A mulher calada

Janet Malcolm

Resenhas - A Mulher Calada

Alinne 05/04/2024

Tendencioso
Acredito que o maior foco desse livro era comentar os limites de uma biografia, somente.
O uso da história de Sylvia Plath foi apenas uma tentativa de mostrar um exemplo de como alguns biógrafos passam da linha tênue entre o respeito para achar informações e o desrespeito e manipulação perante a isso.
A escritora parece nunca querer assumir um lado e só fez isso no final do livro (por que será? Kk).
O exemplo de Sylvia e Ted foi completamente tendencioso. Afinal, qual seria a graça de falar sobre biografia sem escolher grandes nomes da literatura para dar de exemplo, não é mesmo?
A autora usou de grandes nomes para ter um reconhecimento maior e maiores vendas ao publicar o livro.
O título do livro não condiz com o foco principal dele?
Tive a oportunidade de adentrar mais em fatos pós o falecimento de Sylvia Plath. Mas me incomodou muito o motivo de Plath ser usada de forma sensacionalista para a venda de um livro mediano.

Gabi 26/10/2023

Uma biobiografia
Janet Malcolm não se propõe a escrever uma biografia sobre Sylvia Plath, mas um estudo jornalístico que tem como objeto as várias biografias da autora que se suicidou de modo tão emblemático. Seis biografias em 30 anos... certamente é uma vida/morte que exerceu certo fascínio. É um ótimo livro, muito bem escrito. É difícil parar de ler, mas é também difícil continuar lendo. Não é uma leitura completamente prazerosa. É desconcertante. Ela tenciona vários pontos com relação à ética do gênero biografia. Perfeito ao que se propõe. Mas pra mim a pedra no sapato é o lado que ela declara escolher: de Ted Hughes. Apesar de ser impossível uma escrita imparcial, essa declaração me incomoda em vários níveis. Não acredito que Ted tenha sido um monstro, mas tampouco acredito que seja um santo. Esta história é repleta de zonas cinzentas. No fim das contas, Sylvia nunca alcançou o direito à morte; ao descanso. Ainda falamos sobre sua vida/morte, por vezes mais do que sobre sua literatura. Existem biografias éticas? Os mortos possuem direitos a serem respeitados? Quais são as problemáticas do espólio literário como herança? Muitas questões.

maria 06/08/2022

Interessante
É muito bom para quem tem interesse sobre a Sylvia Plath, até sobre os irmãos Hughes e outras pessoas envolvidas. Acredito que seja uma boa introdução para ler biografia(s) da Sylvia.

Vitória Susin 12/03/2022

A mulher calada
Esse livro me fez pensar muito e marcar bastante coisa. Achei interessante a forma que foi abordado e senti muita vontade de saber mais sobre a Sylvia Plath.

Leticia 09/11/2021

Talvez o meu imenso desprezo pela figura de Ted Hughes faça com que esse livro não seja perfeito. Acho muito fácil fazer todo o show que ele sempre fez com as narrativas sobre Sylvia, vivendo às custas justamente do espólio de Sylvia. Não que eu sinta uma simpatia por ela também. A redoma de vidro é um livro que me causa um incômodo muito intenso, mas talvez por outros motivos. Mas a minha questão com Sylvia sempre foi psicológica, é o tipo de personalidade impossível de acessar. Com Ted, é uma questão ética, ou de falta dela, na minha opinião.
Enfim, como o livro não se trata propriamente da vida deles em si e sim do tema da construção da biografia, achei um livro excelente! Essa não ficção que vai prendendo o leitor nos pequenos detalhes e cria uma narrativa é meu tipo favorito. Consegui visualizar, gostar e desgostar dos personagens na medida em que a autora consegue colocar toda sua teoria de forma magistral.
REALMENTE o livro não foi 5 estrelas para mim porque a aproximação com os Hughes me pareceu extremamente forçada e, mesmo com a autora tendenciosa, não consigo ter simpatia por eles de forma nenhuma. Para mim, o incômodo foi GRITANTE no capítulo sobre Jaqueline Rose, que é a personagem mais incrível dessa história, na minha opinião.
Enfim, LEIAM e tirem suas conclusões

Mick 29/07/2021

Ninguém é perfeito, sylvia plath é uma estrela. Foi traída? Foi. Tem daddy issues? Sim. Precisava de ajuda? URGENTE.

Luís Gustavo 04/07/2021

Os problemas biografias
Janet Malcolm escreve este livro usando, como pano de fundo, as biografias sobre Sylvia Plath, poetisa inglesa que se suicidou em 1963 . A autora expõe os problemas de cada biografia, bem como as possíveis origens deles, e faz suas pontuações a respeito da escrita biográfica.

Steph.Mostav 03/07/2021

A verdade questionada
Antes de tudo, é necessária a noção de que A mulher calada não é e não intenciona ser uma biografia sobre Sylvia Plath. Na verdade, é um estudo jornalístico sobre os limites éticos e textuais das biografias, tomando como exemplo o caso de Sylvia Plath. Ao contrário da ficção, na qual o autor tem total controle dos desejos e sentimentos dos personagens, em uma biografia não existe essa compreensão total dos envolvidos e muito menos o conceito de verdade. Afinal, a realidade é multifacetada e contém antes pontos de vista que podem diferir ou não em vez de uma única versão dos fatos. E esse contexto se torna ainda mais complexo em casos nos quais os biógrafos tratam de pessoas vivas, como no caso da família de Sylvia Plath, sem considerar os impactos que esses textos podem ter na vida dessas pessoas em nome de conceitos abstratos como a "arte" ou a "verdade". Muitos dos melhores trechos são aqueles nos quais Malcolm discute sobre a não-ficção como um todo em contraste com a ficção, invertendo o que normalmente se considera verdade e invenção. Muitos dos textos de não-ficção são apenas suposições dos autores com base nos materiais que eles têm à disposição, que nunca representam a realidade por inteira, enquanto nos textos de ficção o autor (não confundir com narrador) tem autoridade o bastante para que acreditemos no que diz porque, se tudo é inventado, não há como questionar essa invenção.

debspaes 02/12/2020

Qual o limite de um biógrafo?
Esse livro vai questionar o os limites da biografia e qual o impacto para a família e pessoas próximas do biografado, usando o exemplo de Sylvia Plath.
Além das questões relacionadas ao trabalho do biógrafo, a autora coloca inúmeros pedaços da vida de Plath, o que torna o livro muito intenso em inúmeras partes.
Gostei muito da escrita do livro, muito simples e envolvente, me fez refletir bastante sobre o papel do leitor nas obras biografadas.

Matt 10/04/2020

Biografias e Sylvia Plath
O livro cumpre o que promete. Janet Malcolm, com sua escrita impecável, traz ao leitor questionamentos sobre a forma que as biografias são produzidas e seus limites éticos. Para tal, a autora se debruça sobre a vida e as biografias de Sylvia Plath, aclamada poeta do século XX, e traça, de um modo muito coerente, os limites entre o mito e a realidade, entre os mortos e os vivos.

Simone.GAndrade 14/01/2017

Por trás da biografia
O livro A Mulher Calada escrito pela jornalista Janet Malcolm é um daqueles livros que nos levam a refletir questões importantes e fatos que ocorreram por trás das várias biografias escritas sobre Sylvia Plath, as dificuldades, os pedidos de permissões negados, a invasão de privacidade e as brigas judiciais após a tragédia que se abateu sobre os Hughes e os Plath em 1963. Janet Malcolm esmiúça várias biografias, obras e as polêmicas ocorridas entre os vários biógrafos e a família Hughes após o suicídio da poetisa Sylvia Plath... Trás uma apanhado de fatos, cartas e citações de vários personagens que estiveram presentes na curta jornada de vida da poetisa... Questões como até que ponto um biógrafo tem o direito de expor a vida alheia para saciar as curiosidades dos leitores, se existem culpados e quais as causas que levaram uma pessoa a cometer suicídio, as fantasias loucas que circulam sobre o seu suicídio e as feridas abertas daqueles que ficaram para contar a história. E quem foi Sylvia Plath a busca de sua verdadeira identidade e a originalidade de seus poemas.

Ricardo Rocha 25/01/2016

inevitável pensar: se eu partisse hj, esse mesmo espolio desdenhado passaria a ter algum valor? esses msm pdf de que nem uma opinião consigo, seriam algo pelo que ansiar? inevitável pensar em ana cristina c., vizinha à época... e inevitável relacionar com este livro. se o fim não fosse aquele, haveria tanto burburinho em torno? o que leva à questão da qualidade no livro. o que leva tb a para de pensar a respeito, pq não levará a lugar algum. ainda assim, fiquei imaginando. e quem teria a condição de administrar o espólio? e...? e...? e...? deixa quieto. to sendo insensato. mas é que ser sensato e discreto ta cansando

Dayana116 11/05/2014

Sylvia Plath sempre exerceu sobre mim um fascínio inominável. Ouvia, assitia e lia comentários a respeito de sua obra, sua vida e seus "problemas mentais" e sua morte trágica, o suicídio.

Enfim li uma biografia sobre ela. Janet Malcon - a autora da biografia - ao escrever sobre Sylvia tenta também apresentar ao leitor as delicadezas de escrever uma biografia principalmente quando pessoas que fizeram parte da vida íntima do biografado, principalmente parentes, ainda estão vivos.

A princípio Malcom tenta ficar imparcial no seu texto. Não condenar Ted Hughes e sua irmã Olwyn, como fizeram outros biografos, e tenta não mistificar ainda mais a figura de Sylvia Plath. Não posso dizer se ela teve êxito com os leitores de sua biografia em geral, mas comigo receio que não. Acredito que já estava tão arraigada em mim a ideia da "vilania" dos irmãos Hughes que ter simpatia por eles é difícil.

Mais adiante na biografia fica claro - e ela mesma aponta - sua simpatia aos irmãos Hughes e a biografa Anne Stevenson que também escreveu uma biografia sobre Sylvia (Bitter Fame) e sofreu severas críticas quando publicada.

Fiquei insatisfeita com esta biografia. Pouco é dito sobre a vida de Sylvia ou sua obra, a autora está mais interessada em nos falar da dificuldade de se produzir uma biografia, os fatos da vida de Sylvia são lançados esparsamente ao longo do texto, talvez pela "simpatia" aos irmãos Hughes, confessada pela a autora, ela tenha optado por dizer o menos possível sobre as partes mais "íntimas" da vida de Sylvia. Na verdade o que Malcom conseguiu foi me deixar com vontade de ler um biografia sobre Sylvia escrita por Jacqueline Rose (The haunting of Sylvia Plath) que parece ser, de fato, uma biografia sobre Sylvia Plath.
Ricardo Rocha 25/01/2016minha estante
mas o subtitulo diz exatamente que não é uma biografia...