Beartown

Beartown Fredrik Backman




Resenhas - Beartown


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


becacvl 07/02/2024

Benji ovich, você é o maior do mundo
Meu deus, que livro bom! parece que começo todas as resenhas do fredrik backman assim, mas é porque é a mais pura verdade: ele é incrível.

o autor consegue fazer você sentir e se identificar com diversos pontos da narrativa. um livro com tantos personagens, tantas histórias diferentes, mas que não se perdeu, manteve sua coerência e sua originalidade em toda a obra.

fui pega um pouco desavisada pelo plot, mas gostei bastante. nos 50% eu só conseguia pensar "isso não era pra ser sobre uma cidade pequena e sobre hockey???", mas foi bem mais do que isso. foi sobre amizade, amor, pontos de vistas diferentes, vingança, ursos, lobos, floresta, ilha... tantas camadas.

peter, kira, maya, benji, bobo, amat, ramona, e mais alguns personagens: eu amei muito vocês.
comentários(0)comente



Luísa Toresan 03/02/2024

Esse livro me surpreendeu muito. Estava esperando outras coisas, por quase nao ter lido a sinopse, sabendo apenas que era sobre uma cidade pequena. O autor consegue te fazer entender muitas coisas sobre os personagens e suas atitudes, sem arranjar desculpas para eles. Gosto muito da narrativa do autor e do seu jeito de contar histórias. Recomendo muito, mas pra quem é mais sensível é bom saber bem sobre o que o livro trata.
comentários(0)comente



carolrol 15/11/2023

Minha nossa!!! minha nossa!!! minha nossa!!!
Como pode fredrik backman ser o unico escritor do mundo o mair q temos minha nossa! grande livro!! aborda temas dificeis e 1zilhao de personagens de forma majestosa! apenas pesquisem os tw!!!!
comentários(0)comente



Pandonauta 07/11/2023

Fredrik Backman é meu autor favorito e a trilogia sobre Beartown traz todas as melhores características da escrita dele. O humor, a sensibilidade para tocar em tópicos sensíveis e tão importantes, personagens cativante, aquelas frases que te dão um gostinho do que vem pela frente e te deixa cativado pelo suspense de ver como aquilo vai ser encaixar na história como um todo... Eu abro qualquer livro dele e só me vem na cabeça aquela audio do tiktok "a rich white man should not have this much control over my emotions".

P.s.: até as legendas do instagram dele são incríveis, recomendo
comentários(0)comente



Livros.da.Sofia 27/08/2023

"Bem. Eu não gosto mesmo de coisas sobre desporto. MAS. Se há alguém capaz de pegar num tema completamente desinteressante para mim e torna-lo bonito é o backman!" -pensei eu sobre o meu novo autor favorito, depois de me dar 2 leituras de 5 estrelas sobre temas que nem pegaria por mim mesma.

Infelizmente não foi o suficiente para mim. Continuo a amar o autor. Continuo a adorar a maneira como ele escreve e pensa sobre a vida. Fiquei até com algumas citações guardadas que levarei comigo. Mas não achei nada de especial.

Gente Ansiosa e Um Homem Chamado Ove tocaram-me muito mais, pessoalmente. Não sei muito bem como é que há uma trilogia disto uma vez que o assunto parece relativamente arrumado....os outros soaam me apenas a mais do mesmo e ainda nem sei se deva dar oportunidade ou não.

Mas provavelmente não.
Há mais livros dele por ler ainda.

Ps. Vejam os gatilhos do livro antes de o lerem
comentários(0)comente



vitinha0 12/04/2023

Li esse livro achando que seria uma temática esportes garotos sendo garotos e dei de cara com uma história que partiu meu coração, deixou em pedaços, pisoteou os pedaços, acabou comigo. 10/10.
comentários(0)comente



masters 28/03/2023

You?re either a sport person or you aren?t
Eu tenho um problema enorme em dar estrelas porque nunca me decido sobre qualidade/o que eu senti. Esse livro é do Backman. Ele não escreve histórias ruins, ponto. Ele é um dos meus narradores preferidos, eu AMO o modo como ele escreve. Dito isso, apesar de ter amado as coisas que eu fixamente amo nele, a história não me pegou muito. Digo, pegou no que tinha como pegar (porque não teria como ser de outro jeito), mas não do jeito Backman usual (isto é, o efeito que os livros dele têm sobre mim).
Se for pra avaliar qualidade: 5 estrelas. Se for pra avaliar o que senti: 3 estrelas.
comentários(0)comente



_julliemarrie 04/03/2023

Backman não conseguiria decepcionar nem se tentasse
Quero começar apontando que esse livro aborda alguns temas e contém cenas que podem ser perturbadoras para algumas pessoas então eu recomendo que você dê um olhada nos gatilhos do livro.

Eu amei Beartown porque, primeiramente, é um livro do Fredrik Backman e o homem escreve absurdamente bem e porque os personagens e seus relacionamentos são encantadores. Eu gosto muito de livros que pesam nos personagens e Beartown não mede esforços para trazer essas pessoas à vida. Todas diferentes umas das outras com suas próprias experiências, histórias e perspectivas.
As discussões trazidas por esse livro são muito bem escritas e estruturadas, se misturando bem com o enredo, além de serem habilidosamente representadas pelos personagens da trama, de maneira que você lê e pensa "com certeza existe alguém igual a essa pessoa na vida real e isso é um problema".
Se eu tivesse esse livro físico ele estaria todo marcado pois tem páginas e mais páginas de passagens incríveis que te faz refletir sobre tudo. É uma leitura essencial para qualquer pessoa.
O único defeito desse livro que eu consigo pensar é talvez a primeira metade que toma algum tempo até começar a andar realmente. No início nós estamos sendo introduzidos à cidade e conhecendo vários personagens diferentes então nos primeiros capítulos é um pouco difícil de acompanhar, mas não considero um defeito que manche completamente no aproveitamento do livro porque depois disso o livro só melhora e é impossível parar de ler.

Além disso, um checklist de recomendação já que não sei escrever resenha de livro bom:
Se você gosta de livros com foco na construção e estudo de personagem, esse livro é pra você;
Se você tem interesse em discussões acerca da cultura do estupro, feminismo, paternidade, a cultura do esporte na formação dos jovens, amizade e etc., esse livro é pra você;
Se você gosta de livros ambientados em cidades pequenas, com múltiplos pontos de vista e no qual quase todos os personagens já se conhecem e tem alguma influência sobre a vida um do outro, esse livro é pra você.

Não recomendo Beartown para:
Quem precisa de romance em livro. Acredite, o romance aqui é quase nulo;
Quem não gosta de troca frequente de POV;
Machistas;
Pessoas que são como o pai do Kevin (o tapa na cara vai ser grande, melhor evitar esse choque);
comentários(0)comente



Bia 26/01/2023

Meu primeiro livro em inglês
Beartown foi o primeiro livro que li em inglês como uma forma de me desafiar. Fui atrás de um livro que não tem tradução e de um autor que gosto muito.
Não podia ter feito uma escolha melhor.
Beartown é uma cidade que vive para o hockey. O time chegou às semifinais e todos vêem nisso uma oportunidade de tornar a cidadezinha em uma cidade grande. Até que algo acontece e as pessoas se dividem de acordo com a própria crença e de acordo com os próprios interesses.
Acima de tudo é um livro sobre os personagens. Sobre quem é quem nessa cidade e ninguém é uma coisa só. Somos todos feitos de momentos, somos feitos de paixões, erros e acertos. O livro conta a história de muitas pessoas e a forma que o autor consegue criar personagens únicos, é uma incrível habilidade de Frederick Backman. Com sensibilidade ímpar para retratar sobre nossa existência, nos vemos refletidos nos personagens.
Desde o prólogo até o último capítulo, o autor te desperta a curiosidade de saber como o evento inicial acontece e essa é uma cena eletrizante, de tirar o fôlego.
Outra coisa que eu gostei foi a forma que ele retrata o hockey com tanta paixão e acho que todos que somos apaixonados por esporte conseguimos entender porque essa sensação de pertencimento é o que move o ser humano.
Duas coisas me fizeram não amar mais esse livro, mas, por ser meu primeiro livro em inglês, está tudo bem. A primeira delas é que em alguns momentos o livro se torna repetitivo e lento com algumas frases, para dar um ar poético mas acho que alguns momentos foi desnecessário e o autor perdeu a mão. Outra coisa foi os termos de hockey que não acrescentam em nada na narrativa mas faz o livro se prolongar.
Não vejo a hora de ler as continuações e super indico todos os livros desse autor, um dos meus preferidos.
comentários(0)comente



Tony92 11/06/2022

“She’s fifteen, above the age of consent, and he’s seventeen, but he’s still “the boy” in every conversation. She’s “the young woman”. Words are not small things.”
Beartown tells the story o a small Swedish, hockey-obsessed that deals with the aftermath when a girl is raped by one of the junior hockey team's players.

Having wanted to read one of Fredrick Bachmans books I had chosen this one to find out how different it was from his others in terms of the book's themes. Choosing more serious, dark themes rather than his more feel-good books of the previous. So I was intrigued.

“Late one evening towards the end of March, a teenager picked up a double-barrelled shotgun, walked into the forest, put the gun to someone else's forehead and pulled the trigger.”

“This is the story of how we got there.“

The book starts with an opening line that hooks you in. I did think that the first half or so of the book was slow to begin with as not much happens. You just get an understanding of the town and the people that live there. But looking back although it wasn’t the most exciting start to a book it was important with getting an understanding of the town and the characters to understand the dynamics of the book.

When the girl is raped this is when you see the town and its people's true colours and when the author's writing begins to shine. He has a great understanding of human emotions and feelings and writes with honesty and truthfulness about how and why people act and do the things they do. He writes with great maturity and compassion on such a sensitive subject.

It was surprising and not surprising to see how men reacted to the news. They immediately think the girl is lying and take sides with the boy. Worry about how this news will affect the boy's junior hockey club and the money and business that the club will bring. It's astonishing, their way of thinking. The things they said about it and of the girl. Not one of them thought just maybe the boy did do it. The book shows just how sexist and misogynist men can be and it was shocking to read how they felt and the things they said. In this view, the men have expressed the inequality of the town with women and the male back-slapping that happens. But on the other hand, some women did have the same view as the men which was also surprising.

I loved the friendship between Maya and Ana and how strong they were together. Ana really helped her to get through this whole ordeal.

A quick mention of other characters I liked was Amat as he showed bravery when under pressure to keep quiet when he needed to be loud and not keep silent and Benji who on the surface is a tough and strong person and the most violent guy on the team but deep down is sensitive and has secrets of his own he must keep in a town like Beartown.

I liked the way the book ended leaving it open for a sequel, which I will definitely read. I also liked the “in ten years' time” thing too. I was immersed in this book, its town and its people .
comentários(0)comente



N A T 24/03/2022

Cherry tree
Comecei essa leitura achando que seria um livro leve e bobinho sobre um time e um esporte, e não poderia estar mais enganada. O livro é recheado de várias camadas de construção e análise de personagens. Ninguém apenas "está ali", todas as personalidades são muito bem construídas, muito bem desenvolvidas e muito coerentes com os acontecimentos do livro. A escrita do autor é bastante segmentada, tratando de vários personagens e diferentes pontos de vista em um mesmo capítulo, com mudanças bruscas de atividade e clima a cada página, o que contribui imensamente pro clima de tensão presente durante todo o livro, da primeira à última frase.
Tem muito pra se falar sobre cada personagem concreto da história, mas dois personagens implícitos são muito mais importante que qualquer nome: hockey e Beartown. Não é apenas um esporte nem apenas uma cidade. O autor trabalha com o hockey e com Beartown de modo a serem "personagens" implícitos mas ativos em qualquer parte do livro, sempre influenciando os personagens, seus pensamentos, suas atitudes, seus remorsos. A intensidade e a verossimilhança para com a realidade com que alguns assuntos gravíssimos são tratados é de deixar qualquer pessoa em prantos e agoniada em saber como a vida é cruel e alguns privilégios não conseguem ser batidos.
É um livro duro, pesado, triste, profundo. Cada passagem sobre as motivações e monólogos interiores dos personagens é de cortar o coração, principalmente após o principal acontecimento do livro (gatilho fortíssimo para estupro).
No geral, recomendo muito caso tu tenha consciência do que está prestes a ler. Não é uma história feliz, mas tem momentos felizes. Não é uma história triste, mas tem momentos devastadores. Parece muito como uma história real. Alguns gatilhos de estupro, alcoolismo e perda de familiares são importantes pra ressaltar, pois há bastantes passagens explícitas sobre os assuntos.
5 estrelas, e mal posso esperar para ler os próximos dois livros da série.
comentários(0)comente



Sara 13/03/2022

Acho que esta história tinha potencial para ser um dos melhores livros do autor. A minha única reclamação é que fala demasiado sobre hóquei e o livro poderia ser mais curto, na minha opinião. Torna-se um bocado entediante, principalmente nos primeiros 50% do livro, e é um pouco lento. Às vezes parecia que estava a ler um livro de técnico de hóquei.

Mas eu adoro a escrita do Fredrik Backman. Esta é mais uma história comovente e poderosa. O autor sabe como nos fazer sentir tanto pelas personagens, como nos atingir os sentimentos. Algumas citações também são muito bonitas, poderosas e fortes.

Adorei conhecer as personagens e sua história. Algumas eu odiei e outras eu adorei. Só porque uma pessoa parece ser de uma certa maneira, nós não conhecemos a sua história e os seus antecedentes, como ela realmente se sente, o que ela passou.

Também vi algumas pessoas reclamarem do facto da história ter muitas personagens, mas isso não foi um problema para mim, não me confundiu em nada. Foi fácil saber quem era quem.

Foi interessante ver como as pessoas reagiram ao crime e à situação, ver o ponto de vista deles. Como o desporto tem tanto a ver com política e dinheiro e não tanto com princípios e valores. Às vezes as pessoas colocam tanto de si em algo que isso acaba por consumir muito tempo da nossa vida e simplesmente esquecemos de viver. Porque a vida são momentos.

Este livro aborda uma importante discussão em torno do tema da violação. Gostei da forma como o assunto foi abordado. Mostra como a vítima é vista, como muitas vezes ela é culpada pelas ações do violador, e não o contrário. Nunca acreditam na vítima porque, na cabeça das pessoas, ela pode ter feito algo para causar a violação. E é por isso que às vezes elas preferem sofrer em silêncio em vez de denunciar o crime. Elas são geralmente vistas como o vilão da história.

No geral, foi uma ótima história. Não é o meu livro favorito do autor, mas, ainda assim, é muito bom.
comentários(0)comente



Noah 15/01/2022

Pesquisem os Trigger warnings!
Estou com preguiça de escrever uma resenha de verdade -nenhuma novidade aqui- então vou só jogar meus pensamentos aqui na ordem que meu surto permitir...

Aqui vai:

A escrita do Fredrik é cativante, ele torna difícil colocar o livro de lado mesmo nas partes em que eu não queria saber o que ia acontecer depois. O autor tem um jeito de repetir frases em contextos aparentemente distintos que tornam algo simples, como um café, em algo com significado. Ele também usa isso para criar um sentimento tão ambíguo no leitor que, no final da história, você divide uma coisa com as personagens: um sentimento de amor e ódio por Beartown, e um pouco de orgulho também.


Quanto à história... chega mais perto aqui... ESSA NÃO É UMA HISTÓRIA DE HOCKEY FOFINHA. É isso, queria fazer esse desabafo, porque eu não sabia disso antes de começar e tive que pegar os pedacinhos do meu coração do chão quando o seu Fredrik resolveu me bater com um taco de hockey repetidas vezes. Enfim, eu peço encarecidamente que você leia os avisos antes de ler o livro e então, quem sabe, o seu coração vai estar um pouco mais preparado que o meu.

Tendo dito isso, eu amei a história, a forma como as personagens são construídas (Kira e Ramona, rainhas da minha vida), e a forma como Fredrik consegue te bater com uma pá quando você menos espera e depois te fazer rir e amá-lo por isso.

Agora colisença que eu tenho um jogo de hockey pra assistir.

Triggers:

Abuso sexual
Cultura do estupro
Suicídio (menção)
(Tbm tem uma pincelada de questões relacionadas à imagem corporal)
comentários(0)comente



karine 28/07/2021

esse foi o melhor livro que li esse ano e, sinceramente, é quase impossível fazer uma resenha que abranja tudo que deve ser comentado sobre ele!
beartown é um livro que fala sobre hoquéi, mas, acima de tudo, beartown é um livro sobre uma cidade e sobre pessoas. eu acho que nunca li um livro que aprofundasse tanto os seus personagens, em todos os seus defeitos, pensamentos e de uma forma que trata de assuntos tão importantes com uma abordagem tão sútil. literalmente, esse livro é sobre entrelinhas. é nas entrelinhas que a gente se conecta com a história de cada personagem, com seu passado, com seus segredos (e são muitos), com suas vivências e o autor traz tudo de uma forma tão sensível que é impossível não se conectar com cada um deles (ou pelo menos com a maioria). é um livro muito real, que aborda assuntos do mundo real e que te emociona justamente por conta disso, pela proximidade com o que vivemos no dia a dia.
eu não sou exatamente uma fã de esportes (muito menos de livro sobre esportes), mas esse livro vai tão além disso! é sobre a paixão pelo esporte que traz esperança à uma cidade inteira, que sustenta ela dessa forma e que une todas as pessoas. mas também é a paixão por esporte que as fazem perdoar vencedores e esquecer o que for preciso pela vitória. ou talvez seja o frio.
sinceramente? esse livro tem um monte de gatilhos e (pelo amor de deus) se informem deles antes de ler, porque mesmo sem eles, esse livro já te destrói. eu me emocionei de tantas formas lendo ele, era choro em quase todos os capítulos depois dos 50%, mas nada como um livro que te deixe imersa no cenário, que te emocione e que faça você sentir junto com os personagens, ainda mais quando a construção dos personagens é o que realmente brilha nessa história.
foi uma das resenhas mais difíceis que já fiz, porque é realmente muito complexo falar tudo que é necessário falar sobre esse livro, mas eu recomendo muuuito ele, foi uma experiência muito incrível de ler e acho que não vou conseguir esquecer desse livro tão cedo, certamente virou um favorito da vida
comentários(0)comente



Karla.Marisa 22/07/2021

A escrita do Fredrik é sensacional
*4.5

Eu ainda estou processando tudo o que eu vivi lendo esse livro. Ele é muito intenso e eu me emocionei diversas vezes.
Foi o segundo livro do Fredrik que eu li e eu amo a escrita dele, amo como ele vai contando um pouco do que acontece no futuro e depois volta e vai explicando como tudo que aconteceu.
Os pontos altos desse livro foram as dinâmicas familiares, a temática super importante e como o Fredrik fez a história tão real... era tão real, mas tão real que às vezes eu ficava nauseada com as ações e falas dos personagens.
Só não consegui dar 5 estrelas mesmo porque eu queria algumas coisas diferentes no final e porque eu passei raiva demais em algumas partes hahahaha
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR