Um Corpo de Mulher

Um Corpo de Mulher Fernando Sabino

Resenhas - Um corpo de mulher

anapno_ 03/08/2021

A atmosfera me envolveu!
Li este livro em apenas um dia, mas posso dizer que me senti mergulhada nesta história.

Este fora o meu primeiro contato com a obra de Sabino e posso dizer que me SURPREENDI!

Sua sensibilidade com as descrições, os cenários apresentados, as angústias e obstinações de Jaques Olivério para com o caso da mulher do Elite Hotel, o suspense que paira em toda a narrativa, tudo me agradou demais.

Sabino escreveu com perfeição essa novela, com uma leve sutileza autobiográfica.

Mesmo sendo uma história tão curtinha, me fez sentir mergulhada na vida monótona do protagonista e no dilema que ele estava vivenciando.

Prof. Edivaldo 14/11/2020

Jaques Olivério
Uma novelinha que tem como tema um misterioso suicídio praticado por uma mulher ao cair do quarto andar de um apartamento. O personagem principal é Jaques Olivério, funcionário de um jornal, que presencia aquele acontecimento trágico...

Cris Compagnoni 02/12/2011

Não consigo resistir às novelas do Fernando Sabino, é passar uma pelas minhas mãos que arrumo tempo para ler, até por que são histórias curtas, daquelas que dá pra concluir em meia hora, uma meia hora muito bem aproveitada!

UM CORPO DE MULHER foi inspirado em um fato real que foi “melhorado” pela ficção, na verdade acho que a ficção o tornou mais interessante. O fato é que Fernando Sabino viu realmente um corpo passar pela janela de um hotel no Rio de Janeiro e a partir daí surgiu à história de Jaques Olivério, só que a visualização do corpo em queda é a única coincidência com o que viveu o autor.

Jaques não se convence com aquela queda, a mulher caiu da janela do quarto logo acima do seu; mas ela caiu ou foi jogada? Como ninguém tem respostas para as suas perguntas ele resolve investigar, fica muito atormentado com o que não consegue descobrir e se envolve cada vez mais na história em que era só uma testemunha ocular.

Esse é um dos primeiros livros do Sabino que leio que não explora o humor característico das suas obras, UM CORPO DE MULHER amarra o leitor pelo suspense, pela curiosidade em saber onde aquela investigação vai dar. O pano de fundo dessa novela é o Rio de Janeiro em meados da década de 40 ainda sob os efeitos da Segunda Guerra Mundial, Olivério é um jornalista oriundo de Belo Horizonte, que mora em um hotel modesto e nunca alcançou sucesso profissional no Rio.

Confesso que de início pensei que o que o motivou a desvendar esse “suicídio” era a oportunidade de uma matéria, mas me enganei profundamente, ele se sentiu parte disso, como se a sua vida dependesse dessa verdade oculta; ele praticamente abandona o seu emprego e sai do hotel onde morou por muito tempo porque a única coisa que realmente lhe importava era saber o que realmente havia acontecido e principalmente, quem era aquela mulher.

E aos poucos, sem que o leitor perceba, enquanto está mergulhado naquele misto de suspense e mistério é que o autor vai o conduzindo a uma trágica e surpreendente história de amor. Coisas de Fernando Sabino!

Emi 26/01/2022

O tema é muito interessante e a leitura é super fácil... umas cenas que incomodam, mas um bom passatempo o livro

Bit 12/03/2011

Da janela de seu quarto de hotel, um homem vê o corpo de uma mulher passar diante de seus olhos e tombar em plena rua. Assassinato ou suicídio? Disposto a desvendar o mistério de tão estranha morte, Jacques Olivério entra na pele de um detetive e percorre as ruas de um Rio de Janeiro ainda sob os efeitos da Segunda Guerra Mundial.

maria.cici 26/05/2022

Não é um dos melhores livros que eu já li, pois não me prendeu muito, e o final para mim ficou confuso, mas até o meio, mais ou menos, tinha bastante suspense...
O fato é que a história gira em torno do corpo de uma mulher, que caiu, aparentemente do nada, só que foi algo muito estranho, então as pessoas começaram a se perguntar se era suicídio ou assassinato...
Eu fiquei sem resposta, não entendi até agora o final, mas se você quiser ler e tentar entender o final, boa sorte!

Duda 03/02/2023

Que livro!
Não coloquei expectativa nenhuma, mas quando comecei a ler fiquei presa tentando descobrir o mistério junto com o narrador. É um livro que te prende do início ao fim e tem uma escrita bem tranquila, amo e recomendo muito para quem busca um livro nacional.

Pobre leitora 23/04/2023

Um bom e chato livro
Se você já tem uma experiência com o Fernando Sabino você sabe como as coisas ocorrem
Se não, as coisas vão demorar mais para você realmente se apegar ao livro. Eu só realmente consegui me conectar com a história depois de abandonar e ler "O outro gume da faca"

elliot's tornados 12/10/2023

A mulher se jogou do andar acima do cara, ele foi tentar descobrir e começou a enlouquecer quando foi descobrindo as coisas, tadinho

Karol557 28/02/2024

??????
Apesar dessa obra ser minha primeira leitura de Fernando Sabino, confesso que não me cativou totalmente. Embora reconheça a envolvente narrativa e a sensibilidade na exploração das relações humanas, o final confuso impactou minha experiência de leitura. Não foi uma apreciação completa, mas estou disposto a explorar outras obras do autor para uma visão mais abrangente de seu estilo literário.