O mistério dos cavalos alados

O mistério dos cavalos alados Megan Shepherd

Resenhas - O Mistério dos Cavalos Alados

ACarolinneUs5 26/02/2020

Lindíssimo
Um livro maravilhoso, com escrita bem leve e uma estória emocionante.
É uma estória linda que envolve amizade e esperança, muita luta contra a tuberculose, onde a personagem busca sempre encontrar as cores de um mundo tão cinzento.
Ótima forma de retratar a busca pela esperança.
Recomendo muito.
Julia 09/11/2021minha estante
O livro é muito bom , com um final inesperado

Luiza3145 07/03/2024minha estante
Como faz pra ler sou nova e não sei como faz

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

O Mistério dos Cavalos Alados
O que me chamou a atenção para esse livro foi o título e, apesar de eu ter ido fazer a leitura de forma despretensiosa, encontrei aqui uma bela surpresa. Eu sequer sabia que o livro tinha alguma relação com a guerra, e certamente isso rendeu ainda mais pontos nessa leitura.

Apesar da temática presente, o foco está em como a coisa acontece nesse local. O Hospital Briar Hill foi montado as pressas para atender à crianças e antes era a casa de alguém que fugiu do conflito. Lá, somente com pacientes jovens, é a Irmã Constance quem tenta manter tudo em ordem. Sabemos que a guerra está a espreita, que há bombardeios, mas a realidade em que Emma vive está entre os espelhos.

“E essa coisa… Esse líquido, essa doença… Não poderia sem mais profunda.”

Emmaline é uma personagem singular. Ela é uma criança com sonhos e imaginação, mas não fica perdida somente nisso. Acreditamos fielmente que aquilo é real porque ela acredita, mesmo sendo desacreditada nos olhos alheios. Ela não é boba ou ingênua de forma crua, há também uma certa malícia que lhe da mais camadas. Além é claro de sabermos o tempo todo que ela está doente e que o que ela chama de “águas-paradas”, é provavelmente uma das muitas doenças que assolou as pessoas nessa época.

Ela sente muito, o tempo inteiro. É uma garota cheia de sentimentos e sensações. Sua cabeça está sempre cheia de pensamentos e mistérios. É muito bacana acompanhar seu desenvolvimento e, mais ao fim do livro, descobrir seus segredos. Anna é seu porto seguro, e a adolescente até dá a entender que acredita no que a menina vê, mas será que nós acreditamos? Há um suspense no ar o tempo todo que instiga o leitor a descobrir mais. Estamos lidando com a imaginação de uma criança ou com um mundo mágico?

A proposta e escrita de Megan Sheperd é lúdica e muito fácil de se ler. O livro apresenta capítulos curtos e a edição da Plataforma 21 está super bonitinha além de ter essa capa fofa que tem tudo a ver com a história. Em sua descrição ele é posto ao lado de A princesinha e O jardim secreto, outros títulos que também brincam com temáticas de infância e realismo mágico.

“Eu sou um monstro porque tenho algo a mais. Mágoa demais. Raiva demais.”

Não posso ir muito além sobre a história porque não quero entregar nada além da trama inicial e da ambientação e realmente vale a pena aproveitar a beleza da narrativa e o apego que vamos desenvolver por Emmaline e por seus amigo alados. Essa é uma trama também sobre amizade, família, compaixão e confiança, e tenho certeza que esse livro vai tocar seu coração.

O Mistério dos Cavalos Alados proporciona ao leitor uma série de questionamentos, e ao mesmo tempo o encantamento por essa garota e pelo sentimento de espanto e pertencimento que ela tem junto com esses seres irreais. É uma história mágica do início ao fim, que vai nos fazer duvidar do que é ou não possível em uma realidade tão dura quanto a que Emmaline está vivendo. Uma boa pedida pra quem curtiu A Guerra Que Salvou a Minha Vida ou gosta de tramas lúdicas e sensíveis.

site: http://resenhandosonhos.com/o-misterio-dos-cavalos-alados-megan-sheperd/
mafleur 07/08/2018minha estante
Eu amei esse livro, é muito fofo e ao mesmo tempo chorei

amaedosdragoes 14/08/2020minha estante
Onde quer que eu vá você esta esta la. Eu amo que nosso gosto seja tão parecido ?

Rose.Diamond 17/07/2017

Lágrimas, muitas lágrima
Pense num livro bom, eu chorei a segunda metade do livro inteira, tem um universo meio infantil assim como Extraordinário (é narrado por uma menininha), mais triste q isso só Por Lugares Incriveis ??
Jei_ 18/07/2017minha estante
Adoro um livro triste haha

Rose.Diamond 18/07/2017minha estante
Sim, é muitoo bom e tãoo triste S2 tão lindo

Gus 02/02/2022

Será tudo verdade, ou imaginação!?
Emmaline vê cavalos alados nos espelhos do hospital em que vive! Acometida de uma doença, ela ainda enfrenta a terrível segunda guerra mundial que assola o mundo ao redor do hospital. Sua única amiga é Anna, uma adolescente que tem a mesma doença,e não pode sair do quarto. Ninguém acredita que Emmaline vê os cavalos alados! A única é sua amiga Anna! Mas será que ela realmente acredita, ou está apenas não desapontando Emmaline!? E tudo fica ainda mais vívido para Emmaline quando uma égua, Lume de Luar "atravessa" um espelho, e vai parar no jardim do hospital! Vou parar por aqui, para não dar spoiler! O Mistério dos Cavalos Alados é de leitura rápida, fácil e de aquecer o coração! Emmaline é uma criança esperta e carismática! É muito fácil nos apegarmos a ela! A sua convicção nos cavalos alados nos convence a acreditar nela, e a torcer pra que os outros acreditem nela também! O livro está repleto de emoções que afloram nossos sentimentos durante a leitura! Ele aquece nosso coração! Para quem gosta de realismo mágico, e livros como "As Crônicas de Nárnia", "O Jardim Secreto", "Ecos" e "A Guerra que salvou a minha vida", esse livro também é pra você!
Jessica1248 03/02/2022minha estante
Oh meu pai amado, falou em A guerra que salvou a minha vida, tô dentro (r Nárnia tbm hahaha). Lá vai p lista ?

Gus 04/02/2022minha estante
Hahahahaha... Vc vai gostar minha amiga! É lindo, tocante e cheio de afeto! Amei esse livro! Depois vou comprar a edição física, para ter na minha estante!

Amanda 18/04/2018

A história mais amorzinho que você vai ler
Que universo poderia ter mais fantasia que o infantil? As crianças têm um jeito todo especial de observar a realidade e, por isso, sonham acordadas, imaginam, colorem a vida de um jeito que nós, adultos, esquecemos muito rápido como fazer. Hoje, 18 de abril, é o dia nacional do livro infantil em homenagem ao grande escritor Monteiro Lobato e é claro que eu precisava falar dessa data.

Não é sempre que nos propomos a ler livros infantojuvenis. Muitos consideram uma leitura boba e não enxergam a profundidade necessária para o autor adentrar no mundo dos seus pequenos leitores. Crianças são extremamente perceptivas, criativas, exigentes. Dessa forma elas precisam de uma conexão imediata com a história, algo obtido através dos personagens. Precisa existir uma química entre a criança e o personagem, ela precisa se ver dentro daquele livro, se reconhecer na protagonista, percebê-la como igual. Mas, a grande magia dos livros infantis reside na sua atemporalidade. Pegue exemplos clássicos como O Pequeno Príncipe ou as histórias da Disney: não importa a sua idade, você vai ficar imerso na história, voltar aos seus referenciais de infância, se emocionar. E, curiosamente, a cada vez que você entrar em contato com a história surgirá uma nova percepção. Isso porque existem camadas a serem exploradas, lições e interpretações. Para crianças, um novo mundo. Para adultos, a nostalgia, o resgate.

Em O Mistério dos Cavalos Alados somos apresentados a Emmaline, residente do Hospital Briar Hill, um lar para crianças doentes em plena Segunda Guerra Mundial. Existiram, nessa época, vários desses hospitais em zonas rurais para tratar e abrigar crianças, mulheres, idosos e jovens que não puderam servir na guerra. Eram considerados lugares seguros e mais saudáveis para a recuperação dos enfermos. Emmaline e as outras crianças vivem sob a vigilância constante das Irmãs e cada uma tem um jeitinho único, uma brincadeira especial. No caso de Emmaline são os cavalos alados, visíveis apenas por ela nos espelhos, criaturas mágicas encantadoras que a visitam e tornam seus dias menos solitários. Mas, ninguém acredita nela.

Um dia, Lume de Luar, uma égua alada branquinha como a neve do inverno de Briar Hill, aparece no jardim com a asa ferida. Emmaline, então, se põe em uma missão para proteger a égua: reunir todas as cores do arco-íris e criar um escudo espectral em volta dela para defendê-la da ameaça do Corcel Negro. A caça por todas as cores e a solenidade com a qual Emmaline trata sua aventura são pontos mágicos na história e eu me peguei emocionada por causa de um simples lápis de cor, tal é o envolvimento que criamos com essa protagonista tão viva. A forma como a trama de O Mistério dos Cavalos Alados é conduzida é muito especial e delicada.

“Eu e você, nós cuidamos uma da outra. Mas vou cuidar um pouquinho mais de você, porque sou sua humana, e você sempre será minha égua especial”.

A construção de sentidos é um dos pontos brilhantes da escrita de Megan Shepherd. Emmaline nos conta segredos, descreve suas aventuras em primeira pessoa e sempre no tempo presente, de modo a nos levar junto com ela por cada cena. Mas, ela é uma narradora muito pouco confiável e é aí que a autora revela sua habilidade como contadora de histórias. Nunca sabemos ao certo se Emmaline está fantasiando, se está mentindo para si mesma ou se tudo aquilo está realmente acontecendo.

De tantas verdades possíveis surgem interpretações variadas, diferentes sob cada olhar lançado sobre a narrativa. A história se fecha, tudo é respondido de uma forma ou de outra, mas dificilmente duas pessoas chegariam à mesma conclusão sobre os eventos da trama e essa é uma qualidade inestimável em qualquer leitura. Além disso, a linguagem da autora é extremamente fácil, leve e tem um ar poético e encantador, cheia de sons, cores e ingenuidade.

Mas não pense que, por tratar de temas densos e tristes, este livro pode não ser adequado para crianças. Muito pelo contrário. A autora traz várias lições fundamentais como empatia, esperança, bondade, amizade, compaixão, certos e errados e o cuidado de transmitir tudo isso pelo olhar doce e curioso da Emmaline. Pessoalmente, eu recomendaria a leitura para crianças a partir de dez anos, até mesmo pela quantidade de páginas e para a melhor compreensão da história, e para qualquer pessoa, de qualquer idade, que queira se emocionar com cavalos alados e a beleza de ser criança.

O Mistério dos Cavalos Alados é uma leitura rápida, mas profundamente marcante e sensível, que nos mostra, acima de tudo, que o mundo não precisa ser cinza nem nas piores situações, só precisamos procurar pelas cores certas e manter a fantasia sempre viva.

“É reconfortante pensar que existe um lugar onde ninguém envelhece, não acha?”

site: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-o-misterio-dos-cavalos-alados-de-megan-shepherd
Carol 16/02/2019minha estante
Adorei sua resenha ;D

Amanda 17/02/2019minha estante
Obrigada, Carol!

Lia 03/08/2021

Águas paradas são águas profundas
Iludida foi eu achando que seria um livrinho leve de ficar com sorriso bobo no rosto. Chorei horrores, a escrita é muito fluida e tudo mais mas achei a história bem pesada, tudo que é da segunda guerra mexe demais comigo nossa senhora.
Maria.Josilete 03/08/2021minha estante
Concordo , também chorei muito.

Rúbia 10/05/2017

Resenha: O Mistério dos Cavalos Alados – Megan Sheperd
Ei, leitores lindos!

Não sei se vocês são tão sentimentais quanto eu, mas tenho uma confissão a fazer: neste exato momento em que escrevo essa resenha meu coração tá apertadinho, meio dolorido, sabe.

Tudo isso por causa da Emmaline.

Ela é uma criança que está internada no Hospital Briar Hill em razão da doença que ela própria chama de águas paradas. Desde 0 dia de sua chegada, Emmaline vê cavalos alados em todas as superfícies reflexivas do hospital.

Anna é uma doente em pior estado que é a melhor amiga da personagem principal, e quem empresta a ela lápis de cor para que desenhe seus cavalos.

A vida da Emmaline vai passando normalmente quando um dia Benny, o valentão, rouba seu chocolate. Embravecida, ela corre para além dos limites permitidos pelas freiras, escala um muro e deságua no jardim. Lá ela encontra uma égua alada, a Lume de Luar.

A égua está machucada e ela fica sem entender como ou o porquê de o animal ter ido parar em seu mundo. Mais tarde ela recebe um bilhete do Lorde dos Cavalos que pede ajuda para proteger a égua, que está sendo perseguida pelo Corcel Negro que quer matá-la.

"A quem receber esta mensagem,

Preciso desesperadamente de ajuda. Trouxe esta égua ao seu mundo porque está com a asa quebrada, e preciso de um lugar seguro para escondê-la. Sabe, ela está sendo perseguida por uma força sombria e sinistra do nosso mundo, um cavalo preto que caça usando o faro, à luz da lua, e não pode fugir dele voando. Minhas travessias entre os dois mundos são limitadas, e serei eternamente grato se puder cuidar dela até eu conseguir voltar.

Boas cavalgadas,

Lorde dos Cavalos

P.S.: O nome da égua é Lume de Luar. Ela gosta de maçã."

Para isso a Emmaline vai precisar fazer um escudo espectral ao redor do animal com as cores do arco-íris, já que o Corcel Negro ficaria cego pelas cores quando a Lua Cheia chegasse.

Daí em diante nossa menininha começa sua saga de encontrar os objetos. O problema é: o mundo de Emmaline é cinza. Suas roupas, o lugar onde mora, e até mesmo o clima, o inverno, é sem cores.

Pobrezinha dessa criança, há um bom tempo eu não lia um livro que me deixasse com o coração tão em pedacinhos. Eu sou adulta (talvez não. Não sei) e o pior dos meus pesadelos é ficar sem minha família, mas é exatamente assim que Emmaline está.

Vai lá no blog curtir o restante dessa história tão tocante.
Te espero, hein ; )
Beijinhos =*

site: http://tmlqa.com.br/resenha-o-misterio-dos-cavalos-alados-megan-sheperd/
Pollyana Camilo 02/02/2018minha estante
Amei esse livro. Terminei ontem. E aquele tipo de livro que aquece o coração.

Norberto 05/06/2017

Achei legal como a autora construiu a visão das crianças sobre a Segunda Guerra e sobre a situação em que elas se encontram ali naquele hospital. A história é até emocionante, mas consigo entender quando pode ser repetitiva em alguns momentos.

Me perdi um tanto nas explicações sobre a história por trás de Emmaline, a protagonista, pra me fazer gostar um pouquinho mais dela - que é meio chatinha, às vezes, coitada - ou mesmo conhecer de onde ela veio, embora esteja lá (só não achei tão explicativo quanto gostaria).

Leitura super rápida e bonitinha com crianças por quem você acaba torcendo e querendo saber o que vai acontecer no fim das contas. Sobre os cavalos, não sei dizer, mas eles estão lá pra quem quiser ver - como não consegui definir e a própria autora disse que o esquema é esse mesmo, joguei em realismo mágico e em fantasia. Tudo certo.
Rosania 12/07/2017minha estante
undefined

Milena | @aspaceforbooks 21/10/2018

#asfbresenha - O MISTÉRIO DOS CAVALOS ALADOS, Megan Shepherd | @plataforma21_ | sem spoiler
"Não existem crianças em tempos de guerra. Apenas adultos."
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Hospital Briar Hill, antigo lar de uma princesa, agora abriga crianças doentes ? com águas paradas. Nos espelhos do hospital, existem cavalos alados e apenas Emmaline pode vê-los. Este é o seu segredo.

Um dia, ao visitar escondida um dos jardins abandonados do hospital, ela encontra um cavalo alado que saiu dos espelhos, e está com a asa quebrada. Seu nome é Lume de Luar, e ela se abrigou no nosso mundo para fugir do temível Corcel Negro, uma força sombria que a está caçando.

Para ajudar Lume de Luar, Emmaline precisará reunir as cores do arco-íris, mas como ela irá encontra-las em um mundo tão sem cor?
_
Ao ler esse livro, a primeira coisa que me veio a cabeça foi sua semelhança com ?O Oceano no fim do Caminho?, do Neil Gaiman. Pois nessa história, também não sabemos o que é de fato real, ou imaginação da nossa protagonista (tiraremos, cada um, nossas próprias conclusões).
A protagonista é criativa, decidida e cativante. A escrita é fluida e simples, narrada por Emmaline, e os capítulos são curtos, o que torna a leitura mais rápida.

Durante a leitura, ficamos curiosos para conhecer o passado de Emmaline, saber o que era real, e o que ela imaginou, para conseguir lidar com toda a situação. E também descobrir que doença ela e seus amigos realmente sofrem, ?águas paradas? ? mas essa eu já suspeitava.

A história aborda temas tensos e é cheia de perdas, afinal, guerras nunca são felizes. Mas por meio dos olhos de uma criança, apesar de toda a tristeza e doença, nos trás esperança e passamos o livro todo torcendo para que as coisas deem certo.

Comparado a ?O Jardim Secreto? e ?A Princesinha?, o Mistério dos Cavalos Alados já é considerado um clássico, sendo marcante e sensível, de forma que irá te aquecer, te fazer chorar, e acima de tudo, ter fé.

É uma história mágica do início ao fim, nos mostra que mesmo nas piores situações, o mundo precisa ser cinza, basta apenas que acreditemos.
?Nosso mundo tem cores. Você só precisa saber onde procurar.?
Dilalilac 03/11/2020minha estante
Amo livros no estilo desse e de O Oceano no Fim do Caminho, pena que quase não os acho... São maravilhosos ?

Maria.Josilete 16/08/2021minha estante
Livro inesquecível

Nise | @saymybook 28/03/2017

Encantador!
Emmaline foi para o Hospital Briar Hill por ter "águas paradas" em seu pulmão. Mas ela tem um segredo, um que ela não conta a ninguém, ela consegue ver cavalos alados nos espelhos do hospital.

Até que um dia ela decide ir nos jardins abandonado do hospital, que é uma área proibida para todas as crianças por causa das raposas. E ela acaba descobrindo algo incrível: um cavalo branco com a asa quebrada que deixou o mundo dos espelhos e invadiu a realidade. Esse cavalo branco é na verdade uma égua que se chama Lume de Luar.

Emmaline acaba encontrando uma carta do Lorde dos Cavalos pedindo ajuda para que possa cuidar dessa égua e poder protege-la contra o uma força sombria: o Corcel Negro. Porém a única forma dela conseguir proteger Lume de Luar é rodeando-a com tesouros de cores brilhantes, mas como ela irá conseguir arranjar cores em um mundo tão cinzento ?!

A história se passa na Segunda Guerra Mundial, quando vários pessoas foram para os campos que eram locais que poderia acontecer menos bombardeios, e foram criados hospitais para tratar as pessoas que contrairam tuberculose.

Não é um livro apenas para ler, mas sim para refletir. Ele nos mostra como uma criança acaba visualizando uma época de guerra, e como ela passa por isso tudo. É uma história linda, com várias mensagens e metáforas sobre a vida, com um final que irá nos fazer refletir bastante.

É uma leitura diferente do que estou acostumada e adorei ter lido ? o livro é um dos lançamentos do mês da @plataforma21_ e indico muito!

"Tenho um segredo.
Não vou contar para o Benny nem para os outros meninos. Eles parecem aqueles cachorros que andam pela noite, rosnando para tudo, perseguindo os gatos nas estradas de terra só pelo gosto de vê-los correr. Também não vou contar para a Anna, apesar de ela ser gentil comigo e me emprestar seus lápis de cor.
Mas vou contar para você.
Este é o meu segredo: existem cavalos alados vivendo nos espelhos do Hospital Briar Hill."

Fêrr 17/05/2017

Fofolinho
Com uma pegada bem fofinha, conta a história de uma menina que tenta salvar um cavalo alado de um outro cavalo alado do "mal", usando coisas coloridas..
Se passa em época de guerra, e aborda a tuberculose utilizando o termo "águas paradas"...
Achei legalzinho, porém me arrastei um pouco pra ler por achar um pouco bobo... Mas por fim acabei terminando... Recomendo pra crianças de 8 a 13 anos...

SOSO 15/04/2024

Esse livro mudou a minha vida, a menina de 5 anos que já era apaixonada em cavalos encontrou seu espaço na leitura também. Não importa o livro só leia

Gio 29/07/2017

Livro amorzinho
Que livro fofo, sensível, amorzinho e um pouco doloroso também. Aqui a gente tem uma estória narrada pelos olhos de uma criança, nossa protagonista é a Emmaline que está no Hospital Briar Hill junto com outras crianças, algumas são mais velhas que ela como a sua melhor amiga Anna de 16 anos que já está com o papel vermelho e portanto é a que está mais doente ali. A Emmaline tem uma abilidade muito especial, ela enxerga cavalos alados nos espelhos, só que quase ninguém acredita nela, quase todo mundo acha que ela tá louca e esse é o tema do livro, ele tem bem aquela cara de fábula mesmo. A Emmaline chama a doença deles de "águas-paradas", e um dia andando sozinha no jardim ela vê um cavalo alado fora do espelho, só que esse cavalo tá arisco, não quer gente perto só que logo ela vê que é porque ele está com a asa machucada e ela acha que deve proteger esse cavalo de um mal que pode estar chegando por perto, só que lá fora e frio e ela começa a sair escondida e é lógico que a gente vê a doença dela começando a piorar no decorrer dos dias. Ela é uma criança que é bondosa e enxerga muita bondade nas pessoas só que ela não é ingênua e boba, ela sabe que existe coisas ruins acontecendo, que tem pessoas ruins e que tem gente que não gosta dela naquele hospital e ela também tem um pouco de malícia e faz algumas coisinhas que não são tão certas por um bem maior. Apesar de a história ser fofa esse livro trás várias reflexões nele, a Emmaline se lembra de algumas coisas da família e vai contando no decorrer do livro, e não da pra ignorar a guerra, mesmo que ela esteja ali como pano de fundo, aconteceu coisas que me fizeram chorar bastante, cenas de partir o coração. Os capitulos são super curtinhos e você le super rápido, recomendo demais.