Inferno no Colégio Interno

Inferno no Colégio Interno Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Inferno no Colégio Interno

Mateus 19/10/2010

Acredito que nenhum dos livros da série até agora me deixou tão revoltado quanto Inferno no Colégio Interno. Nem mesmo a morte sangrenta de um dos personagens em Serraria Baixo-Astral me deixou assim. Quem leu o livro sabe exatamente o que estou dizendo. Foi um fato marcante, que com certeza será lembrado em todos os outros livros.

Neste episódio, Violet, Klaus e Sunny, vão parar em um colégio interno por não possuírem mais nenhum parente próximo (vivo) para ser responsável por eles. Se já não bastassem as desgraças ocorridas nos outros livros, os órfãos se deparam com uma pequena cabana de zinco, caranguejas que mordem, goteiras de fungos estranhos, a antipática Carmelita Spats, professores tediosos, corridas extremamente cansativas e, claro, as artimanhas do Conde Olaf.

O personagem funesto dessa vez é o vice-diretor Nero (pensando agora, quem é o diretor do colégio? Pelo menos eu não me lembro dele aparecer), um péssimo violinista que se acha o maior artista de todos os tempos, e quer ser aclamado como tal, além de ter a irritante mania de debochar de tudo o que os outros dizem. Pelo menos até agora foi um dos personagens mais detestáveis (atrás, apenas, do Conde Olaf).

O bom é que personagens incríveis são apresentados: os trigêmeos Quagmire. Seus pais morreram durante um incêndio, uma grande fortuna os espera e passaram por grandes sufocos. Lembrou de alguém? Pois é, coincidência ou não, se tornam grandes amigos dos Baudelair e poderosos aliados contra seus inimigos. A pena é que tiveram um final não muito animador.

O interessante é que em Inferno no Colégio Interno descobrimos cada vez mais sobre Beatrice, a misteriosa mulher que Lemony Snicket dedica todos os seus livros. Nos primeiros livros ela era apenas citada, mas no quinto ganha mais espaço e conhecemos um pouco mais de sua história. Mas nem só descobertas foram feitas nesse livro. Os Quagmire, antes de ter o final que tiveram, pelo visto fizeram grandes descobertas mas não tiveram tempo de revelá-las. O que há de mais terrível por traz do Conde Olaf? O que significa C. S. C? O que, por Deus, havia nos cadernos dos trigêmeos? Cada vez fico mais curioso com tudo, e não vejo a hora de ler o próximo livro da série.
Lúcia Guimarães 19/10/2010minha estante
Oi Mateus!
Como sempre, suas resenhas são ótimas!
Pela primeira vez, fiquei a fim de ler esta série!
Continue escrevendo!
Bjks

Gabi Pescarolo 25/04/2011minha estante
Desventuras é minha série favorita, e eu senti quase o mesmo que você em relação a esse livro, Mateus!
Parabéns pela bela resenha!
Beijos

Aline Mapelli 02/01/2014minha estante
De todos os livros até agora certamente este foi o mais impactante, além de trazer novidades para a série, que até o momento seguia uma receita de bolo nos acontecimentos.

SG1 10/02/2014minha estante
Acho o vice-diretor Nero até mais irritante que o Conde Olaf. E sobre a curiosidade, bom, acho que ela é o tempo especial e mais utilizado por Lemony em toda a série!

Mateus 11/02/2014minha estante
O mistério vaga por cada página e cada palavra escrita pelo Snicket! Mas esse livro foi o que mais me deixou curioso em relação a tudo, hehe.

Matheus Diverno 03/07/2014minha estante
Acabei de ler,e compartilho exatamente da mesma opinião que você.
Abraços

Pedro Terra 23/07/2015minha estante
Eu me peguei em muitos momentos da história questionando a verossimilhança do livro, quer dizer, como se tivesse alguma, sabe? ''como é que esse banana do Poe não faz absolutamente nada? Como ele NUNCA acredita em uma palavra sequer proferida pelas crianças, muitas vezes nem mesmo as deixando falar?'' Fiquei pra morrer, e acho que por isso mesmo não tenho uma opinião clara acerca do livro, ainda. Tô meneando entre amor e ódio, difícil.

Pedro Terra 23/07/2015minha estante
E ah, sobre Beatrice, me recomendaram a leitura da autobiografia não autorizada do Lemony, dizem que esclarece alguns pontos, ainda que outros até o fim da série tenham se mantido obscuros.

Sara387 27/07/2018minha estante
Acredito que os Quagmire descobriram que foi o Conde Olaf quem matou os pais dos Baudelaire. Conde Olaf afirmou ter causado um incêndio criminoso antes que fugir em O Lago das Sanguessugas.

Daniel 14/06/2022minha estante
Concordo totalmente, as páginas finais foram muito angustiantes?

Pedro Lima 12/01/2022

Instigante
O volume quatro, anterior a este, havia me deixado cansado por conta da sua fórmula repetitiva. Mas voltar pra esse mundo após meses com este livro me deu uma grande vontade de ler até o final.

Muito fofo, rápido e instigante. Misteios foram plantados e quero ler tudo para poder resolve-los.
expressodoslivros9 12/01/2022minha estante
Esse livro é muito divertido. ?

@rccardopereira 14/12/2020

AI GENTE QUE DÓ
Já é um dos favoritos, seguido de O Lago das Sanguessugas. Tem muitas coisas que me fazem amar esse livro (e não estou dizendo que me divirto com o sofrimento dos Baudelaire). É que esses personagens são muito engraçados e tudo e tão louco e absurdo. É muito entretenimento. A chata da Carmelita Spats, o arremendador do Diretor Nero, o professor comedor de bananas e contador de histórias chatas, a professora viciada em sistema métrico e os maravilhosos trigêmeos Quagmire (tudo que os irmãos precisam, de amigos de verdade). Eu me apaixonei por tudo. E esse final meu Deus. Tô desolado.

edisik 31/12/2023

Termino o ano com uma boa aventura dos irmãos, que finalmente encontram amigos verdadeiros e são novamente ameaçados pelo Conde Olaf. Roteiro repetitivo, mas que nos cativa da mesma forma.

Carol Pita 02/02/2021

Até agora o mais realista
Ao retratar um colégio interno, pela primeira vez Snicket coloca os órfãos Baudelaire em uma situação que não é nada rara de acontecer com qualquer criança: bullying, solidão, ansiedade. Até agora, foi o livro que achei mais realista o que faz dele o menos e o mais assustador ao mesmo tempo. Não tem nenhuma morte violenta como os últimos tiveram, mas tem MUITO terror psicológico envolvido. Só queria pegar os 3 protagonistas no colo e falar que vai ficar tudo bem. Mas como o autor mesmo não cansa de nos lembrar, quando o assunto é Baudelaire, ficar tudo bem não costuma ser uma opção...

Madu 04/05/2023

Só realizando o meu sonho de criança que era ler essa saga, amo as aventuras dos 3 irmãos e agora com os trigêmeos quero ler logo o próximo kkkk

Rafael.s 27/07/2022minha estante
Acabei de ler o primeiro, e gostei bastante dele, e depois da resenha eu fiquei com vontade de ler os proximos

Debbye 08/02/2021

??Inferno no Colégio Interno ??
Enfim, este é sem duvida o melhor volume da serie, pois finalmente a trama se torna mais aventura. Sem contar que o clima de amizade e romance fez toda a diferença. E o fato de, enfim, acontecer alguma coisa boa aos sofridos irmãos, enche nossos corações de esperança.

"Você, leitor, sabe muito bem que uma boa noite de sono ajuda a ter um bom desempenho no colégio, e, se você é estudante, deveria cuidar para ter sempre uma noite bem-dormida, a não ser que esteja num capítulo interessante do livro que está lendo, e nesse caso o melhor é ficar acordado a noite inteira e que se dane o aproveitamento escolar."

janierisonsantos 20/04/2022

Muito bom!
O Lemony Snicket não perde a mão. Sabe como manter um bom humor. Sabe descrever tantas desventuras de uma maneira que foge da mesmice, nada é previsível.

Neste volume, foi muito bom o surgimento de novos personagens que devem aparecer mais na frente na série.

P.S.: estava com saudades de acompanhar as desventuras dos Baudelaire's.

juliarfs 22/03/2021

segue o mesmo estilo dos outros, mas os personagens nesse livro despertaram mais a minha curiosidade

@90semy 16/08/2021

5?
Essa saga é descontraída, alguns livros eu gosto, outros eu não suporto. Quero fazer uma resenha completada, quando de fato terminar todos os livros. Então não tenho muito oq falar aqui?