Quem é Sakamoto? Volume 1

Quem é Sakamoto? Volume 1

Resenhas - Quem É Sakamoto? #01

Rodrigo 25/02/2023

Ótimo mangá cômico de um estudante do ensino médio que lida com o bullying de uma forma absolutamente incrível e diferente.

Savio.Lopes 19/06/2020

Essa é uma resenha, você sabe!
Sakamoto Desu Ga? É um mangá de comédia escrito por Nami Sano e publicado originalmente no Japão em 2013. Chegou ao Brasil com um atraso de 4 anos, apenas em 2017. Antes de mais nada, faz-se necessário ressaltar a diferença sutil entre o estilo de humor japonês e o brasileiro. A maior parte de nosso repertório cômico é baseado quase que integralmente na quebra de uma expectativa ou de um conceito pré-definido. Por exemplo, ver uma pessoa tropeçando e caindo (na maior parte dos casos, salvo algumas exceções) é engraçado, pois rompe com a linha cronológica de acontecimentos: uma pessoa estava andando, logo, espera-se que ela continue seu trajeto. Qualquer interrupção nessa ideia tem um potencial de ser engraçado. Na Terra do Sol Nascente, entretanto, as coisas são um pouco diferentes, por lá a comédia é baseada principalmente no exagero, ou seja, elevar uma característica ou uma situação ao extremo a ponto dela se tornar quase que impossível de ser reproduzida na vida real é o que promove o potencial humorístico japonês. Justamente nessa lógica que se encontra o protagonista de "Sakamoto Desu Ga?", um aluno do primeiro ano do ensino médio que segue o clássico esteriótipo de colegial japonês: queixo fino, óculos quadrado, cabelo liso bem arrumado, etc. No entanto, seu diferencial está no fato de ser perfeito em absolutamente tudo o que faz e ainda acrescentar estilo e beleza em suas ações. Isso faz com que tarefas simples como limpar os apagadores da sala de aula ou simplesmente almoçar se tornem verdadeiras peças teatrais dignas de serem observadas por todos que estão ao seu redor devido à sua perfeição e ao seu estilo ao realizá-las. Cada capítulo do mangá narra uma história diferente, com Sakamoto em uma situação relativamente comum, mas com o potencial elevado ao último nível devido à perfeição do protagonista. Percebe-se claramente que é uma paródia de outros mangás voltados para o público adolescente masculino que costumam idealizar a fase da vida pós ensino fundamental, agora com a maturidade já instaurada nas mentes as pessoas, mas justamente por intensificar essa idealização é que a obra se destaca entre as demais. Outro aspecto positivo são os personagens secundários que contribuem muito para dar o charme que o mangá precisa, afinal, de que adianta ter um protagonista incrível se não há outros indivíduos para nos lembrar o quão superior ele é? Entre eles destaca-se Kubota, melhor amigo de Sakamoto, que ao longo do mangá cresce e desenvolve uma relação de amizade muito bonita com ele, mostrando que no meio de tantos feitos incríveis ainda há espaço para uma boa conversa entre amigos. Enfim, no geral, devido ao seu roteiro impecável, que cria um protagonista invencível mas ao mesmo tempo humano com o qual temos empatia desde a primeira aparição, personagens carismáticos que realçam o cuidado do autor com desenvolvimento de relações interpessoais entre os alunos, traço peculiar e estiloso e várias e várias lições de vida ao longo dos capítulos "Sakamoto Desu Ga" ficará marcado para mim como um dos principais expoentes do gênero de comédia nos mangás e embora sua publicação já tenha sido encerrada no quarto volume estou apenas esperando minha memória esquecer de alguns detalhes para reabsorver esta obra maravilhosa novamente.
Francine1 22/06/2020minha estante
Arrasou!!!

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#quemesakamoto eu respondo, ele é o cara. Mangá de #namisano conta a história do aluno recém-transferido Sakamoto. Sagaz, inteligente, lindo, estrategista, maratonista, com reflexos acima do normal, inabalável e acima de tudo blasé. Com tantos adjetivos, não é de se espantar que o jovem cultive algumas inimizades e também fãs. Ainda é uma incógnita saber que rumo essa história irá tomar, mas eu estou bem curioso. Um mangá nonsense, com ilustrações bacanas e divertidas. Gostei bastante desse primeiro volume e, apesar de tanta gente reclamando da capa, eu achei ótima. Minha nota é 9/10.

site: https://www.instagram.com/p/BSKN-6ohJjE/?taken-by=miojogeek

CRIS LI 20/03/2017

O cara!
Quem é Sakamoto? Eu sou Sakamoto, você sabe é um mangá muito divertido, que traz um rapaz que realiza tudo que faz com perfeição. Dizer isso pode resumir o mangá numa obra boba, mas não é bem assim. Sakamoto fazer coisas incríveis que às vezes desafiam às leis dá física ( como aparecer voando dentro de um tufão) faz com que as pessoas ao redor dele o adorem e algumas o invejem. Mas ele sempre consegue mostrar uma lição com suas ações para as pessoas que acham que ele é perfeito e precisa ser superado. Seja a dar mais valor a auto-estima, às amizades etc.
Um mangá em três volumes, também existe um anime muito divertido, com uma abertura muito boa! Vale a pena conferir e se aventurar com Sakamoto.

site: Mangá, Panini comics, Sakamoto, quem é sakamoto, Sakamoto