Aqui

Richard McGuire

Resenhas - Aqui

1 | 2 | 3 | 4

Maria4556 19/07/2021

Não sei se eu entendi mas eu gostei bastante??????????????????????????????????????????!!!!!!!!!!??????
Tassio 19/07/2021minha estante
Kkkkkk

Maíra Marques 16/08/2022

Recomendo pela experiência.
São histórias não lineares de acontecimentos de um "aqui", que durante alguns anos foi uma casa. Tudo isso contado em muitas imagens e poucas palavras.

Vic Moro 14/01/2021

Diferenciado!
Que projeto diferente, de uma forma extremamente positiva!! O livro retrata a passagem do tempo, sob a forma de ilustrações. Além disso, o desenvolvimento temporal não é linear, permitindo uma maior interação do leitor com o livro, já que nos sentimos instigados a voltar nas paǵinas para fazer um comparativo!
Além disso, que edição espetacular! Um desing muito bem elaborado, com "jacket", capa dura, ilustrações bem feitas e que passam longe de um trabalho preguiçoso!
Vele a pena descontrair com essa leitura!

Itin | @merasliteratices 07/09/2021

Uma história soberba em sua simplicidade. A partir de um único ponto espacial, vemos o desenrolar da história por séculos e milênios.

Usando um único enquadramento, o canto de uma casa, Richard McGuire desenvolve sua história. Sem se mover dali, quadros vão sendo sobrepostos com uma única regra: cada um retrata uma época diferente.

Sem utilizar textos (apenas algumas frases) ou explicar qualquer coisa, a narrativa se dá com o passar das páginas, num caleidoscópio de micro contos sem ordem ou estrutura rígida. Passado, presente e futuro são mesclados diante de nossos olhos.

Difícil falar sobre um quadrinho tão subjetivo, sua qualidade é inegável mas cabe ao leitor a apreciação da obra. Se existe alguma mensagem em 'Aqui' é que não somos nada isolados nesse mundo, num único pedacinho insignificante de espaço, milhares de outras criaturas vivem sua história, muitas vezes com as mesmas demandas e a estrada intransponível que nos separa uns dos outros é o tempo!
Paulo 29/11/2021minha estante
Oi, posso te fazer uma pergunta sobre o livro "AQUI"? Você acha que vale mais a pena a versão impressa (como seria normal) ou a versão Kindle (porque dá para ver os painéis de página dupla sem as dobras decorrentes da encadernação)? Valeu!

Dani Favalli 13/03/2020

O que veio antes?
Fiquei pensando depois, o que estava aqui antes de eu chegar? Quem construiu a casa onde eu moro? E antes, 100 anos antes, o que tinha aqui? Será que mais alguém vai viver aqui nesse mesmo espaço que estou? Vai fazer a mesmas coisas que estou fazendo ou tudo o que hoje pra mim é presente será passado e não passará de uma lembrança?

Gabriel Farias Martins 11/12/2022

Uma viagem no tempo
Foi uma experiência diferenciada ler "aqui".
Tematicas entre tempo e espaço sempre me interessaram muito, e essa obra foi um espetáculo à parte, me lembrou um pouco "a maquina do tempo" de H.G Wells, seria incrível realmente presenciar algo do tipo, com "aqui" temos um leve vislumbre.

Rayssa 06/10/2020

?Not where, but when?
No livro de Richard Mcguire, a expressão ?aqui e agora? na verdade é capaz de unir passado, presente e futuro em uma mesma cena - traduzindo, seria algo como: aqui, ontem, hoje e amanhã.

Por vezes suscitando contemplação e reflexão, mas com toques de bom-humor, somos convidados a acompanhar recortes dos mais variados: como as pessoas dançam através das décadas, como se fantasiam pro Halloween, como decoram suas casas. Se por um lado pode parecer um passeio trivial pela vida doméstica da humanidade, vemos também os primórdios da civilização e datas tão distantes como 500.000 AC ou o que o autor imagina do ano 2111 por exemplo.

É necessário um mínimo de atenção pra acompanhar pequenas linhas narrativas, que serão retomadas mais a frente no livro, apesar de ser de forma breve. O intervalo entre os quadros varia de minutos a milhares de anos de diferença sempre no mesmo local fixo, ora ocupado pela natureza selvagem ora povoado pelo homem ora destruído por ele.

A leitura é inovadora e prazerosa... uma bela viagem no tempo em um único e múltiplo espaço, que nos leva a pensar sobre nossos impactos no mundo e a importância de ter responsabilidade pelo lugar que habitamos, afinal ele pode continuar existindo, mas COMO ele será (e se sobreviveremos) depende muito de cada um nós.

PS1: Gostei da capa ser a janela da casa que acompanhamos, assim parece que ao abrir o livro estamos espiando pela janela e observando os acontecimentos e as vidas que já passaram por ali...

PS2: Tudo que eu queria agora era essa ?lente? que me permitisse ver o mundo nessa ótica anacrônica (na falta de uma palavra melhor) pra poder explorar lugares históricos, naturais e afetivos! Acho que depois desse livro ninguém consegue olhar pelo menos pra sala de casa com os mesmos olhos!

Mikael_13 20/09/2020

Muito interessante a construção dessa graphic novel, através dela acompanhamos as mudanças ocorridas em um lugar durante anos, décadas, milênios, eras.

Dudu Menezes 10/01/2021

Aqui (ontem, hoje, amanhã e sempre): uma experiência literária única
Ao ler esse quadrinho, de Richard McGuire, fiquei com a sensação de que não vai haver nada parecido que eu possa encontrar do gênero. O cara foi aluno de ninguém menos que Art Spielgeman, criador de Maus, então só poderia se esperar coisa boa, mas foi além da expectativa.

Sabe quando a gente acorda com aquela sensação de não saber onde estamos? Talvez esse sentimento seja o que de mais real existe entre tudo o que estamos experimentando bem agora. A narrativa não linear, desta história, nos mostra o que é, foi e será o "AQUI". E provoca um questionamento: como apenas um canto de uma casa pode conter tanta energia, simbolismo, experiências e significado?

A gente não para para pensar sobre isso! Esse espacinho físico em que você está, nesse exato momento, manuseando seu celular, tablet ou computador, possui bilhões de anos de vivências e experiências únicas. São situações que aconteceram bem aí, onde você está, e tantas outras que, futuramente, virão a acontecer. Afinal, o que é o tempo? O que é "para sempre"? O que é o "estamos aqui"? O que é o "aqui" ?

A ideia de utilizar um mesmo cenário, com quadradinhos expressando acontecimentos, de forma simultânea, em diferentes momentos da história, neste mesmo e único espaço, é genial. Onde estamos, afinal? Tudo por "aqui" é transitório! Troca de afetos, brigas, discussões, acidentes, perdas, brincadeiras... tudo, na vida, é um instante. Um lapso de tempo. Uma experiência única e impossível de ser revivida outra vez...

Adriano 05/02/2020

Uma das melhores HQs da última década
HQ maravilhosa.
Aula de narrativa e composição.

Érica 26/03/2020

Tempo, tempo, tempo
Um ponto fixo, a passagem do tempo vista sob essa perspectiva, passado, presente, futuro. Quando palavras não são necessárias. Excelente

Helen.Fernanda 13/09/2020

Hq que nos faz pensar o que havia antes de morarmos onde moramos,fazendo nós perguntar sobre o passado,o presente e futuro

Sueli Yano Suga 18/04/2021

Sensacional!
Nunca li uma HQ como essa! Adorei! Para ler e reler e buscar mais detalhes e estorias que não captei na primeira lida. O mesmo local, diferentes épocas e diferentes pessoas! Uma viagem que mistura infinitos em um único lugar: aqui!

Thiago 15/08/2020

Uma obra de arte em formato de livro
Uma narrativa inovadora que consegue captar magistralmente a efemeridade da vida, do ponto de vista de um canto de uma sala de uma casa qualquer. É genial a ideia do espaço ser permanente e a vida transitória. Bilhões de anos A.C. a bilhões de anos D.C. Uma viagem no tempo em que a única certeza é o fim, e o começo também. Cada quadro é carregado de emoção, de significado. Representando um simples segundo de uma vida repleta de significado. É difícil descrever em palavras a experiência de ler este quadrinho. Só consigo recomendá-lo fortemente.

1 | 2 | 3 | 4