Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas -

Marcos774 20/12/2023

Muito mais que a explosão
A história que é contada nesse livro vai muito além da explosão. São contadas vários relatos de diversas pessoas envolvidas nessa catástrofe. Você não vai se deparar com coias "horríveis", mas vai te fazer refletir sobre diversos fatos, sendo um deles a questão de, como a falta de informação pode ser capaz de "cegar" as pessoas. Um livro que me faz ficar pensativo e às vezes com raiva.

Thalles 15/12/2022

Relatos exatamente difíceis de ler sobre uma das maiores tragédias da história da humanidade.
Só achei um pouco complicado em alguns trechos, a parte da escrita mesmo. Talvez seja pela tradução, ou pelo fato de ser a transcrição das falas de pessoas comuns, mas em algumas partes ficava bastante confuso.
Mas apesar disso, o livro é excelente.

Matheus.Tadashi 24/09/2022

OBRA PRIMA é o que define esse livro
Confesso que foi uma leitura difícil, tanto pelo tema quanto pela narrativa. Por se tratar do primeiro livro inteiramente de não-ficção que eu li, pra mim, houve alguns momentos bem enfadonhos, mas reconheço que o problema não estava no livro, e sim no processo de adaptação que eu tava passando ao sair de um repertório de leituras mais ?fantásticas?. Porém, reconheço desde já que esse livro se trata de uma OBRA PRIMA por retratar as condições das vítimas do desastre de uma maneira tão crua e crível, ponto que traz muita vericidade pros fatos narrados no livro. É de fato um livro destinado aos que se interessam mais pro lado humanitário e social de Tchernobyl, mas às pessoas que querem ver um lado mais político e científico, eu recomendo vocês assistirem a minissérie da HBO (que, assim como esse livro, é uma obra prima). E, apesar de eu já ter acabado de terminar o livro, com toda a certeza já tenho planos de no futuro relê-lo novamente, na esperança de encontrar mais detalhes que passaram desapercebidos por mim nessa vez e ter um olhar mais maduro sobre essa obra (prima).

Pão 08/07/2021

Mechendo com as emoções
Não é um livro fácil de se ler, é necessário um tempo pra se digerir todos os relatos. Mas Vozes de Tchernobil é um livro extremamente necessário não só por se tratar de um acontecimento histórico, mas também por mostrar o quão grave e irresponsável foi a postura dos governantes soviéticos. Todos deveriam ler Vozes de Tchernobil.

Anna 25/05/2020

Sem palavras...
Descobri a autora pela série Chernobyl, e foi a maior descoberta literária que já tive.
Que delicadeza e cuidado para construir esse livro e descrever tantas coisas terríveis e emocionantes.
Não tenho palavras, simplesmente fantástico. Sem dúvidas, para mim, Svetlana tomou o posto de autora favorita.

Stella F.. 31/07/2019

Tragédia inacreditável!
São impressionante os relatos orais coletados pela autora! Fiquei muito curiosa para ler esse livro porque não lembrava de nada dos fatos, apesar de já ser adulta na época da tragédia, principalmente após assistir à série espetacular "Chernobyl" da HBO.
As entrevistas foram coletadas em todos os tipos de classes sociais e com todos os tipos de envolvimento com a tragédia: moradores locais, cientistas, pessoas do governo, mulheres dos bombeiros, liquidadores, Uma das coisas que mais achei impressionante nos relatos foi a repetição de obediência à pátria. Falam do homem soviético, que obedece, não questiona e acredita, ou quer muito acreditar no que falam para ele. Mas depois tudo mudou e passou a ser cada um por si. O governo foi omisso, mas acho que não tinha muita ideia do que fazer. Não acreditavam que aquilo pudesse estar acontecendo e não podiam mostrar fraqueza ao mundo ocidental. Como não conseguem responder a pergunta de por quê isso aconteceu, é claro que houve negligência dos envolvidos e uma busca por poder, resolvem acusar o ocidente de conspiração, de sabotagem. Retardaram o início de providências mais efetivas, achando que não havia esse perigo todo, que tudo iria se resolver com o tempo. Essa usina de Tchernóbil era do bem, não era uma bomba nuclear de guerra, como as de Hiroshima e Nagasaki.
As pessoas que viveram a tragédia e até as que não viveram, tem algo muito importante para contar, mas muitas vezes preferem esquecer. Depois de 10 anos e muitas perdas, esse relato coletado pela autora as faz reviver tudo de novo. E o assombroso é que não se tem uma ideia de até quando os efeitos dessa radiação (do bem) vai influenciar as pessoas da região e do mundo. As doenças que acometeram às pessoas foram horríveis e apesar de saberem, principalmente os voluntários, os liquidadores, se sentiam obrigados a cumprir o que pediam. Os testemunhos são pungentes, tristes, impressionantes e depois do acontecimento tudo ruiu na grande potência. Recomendo fortemente!
Cito alguns trechos:
"Mas isso é também a imagem da barbárie, essa falta de medo pela própria vida. Nós sempre falamos "nós" e não "eu": nós mostraremos o heroísmo soviético, nós revelaremos o caráter soviético para o mundo todo! Essa sou eu! Mas não quero morrer. Tenho medo."
"Eu compreendi, não imediatamente, mas depois de alguns anos, que todos nós participamos...de um crime...."
"Lembro que discutíamos sobre o destino da cultura russa, sobre a sua inclinação para o trágico. Sem a sombra da morte, não se podia entender nada. Só sobre a base da cultura russa seria possível entender a catástrofe."
"Tchernóbil fez surgir o sentimento novo e incomum de que cada um de nós tem a sua própria vida; até então isso parecia desnecessário."
"Estávamos habituados a acreditar."
Enfim, são muitos relatos impressionantes e necessários.