Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico

Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico John Babler & Nicolas Ellen

Resenhas - Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico

matheusbitencourtoficial 13/11/2023

Finalizei a leitura do livro "Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico" dos autores John Babler & Nicolas Ellen, publicado pela Nutra Publicações.

Uma leitura introdutória voltada para o Aconselhamento Bíblico Noutético, com temáticas relevantes. Se você nunca leu nada sobre este tema, começar por aqui é uma boa pedida.

O conteúdo é interessante, mas achei os autores obscurantistas em certos aspectos. A leitura é simples e de fácil entendimento, mas em muitos momentos eles poderiam ser mais diretos.

Apesar de não ter aprendido nada inédito, o livro me ajudou a refletir sobre a atuação do Conselheiro Bíblico em algumas situações mais delicadas. Valeu a pena a leitura. Já tinham alguns meses que não estava conseguindo finalizar os livros pelo excesso de atividades.

Lucas 03/07/2023

Fenomenal
Passear nos estudos sobre Aconselhamento Bíblico – que, pegando emprestado a conceituação apresentada por Babler e Ellen, pode ser descrito como “a ação de ministrar as Escrituras para aqueles que enfrentam problemas ou que desejam a sabedoria e orientação de Deus” - tem sido uma experiência e tanto. Ao mesmo tempo em que há um consenso de que o ato de aconselhar é uma tarefa que faz parte da experiência cristã, há um consenso de que esta tarefa não é fácil.

A boa notícia é que este livro ajuda a facilitar este desafio: em “Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e Suas Aplicações Práticas”, John Babler e Nicolas Ellen apresentam uma intersecção entre o aconselhamento bíblico e a teologia sistemática, demonstrando que muitas vezes, a tarefa de aconselhar consiste em resgatar visões bíblicas de doutrinas acerca do Deus soberano e de nossa natureza falível e pecadora. Babler e Ellen propõem – se a apresentar o texto das Escrituras como sendo suficientes para auxiliar a tarefa do aconselhamento – o que fica evidente nas aplicações práticas apresentadas aqui, com orientações para conselheiros e estudos de caso que ajudam a colocar as ideias em prática. Tudo isto nos é entregue em uma boa edição – sim, ainda estou deslumbrado com o trabalho editorial da Nutra Publicações.

Em síntese, este é um livro que vale a pena ser lido.

Asenate Brasil 11/11/2021

Sobre aconselhamento bíblico
Esse livro é excelente para quem quer saber mais sobre Aconselhamento Bíblico. Os autores são bem didáticos, escreveram com uma linguagem bem simples e acessível. É um livro de estudo, então a ideia é que a leitura seja com calma mesmo para irmos processando as informações. Indico demais.