Dear World, How Are You?

Dear World, How Are You? Toby Little

Resenhas - Querido Mundo, Como Vai Você?

Gozalo 05/09/2019

3 estrelas
Este livro é todo contado por cartas, tem uma bem bobinha para crianças de 8 anos, achei ruim mas entendo que este livro não é pra minha idade

Berta4 17/06/2019

Foi uma experiência diferente, já que não tenho o costume de ler esse tipo de livro, não foi uma leitura arrastada, e para quem gosta de curiosidades, principalmente de outros países irá gostar dessa leitura.

Kamila 22/09/2017

Toby é o garoto mais incrível que já conheci. Morando em Sheffield, Inglaterra, ele teve uma ideia: por que não mandar cartas para pessoas ao redor do mundo para saber como é a vida por lá? São muitas perguntas e não tem a quem fazer. Sendo assim, Sabine, sua mãe, vai perguntando a amigos, que perguntam a amigos e conseguem os cinco primeiros endereços. Que viram mais cinco e vai crescendo até chegar ao (maravilhoso) absurdo de mais de mil correspondências! E a melhor parte, claro, é que todo mundo respondeu (salvo algumas exceções, claro).

Toby Little tinha cinco anos quando, em 2013, leu um livro neozelandês sobre o sistema de envio de uma carta, desde a postagem até chegar no destinatário. Até então, ele não sabia que havia um mundo fora da Inglaterra. E esse foi o estopim para a ideia de escrever cartas para todo o mundo. E fez perguntas muito interessantes, desde fósseis e arqueologia até mesmo tentar entender as injustiças do mundo e que nem todas as crianças do globo tem uma vida tranquila como a dele.

Conforme as respostas foram chegando, Sabine foi postando na internet cada uma, assim nenhuma se perderia e facilitaria na busca do acesso. A primeira carta foi para o Havaí, que Patricia prontamente respondeu. Desde então, os pais de Toby mantém um site, onde é possível ver todas as cartas que ele enviou - com suas respectivas respostas. O mais incrível é que, com essa ação simples (e cara, porque vamos combinar que mandar carta pra fora do país deve ser caro pra burro), ele conseguiu ser um exemplo em escolas, fazendo com que as crianças passassem a conhecer seu próprio país.

Além disso, quando Toby percebeu que nem todas as pessoas viviam bem como ele, e eram vítimas de desastres naturais (terremotos, tsunamis, etc), ele resolveu "adotar" a ShelterBox, uma organização que ajuda vítimas desses desastres doando caixas com produtos de higiene, roupas, etc., um verdadeiro kit de primeira ajuda pra quem perdeu tudo. Primeiro, ele quis juntar dinheiro para uma caixa, agora ele é como se fosse um embaixador da ONG, angariando fundos para a causa.

Por ser uma criança, até mesmo perguntas simples como "O que você come?" são bonitas. Confesso que meus olhos suaram quando li as primeiras páginas. Crianças respondendo as cartas, escolas inteiras querendo saber mais sobre esse garotinho e sua enorme vontade de conhecer o mundo. No livro, foram escolhidas 150 cartas, mas a mãe de Toby garante que mandou cartas para os 193 países do globo (quem deu esse número foi a ONU), até pra Coreia do Norte (mas a resposta não pôde ser divulgada).

E eu, claro, já visitei o site e deixei meu endereço porque quero ter uma linda carta desse corajoso sonhador, mesmo eu não sabendo inglês, me arrisquei e espero receber algo. E, obviamente, responder seja lá o que ele quiser perguntar. E falar um pouco de mim e perguntar, por que não? Aqui está o site oficial do projeto de Toby e aqui sua página no Facebook, onde é possível acompanhar as últimas novidades dele e de suas cartas.

E parabenizo a Cia. das Letras, que, através do selo Fontanar, trouxe para nosso país um livro tão lindo e tão cheio de esperança! Que Toby cresça, mas que nunca perca seu anseio de aprender!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2017/09/resenha-querido-mundo-como-vai-voce.html

ViagensdePapel 24/05/2017

Resenha: Querido mundo, como vai você?
O livro Querido mundo, como vai você?, escrito pelo pequeno Toby Little, de nove anos, chegou em uma hora boa. Eu estava enfrentando uma bela ressaca literária quando comecei a ler e logo me encantei pelo projeto. Em 2013, aos cinco anos, Toby descobriu que poderia enviar uma carta para um país diferente do seu. Então, ele perguntou para a mãe se poderia escrever para todos os países do mundo. Sua mãe, então, embarcou na jornada junto com o garoto e começou a busca por diferentes correspondentes ao redor do planeta.

As primeiras cartas foram endereçadas à França, Austrália e Estados Unidos, sempre com a ajuda de amigos, que auxiliavam na busca pelos correspondentes. Quatro meses depois de iniciar seu projeto, Toby atingiu seu objetivo. Por mais que tenha se correspondido com todos os países, ele não parou mais de escrever e está sempre aprendendo coisas novas. No livro publicado pela Fontanar, há um compilado de 150 cartas, em que podemos descobrir, junto com o garoto, toda a variedade de nosso mundo.

O livro é dividido por continentes e traz a transcrição das cartas escritas por Toby e as respostas de seus correspondentes. Traz também algumas imagens referentes às cartas, situando o leitor ainda mais no projeto. O mais legal é que ele escreveu para pessoas e lugares muito diferentes e, com isso, é possível aprender uma porção de coisas a respeito de novas culturas e profissões. Toby se correspondeu com crianças ao redor de todo mundo e até mesmo cientistas e especialistas nas mais diversas áreas. Além disso, há uma parte reservada apenas para situações especiais, como as cartas enviadas ao Papa Francisco, palácio de Buckingham e a Nelson Mandela.

É muito legal acompanhar a trajetória de Toby através das páginas. A cada carta lida eu ficava com ainda mais curiosidade de prosseguir na leitura. Claro que a primeira que procurei foi a carta endereçada ao Brasil, em que ele se correspondeu com uma moça que mora em São Paulo e falou um pouco da cultura de nosso país. Também é incrível ler a respeito dos outros lugares, realmente é possível se sentir parte da aventura de Toby.

Uma das coisas que mais marcam no livro é que, como ele escreveu para diferentes países, é realmente surpreendente ver como cada um possui sua peculiaridade e como nosso mundo é vasto e cheio de diferenças culturais. A mãe de Toby faz um breve comentário antes de cada carta e conta, durante a obra, que antes de escrever suas cartas, eles sempre faziam pesquisas no Google sobre cada local. Muitas vezes, as fotos que encontravam mostravam uma realidade muito triste e, a partir disso, era realmente complicado explicar para o menino a situação de cada país e o que perguntar para aquelas pessoas.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/05/17/resenha-querido-mundo-como-vai-voce-de-toby-little/
Michele.Acquafreda 06/07/2017minha estante
undefined