Titanic - Minuto a Minuto

Titanic - Minuto a Minuto Jonathan Mayo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Aline 15/04/2024

Minuto a minuto literalmente.
O livro é uma boa descrição do acidente, narrando minuto a minuto literalmente sobre a viagem em si desde o seu começo ao seu término. Única coisa que não gostei foi realmente o fato de termos muitos personagens inclusos, o que é normal, considerando o tamanho do navio e quantas milhares de pessoas estavam fazendo parte dessa primeira e única viagem.
Ao narrar sobre o que cada um fez, mesmo dando o background inicial de quem era quem, para mim, ficou bem confuso o papel que cada pessoa citada exerceu antes, durante e após o acidente.
Somente alguns nomes mais citados e até mais conhecidos pelo público em geral, que fica mais fácil de identificar e imaginar a história e situação em si.

De qualquer forma é um bom livro e bem detalhado em como a sucessão de erros causou esse acidente trágico e que mexe com o imaginário de tanta gente até hoje, vide eu mesma! ?

E só pra finalizar, achei muito interessante e curioso eu exatamente ter conseguido terminar o livro no dia em que o acidente está completando 112 anos, acabou que quis somente deixar registrado para uma futura leitura eu saber e poder lembrar dessa coincidência bem louca. ??

Adrian.Daniel 11/04/2024

Marravilhosamente detalhado
Um livro muito bom, com detalhes antes e principalmente durante o naufrágio, imersível na história, inumeros erros e personagens que acabamos por achar curiosos, este livro é bom demais, um dos poucos dignos de 5 estrelas.

Alice2333 18/02/2024

Livro muito detalhado, te mostra todos os detalhes da história como se você estivesse acompanhando de perto. Eu sempre gostei de ler/ver sobre o Titanic, então achei muito interessante. O formato que a história é escrita acaba sendo um pouco cansativo, pois são muitos detalhes e diversas pessoas na história, sem ter um foco principal em alguém. Como eu costumo a ler mais romance não estou muito acostumada com esse tipo de escrita, mas gostei de saber mais sobre o naufrágio.

cíntiaar 17/01/2024

Uma leitura angustiante
A cada parágrafo que eu lia me dava mais agonia, por cada decisão irresponsável que foi tomada. O fato de você já saber o que acontece deixa tudo ainda mais desesperador e vê que a principal causa da tragédia foi a ganância e a sucessão de erros cometidas é de partir o coração.
Mas o ponto principal obviamente é a narração do momento do impacto com o iceberg e o naufrágio do Titanic. A parte dos botes salva-vidas foi uma das que mais me deixou com raiva e desolada, saber que naqueles botes poderiam caber 130 pessoas e estavam descendo com 40 é repugnante.

A forma como o livro é contada, pode ser que não agrade a todos, já que literalmente é minuto a minuto, mas como sou um pouco obcecada com tudo o que envolve essa tragédia, achei muito boa.
Com o fim da leitura, pude concluir mais uma vez aquilo que já sabíamos, o Titanic foi, é e será o maior marco da história.

Ariane 18/08/2023

Titanic- minuto a minuto
Eu sempre fui obcecada pelo Titanic, a história sempre me trouxe uma curiosidade muito grande. Com a pauta do submarino, fiquei sabendo desse livro e não podia perder a oportunidade de ler ele.
Esse livro mostrou muitas coisas sobre o navio, sobre o processo desde o iceberg até ele afundar.

PONTO MUITO IMPORTANTE: O CALIFORNIAN. Eu acho praticamente impossível o cara ter sido tão burro ao ponto de não ter se tocado. Fica aí a minha indignação.

Uma coisa que me impressionou muito no livro foi a arrogância das pessoas, o navio literalmente bateu no iceberg e o povo "aí não vou entrar no bote, o Titanic n vai afundar". No filme bonito do Léo do Caprio, a gente não tem essa visão de como as pessoas confiavam no navio, de que ele NUNCA afundaria nem se batesse. É bizarro ver que as pessoas não queriam ser salvas.

Bruh 17/07/2023

Impressionante a narrativa e a quantidade de detalhes deste março histórico, com tanta emoção entre as linhas que conseguimos imaginar cada momento que foi vivido naquelas águas congelantes...

Maisa G 06/07/2023

Interessante mas bem triste
O livro não é tão envolvente pelo formato, o leitor realmente precisa estar interessado em saber detalhes dessa catástrofe, especialmente porque todo mundo já sabe o final?

O curioso é descobrir os personagens (as pessoas na verdade) que sobreviveram e como viveram depois da tragédia.

Do meio para o final a leitura se torna ainda mais difícil? me senti impotente, sabendo o que estava por vir?

Mas triste mesmo foi saber que, apesar de alguns terem se salvado, poucos conseguiram, de fato, seguir com sua vida? muitos ainda ficaram presos naquela fatídica noite.

Mila 05/07/2023

Se você tem interesse e não se sente ansioso pelos detalhes segue em frente…
Detalhes que me fizeram ter uma visão mais ampla dos erros e vulnerabilidades de uma história tão marcante. Li após o incidente com o sub Titan que matou os 5 passageiros a bordo neste mês de junho 2023.
Estava precisando de uma leitura com viés mais técnico para sair de uma ressaca da Série As Sete Irmãs que foi sensacional.

Ray 01/07/2023

Interessante
Gostei bastante, principalmente por conta da perspectiva humana, conhecemos várias personagens reais do acidente e muitos pequenos detalhes da história pelo ponto de vista deles. Realmente impressiona o quão bem documentado esse acidente foi, se tornando imediatamente um ícone na cultura e isso dura até os dias de hoje. Mas é um livro que não adiciona muito além disso, e não achei a narrativa tão dinâmica, mas tudo se deu pelo formato escolhido, tipo um documentário. É bom, e recomendo a leitura!

Lorena.Arantes 27/06/2023

Detalhado
É muito detalhado, ele fica em várias pessoas e isso é bom e ruim. Bom pra gente saber quantas pessoas morreram e quantas pessoas sobreviveram, isso mesmo pessoas, não personagens. É ruim porque vc passa o livro inteiro um pouco perdida.

Lidi 24/06/2023

?Go on, lads, drink up. She?s going down!?

Eu confesso que, a princípio, não entendi muito bem a lógica de se escrever minuto por minuto da história do Titanic, desde a sua partida em Southampton. Todos os minutos de todos os dias da existência do Titanic são contadas nesse livro, a priori fazendo dele um pouco monótono. Mas a verdade é: a primeira parte serve de contraponto a segunda. E que livro, meus amigos!

Como é de se esperar, a melhor e mais aguardada parte do livro é da colisão e afundamento do titanic. Essa é feita com mestria, contando ponto de vista de várias pessoas no navio - desde músicos, comissários, passageiros de todas as classes e até mesmo pessoas importantes, como o capitão Smith; o delineador do navio, Thomas Andrews; e o presidente da White Star Line, Bruce Ismay, que também estava na viagem. Perpassa vários momentos importantes e curiosos, que por vezes me chocaram e por muitas me entristeceram - por exemplo muitas mulheres rejeitaram os botes para ficar até o último minuto com seus maridos; muitos da terceira classe foram literalmente trancados fora do deck para não "causar alarde", mantidos sem informações durante boa parte do afundamento, mas muitos só foram liberados quando haviam poucos botes salva-vidas (no julgamento após, os tripulantes negaram ter havido alguma preferência de classe, porém é bem sugestivo quando você vê a história e o número de sobreviventes de cada classe); muitos botes não quiseram voltar por medo de os sobreviventes na água tentarem virar o bote em momento de desespero, principalmente quando você sabe que em 30 minutos a maioria dos sobreviventes na água congelante já não estavam mais vivos. Creio que foram os momentos mais tristes de todo o livro, na minha opinião.

É nesse ponto que a primeira parte do livro, tão monótona e a priori sem muito objetivo, faz sentido. Mostrar a rotina de uma viagem calma, principalmente na tranquila noite de 14 de abril, onde todos jantaram, dançaram e festejaram antes de dormir, é um enorme contraponto ao caos e terror do afundamento que estava por vir. E que caos!

Para quem, assim como eu, é fã da obra de 1997 de James Cameron: esse livro incrementa muito no conhecimento do filme. Me fez admirar ainda mais a obra, se considerar o quão historicamente acurado foi (claro que o romance principal é ficção, mas boa parte do enredo carrega detalhes históricos importantes - o afundamento, por exemplo, é um dos momentos realmente mais acurados). Me fez admirar ainda mais a obra.

Num resumo: um livro que faz muito sentido pra quem gosta da história do titanic, mas talvez não agrade muito quem não tenha interesse nela. É um livro histórico, não uma 'novel'.

?Were many people left on board when she sank???Hundreds and hundreds! Perhaps a thousand ? perhaps more!? Boxhall replied, his voice breaking with emotion. ?My God, sir, they?ve gone down with her??

Ludmila.Mattos 24/05/2023

Desafio DLL2023
Tema: livro sobre casos investigativos (livro reportagem)
Bem, eu tinha pensado em ler profissão repórter, mas o livro em questão estava emprestado com meu cunhado. Qdo li msg no grupo sobre este livro, logo pensei: pq não?!
O Titanic é e sempre será um caso de interesse para todos. O navio infundável, maior e potente de todos se chocou contra um iceberg e em horas foi para o fundo do oceano.
Terceira maior bilheteria da história, com maior número de indicação de estatuetas, o filme foi um sucesso gigantesco, o que aguça nossa curiosidade sobre o gigante Titanic.
O livro narra minuto a minuto do dia 14 de abril de 1912, dia em que o Titanic naufragou nas águas do Atlântico Norte. Começamos com o horário de meia-noite, o escritor Jonathan Mayo narra alguns fatos tanto dos passageiros do navio, como da tripulação, cada um em sua atividade como o dos oficiais que estão dirigindo o Titanic. Legal que no meio da narração dos acontecimentos Jonathan inclui fatos que aconteceram depois do naufrágio, como trechos do Inquérito do Senado dos Estados Unidos, curiosidade sobre a tripulação, sobre o Titanic e informações sobre os passageiros.
O que mais impressiona na narração é os detalhes até então desconhecidos por mim, como os navios que estavam perto do Titanic, como sua construção era reforçada para possíveis colisões, sua portas anti-água para que o navio não afundasse. E mesmo assim ele afundou.
E o que choca é saber que havia um navio perto do Titanic, e ele poderia ter ajudado no resgate dos passageiros se tivesse escutado o primeiro sinal de socorro. Foram mtas mortes por negligencia ate das pessoas que colocavam os passageiros nos botes. Um bote com capacidade para 65 pessoas, mas suportaria até 130 pessoas e tinha alguns com apenas 28. Embora o navio ter capacidade para 3.511 pessoas, o Titanic levava apenas botes salva-vidas suficientes para 1.178 pessoas. No dia da catástrofe, havia mais de 2 mil passageiros e tripulantes a bordo na viagem inaugural do Titanic, mas apenas 706 sobreviveram. A maioria das cerca de 1,5 mil vítimas do Titanic morreu de hipotermia na superfície da água gelada. Centenas ainda podem ter morrido dentro do navio quando afundou, a maioria formada por famílias de imigrantes da terceira classe, que ansiavam por uma vida melhor nos Estados Unidos.
Acredito que todas as pessoas a bordo dos botes que viram o navio afundar, e escutaram os lamentos doas vítimas antes de morrer, jamais esqueceram deste dia. Jonathan relata que alguns sobreviventes, mesmo anos depois, ainda escutavam os gritos de lamentos das vítimas nas águas geladas do Atlânticos.
Titanic - Minuto a Minuto narra o fim não de um navio considerado o melhor de todos os tempos, mas o fim de vidas, de sonhos de vida melhor, de mudança de vida. Apesar da tristeza da negligência, é um ótimo livro para se ter ideia do ocorrido.

Thais Verdan 30/04/2023

Maravilhoso!
Para quem é fã da história do navio, esse livro é necessário. Explica a construção do navio, antes da viagem, durante a viagem e o principal, depois da viagem. Mostra todo o inquérito em New York. O ponto principal desse livro é que ele é contado em forma de minutos e não tem nenhum personagem fictício, todos são os verdadeiros passageiros. Tudo no livro realmente aconteceu, não é uma história inventada pelo autor. A fonte histórica desse livro são os familiares. Muito bom! No começo os minutos são mais espaçados, por exemplo: 12:30, 13:00, 13:45 e depois, conforme vai se aproximando da tragédia, os minutos são diminuídos... Até realmente contar minuto por minuto... Isso deixa o leitor doido!!!! Cria uma adrenalina na gente. Vai chegar uma hora, que a gente se apegue a certas pessoas e torce muito para que no final sejam sobreviventes... No final do livro tem uma lista com os passageiros... Lá, descobrimos se aquela pessoa que nos apegamos sobreviveu ou não. Ahhh gente... ?

Marcello.Markss 23/04/2023

Literalmente Minuto a Minuto
Um livro maravilhoso do começo ao fim, que conta Minuto a minuto a tragédia do Titanic, contando a história real de personagens, um livro rico em detalhes.
Porém, as vezes por ser relatado de Minuto a minuto, as vezes se perde com as histórias dos personagens, por isso recomendo ler com atenção.

1 | 2 | 3 | 4