Cuidado com o alemão

Cuidado com o alemão Tiago Cavaco

Resenhas - Cuidado com o alemão

João Vitor 16/01/2021

Bom livro!
Achei um livro bom e muito gostoso de ler, com insights poderosos sobre justificação pela fé, educação e estética. Esperava mais citações e exploração da obra de Lutero, e não somente do ?protestantismo?. O que mais me marcou foi ver que o profundo pessimismo (os ?nãos?) do protestantismo é o cenário para os maravilhosos e férteis ?sim? de Deus e a Deus.

Quase Thaís 09/06/2020

Esclarecedor
De maneira bem simples o autor explica o pensamento de Lutero além de trazer alguns fatos, como por exemplo o aumento de leitores e a consequência disso para a sociedade da época.

"Lutero e o protestantismo não rejeitam o papel do acompanhamento pastoral da igreja e da sua tradição, mas a verdade é que esse acompanhamento deixa de ter o papel nuclear na relação entre o crente e as Escrituras."
Peregrino Lucas 20/06/2020minha estante
Tenho percebido isso*

Paulo 30/04/2019

Muito bom!
Provocante, e não podia ser diferente por sem quem é. Muito além de falar sobre Lutero, Cavaco consegue fezer aplicações muito boas sobre o que Lutero dizia, mas vai além, pois se respalda na Palavra pra nos trazer palavras de confronto e reflexão. Recomendo a leitura!

Claudio 04/05/2018

Cuidado com as Dentadas
Um ótimo livro para se redescobrir um pouco do pensamento reformador de Marinho Lutero. O autor começa com uma breve apresentação do reformador alemão, uma espécie de mini biografia por assim dizer. Depois desenvolve as três dentadas. Prepare-se leitor porque as mordidas são doloridas.
Na primeira dela o autor trata da questão do pecado, como Lutero lidava com esta questão e faz um paralelo com a mensagem atual da Igreja e seu afastamento do tema do pecado original e de como isto acaba esvaziando a Graça de Cristo.
Na segunda dentada nos é apresentado a educação reformada, a disciplina com que se aprendia a palavra nos tempos medievais e a necessidade do reencontro com este ensino na visão do autor.
Por fim, a terceira mordida, é abordado a questão musical, a cultura pop e o louvor contemporâneo tendo como parâmetro os cânticos das igrejas protestantes e sua influência na cultura moderna. Diria que é um bom livro, com uma pitada leve de humor e que serve de introdução ao tema da Reforma Protestante e mesmo a vida de Lutero.