Aqui

Resenhas - Aqui

1 | 2 | 3 | 4

Safira63 20/03/2024

Profundo de forma única ~ ESPECIAL
Esse livro é tão especial pra mim que fica difícil falar sobre ~ virou até tema do meu TCC hihi ~ ele retrata algo que sempre pensei (e fiz), mas nunca havia visto retratarem ou abordarem de forma tão palpável. esse quadrinho apresenta sobreposição de quadros, sendo o mesmo lugar em diferentes datas (mesclando passado, presente e futuro, tempos bem bem distantes). e eu sempre pensei sobre isso. ao ver uma construção antiga, eu gosto de tocar, fechar os olhos e imaginar como era tudo ao redor antigamente, e essa HQ deixou escancarada essa sensação e curiosidade sobre isso. além de que é bem interessante pra refletir sobre ciclos, pensares, costumes, crescimento, renúncias.. é TÃO RICO! a genialidade e sensibilidade em trazer certas questões rotineiras e nem tanto, af, recomendo forte!

Nadine.Borba 16/03/2024

Experiência diferente
Ele é diferente de qualquer outro quadrinho que li. É um quadrinho lindo e delicado, observar a história da casa e seus moradores foi uma experiência linda.

Mari 28/01/2024

Muito bom!
Conheci esse livro depois de assistir ao curta do André Novais Oliveira: ?Quando Aqui? na 27º Mostra de Cinema de Tiradentes.

Muito muito muito boa a reflexão que ele nos proporciona, que nos faz pensar em como o espaço e o tempo funcionam na prática da vida cotidiana através dos anos que se passam.

Curta e livro sensacionais! Amei conhecer este livro!

Guilherme Duarte 31/10/2023

Uma arte sequencial e conceitual
É difícil avaliar Aqui, pois já é difícil como categorizar esse livro. Ele parece tanto uma HQ quanto um livro ilustrado sem palavras. Aqui não há sujeito?ou talvez haja e ele seja não um lugar, mas uma perspectiva.

Aqui é claramente uma forte reflexão do espaço que habitamos (ou mesmo de todos que frequentamos) e de todos os processos que ali ocorreram para que chegasse desse jeito que conhecemos. Desde o início do planeta até os dias de hoje, as transformações históricas que já ocorreram pouco podem influenciar de fato nossa vida?passam despercebidas; não nos interessam.

Entretanto, a mensagem é clara: não somos nada sem um passado. Por mais que não o conheçamos, somos fruto de um esforço coletivo e de eventos aleatórios. Valorizar a nossa formação pessoal e social sob uma perspectiva histórica é mais do que honrar o passado, é uma preocupação com o futuro e que os próximos depois de nós façam o mesmo.

Robert 29/06/2023

Nunca pensei que eu leria um quadrinho tão experimental quanto esse. Achei muito original, e uma experiência realmente muito diferente. Recomendo muito!

Clau Melo 01/06/2023

Interessante
Literatura americana, 2017. HQ

Aqui conta a história de um canto de uma casa, e o que aconteceu ali durante centenas de milhares de anos. Aguardada há quase três décadas, Trata-se da versão final de uma ideia que McGuire publicou numa revista independente nos anos 1980. Dramático, cômico e amplamente inovador, é o testemunho não apenas de um grande artista no auge de sua forma, mas também das possibilidades infinitas da linguagem dos quadrinhos. Ao extrapolar regras e inverter convenções, McGuire criou uma obra única, que não poderia ser contada de outra forma, um trabalho pioneiro que vai marcar para sempre o cenário das HQs.

Beatrice37 30/05/2023

Ainda não consegui processar
Sinceramente, não sei dizer o que acho desta leitura. Li o quadrinho em uma tacada só - afinal, não há muitas falas e a história flui - entretanto, não sei se consegui processar a obra que acabei, não sei se a absorvi bem, ou se entendi o que estava acontecendo.
Acredito que é o tipo de HQ que valha a pena realizar inúmeras leituras, e cada vez, se extrai algo de novo dela.

?Aqui? conta a história de uma casa. Não de pessoas que moraram nela, por assim dizer, mas de uma casa (e antes desta ser construída naquele local. E também centenas ou milhares de anos depois que essa casa se foi desse mundo. Com uma ?narrativa? não-linear e pouquíssimos diálogos, vamos a fluidez do tempo e repartição dos momentos históricos em uma só página, como se eles estivessem acontecendo simultaneamente. É interessante, é bonito. Mas eu não sei se entendi

day 26/04/2023

MUITO interessante que tudo se passa no mesmo lugar, em tantas épocas e é muito legal ver como o cômodo em si começou, são poucas falas na real mas da pra entender o que quer dizer, adoreii

cintia gomes 06/04/2023

Crônicamente ansiosa, e crônicamente histórica.
Esse livro, HQ, história, História, estória. Seja lá como preferirem colocar já que se encaixa em todos os âmbitos, me pegou de um jeito que não sei explicar.

É aquela frase clichê que uma imagem diz mais que mil palavras? E eu sou a pessoa mais indicada pra dizer isso, se tendo em vista que para mim, as imagens, os objetos, a abstração, é uma das formas mais ricas de dar vida aos pensamentos, uma das mais próximas, e nisto, acho que Richard foi muitissimo sagaz.

Aqui, é uma HQ que vai nos fazer pensar no passado, no presente e no futuro, como estamos acostumados a especular muito no momento. Eu, particularmente, como Historiadora, sinto que fico duplamente tocada, pois aqui, é possível colocar quase em palavras, no caso, em imagens, o meu fascínio primário sobre quem somos, e a minha ansiedade irremediável sobre o mesmo assunto, em sentidos complementares.

Aqui, talvez, consiga exprimir algo do qual estamos sendo atualmente dissociados e que, para mim, é o que nos torna humanos, que é de nossas Histórias. Individuais, coletivas, contraditórias, complementares. Nossas histórias são o ponto de partida e a vontade de chegar a reta final das observações das nossas vidas, são as únicas coisas que quiçá, possam transpor a matéria e a fugacidade da nossa existência (como tenta se levantar numa outra hq que li, a Castelo de Areia, mas que acho que não chega perto da genialidade dessa daqui).

Enfim, gostaria de tê-la para olha-lá muito mais vezes, é feita para contemplar, como a vida.

Somos "fósseis em transformação".

EduardoCDias 02/03/2023

Genial
Que incrível! O autor pega a sala de uma casa e mostra o que aconteceu e o que vai acontecer naquele local por vários anos. De milhões de anos antes de Cristo até milhares de anos no futuro. Estórias se misturam e começam a fazer sentido. Mexe com a nossa percepção e discernir.
Rodrigo 03/03/2023minha estante
Colocando na minha lista

Ana 10/02/2023

3.5****

Gosto muito da ideia da história, do projeto gráfico e algumas sacadas que são muito boas, mas como é uma volta ao tempo pela historia estadunidense não me pegou muito.

Thiago Tiengo 24/01/2023

Que histórias guardam uma sala de estar?
Para fazer esse quadrinho, Richard McGuire se apropria de um lugar, a sala de uma casa, o lugar de contar histórias, e através dela consegue contar não uma, mas dezenas de histórias. Amor, amizade, família, felicidade, solidão, morte, doença, etc. McGuire consegue falar de tudo sem muitas vezes nem precisar de balão, afinal nessa HQ o texto é só um complemento, o que realmente guia a história é a arte. E meu Deus, como ele consegue desenhar com tamanha maestria, ao mesmo tempo que conta diferentes eras, pessoas e culturas sem se perder em nenhum quadro, faz parecer ser fácil.
Quem nunca se perguntou: o que será que aconteceu aqui a tantos anos atrás? Quem viveu aqui? Qual será a história desse lugar? Até mesmo: será que alguém já morreu e foi enterrado aqui? Todas essas perguntas Richard McGuire também se fez, e decidiu contar para nós. Quadrinho excepcional, que me surpreendeu em todos os quesitos, me trouxe sentimentos que nem consigo me expressar.

Gabriel Farias Martins 11/12/2022

Uma viagem no tempo
Foi uma experiência diferenciada ler "aqui".
Tematicas entre tempo e espaço sempre me interessaram muito, e essa obra foi um espetáculo à parte, me lembrou um pouco "a maquina do tempo" de H.G Wells, seria incrível realmente presenciar algo do tipo, com "aqui" temos um leve vislumbre.

Akkah 12/09/2022

Isso é a nona arte!
“Aqui”, foi um grande achado desse ano, lançamento de 2017 da Cia das Letras. Aqui temos uma história praticamente sem diálogos, são pequenas frases jogadas em pequenos fragmentos de história, anos aleatórios pelo ponto de vista de um canto, o mesmo canto de uma casa, o mesmo pequeno ponto do mundo, várias e várias vezes. Se o problema que você teve dois anos atrás parece pequeno se visto de hoje, imagine olhar toda a sua existência dessa forma, desde a formação do mundo, até um futuro científico maluco, a vida fica menor e é justamente essa pequenez que deixa ela tão grandiosa.

Nada dura, nenhuma alegria e nenhuma tristeza são mais ou menos que um sopro. A vida vem e vai e a roda continua a girar.

Do ontem, do amanhã, do incerto e do duvidoso, só podemos nos agarrar no aqui.

Paguei pau

(essa foi a legenda do post q fiz la no meu insta, @akkah.bookclub )

site: instagram.com/akkah.bookclub
Giordana.Steck 12/09/2022minha estante
Estou doidinha para ler! Essa resenha está sensacional

Maíra Marques 16/08/2022

Recomendo pela experiência.
São histórias não lineares de acontecimentos de um "aqui", que durante alguns anos foi uma casa. Tudo isso contado em muitas imagens e poucas palavras.

1 | 2 | 3 | 4