História Do Homem

História Do Homem Edmac Trigueiro

Resenhas - História Do Homem

Jon 01/06/2023

Somos apenas fruto do acaso?
Para o universo somos uma ínfima fração de um grão de areia em um imenso deserto.. somos verdadeiramente insignificantes, isso é um fato. Este é um livro que nos faz refletir profundamente sobre questões existenciais, é razoavelmente perturbador, mas é capaz de nos ajudar a ser mais humildes, a entender o quão bizarro é existir tantas pessoas nesse mundo que se julgam superiores a outras, dispostas a cometer atrocidades morais e fisicas em nome de fantasias associadas a intolerância étnica e religiosa.

O autor apresenta um breve passo a passo da história do universo e do homem sob a ótica cientifica, traz também algumas verdades inconvenientes com argumentos sólidos, colocando em xeque nossa devoção pelo antropocentrismo.. "... não somos o motivo, nem a finalidade da existência do universo e da vida. Dificil de aceitar, porque nos damos importância demais, porém talvez sejamos apenas fruto do acaso..."

Recomendo fortemente esta leitura, é transformadora.

Celsin 28/02/2021

História completa do Homem
O livro conta a história do homem, diferente e mais completa da que é contada na escola...

Além de ser muito rápido e fácil de se ler, o desenrolar é muito bem estruturado e organizado, ótimo livro pra quem gosta de história e fatos antigos.

O livro tbm é muito rico em referências e a bibliografia se torna fundamental!

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

A história do homem, Edmac Trigueiro
Recebi esse livro do @edmactrigueiro e confesso que fui surpreendido positivamente! O autor consegue cumprir o que propõe em suas obras: apresentar assuntos complexos e extremamente científicos de uma forma acessível e interessante para o leitor leigo. Com uma narrativa bem fluida, o autor traça um paralelo entre respostas científicas relacionadas à criação do universo e à evolução dos seres vivos, com os principais questionamentos do ser humano. Como surgiu a vida da forma que conhecemos hoje? E para tratar desses assuntos complexos, o autor acaba trazendo exemplos do nosso dia a dia e de sua própria experiência pessoal.

Além disso, o trabalho do Edmac é uma grande contribuição para a literatura nacional e que deve ser valorizada! Para quem gostou de Sapiens, por exemplo, pode ser uma ótima opção de leitura! O livro é curto, cerca de 200 páginas, mas em nenhum momento chega a ser superficial. Na verdade, até achei que a parte final do livro - quando o autor passa a analisar a evolução do homem, desde o ancestral comum com os chimpanzés, até a espécie contemporânea - acabou ficando um pouco densa, com muitos detalhes científicos. Mas no conjunto, é uma ótima leitura... Traz conhecimentos básicos sobre a nossa origem e que, na minha opinião, deveriam ser de conhecimento de todos.

site: https://www.instagram.com/book.ster

Leandro506 31/05/2022

Último livro da trilogia de Edmac Trigueiro. Leitura de fácil entendimento. Pude fazer uma viagem sobre minha própria existência e refletir sobre a vida.

Jonathan Reis 14/03/2020

Pra quem se interessa por História, é uma excelente opção.

FabioMartineli 22/01/2022

Fechamento da trilogia
Este livro, último da trilogia, faz um apanhado histórico de seus livros anteriores.
Na primeira parte um resumo de seu primeiro livro (história do universo), e na segunda parte um resumo de seu segundo livro (história da vida), ambos com enfoque no homem (enfoque não existente nos livros anteriores)

Na terceira parte, propriamente dita História do Homem, a leitura fica muito mais fluída (talvez porque recentemente li os livros anteriores), trazendo informações desde a origem dos hominídeos até nossa espécie.

Escrita de fácil assimilação, de forma didática.

Não dei 5 estrelas pois as duas primeiras partes foram um afunilamento dos dois primeiros livros. Se tiver que ler apenas um, leia este, e com certeza sua experiência será de 5 estrelas.

David 16/09/2023

Fluido e facilimo
Ótimo e super fácil de ler. Conta a história do homem começando pelo primeiro ancestral de todas as espécies, cheio de curiosidades. Livro mostra que não somos tão especiais quanto pensamos e que o Universo não da a mínima para nós. Faz você refletir sobre sua existência e sobre seu sentido na vida. Eu achei maravilhoso. O autor é brasileiro, nota 10 pela escrita dele.

Robson Furtado 03/12/2018

Impressões
História do Homem: Nosso lugar no universo, de Edmac Trigueiro é um livro bem simples que, apesar do que o título e a capa possam sugerir, não se trata apenas de uma reconstrução da evolução dos hominídeos desde sua separação na linha que os unia com os macacos. Além disso, também conta com uma visão histórica a respeito do universo, da vida e dos feitos e conquitas do humano moderno que nos proporcionaram conhecer o que sabemos hoje. O ponto forte do livro é sempre ter como preocupações o rigor científico e a consciência de que a ciência não é perfeita e nem livre de interferência da vaidade humana. Outro cuidado do autor é dar ênfase ao longo de todo o livro, como o próprio subtítulo demonstra, do nosso lugar insignificante diante do universo e totalmente contingencial. Contudo, não espere nenhum aprofundamento em qualquer assunto que o livro traz. De forma clara e relativamente completa, mas um tanto en passant, as informações são passadas mais com intuito de introduzir e despertar para o conhecimento do que propriamente ser uma fonte para estudo. Ainda que também tenha achado o livro bastante repetitivo em alguns momentos e em outros abusar de infinitos exemplos desnecessários, creio que seja um bom livro para quem quer se introduzir no assunto ou para ajudar na formação de pensamento e conhecimento científico de jovens estudantes. Além disso tudo, o autor é brasileiro, então mais do que recomendado! ?

Clarissa 13/05/2018

Ótimo livro !
Edmac Trigueiro consegue explicar de uma forma simples e atrativa eventos importantes para nós, desde a criação do Universo, passando pela origem da vida e por fim chegando nas origens dos homens. É um livro bem abrangente, voltado para alunos do ensino médio, mas que consegue chamar a atenção do público curioso em geral. Sou bióloga e gostei muito de como o autor conseguiu explicar termos científicos de uma maneira bem interessante e agradável. Uma leitura que vale a pena com certeza !

Lisvaldo Tomaela 10/08/2018

Necessário...
Não conhecia Edmac Trigueiro.. Foi paixão a primeira vista, assim que cheguei aí final de uma história do homem.. A forma como ele administra e sua narrativa a mestria na escolha das palavras que formatam nos leitores uma gama complementar de conhecimento plausível.... Já adquiri os outros dois exemplares do autor.. História do Universo e História da Vida..

Henrique 27/10/2018

Didático
Gostei do livro, o autor, de uma maneira bem didática e com uma escrita acessível, reflete sobre diversos aspectos (históricos, antropológicos, científicos, etc) relativos à história do homem no Universo.
Em um primeiro momento, o autor começa o livro "localizando" o homem dentro de uma perspectiva cósmica (planeta terra, sistema solar, galáxia via láctea, cosmos ...), nesses capítulos o autor tenta mostrar, através de uma incursão histórica, como se deu a separação entre os dois distintos discursos que serviram/servem para explicar o lugar e importância do homem diante do universo, quais sejam: o discurso religioso e o discurso científico.
Em um segundo momento do livro, o autor explica, a partir de uma visão cientifica, como se deu a criação do universo, dando ênfase ao surgimento do planeta terra e, posteriormente, detalhando como a vida no planeta terra "floresceu".
E na última parte do livro, o autor escreve especificamente sobre a "caminhada" do homem no planeta terra, até chegar ao homo sapiens sapiens. Essa terceira parte do livro é a mais longa, pois o autor discorre sobre as diversas espécies de hominídeos (ancestrais do homo sapiens sapiens), e nos dá informações sobre os achados paleontológicos que servem de base para a ciência montar a nossa árvore genealógica.
É importante mencionar também que ao longo de todo o livro, na medida em que vai apresentando evidências científicas relativas à caminhada da "vida" na terra até chegar ao homo sapiens sapiens, o autor desconstrói a visão de que a evolução seguiu e está seguindo um trajeto em direção ao aperfeiçoamento/perfeição. Muito pelo contrário, se tivemos o sucesso de termos chegado até aqui e de nos encontrarmos em tal posição, dita superior (subjugando as demais espécies), devemos essa façanha a fatores aleatórios, uma vez que tivemos a sorte de termos realizado as mutações genéticas que nos deram vantagens competitivas para passarmos pelas provações da natureza (seleção natural).
Enfim, um ótimo e didático livro sobre a história do homem.