Trilogia do adeus

Trilogia do adeus João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Box - Trilogia Do Adeus

Isis243 22/02/2024

Quantos são os nossos: adeus?
Novamente o que me
Prejudicou foi a expectativa? ah precipitada e injusta desta tal ?expectativa?.

São três pequenos romances escritos com poesia, ainda que sendo uma prosa.

Dos três livros o meu preferido foi o segundo. Aquele narrado pela personagem Bia. Várias foram as páginas que me levaram as lágrimas.

O primeiro foi surpreendente pelo
Final. O terceiro não me
Conquistou.

Os três tratam de situações cotidianas, experiência já vivenciadas por um olhar sensível sobre a saudade, as despedidas e a morte. A separação de quem amamos é como dizer esse fatídico ADEUS.

A trilogia é sensibilidade pura.

Recomendo, boa leitura
e divulgar-se ;)

Leticia 25/01/2024

Outro livro lindo do Carrascoza
Livro lindo. O primeiro volume parece uma poesia, um pai de meia idade escrevendo um livro com lembranças para a filha que acaba de nascer.
No segundo volume a filha, ja mais velha contando as memorias da vida com seu pai idoso.
E no ultimo volume o filho do primeiro casamento contando da sua vida para o seu filho, relembrando a relação com seu proprio pai.
O ritmo do primeiro livro é mais impactante, fluido, poetico mas os outros sao bonitos e valem a leitura

Amanda 22/03/2023

Poesia
A trilogia é muito bonita e poética, mas por vezes cansativa pra mim. Como o próprio nome já diz trata-se de despedidas ao longo dos dias e sempre entre pais e filhos ou filhas.
Trechos emocionantes e que fazem refletir, ao longo da leitura vários sentimentos são despertados no leitor e valeu muito a pena conhecer o autor.

KaioPi 22/02/2023

Iniciei esse ano com um projeto de ler (pelo menos) 1 livro nacional por mês, e Trilogia do Adeus caiu como uma luva. Não ache que só pelo tamanho a leitura vai ser rápida, a dica que que dou é ler devagar, até por que a escrita tem uma pegada bem poética. Enfim, leitura super necessária.

Mota 01/02/2023

Se tivesse acabado na segunda carta com certeza teria sido mais fluido.
É um livro bom de se ler, apesar de não te prender na leitura. Levanta algumas reflexões sobre o crescer, o amor e a vida no geral. É bem bonitinho, mas vai indo fica enjoativo.
A primeira carta é 5/5. Linda!

Junior Rodrigues 15/08/2022

"O amor aumenta e se torna, como certas dores, maior do que suportamos."
Nesse primeiro volume dessa trilogia do Adeus, Carrascoza nos brinda com um relato de um amor puro e cristalino, repleto de nuances que vão se moldar durante a convivência entre pai e filha, mas que também é uma ode ao amor que transborda em palavras para a mãe de sua filha que é uma parte essencial dessa jornada e que ganha homenagens cheia de carinhos aqui nesse volume.
Uma singela retrospectiva de um pai contando como foi o tempo antes e o inicio da vida da filha para que ela saiba anos depois, a trajetória, os sentimentos, as pessoas e as histórias que precederam sua vinda ao mundo.
É uma bela homenagem a que João faz para Juliana e que no segundo livro, Beatriz (Bia) traz em sua essência e em suas palavras para o pai e também para a mãe. O impacto de tudo o que acontece em sua jornada é relatado de maneira nua, crua e bela, singela como o vento que toca em seu rosto ainda pequena.
De João para Beatriz e Juliana, de Beatriz para o Pai e para a mãe...e para finalizar de Mateus para João (neto).
Achei interessante a finalização dessa trilogia ao trazer uma simbólica caminhada entre pai e filho como uma metáfora da vida que passa e que assim como uma caminhada. o foco é sempre em um passo de cada vez e aqui acompanhamos a jornada desses dois personagens em um encontro que traz muitas lembranças e um belo desfecho.
Recomendo!

Deia 04/08/2022

Não sei o que dizer
Confesso que fui pega de surpresa pelo estilo da escrita, gostei e achei bem poético. Apesar de gostar do enredo e da ideia, achei o terceiro livro sem graça e talvez desnecessário.

Mama 02/08/2022

Ler a beleza do viver
Essa trilogia me arrancou muitos suspiros e algumas lágrimas! É lindo demais ver a linguagem poética do autor ao descrever a vida pelos olhos de 3 pessoas distintas. Vale a pena a leitura!
Maria.Jiennalle 04/08/2022minha estante
quero emprestado!!! ?

Mama 04/08/2022minha estante
Emprestado?

Maria.Jiennalle 04/08/2022minha estante
??

Cinara... 03/07/2022

Caderno de um ausente...
"Não há borracha para um fato já vivido, pode-se erguer represas e costões, muralhas e fortalezas para barrar o fluxo das horas, mas, uma vez que o sol se torne sombra, que o luar penda no céu em luto, a névoa se disperce na paisagem pendurada a parede, o dedo acione o gatilho, nada mais se pode fazer; nossa jornada, aqui é única, a ninguém será dada a prerrogativa, salvadora ou danosa, da reescrita."

O justo seria sermos presenteados com o caderno do ausente antes de nascermos. Daí por nossa conta e risco a gente seguia ou decidiria não nascer. Assim essa vida seria justa!
Incrível, você começa ler e quando se da da por si, já foi o livro todo.
Escrita fantástica!
Ah e eu passaria a vez do nascimento!
***********************************

Menina escrevendo com o pai...
"...ele falou que não havia apenas o triste ou alegre, os dois estavam sempre juntos, um mais intenso, outro menos, às vezes é igual medida, um mais e outro menos, mas já se invertendo, porque a gente é tudo junto ao mesmo tempo, a gente alegre, triste, a gente bom, mau sem parar, mais bom e menos mau nas horas azuis, mas mau e menos bom nas horas escuras, a gente é tudo ao mesmo tempo..."

Incrivelmente poético e triste!
***********************************

A pele da terra...
"Leva tempo para morrer em nós o que, há muito tempo, estava morto. Leva tempo - esses anos todos!"

Amei a experiência de leitura! Escrita cativante, quando mal se espera já acabou e só fica o sentimento de saudade.

Daniel1841 08/05/2022

Quebra de expectativas...
Trilogia do Adeus finalizada.
Não classifico com uma decepção a leitura dos três livros, entretanto, pensei que iria "ser revirado pelo avesso" e não aconteceu (my bad btw hahahahahaha). Caderno de um ausente (livro #1) é bastante superior aos dois livros que seguem, todavia, vale demais ler Carrascoza, pois uma das nossas melhores vozes.

Sofia 09/01/2022

Há quem, diante de uma paisagem grandiosa, prefira capturá-la mais no monitor do que na alma;
O verdadeiro sentido do amor na relação entre pai e filhos. Foi isso que eu senti ao ler os três livros do Carrascoza: Caderno de um Ausente, Menina escrevendo com o pai e A pele da terra. No primeiro livro, temos o pai João escrevendo para sua filha recém nascida Beatriz. João acredita que não vai viver muito tempo para aproveitar todos os momentos com a filha, então deixa para ela uma carta, falando sobre o mundo, sobre as relações humanas, sobre a vida. No segundo livro, temos a Bia contando sobre seu ponto de vista, após ler a carta, sua relação com o pai e tudo que eles vivenciaram juntos. E no último livro, temos o Mateus, filho mais velho do João e meio irmão da Bia, contando sobre uma aventura ao lado do seu filho.

Essa trilogia foi uma grande surpresa para mim, pois eu não esperava tamanha poesia e delicadeza nas palavras. A literatura do Carrascoza nos abraça e nos envolve. Nos emociona e nos castiga, ao mesmo tempo. Esses livros foram um abraço no meu coração e sinto que aprendi com cada um desses personagens. Uma sensibilidade sem tamanho.

jdelisiario 07/01/2022

Pura poesia
Ahh, ao finalizar o terceiro livro da trilogia, o sentimento é o mesmo: escrita de pura poesia.

As tristezas contadas por Carrascoza ficam bonitas e menos doloridas.

A gente se cansa com a peregrinação de João e Mateus, mas é tudo contado de forma tão linda, que só o que fica é a poesia dessas letras.

Super indico!

Literatura nacional de qualidade!

#leituraTerapia
#livroFisico
#superIndico

Katia.Borges 28/12/2021

Sensível e potente de afetos
Eu escreveria outro caderno com os afetos que essa trilogia suscitou.
Por enquanto, fica aqui a sugestão de uma leitura repleta de reflexões sobre a construção de laços familiares: ora quando desejamos ser pra sempre porto seguro para nossos filhos, mesmo na ausência; ora quando nos permitmos ser abrigo para nossos pais na iminência da partida.

Carol.Cuofano 24/12/2021

O primeiro é o melhor.
A Trilogia do Adeus é muito boa! O primeiro livro, Caderno de um ausente é uma das coisas mais lindas, sensíveis e tocantes que li nos últimos tempos. Os outros dois livros seguem a pegada das relações familiares na perspectiva de um deles. Gostei tanto que quero ler tudo que o autor escreveu.
Fer Paimel 24/12/2021minha estante
Senti exatamente a mesma coisa kkkk gostei mais do primeiro e quero ler outras obras dele!!

Lucas1429 12/11/2021

Interessante, poético, cansativo
O primeiro livro, Caderno de um Ausente, foi o que senti como destaque da trilogia. Não sei como o autor pensou a obra, se realmente havia imaginado a história em três livros, todavia, aconteceu.

Vou me ater a comentar sobre a primeira leitura, que, desde a primeira página, deixa claro que a proposta literária de Carrascoza parece ser encontrar uma poesia no simples, nos silêncios, no cotidiano. O livro tem um ritmo que seria bastante lento, não fossem os capítulos tão curtos.

Em determinados momentos a mão do autor para elaborar metáforas é belíssima, em outros momentos, todavia, torna-se enfadonho, aí vejo um dos destaques para o primeiro livro da trilogia, por mais que isso aconteça em todos, no primeiro há mais equilíbrio. Particularmente senti um declínio de qualidade ao avançar nos três livros. A cada um sentia esse cansaço aflorar mais intensamente.

É uma leitura a qual recomendaria, mas esperava mais das sequências. O caderno de um Ausente por si é ótimo. Com os demais a percepção geral fica entre bom / muito bom.