Xica da Silva

Xica da Silva João Felício dos Santos

Resenhas - Xica da Silva

Rodrigo 29/10/2020

Resistência
Xica da Silva representa a força e determinação dos negros brasileiros que não aceitaram as imposições dos brancos. Uma obra que deve ser lida por todos.

Pedro.Morais 28/07/2021

A rainha do Deboche kkkk
Um romance ambientado na época dos escravos, realmente vemos o amor falando mais alto e desafiando o povoado do Tijuco a soberania da Xica da Silva, uma jovem escravizada e que desperta a atenção do Contratador João Fernandes.
O autor mescla em uma narrativa direta os desafios que essa jovem sofreu nas mãos de pessoas ruins, porém Xica é bem ardilosa e tem a solução pra cada situação de uma maneira totalmente as avessas.

Carlos Nunes 29/04/2013

Interessante
Livro bem interessante, embora não se trate de uma biografia. Quase nada se sabe a respeito das origens de Xica, muito menos de seu final. O livro se prende muito aos escândalos perpetrados por ela, que desejava esnobar e humilhar os brancos que faziam parta da 'alta sociedade' da época, e aproveitou-se muito bem do poderio econômico de seu amante para isso. Ficamos com a impressão de que Xica não passava de uma máquina de sexo e vingança. Nem sempre fácil de ler, recomendo um dicionário ao lado (li no e-reader, então foi mais fácil). No mais, leitura bastante fluente, mas poderia ser melhor. Nota 7.

igsuehtam 11/07/2021

Xica-Tudo
Esse livro retrata uma parte muito interessante da história do Brasil e a história de uma das negras mais polêmicas marcantes.

Xica da Silva era tudo de bom e tudo de ruim. Tudo ao mesmo tempo. Não dá pra não falar sobre a história sem dá um spoiler vale muito a pena ler. O final é muito bom! Nem imaginei que aconteceu aquilo.

Guilherme Felipe Agapto 25/06/2023

UM POUCO SOBRE A ESCRAVIDÃO, MUITO EROTISMO
Xica da Silva, com certeza foi um dos meus livros mais marcantes do ano. Todavia, focou mais no estereótipo feminino de uma transgressão aos costumes e uma erotização do negro. Muito bem escrito, pelo mestre em romances históricos, além de retratar, ainda que com algumas falhas, o Brasil na época da escravidão. Minas de diamantes, ambição e muito preconceito marcam essa importante obra de história no Brasil. Tem que ser lido com cuidado e com a cautela de que esse livro, mesmo tendo conhecimentos históricos, não é fiel à história. Mas vale como qualquer outra (boa) ficção. Personagens marcantes, como o Cabeça e o Zezé (que foi um dos primeiros companheiros dela no livro) e o próprio João Fernandes que se vê numa situação de servidão aos caprichos da moça são personagens que poucos escritores conseguem descrever. Tem um vocabulários difícil, mas a leitura é bem fluída e os capítulos bem curtos, talvez até machadianos.