Quatro estações em Roma

Quatro estações em Roma Anthony Doerr

Resenhas - Quatro estações em Roma

Nanda 10/01/2024

Peguei esse livro de memórias para ler pois adoro a escrita desse autor, e não deu outra! Fiquei ainda mais encantada com Roma através de sua vivência e escrita poética. Muito legal também presenciar alguns acontecimentos históricos da época no ponto de vista de alguém que estava lá no meio, como por exemplo a morte do papa. Finalizei o livro com um sorriso no rosto e querendo ainda mais ir pra Itália!

Ju 16/10/2023

De Roma com amor
"O mundo não é um concurso de beleza: assim como o amor, ela não é quantificável. Não se pode ranquear a geografia."

Ahh Roma... Uma Roma que além de linda descobri ser suja e mais feia do que imaginei. Obviamente tirando o centro histórico, suas centenas de fontes, igrejas e tantos patrimônios, isso sim é deslumbrante, tão grandioso que parecem terem sidos feitos para gigantes.

Um livro de um escritor que admiro e que fala sobre o país que eu mais sonhava conhecer, ( na verdade sobre uma das cidades). Anthony Doerr escreve como em seu diário, e seu olhar é um belo condutor descritivo desse lugar tão grandioso.

Ele nos insere na sociedade sem que percebamos, sentimos o cheiro das comidas, ouvimos tantas vozes altas e palavras que soam como música e nos deparamos com cenários gloriosos. Não poupa o leitor de detalhes, e isso com certeza é o que mais encanta.

Além é claro de sua vida doméstica, uma aventura considerando que o casal tem gêmeos recém nascidos. Eles escolheram Roma como ponto de partida para uma nova jornada, e Roma os acolheu com tudo o que é, suas qualidades, defeitos e efeitos.

Espero ainda encontrar mais livros de memórias como esse :)

Fabi 25/02/2023

Uma doce viagem à Roma
Que livro delicinha!!!!!! Adorei ler as memórias do autor quando ele se mudou com a família para Roma durante um ano após ganhar uma bolsa para escrever sobre o que quisesse. O gostoso desse livro é que o Doerr ficou fascinado em descobrir a cidade, suas nuances, seu diferencial, sua história, sua importância. E ele descreve tão bem esse deslumbramento que você fica aqui viajando por Roma, aprendendo sobre a cidade eterna. O livro é exatamente como no título: Roma nas quatro estações do ano. Uma delícia imaginar os cheiros, as cores, o calor, a neve no Pantheon. As fontes, ah ele amou as fontes. E o mármore travertino? E os tomates? Alerto que você fica morrendo de vontade de comer tomate com azeite. Se você quer dar uma viajada bem gostosa, recomendo esse livro. Tem uma grande mensagem também sobre se arriscar, sair da zona de conforto, se entregar ao novo e inesperado, fazer acontecer, aprender coisas novas, mas a personagem principal é Roma, indiscutivelmente.

Nandadc 24/06/2022

Apaixonante!!!
Se você já é apaixonado pela Itália você vai amar, mas se você ainda não é apaixonado pela Itália, vai se apaixonar!!
O livro é lindo por vários motivos: tem um boa lição de vida sobre mudanças, fala sobre a vida do escritor, fala da dificuldade de se viver em um local diferente mas também fala sobre a beleza de Roma.
Eu amei tudo nesse livro, desde a família e os amigos que o Anthony fez até as descrições de pequenos acontecimentos da sua vida em Roma.
O autor tem uma escrita muito sensível e tocante. Amo o jeito como descreve a Itália e cada paisagem ou detalhe sobre os italianos.
Tudo se encaixou perfeitamente pra mim. Eu amei! Revigorante, bonito e leve.
Livro maravilhoso!!

Daniel1503 20/05/2022

Livro de certa forma biográfico que acompanha um determinado período da vida do próprio autor em Roma, na Itália. Para quem já visitou a belíssima cidade, é uma grata oportunidade para relembrar lugares, ruas e sentimentos vividos.

A história apresenta alguns momentos engraçados, é leve e agradável. Porém, sinto que poderia ter apresentado mais os personagens do cotidiano do autor, já que a intenção é mostrar a vida simples e suas nuances. Recomendo pela fácil leitura.

Gomor 05/03/2022

Um escritor americano em inicio de carreira ganha uma bolsa para escrever durante um ano morando em Roma. Ele aceita, mas junto leva esposa e seus gêmeos recém nascidos. E foi uma aventura. Anthony Doerr relata seu ano intenso com mt maestria e paixão descobrindo uma Roma mt interessante, além do que veem os milhares de turistas que a visitam tds os dias.

Murilo S.F 27/01/2022

Razoável.
Não recomendo, a trama é boa, mas não consegue te prender em momento algum, mesmo sendo um tema que eu gosto, o livro não consegue agradar.

Ju Ragni 25/01/2022

Para conhecer melhor a Cidade Eterna
Roma pertence ao mundo, pertence a todos nós. Meu chamego com Roma é antigo, a vontade de visitá-la é permanente. A covid atrapalhou minha ida, ficou para o ano que vem, se der tudo certo, mas o calorzinho no coração de ler sobre ela, conhecê-la virtualmente, esses continuam da mesma forma. Esse livro traduz esse sentimento com perfeição. É um livro terno, quentinho mesmo quando descreve o inverno, acolhedor. O escritor parece estar sentado na frente da gente, contando uma parte da sua vida, justamente a parte em que viveu em Roma. É um livro datado, desde o começo ele revela o período de um ano que passou em Roma, mas por ser nosso contemporâneo, os acontecimentos são nossos conhecidos, e ajudam a situar os locais da cidade. Achei uma delícia ler.

dudsbc 19/11/2021

nunca tive uma grande vontade de conhecer Roma, mas ler esse livro me deixou com as malas (psicologicamente) feitas e passaporte na mão pronta para conhecer a cidade.

me cativou imensamente o jeito com que o autor mistura arte, natureza, história, cultura e acontecimentos da vida real. Gostaria que eles tivessem vivido mais anos em Roma só para o livro durar mais.

JL Marcal 14/09/2021

Livro belíssimo
Lendo esse livro senti vontade de ir viver o resto da minha vida em Roma. Simplesmente perfeito. Recomendo muito!!!

Vanessa.Damaso 25/08/2021

Quadro estações em Roma
Muito bom. Quebrado o paradigma de que os autores tem vida diferente, maravilhosa e melhor que a minha. Gostei do livro, mas em alguns momentos fica monótono.

Camila 20/08/2021

Encantador
A escrita do Doerr é encantadora como sempre. É uma leitura leve que nos faz viajar com ele e sua família pela Itália. Me fez voltar aos dias que passei em Roma, agora com uma percepção mais aflorada do lugar. Vale a pena a leitura!

Daniellen.Ayres 03/08/2021

Se você for uma apaixonado pela Itália, se já passou algum tempo vivendo a Itália, essa leitura será como um gelato de pistache.
Nunca fui tão envolvida e me senti tão dentro da história como nesse romance.
Aproveite o passeio por todas as estações de Roma.

Anderson.Mendanha 13/06/2021

Perfeito para sonhar com Roma
Um livro em formato de diário, sincero e real sobre a experiência de passar um ano em Roma. Doerr, numa linguagem agradável, narra o impacto das diferenças culturais entre os romanos e os americanos – que são superáveis e que não o impede de aproveitar tudo que a Cidade Eterna oferece.

Dividido em quatro partes, uma para cada estação do ano, Anthony descreve em seu livro suas vivências na capital italiana, o dia a dia com a esposa e filhos, a relação com os moradores locais, vizinhos e amigos e também sobre acontecimentos marcantes como a morte do papa João Paulo II e a libertação da jornalista Giuliana Sgrena, sequestrada em Bagdá, em 2005.

Outra coisa interessante é que, ao longo do livro, Doerr vai apresentando ao leitor o seu conhecimento sobre cultura e história, com várias menções e referências a grandes nomes da literatura e da arte, tudo de uma forma bem natural e sem parecer exagerado ou pedante.

Quatro estações em Roma desperta o desejo de ir à Cidade Eterna, andar pelas ruas descritas no texto, viver experiências semelhantes e únicas, fazer de Doerr seu guia.

site: https://www.instagram.com/p/CP3MAucjmUY/

Giovanna 07/06/2021

Odiei
a historia não tem contexto algum, e a escrita é muito confusa!