Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - Aprendendo Inteligência

Amanda Carneiro 11/12/2011

www.primeiro-livro.com
“Antes de mais nada, é importante fazer uma distinção: assistir à aula é uma coisa, estudar é outra.”

O livro é um auto ajuda. Mesmo que este tipo de leitura não é tão lido e por muitas vezes, criticado, este é um dos melhores livros que li até hoje. Indicado, principalmente (mas não somente), para jovens do Ensino Médio, aprendemos quando, quanto e como estudar. Com uma leitura que flui rapidamente e uma linguagem facílima é uma ótima pedida para um final de semana.

Como é um livro de auto ajuda, não tenho muita coisa a dizer, senão a resenha seria completa de spoilers. Então está “resenha” está mais para um comentário. Esse, super positivo por sinal.
Ao final encontram-se alguns problemas encontrados em testes de inteligência. Você tem de resolvê-los em menos de 10 minutos.
Bom, eu o recomendo muito!
Pare de ser apenas aluno, torne-se, também, estudante!
Wells.Jesus 25/07/2020minha estante
Não achei ele um livro de auto ajudar não, até o próprio autor deixar claro isso.
E você ver que o livro não tem aquelas frases de motivação barata.

Kevellyn.Azevedo 02/05/2022minha estante
Como ler isso ?

Lara 14/01/2023

Que leitura maravilhosa.
Prof. Píer fez um excelente trabalho ao escrever este livro.
Fácil e rápida leitura.
Por mais que muitos ensinamentos passados eu já tenha em minha rotina,sempre há algo a mais a ser oferecido.

Julia 15/04/2021

Entender como nossa educação é podre é um choque, é um processo difícil, mas uma dor necessária (eu diria que é como "sair da caverna"). Esse livro traz, de forma bem didática, como devemos estudar (valorizando cada aula e estudando todo dia). Acho que eu, talvez como muitos outros leitores, perceberam que se tivessem lido esse livro anos atrás talvez a experiência escolar tivesse sido diferente. Isso me faz questionar: "por que diabos esse livro não é obrigatório para ler em, pelo menos, todo início do ano escolar a partir do 6° ano?" Haha. Eu já tinha percebido algumas coisas que o livro apontou, mas ler isso em um livro de alguém tão grande quanto o Pier me fez ter certeza de que eu estava pensando corretamente. A ideia do livro é clara: fazer você abrir os olhos para dar valor para a educação, entender que o nosso sistema educacional é podre e só nos faz emburrecer e entender, além disso, que para mudar tudo ao nosso redor, a mudança e a busca por ela tem que partir de nós mesmos. Afinal, somos nós os "protagonistas da nossa própria história", né? Ao terminar esse livro e no decorrer de sua leitura fiquei me perguntando o que, de fato, tô fazendo com o meu papel de "protagonista" (fica esse questionamento pra vc tbm, se quiser). Enfim, dou só 5 estrelas, mas daria mil, se tivesse.

Hallo 30/04/2021

Grande professor
Se você está nessa rede social o professor Pier já sorri no céu. Pois ele dizia. Leia, leia e leia. Esta é a resenha.

Victor Claudius 20/03/2022

Aprendendo Inteligência
"Todo prazer vem associado a um dor. O verdadeiro prazer é aquele no qual a dor vem antes".

Muito bom livro, vale a pena ler e tenho certeza que se todos aplicarem o que este livro ensina deixarão de ser apenas alunos, mas verdadeiros estudantes. Pessoas inteligentes.

vitoriapamplona 25/10/2023

Um manual de como estudar
Já tinha assistido uma palestra do professor Pier no youtube, e por curiosidade, também por recomendação, comecei a ler o livro dele. É um livro de fácil leitura e muito instrutivo, todo aluno deveria ler algum dia.

A inteligência não é algo estático, você pode superar com esforço quem tem uma natural facilidade, você adquire mais inteligência ao tentar justamente superar suas deficiências. Tem dificuldade em matemática? Então estude matemática. Todo mundo é capaz, desde que supere a preguiça mental.

Curiosidade: vocês sabiam que se estudassemos 10 horas todos os dias, o nosso cérebro ainda armazenaria todo esse conteúdo por mais de quatro séculos? Legal né?

Ele esclarece o funcionamento do nosso cérebro, compara o sistema límbico a uma memória Ram, e o nosso córtex a um HD. Para que o conteúdo aprendido fique fixo na memória permanente, ou seja o HD, é necessário que apresente alguma emoção durante o estudo, por exemplo lembra quando um professor contou uma piada, bem provável que essa piada ficou mais tempo no seu cérebro do que a própria aula ?tediosa?. Assuntos emocionais ficam mais tempo na memória do que o racional.

Dormir é extremamente importante, sentimos sono, porque a nossa ?memória ram? está sobrecarregada, e é como uma forma de resertar assuntos banais e jogar para o córtex uma pequena parcela que gerou emoção a você.

O livro é bem legal, no final tem uns exercícios de raciocínio lógico, e vai quebrar a cabeça com a idade das filhas e a mais velha que toca piano kkkkk. Recomendo!

samiraetca 20/06/2021

Este livro eu resolvi comprar quando estava elaborando meu TCC, não tinha um hábito muito assíduo para leituras como objetivo ou hábitos de vida. Diante da minha dificuldade resolvi buscar leituras que me auxiliassem a desenvolver minha capacidade cognitiva e de concentração, foi quando encontrei este livro, logo busquei no YouTube palestras do autor e me apaixonei pela metodologia simples, direta e eficaz que, consiste em ler e escrever como metodologia ativa no desenvolvimento da inteligência e memória.
Fácil e rápida leitura, foi a base para eu desenvolver o hábito de leitura e estudo.

Ângela Bittencourt Cardoso 25/12/2022

Grande prof. Pier
Isso significa que, toda vez que você puder optar entre uma maneira fácil e uma maneira difícil, o que desenvolve a inteligência é escolher a difícil.

Ci 16/05/2020

Livro fantástico!
Essa leitura me surpreendeu muito, é positivamente! Não esperava quando comecei a ler, mas tudo o que está ali foi muito bem colocado no papel, numa linguagem bem direta e simples, fácil de interpretar.
Livro voltado para estudantes, já estou ansiosa pela leitura do livro 02.

@rodolfo_lab 09/06/2021

Tudo resumido o que eu tive que aprender na marra.
Esse livro é muito bom, ensina coisas bem didáticas sobre como você tira um maior proveito de estudos de uma forma bem simples para qualquer tipo de leitor.
vicqs 09/06/2021minha estante
Píer é sem duvidas um gênio!

Viane 21/08/2020

Ótima leitura
É um livro bem curtinho e super útil, eu terminei em apenas um dia e olhe só! Me deu algumas coisas para refletir.

"Não importa a quantidade de tempo que você estuda e sim, a qualidade do seu estudo. Portanto não estude mais, apenas estude melhor."

VAtor.0 01/07/2020minha estante
Melhor do que a palestra?

Mari 01/07/2020minha estante
Não sei, li por indicação e gostei

VAtor.0 01/07/2020minha estante
Ele deu uma palestra sobre.

Tenho medo de ser um repetidor de informações igual o Augusto Cury

Vinícius 01/08/2022

Saindo da caixa da ignorância
Livro de leitura rápida, voltado principalmente para estudantes, porém serve para qualquer um que queira mudar o estado desastroso de aprendizado imposto em nossas escolas e universidades e que tem formado analfabetos funcionais há vários anos. Ainda temos tempo de mudar este cenário só depende da mudança de nossos hábitos alguns deles: abandonar a TV e limitar o uso de redes sociais.

Jessica Leite 27/07/2021

Aprender a aprender
Cada vez mais tenho me interessado por estudos e livros que foquem em como o cérebro funciona. Nunca gostei de livros de auto ajuda que prometem fazer você mudar seus hábitos como num passe de mágica, sem explicar os fundamentos científicos por trás de cada técnica.
O livro Aprendendo Inteligência do Dr. Pierluigi Piazzi é exatamente um contraponto positivo.
O texto foi concebido de forma a compreender a ciência por trás do funcionamento do cérebro humano sem apelar para um vocabulário muito complexo. Pelo contrário. O autor utiliza de comparativos muito intuitivos e exemplos que demonstram de forma clara e objetiva as técnicas de estudo que garantem um aprendizado de maior qualidade, armazenando informações de forma duradoura e consistente.
Este livro deveria ser um guia obrigatório a todos os estudantes, sem exceção.