Um Conto às Avessas de a Bela e a Fera

Um Conto às Avessas de a Bela e a Fera Liz Braswell

Resenhas - Um Conto Às Avessas de A Bela e A Fera

1 | 2 | 3 | 4

gisela.borges.1 31/12/2023

Uma óptima releitura da história. Muito bom de acompanhar e com destaque a personagens que no filme oficial pouco aparecem..
É uma leitura fluida e com algumas descobertas que prendem o interesse

nicolly462 31/10/2023

Faltou tempero
O livro tem uma boa narrativa que ao mesmo tempo lembra o desenho clássico da disney, mostra um novo mistério envolvendo os personagens principais. e é aí que ele comete o principal erro.

com novos mistérios vem as soluções, certo? não nesse caso. o final é corrido e com vários finais abertos, então o leitor fica com várias perguntas e até mesmo a falta do felizes para sempre. com a falta de química dos protagonista e plots em aberto, o livro acaba com um gosto de frustração e decepção.

uma pena, pois tinha tudo pra ser 5 estrelas

Débora Cona 11/05/2023

E se a mãe da Bela tivesse enfeitiçado a Fera?
O título é um grande spoiler, mas eu adorei o desenvolvimento e o crescimento da história e dos personagens. O livro me prendeu muito, mas eu esperava um grande finale que não veio. Mesmo assim, gostei bastante!!

Jani.Canelas 14/03/2023

Esperava muito mais
Sinceramente esta foi a leitura mais fraca que já fiz
Demorei bastante a ler este livro porque apesar da história ser interessante... o conteúdo diferente da história original torna a história mais pesada o que faz com que esta não tenha como principal foco as crianças
Não dão foco nenhum na bela e no monstro como casal... parece que no final decidiram que se amavam e pronto. Por isso se estão à espera de romance esqueçam este livro!!!
E a pior parte é que o final fica muito em aberto e isso deixou-me bastante chateada

Maria 04/03/2023

Um Conto Às Avessas de A Bela e a Fera
Esse me surpreendeu um pouco, admito.
O livro ja tava até criando teia de aranha na minha estante, juro.
A Bela é minha princesa favorita, então só por ser uma história dela (um pouco fora da curva) eu me interessei por ele.

A escrita é menos leve do que os outros livros que eu leio, tem umas palavras fora do meu vocabulário, mas eu até que gostei.
Achei o desenrolar da história ótimo, virou a história de cabeça pra baixo, a evolução da Fera é perceptível a cada momento com a Bela (fofos).
Massss, achei umas cenas meio violentas demais pra uma releitura de A Bela e A Fera, esse negócio do hospício me deu até aflição. Então, se você não ta afim de ler cena com sangue, violência, luta, não leia.

O final ficou a desejar, faltou um epílogo, um capítulo a mais.
Mesmo assim..
Recomendo ?

Mah 25/02/2023

Tava doida pra começará essa coleção dos contos ?às avessas? e adorei esse livro. Como fã da disney, tô sempre procurando livros novos pra ficar mais perto dos personagens e ver esse ?e se??? foi incrível. Adorei toda essa questão de ter sido a mãe da Bela que lançou a maldição e depois foi a própria Bela que quebrou e tal. Tô doida pra ler os outros dessa coletânea.

Nogueira 31/01/2023

Mais empolgante a cada página
Uma releitura de um clássico sempre é gostoso de ler, mas essa releitura é diferente, a cada página vc sente mais vontade de continuar lendo, desvendando os misterios do castelo e tentando descobrir o que aconteceu. A última parte me fez passar a madrugada lendo de tão incrível que ela é. Essa obra é uma das minhas favoritas a partir de agora.

Laisa.Ruiz 24/01/2023

Análise:
??????: Um Conto às Avessas de a Bela e a Fera
?????: Liz Braswell
???????: 320
??????????: 2017
???????: Novo Século

????????????= 4 - MUITO BOM
?? Para mim qualquer coisa de A Bela e a Fera merece ser lido? então, quando eu vi esse livro me apaixonei pela ideia? E se a mãe da Bela tivesse amaldiçoado a Fera?Ou seja, e se a mãe da Bela fosse a famosa ?Bela Feiticeira?? (Faz sentido, não é?).
?? Quase tudo foi virado para baixo, exceto o fato de que Bela está fadada a se apaixonar pela Fera em qualquer versão da história, mesmo que ela seja completamente fora da caixa.
?? Alguns personagens foram introduzidos e outros, que já conhecemos levemente, foram explorados e revirados. Posso dizer com todas as letras que fiquei ainda mais apaixonada pela Fera e sua mudança.
?? Gostei muito do que a autora fez com alguns furos na história original, mas fiquei com o pé atrás com outros detalhes.
?? De modo geral é uma narrativa que flui muito bem e te prende bastante. Contudo, o final me decepcionou um pouco, pareceu me que ficou faltando algo? um epílogo talvez.
?? Mas para os amamentes desse conto tão antigo quanto o tempo (assim como eu) vale a leitura de uma nova versão da história que tanto conhecemos.

?? Classificação: +14

- Jovem Adulto;
- Aventura;
- Mistério.

Isabella 08/01/2023

Esse livro é incrível. A autora consegue deixar a história cm um tom meio sombrio e isso combinou demais. O plot começa a ficar meio óbvio em uma parte do livro mas mesmo assim ele ainda é muito bom e chocante. Teve certos momentos que eu paralisei a leitura porque ficou um pouco arrastada, mas decidi terminar para saber onde ia dar essa história e valeu muito a pena.

Gustavo Rafhael 30/08/2022

Bom, eu não conheço a história original, nunca li ou assisti nada relacionado. A única referência que eu tinha era que havia uma bela e uma fera na história. Logo não tenho condições de tecer nenhuma comparação e vou falar só desse aqui mesmo.
Não é o tipo de leitura que aprecio, li por livre e espontânea pressão e até que foi uma leitura agradável.
O livro é dividido em três partes. A primeira parte (pra mim a mais interessante) intercala presente e passado, desde como os pais de Bela se conheceram até o seu nascimento, o momento em que a mãe da Bela lança o feitiço sobre o príncipe, até quando Bela já jovem vai parar no castelo da Fera e descobre que sua mãe é uma feiticeira e que ela é responsável pela maldição. A segunda e a terceira partes são o desenrolar da história, já se passando sempre no presente. Gostei dessa estruturação.
Há algumas reviravoltas no decorrer dos acontecimentos, mas nada tão surpreendente assim, a maioria é dedutível.
O que mais me pegou, e eu acho que a autora foi muito feliz em tocar nesse ponto, é que o ponto alto da trama tem como plano de fundo o preconceito. Preconceito dos ditos normais, ou puros, os charmantes que eram os povos feéricos que até então conviviam em harmonia.

Isa_Andradre 15/05/2022

"Todo mundo deveria ter sua jornada, e todo mundo deveria ter um lar. Saia para o mundo em busca de aventura, volte para casa por amor"

Falar que eu amei seria pouco pra descrever o quanto eu amei e o quanto essa história me fez sentir.
Dividida em duas partes, passado e presente, segue num ótimo ritmo e bem fiel ao conto original, mesmo que tenha personagens originais eu agora não consigo mais imaginar a história original sem esses acréscimos.
O Romance entre a Bela e a Fera é bem construído e devagar, conforme tudo vai sendo descoberto e a Fera ficando mais perdido ao seu ser animalesco tudo ocorre com calma e simplesmente apaixonante. A Bela é bem mais destemida e corajosa o que me conquistou mais.
O começo é um pouco devagar acredito que pela já história conhecida, a única coisa que prende é a história da Rosalind e Maurice, que por sinal eu amei. Depois que se chega no meu odo livro é impossível vc largar ele até o final.
QUE FINAL FOI ESSEEEEE, EU PRECISO DE UMA CONTINUAÇÃO, estou desolada e nada vai me consolar a não ser um outro livro de continuação

Kath 05/03/2022

É bom, mas eu não gostei
Muito antes do castelo da fera ser amaldiçoado, de Bela trocar sua vida pela do pai e da última pétala de rosa cair sob a redoma na ala oeste, havia um jovem Maurice que chegava com suas ideias mirabolantes de invenções que revolucionariam e mudariam a vida das pessoas. Cheio de vontade de mudanças em uma Europa que respirava os primeiros sopros da revolução industrial, ele ainda era visto como louco e sonhador, não sendo muito aceito pelos lugares onde passava. Isso até ouvir falar de um pequeno reino onde as pessoas podiam viver livremente e ser quem quisessem sem os olhares tortos das outras pessoas. Um lugar, onde ser diferente era apenas um detalhe e não uma maldição.

Nessa aldeia, ele se deparou com uma bela jovem discutindo bravamente com o que parecia ser um guarda, Maurice não fazia ideia que estava presenciando o nascimento de uma guerra civil envolvendo Les Charmantes, pessoas que possuíam algum tipo de magia, e os humanos comuns não dotados de nenhuma habilidade mágica. Ele se apaixona por ela perdidamente. Nessa época, ele dividia uma pequena casa com Alaric, um jovem robusto que trabalhava em serviços braçais, além de cuidar de animais. Havia também o recém-chegado Fréderic, um jovem que quase se formou em medicina, mas foi exilado pelos pais ao demonstrar a habilidade de ver o futuro. Tal como o homem que discutia com a bela jovem, Fréderic não gostava de Les Charmantes, ainda sob o pensamento obscuro de que eram pessoas "tocadas pelo demônio".

E assim, nascia o sangrento preconceito contra o diferente.

Lentamente, como um veneno na corrente sanguínea, a antiga aldeia pacífica e acolhedora onde as pessoas diferentes podiam conviver pacificamente, se tornou um mundo perigoso para Les Charmantes que desapareciam sem deixar rastro, eram surrados até a morte sem que os guardas do palácio nada fizessem e se tornaram párias na pequena sociedade. Rosalind, a jovem por quem Maurice se apaixonou, estava no meio dessa ameaça, era uma das mais poderosas feiticeiras tal como uma das mais audaciosas defensoras de sua classe. Ela queria respeito para Les Charmantes, liberdade e o mesmo direito de ir e vir dos demais, uma segurança que lhe foi negada pelos monarcas regentes — e pais do príncipe fera!

Quando uma doença mortal se alastra pela Europa, os reis mandam fechar as fronteiras um pouco tarde demais e ela acaba atingindo o vilarejo, claro que Les Charmantes são considerados os causadores da doença que vinha matado as pessoas sem distinção de classe social. Seguindo um conselho de Fréderic, Rosalind e Maurice, agora com a recém-nascida Bela, saem da cidade para um vilarejo distante e seguro onde poderão criar a filha sem preocupações e onde os charmantes que conseguiram escapar dos ataques no reino se refugiaram. Os pais do jovem príncipe pedem ajuda a Rosalind para salvar seu filho e os demais membros da corte, mas ela se recusa. Contudo, pensando na própria filha, acaba lançando secretamente um feitiço para proteger o pequeno príncipe e as demais crianças do palácio.

Anos depois, Bela, agora crescida, é uma jovem muito bonita e inteligente, viciada em livros e solitária, vista por todos da aldeia como esquisita, tal como seu pai. Ela é alvo das investidas e Gaston, o jovem mais querido e bonito do vilarejo, mas um completo imbecil intelectual e, por isso, nem um pouco atraente para ela. Quando seu pai, após sair para uma feira, desaparece, ela vai atrás dele sem hesitação e acaba chegando a um misterioso castelo e seus habitantes inusitados. Ela se depara com a fera e é bem um copia e cola do filme da Disney nesse começo, a coisa vem ficar diferente quando ela invade a ala oeste e toca a rosa, tendo assim uma visão do que aconteceu ao príncipe e ao castelo, esse gesto desencadeia de vez a maldição e eles ficam presos dentro do castelo.

Partindo disso, Bela vai precisar se unir à fera para desvendar os acontecimentos do passado e refazer os passos da sua mãe e das demais pessoas desaparecidas para assim conseguir encontrar uma forma de desfazer a maldição.

Quando li a sinopse do livro achei bacana a ideia, era algo diferente e inusitado, mas acabou não sendo nada do que eu esperava. Apesar de ser um livro bom — e sou leitora a tempo suficiente para saber quando um livro é bom — eu não gostei. É uma premissa muito boa, mas o desenrolar não funcionou comigo, se teve uma coisa que eu achei realmente legal nesse livro foi a maneira como ele fotografa o preconceito e suas consequências. Les Charmantes podem ser negros, homossexuais, ciganos, judeus, mulçumanos ou qualquer outro grupo que já sofreu discriminação e a maneira como a autora destrincha isso, saindo dos alicerces da construção do preconceito até seu auge, é realmente muito bem feita e leva a gente a refletir.

Porém, as personagens não colaboram (visão minha, tá?), os pais do príncipe são tirânicos, mas a Rosalind, aquém de todo o background, não se tornou muito diferente no fim das contas e isso meio que fez boa parte da história, sei lá, perder um pouco do sentido, como se o fato de ela ter amaldiçoado o Adam não agregasse nada à história. Além disso, a reconstrução da Bela "iluminada" pelo movimento iluminista dos séculos XVII e XVIII tornou-a um tanto antipática em vários momentos da leitura. A relação com a fera não foi diferente, ele foi reconstruído de maneira verdadeiramente bestial e a aproximação deles soou tão forçada e artificial que não dava sequer para torcer ou perceber que eles tinham real potencial de se desenvolver como casal. Inclusive, ao contrário da animação, aqui ele não faz o menor esforço para conquistar a Bela, sério.

O que eu senti foi que a autora quis dar um toque mais realista para a coisa toda, mas a mistura no fim não deu muito certo e, se por um lado ela acerta fechando vários buracos que a animação deixou passar, por outro ela erra na recriação das personagens que, em boa parte, se tornaram versões mais chatas e nada adoráveis de si mesmas. Inclusive, algumas partes desse livro eram tão pesadas e sombrias que sequer parecia ser uma releitura de um conto de fadas, mas lembrava muito a gênese sinistra dessas histórias com violência, tortura e morte. Sem contar que aquele final foi bem insoso pra dizer o mínimo. Acabei vendo que esse livro é o primeiro de uma série, mas não me sinto nem um pouco inclinada a ler os outros, talvez (e é um talvez bem grande) eu leia o da Bela Adormecida porque gosto de conhecer todas as vertentes possíveis desse conto que é meu favorito, mas estou na dúvida porque a impressão desse não foi muito bacana.

Mas fica aí a recomendação para quem procura algo diferente.

Thifani.Sousa 03/02/2022

Razoável
A história te preende, você fica querendo saber o que vão acontecer, mas ficou muitas pontas sem explicação
Rafael Kerr 03/02/2022minha estante

Karina599 26/01/2022

Quase a mesma história!
No geral, o livro é uma releitura muito próxima do conto de fada original. Mas não vou tirar o mérito que foi gostoso lê-lo.
A escrita é muito boa e extremamente ilustrativa, usando metáforas e alusões que permitem entender o movimento dos personagens, o funcionamento das coisas.
O desenrolar foi muito divertido, com toques de mistério que trouxeram um charme a mais.
Fora isso, o romance não foi desenvolvido chegando ao final e deixando o casal protagonista em aberto. Isso foi decepcionante para quem começo a ler em busca do romance.
As pequenas alterações foram bem vindas, mas o desfecho foi frustrante.

1 | 2 | 3 | 4