A Urbanização Brasileira

A Urbanização Brasileira Milton Santos

Resenhas - A Urbanizacao Brasileira

Jeff_Rodrigo 01/04/2024

Através de vários dados estatísticos, Milton Santos mostra a rapidez e voracidade em que se deu a urbanização do território brasileiro, traçando um panorama desde o descobrimento até ao final dos anos 1990.
Segundo o autor, no Brasil, a lógica predominante de acumulação de capital moldou as grandes cidades, criando contradições evidentes: ora transformando-as em polos centralizados de produção e decisão; e noutra, em centros agregadores de problemas sociais (violência, pobreza e segregação) - amplificados pela falta de planejamento e toda sorte de omissão pública.
Os números apresentados na obra dão uma ideia clara do quão rápido e frenético foi o crescimento das grandes metrópoles brasileiras, sobretudo no século XX. São dados que demonstram, sobretudo, a passagem desorganizada do Brasil Rural para o Brasil Urbano.

mluisad 24/12/2023

O pai de nós geógrafos
Um livro muito importante para entender a urbanização brasileira, como ela se transformou e como ela está se movendo em todos esses tempos. estou ultilizando mais esse livro com o objetivo na dificuldade de transforme em áreas distantes, então tirei um bom aproveito desse livro.

Mariana 23/01/2023

Leitura obrigatória
A urbanização brasileira é um excelente livro para adentrar na geografia crítica complexa e densa de Milton Santos. Nessa obra, o autor aborda o princípio da urbanização do Brasil e seus principais aspectos até o momento do desenvolvimento da análise. Devido a época de lançamento do livro o período atual não é esmiuçado, porém, Santos pincela o que esperava para o futuro do desenvolvimento urbano brasileiro.

Iara 23/02/2022

Boa leitura
Milton Santos entrega uma profunda análise sócio espacial sobre o processo de urbanização brasileira, evidenciando algumas das contradições do meio técnico científico informacional. O único ponte negativo é que alguns capítulos da obra se reduzem a uma análise de dados numéricos, o que no meu ponto de vista não é tão esclarecedor quanto a análise profunda realizada na maior parte do livro pelo professor.

Morais 22/02/2022

Pedrada
Livro curto, mas rico. Primeira leitura do Milton não sei se recomendaria começar com esse já que tem alguns conceitos um tanto complexos no texto

Ogaiht 03/10/2021

Datado Mas Ainda Sim Relevante
O renomado geógrafo Milton Santos faz aqui um retrato da urbanização no Brasil. Esse processo se acelerou logo depois da Segunda Mundial, paralelamente com a industrialização no país. Ao longo do livro, Santos vai mostrando como o país passa de um país majoritariamente rural com algumas zonas urbanas independentes até se transformar num país urbanizado com suas grandes concentrações urbanas conectadas entre si. Apesar de extremante relevantes os conceitos e ideias apresentados aqui, o livro traz, na sua grande maioria, dados dos anos 80, como o número de regiões metropolitanas (apenas 9 na época) e as informações demográficas. Mas ainda sim muitos das ideias e fenômenos urbanos descritos ali se aceleraram nas décadas seguintes, como a desmetropolização, fenômeno que se caracteriza pelas cidades médias crescerem mais e atraírem migrantes que as grandes metrópoles. Enfim, é um bom livro para se entender o fenômeno da urbanização num período específico na história do Brasil, sendo recomendável depois procurar alguma leitura complementar para se entender o que ocorreu no país nos 40 anos seguintes.

Kaio.Oliveira 30/05/2021

Urbanização Brasileira
Milton Santos traz atraves de dados a história da urbanização brasileira, essencial pra estudantes de Geografia e Arquitetura e Urbanismo, compreende o processo que levou as super aglomerações das cidades Brasileiras, como ocorreu e as consequências. Trabalho sensacional do nosso maior geografo Milton Santos.

Mel Bee 03/12/2018

Importante
Mais um título muito importante do geógrafo internacionalmente reconhecido Milton Santos. Essencial para que estuda urbanização tanto na Geografia quanto na Arquitetura e Urbanismo.