentir as emoções dos personagens e mergulhar nessa história que tem uma grande reviravolta

Gabi Saraiva 06/01/2021

Morte Lenta
A capa é maravilhosa! Me surpreendeu desde o início. O autor Matthew Fitzsimmons conseguiu escrever essa obra com uma riqueza de detalhes, o que faz a leitura demorar um pouco, porém, conseguimos montar a cena inteira em nossos pensamentos. O final foi totalmente inesperado! Terminei durante a madrugada pois não iria conseguir dormir sem o desfecho da história. Descobri que se trata de uma série chamada "Gibson Vaughn. Alguém sabe os próximos títulos?

Simone de Cássia 27/07/2021

Livro sem muitos atrativos. Aliás, poderia ser considerado quase sem atrativo nenhum: começo enrolado, personagens chatinhos, trama confusa. O excesso de explicações tecnológicas/digitais também me incomodou, fiquei "boiando" já que sou leiga. O protagonista não conseguiu me fazer torcer por ele e nem a vítima me sensibilizou. O final de um livro sem atrativos claro, não poderia ser interessante também...achei forçado . E o título "Morte Lenta" até agora não consegui ligar à trama. Enfim, a morte eu não sei, mas a leitura sim, foi lenta, morna, tediosa. Eta mulher difícil de agradar, né, Drica? rs rs

Tatianees 19/03/2021

Quando o caçador é a caça
Livro Morte Lenta de Matthew Fitzsimmons
O livro conta a história de Gibson Vaughn, um famoso hacker, que foi criado junto com Suzanne Lombard, filha de um senador americano, que acabou se tornando vice-presidente dos Estados Unidos.
Aos quartoze anos Suzanne desaparece sem deixar rastros.
Dez anos depois, uma equipe de investigação particular recebe uma pista sobre o possível sequestrador de Suzanne.
Eles contratam Gibson para ajudar a rastrear o criminoso.
Enquanto embarca na caçada, Gibson vai recordando sua infância ao lado de Suzanne e o fato que os separou e transformou o senador Lombard em seu inimigo particular.
"Não deixava de ser irônico - os caçadores não faziam ideia de que eles próprios eram a caça. E nem imaginavam que se encontrassem a sua presa assinariam a própria sentença de morte."
Aos mesmo tempo em que alguém contratou os investigadores particulares para encontrar Suzanne ou seu sequestrador, um assassino profissional foi contratado para eliminá-los caso descobrissem a verdade.
Repleto de intrigas políticas e busca pelo poder, Morte Lenta é uma leitura fluída e depois que a caçada começa, você não consegue parar de ler, mesmo que alguns detalhes seja fácil de adivinhar, o desfecho é incrível.

wei 14/11/2022

faz uns anos que li, inclusiva a uns tempos atrás o livro nem tava aqui nunca ouvi ngm fld dele. mas gostei bastante, fiquei presa e não larguei até terminar. não sei se ainda amaria se lesse agr mas enfim né

Lina DC 16/04/2017

"Morte Lenta" é o primeiro livro da série Gibson Vaughn, nome do protagonista. O livro é dividido em Parte I - Virgínia, Parte II - Somerset e Parte III- Geórgia e narrado em terceira pessoa.
A sinopse explica bem a premissa da história, que gira ao redor de Suzanne, uma jovem de 14 anos que desapareceu sem deixar vestígios. Completando quase uma década desde o seu sumiço, a mídia está em polvorosa e volta a passar na televisão o vídeo do último momento em que Suzanne foi vista: comprando algumas besteiras em um posto de gasolina em Breezewood, na Pensilvânia. Tal vídeo deixou a polícia e os federais malucos, pois graças a esse vídeo, fica evidente que Suzanne não foi sequestrada e sim que fugiu de casa. A questão é: por que Suzanne tornou-se um ícone e sua história é tão explorada? A resposta é cruel, mas simples: Suzanne era uma garotinha branca de família rica, e seu pai era um senador.
Gibson Vaughn é um ex-fuzileiro naval, divorciado e com uma filhinha de seis anos de idade e que atualmente enfrenta dificuldades para conseguir um emprego. Rever o desaparecimento de sua Ursa o deixa transtornado, afinal Gibson e Suzanne cresceram juntos e eram como irmãos. O pai de Gibson era o braço direito do Senador Benjamin Lombard e sendo criado apenas pelo pai, Gibson passava mais tempo na casa do senador do que em sua própria casa.
Quando Gibson era adolescente, em um ato de rebeldia, ele hackeou e divulgou documentos importantes e acabou indo para julgamento. A partir desse momento, seus laços com a família Lombard foram cortados e pouco tempo depois, Suzanne sumiu.
Agora, Gibson é recrutado por George Abe, ex-chefe de segurança do atual Vice Presidente Benjamin Lombard para trabalhar na Abe Consulting, a empresa que ele abriu após se desvincular do pai de Suzanne. O caso: descobrir finalmente o que aconteceu a jovem e ter um desfecho que vem amargurando a vida de muitas pessoas.
A história mescla passado e presente, onde Gibson relembra sua infância, os momentos divididos com Suzanne e até mesmo o seu casamento e divórcio. A perspectiva altera entre os personagens, que vão contando um pouco sobre as suas vidas e ambições.
Gibson é um homem atormentado pelo passado. Não é apenas o desaparecimento de Suzanne (apesar de ser um dos fatores principais), mas também a história de seu próprio pai e suas ações passadas. Todo esse ressentimento guardado torna Gibson um homem prestes a implodir.
Uma dessas perspectivas é a de Benjamin Lombard, um homem ambicioso e implacável, que tem como objetivo de vida se tornar o homem mais poderoso do mundo.
Temos também alguns funcionários de Abe, Jenn Charles, uma mulher que foi do exército e da CIA e que sofreu um episódio traumático, seu parceiro Dan Hendricks, um ex-policial que está sempre resmungando e Mike Rilling, diretor de tecnologia da informação da empresa, além do próprio Abe. Cada um desses personagens contribui muito com a construção do enredo, pois exibem seus próprios tormentos e arrependimentos.
A trama é espetacular, pois envolve não apenas o desaparecimento de uma jovem, mas também um complexo enredo político, repleto de reviravoltas e traições e aborda temas polêmicos da sociedade.
O destaque do livro é Suzanne, que mesmo sendo apresentada aos leitores através das perspectivas de outros personagens, é uma jovem que surpreende a todos por sua força interior.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.

"Feita a partir de uma câmera localizada atrás da caixa registradora, a sequência mostrava o interior do infame posto de gasolina em Breezewood, na Pensilvânia. O vídeo causava tanto impacto nas pessoas porque poderia ser uma cena comum ocorrida em qualquer lugar ou cidade, e com a sua filha. Em sua totalidade, a silenciosa sequência do vídeo de segurança era uma melancólica homenagem à mais importante garota desaparecida dos Estados Unidos - Suzanne Lombard." (p. 09)
Orlando 30/04/2017minha estante
achei ótimo o livro... prende a gente do começo ao fim

livrosepixels 17/04/2017

Um intrincada rede de conspiração
Esse livro foi uma leituras que demorou muito para ser concluída, porém, que manteve o tempo todo a história atrativa e nem um pouco cansativa. São apenas 320 páginas, mas a riqueza de detalhes, descrições e envolvimento dos capítulos fazerem parecer um livro de 500.

Para um livro de estreia, Matthew começou muito bem. A trama criada por ele é uma das mais ricas com qual eu já tive contato. Além de misturar dois assuntos que gosto muito – conspiração política e hackers -, o autor também se preocupou em apresentar personagens cativantes e com muita história para contar, sem esquecer de tocar em temas críticos e sérios.

Esse foi inclusive um dos motivos que fizeram com que eu lesse o livro mais devagar. Há muitos detalhes sendo apresentados, descrições sobre ambientes e muitas vezes haviam duas ou três páginas só falando sobre como determinado personagem era no passado. Porém, o que mais gostei foi exatamente esse “excesso” de informações, pois dessa forma, a história se tornou muito mais crível e também, muito mais interessante. Gosto muito de quando os personagens são bem explorados, respondendo já antecipadamente as perguntas que poderíamos fazer durante a história e que certamente atrapalharia a absorção da trama. Desconfio muito de histórias onde personagens simplesmente chegam sabendo de tudo, sem a gente os conhecer melhor.

“Você não pode deixar que o passado controle seus passos.”

Gibson Vaughn é um personagem com alta explicação. São páginas e páginas que contam o passado do protagonista e que nos convencem de como ele é atualmente. Desde muito jovem Gibson já invadia e hackeava sistemas do governo. Seu nome é uma lenda no mundo da internet até os dias atuais, porém seu sonho acabou quando foi preso. O motivo fora que ele descobrira um esquema de corrupção envolvendo o atual vice-presidente dos Estados Unidos, Benjamin Lombard, na época ainda senador, e seu pai, Duke Vaughn, assessor de Lombard. Esse fato foi também um dos motivos pelo qual ele nunca mais teve uma boa relação com o pai, e após a morte dele, ficava se culpando pelo ocorrido.

Gibson não é uma pessoa qualquer. Sua longa jornada de altos e baixos pela vida lhe deram grandes lições, desde como se manter anônimo na internet até como ser uma pessoa normal fora dela. Hoje ele é um pai de família atencioso, humilde, e que, apesar de ser separado da esposa, sempre faz de tudo que pode para manter o bem-estar dela e de sua filha, Ellie. Porém, Gibson também nunca deixou de ser um hacker inteligente e audacioso. Ainda que não mexa mais com isso, nutre uma grande paixão por hackear sistemas e descobrir falhas de segurança na rede.

Ainda que Vaughn seja um ótimo personagem e conduza a maior parte da trama, eu gostei muito mais da Charles. Charles é uma mulher silenciosa, ambiciosa e muito, mas muito esperta. Está sempre um passo à frente dos demais, e seu conhecimento técnico em computação, armamento e logística de guerra me despertaram grande admiração. Ela não se deixa intimidar, toma as suas próprias decisões e não passa nem perto do clichê de personagem indefesa. Há vários momentos inclusive, que é ela quem conduz a narrativa, apresenta as soluções e salva a vida dos rapazes.

“A verdade era simples: na história humana, de que outra maneira alguém conseguiria se tornar, sem derramamento de sangue, a pessoa mais poderosa do mundo?”

A trama criada por Mattew é envolvente, e a cada capítulos vamos descobrindo mais detalhes sobre as novas pistas que podem levar ao paredeiro de Suzanne Lombard e também sobre quem pode estar envolvido no seu desaparecimento. Inclusive, ouve dois grandes momentos em que o livro me surpreendeu muito. A primeira grande surpresa foi na segunda metade do livro, quando Gibson está chegando cada vez mais perto das pistas certas e, inesperadamente, um contato em particular o fará mudar tudo o que sabia sobre o desaparecimento de Suzanne. Já o segundo grande momento é mais próximo ao final do livro, quando vamos ter uma reviravolta e novamente vamos ter de repensar o que sabemos da história toda e, principalmente, do que sabemos de alguns personagens.

A história de Morte Lenta, entretanto, não é apenas sobre conspiração política e/ou sobre o desaparecimento da garota. Ele fala discretamente de dois assuntos muito importantes. Um deles não posso mencionar pois se tornará evidente no final da história. O outro, entretanto, é sobre a pedofilia. Esse é um assunto bastante delicado, mas importante, pois afinal, é uma realidade. Pela internet, qualquer um pode ter o rosto, a nacionalidade e a idade que quiser. Uma criança, em sua inocência, não sabe se quem está do outro lado é quem diz ser, e muitas vezes, acaba acreditando. E em sua grande maioria, do outro lado da tela há pedófilos assediando crianças, marcando encontro com elas e tudo mais.

No livro, em uma parte inclusive, haverá um relato de como um grupo de pedófilos usava a deep web para trocar imagens, vídeos e até mesmo encontrar crianças para praticar os seus atos libidinosos. Infelizmente sabemos que no mundo real isso acontece. Só para citar um exemplo do quão real é esse assunto, uma pesquisa feita alguns anos atrás apresentou que 76% dos pedófilos do mundo todo estão no Brasil. Acredito que a intenção do autor ao expor esses temas é mostrar a gravidade do assunto e conscientizar o leitor de que precisamos ficar atentos com quem as crianças andam conversando pela internet, e acima de tudo, identificar possíveis sinais de investidas desses criminosos.

“A Esperança é um câncer. E o resultado? Das duas, uma: ou você nunca descobre a verdade e durante o processo é corroído por dentro até não restar mais nada. Ou ainda pior: você descobre e acaba atravessando o para-brisa a noventa por hora, porque a esperança lhe garantiu que você podia dirigir sem sinto de segurança.”

Um dos pequenos motivos que me fizeram não dar cinco estrelas ao livro é que, quando cheguei ao fim, ainda senti que algumas pontas ficaram soltas. Há dois ou três personagens que ficaram sem explicação do que aconteceu com eles, se morreram, se viveram, enfim, não ficou claro onde foram parar. Pode ser que tenha ficado em aberto de propósito mesmo ou, quem sabe, venha a ser explicado no segundo livro do autor, que ainda não tem previsão por aqui. Não são detalhes que impactam de forma grandiosa o livro, mas para mim, uma ou duas frases já seriam o suficiente para deixar a trama completa, fechadinha, sem espaço para questionamentos.

A edição física do livro está muito linda, a capa é metalizada e há efeitos de luz que tornam o livro muito belo. Dentro dele também, em cada capítulo há uma espécie de gotas de tinta salpicada, como se algo tivesse espirrado sobre as folhas. O papel é amarelado e mais grosso do que o comum, mas bastante macio. Único detalhe que já não gostei logo de cara foi em relação ao tamanho da fonte, que está menor do que o convencional. Fora isso, é um trabalho muito bem feito.

Morte Lenta me surpreendeu e já estou ansioso para conhecer o novo livro do autor, que decidiu escrever mais livros com o personagem Gibson, tornando-o em uma série. Só posso dizer que fiquei muito contente com a grandiosidade e riqueza de detalhes da história e que certamente vai conquistar muitos fãs de suspense policial, conspirações políticas e, principalmente, para todos que gostem de aventuras envolvendo hackers.

site: http://resenhandosonhos.com/morte-lenta-matthew-fitzsimmons/
Pati 17/04/2017minha estante
Parece ser muito bom! Se for trocar por favor me avise! bjus

Erika 10/01/2023

Pensei que a história seria comovente mas sinceramente eu não entendi nada do que tava se passando desde o começo ao fim, odiei .

Silvana 25/07/2021

Suzanne tinha catorze anos quando desapareceu sem deixar nenhum vestígio. Na época, filha do senador Benjamin Lombard, teve o vídeo de uma câmera de segurança em uma loja de um posto de gasolina que mostra seus últimos momentos antes de desaparecer mostrados a exaustão, tanto que mesmo hoje quase dez anos depois, é difícil encontrar alguém que não conheça o vídeo nos mínimos detalhes. E com Gibson Vaughn não é diferente. Gibson sempre foi muito ligado a Suzanne já que seu pai era chefe de gabinete de Benjamin, mas na época em que Suzanne desapareceu ele estava cumprindo pena por ter hackeado os computadores do senador e roubado seus registros financeiros para acusar o mesmo.

Mas no fim quem levou a culpa pela fraude foi o pai de Gibson que tinha cometido suicídio um tempo antes e Gibson teve que escolher entre os fuzileiros navais ou a cadeia e, escolheu se alistar. Quem não ficou feliz com isso foi Benjamin que até hoje persegue Gibson, e agora com ainda mais influência do que na epoca, já que hoje ele é vice-presidente tentando concorrer à presidência, e Gibson se vê mais uma vez desempregado. E a ajuda vem de onde ele menos espera. Gibson recebe a visita de George Abe, ex-chefe de segurança de Benjamin, que na época foi o maior responsável pela prisão de Gibson. Abe quer contratar Gibson para descobrir o que aconteceu com Suzanne e Gibson aceita pois precisa do dinheiro para pagar a hipoteca da casa da sua filha.

Mas como obter sucesso em algo que nem o FBI conseguiu? Primeiro que Gibson sempre teve uma ligação muito forte com Suzanne e a conhecia como ninguém e segundo, Abe tem uma nova pista. Depois de todos esses anos o suposto sequestrador entrou em contato. Mas porque só agora quando ele praticamente se safou do seu crime. E porque procurar alguém que nem tem mais nenhum envolvimento com o pai da vítima há anos. Gibson começa a investigar e acaba descobrindo segredos e mentiras que envolvem seu passado e o da família de Suzanne. E quando a identidade de Gibson é exposta, ele vai precisar descobrir o que realmente aconteceu, mas para salvar sua própria vida.

Esse livro não é um lançamento da Faro, mas como nesse mês a editora abriu para os parceiros solicitar alguns livros mais antigos do catálogo, eu aproveitei e pedi esse livro que estava na minha lista de desejados já há algum tempo. E já tinha visto bastante elogios ao livro, mas ainda assim fui surpreendida pela qualidade da história. O livro é daqueles suspenses que já prende a gente no primeiro capítulo e você não consegue largar enquanto não tem todas as respostas para os mistérios que vão sendo apresentados ao longo da história. Porque começa com o mistério do suposto sequestro e vai abrindo um leque de questões que a gente fica louco para ler logo a ultima página e entender o que realmente aconteceu.

E confesso que não resisti e acabei lendo a ultima página da história de tão nervosa que fiquei para saber logo o final. Mas como disse antes, são várias questões e acabei não descobrindo muita coisa e precisei ler o livro todo mesmo para descobrir o mistério todo hehe. E uma coisa que gostei bastante foi que o autor conseguiu encaixar todas as peças e temos um final bem fechado, e ao mesmo tempo temos uma abertura para outras histórias com o nosso protagonista, o Gibson, que depois que fui ver, o autor tem outros livros publicados com esse mesmo personagem, mas que por enquanto não foram publicados aqui no Brasil. Fica a dica editora Faro hehe.

Morte Lenta é aquele tipo de livro que, sabe o ditado, quanto mais mexe mais fede, e o caso que era somente um suposto sequestro acaba se tornando algo muito maior e eu confesso, não consegui descobrir nada de nada. Até formei várias teorias, suspeitei de todo mundo, não sabia quem estava falando a verdade e quem estava jogando, suspeitei até mesmo do protagonista, e no fim errei feio em tudo. Não passei nem perto do que realmente aconteceu. Nessa questão o livro lembrou bastante os do autor Harlan Coben, que também faz a gente de trouxa o livro todo. E qual fã de livros do gênero que não ama ser feito de otário?

Uma coisa que achei bem legal também é que o Gibson é um expert em computadores e por isso temos bastante sobre isso na história. Nessa questão lembrei da série Mr. Robot, quem é fã vai se identificar. E também temos bastante intrigas politicas, jogos de poder, e com personagens que ganham a gente porque apesar de ser um livro de suspense, o leitor sente o que eles estão sentindo, não fica aquela coisa dos livros do gênero, que o mistério a ser resolvido é o mais importante. Eu queria a resolução de tudo sim, mas da melhor maneira possível para que nenhum deles fossem prejudicados. Mas enfim, é um livro que indico para todos os fãs do gênero, tenho certeza de que você vai gostar. E para finalizar tenho que falar da edição, que tem o selo de qualidade dos livros da Faro Editorial.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/06/resenha-morte-lenta-matthew-fitzsimmons.html

Ale 07/01/2022

A morte lenta foi do meu cérebro.
O livro tinha tudo pra ser bom, mas não foi.

Tinha tanto detalhe e diálogos desnecessários.

Eu já tinha desvendado o mistério todo antes de chegar na metade do livro.

Não recomendo.

Guilherme - @literalmente.oficial 17/11/2020

Novas pistas aparecem após 10 anos do desaparecimento de Suzanne!

Gibson, antigo hacker e ex-fuzileiro naval, recebe uma proposta de emprego na Abe Consulting Group para continuar as investigações com pistas recém descobertas do desaparecimento, 10 anos atrás, de sua amiga de infância e filha do atual vice-presidente dos EUA, Suzanne.

Repleto de detalhes da investigação, da vida dos personagens e com
revelações a todo momento ao decorrer da história. Pontos que enriquecem o livro de maneira extraordinária.

Perfeito pra quem procura um exímio livro de investigação dos tempos digitais.

Ghellem Pires 14/02/2021

Recomendo muito
Eu amei esse livro, simplesmente a melhor história de todas que já li envolvendo suspense.
Recomendo a leitura a todas as pessoas que curtem os livros de suspense e crimes. Eu gostei muito mesmo.
É ao mesmo tempo triste, emocionante e surpreendente.

Eduardotsw 28/01/2021

Interessante
O desenvolvimento acontece de forma um pouco lenta, mas vale a pena acompanhar a história.